Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe para i7 4770k


Mahzin

Posts recomendados

Olá à todos, como vão? Em outros tópicos eu recomendo produtos da Intel, porque sou fã da marca e ela não fabrica produtos ruins, tanto em motherboards quanto em CPUs ou SSDs. Porém, mesmo ela sendo uma firma muito boa, eu já usei Gigabyte uma vez (2003-2008) e era simplesmente magnífica! ASUS, ASRock, Biostar e Foxconn eu utilizei quando utilizava AMD. Já que a Intel irá parar de fabricar motherboards e eu quero um combo decente, afinal de contas estou pra montar uma configuração com o i7 4770k, ou seja, escolhi um processador para overclocking, não faz sentido pegar uma placa mãe com overclocking inativo, é burrice. Eu pretendo vender a GPU NVIDIA GeForce GTX 560 Ti 1GB GDDR5 que utilizo e usar a onboard Intel HD Graphics 4600 do i7 4770k por alguns motivos:

1- Com a performance que a Intel HD Graphics 4600 fornece, já estarei satisfeito, tanto para jogos quanto outras aplicações;

2- Ela possui o Intel QuickSync que é superior ao NVIDIA CUDA e ao AMD APP para conversões de vídeo e outras tarefas que utilizem de aceleração gráfica (sem ser jogos);

3- O consumo de energia irá cair drasticamente, eu irei ter algo bom, porém gastando uma quantia mínima;

4- Possui o DirectX 11.1 e quem sabe suporte o 11.2, sendo que a GTX 560 Ti possui o 11.0, mesmo que o 11.1 traga poucas melhorias, ainda são melhorias e isso significa tecnologia mais recente.

5- Se eu for vender a GTX 560 Ti depois de alguns anos, ela mal valerá R$200,00, sendo que na época essa placa foi bem cara. Estou vendendo ela por R$400,00, então é uma boa quantia para comprar uma motherboard.

 

Bom, estou aberto à sugestões, eu adoro a Gigabyte, porém quem sabe eu acabe conhecendo outra marca boa para funcionarem com produtos Intel, com chipset Intel. Alguém me sugere alguma motherboard Z87 e por que? Pretendo usar a configuração por anos, então queria algo durável, de qualidade. Por enquanto tenho a preferência pela Gigabyte (embora ainda prefira a Intel em primeiro, mas o preço está bem caro pra mim), mas talvez se eu ver outras marcas acabe aderindo à outra, então no futuro irei usar. Queria usar pelo menos uns 5 anos o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mahzin amigo tenho praticamente as mesmas configurações que você tem, optei pela gigabyte por seus capacitores super resistentes e por ter uma dual bios q vem bem a calhar nos dias de hoje!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541182187-placa-me-gigabyte-ga-b75m-d3h-1600mhz-sob32gb-frete-gratis-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, de bater o olho vi que é B75 que é pra processadores de 2ª e 3ª geração e que eu saiba os chipsets pra overclock são os Z. Não que eu vá fazer OC no i7 4770k de certo, mas se eu vou adquirir ele, é porque no futuro eu penso em ter algo já pronto para isso e não irei trocar de placa mãe novamente. Porém agradeço pela sua sugestão, ainda assim vou dar uma olhada na placa no site da Gigabyte e isso do Dual BIOS eu achei fenomenal!!!! A Gigabyte é uma firma que eu admiro, já usei, como falei, por anos e nunca me decepcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mahzin, Placa mãe Intel de "entrada" é aquele papo que a gente tava tendo no outro tópico, nem para quem gosta vale a pena. Só vale a pena para quem gosta os modelos "extreme" (DZ77RE-75K, DZ77GA-70K, DZ77GAL-70K, DZ87KLT-75K, DZ77BH-55K, DX58SO2, DX58OG, e etc..)

 

Eu recomendo a GA-Z87MX-D3H, pelo preço no Brasil, componentes ultra durable 5 plus, suporte a SLI/CrossFire, 4 tipos de saídas de vídeo (bom para você que vai usar o onboard), bom áudio onboard e com bastante saídas, 6 portas SATA 6GB/s e etc...

Tenho uma G31 simples (modelo de entrada) da Gigabyte que tem mais de 5 anos de uso e está 100% funcionando até hoje; mas componente eletrônico é uma caixinha de surpresas, pode durar 5, 10, 15 anos como também pode durar 5, 10, 15 meses.

 

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compensar compensa, é boa, mas a Gigabyte compensa mais.

 

A DH55PJ me atende bem com o i3 530, mas quero trocar pra algo mais atual, para usar por anos. Essa placa que você recomendou dura uns 5 anos? Outra coisa amigo, por ser um i7 4770K, ela é boa pra ele? Boa de overclocking? Porém seguro, claro. Embora não vá fazer overclocking de início, talvez mais pra frente eu faça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compensar compensa, é boa, mas a Gigabyte compensa mais.

 

A DH55PJ me atende bem com o i3 530, mas quero trocar pra algo mais atual, para usar por anos. Essa placa que você recomendou dura uns 5 anos? Outra coisa amigo, por ser um i7 4770K, ela é boa pra ele? Boa de overclocking? Porém seguro, claro. Embora não vá fazer overclocking de início, talvez mais pra frente eu faça.

Se o kit atual ainda te atende bem, não seria melhor esperar a 5° geração (Broadwell) que está para ser lançada no final de 2014?

A questão da durabilidade, a GA-Z87MX-D3H tem tudo para durar vários e vários anos, mas como é algo eletrônico fica imprevisível definir essa data.

Ela é boa para overclock, uns 4.4GHz @1.28v ela segura de boa, mais do que isso já vai forçar ela um pouco, pois o VRM dela tem poucas fases.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o kit atual ainda te atende bem, não seria melhor esperar a 5° geração (Broadwell) que está para ser lançada no final de 2014?

A questão da durabilidade, a GA-Z87MX-D3H tem tudo para durar vários e vários anos, mas como é algo eletrônico fica imprevisível definir essa data.

Ela é boa para overclock, uns 4.4GHz @1.28v ela segura de boa, mais do que isso já vai forçar ela um pouco, pois o VRM dela tem poucas fases.

 

 

Abraços.

O i7 4770k já foi comprado, agora estou atrás de uma placa mãe mesmo, trouxeram pra mim dos EUA o i7 que é mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí rapaziada estou pensando em 3 motherboards:

ASUS Z87-K

ASRock Z87M Pro4

Gigabyte GA-Z87M-D3H

 

Qual das 3 vocês escolheriam e por que? Pensei na Gigabyte por causa do Dual BIOS, porém essas outras duas tem opções bem interessantes. Caso tenham placas de outras marcas ou modelos dessas 3 que vocês recomendem, estou disposto à opiniões. Queria gastar no máximo R$700,00, mas penso em gastar mesmo de R$500,00~R$600,00. A CPU já está comprada, que é o i7 4770K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí rapaziada estou pensando em 3 motherboards:

ASUS Z87-K

ASRock Z87M Pro4

Gigabyte GA-Z87M-D3H

 

Qual das 3 vocês escolheriam e por que? Pensei na Gigabyte por causa do Dual BIOS, porém essas outras duas tem opções bem interessantes. Caso tenham placas de outras marcas ou modelos dessas 3 que vocês recomendem, estou disposto à opiniões. Queria gastar no máximo R$700,00, mas penso em gastar mesmo de R$500,00~R$600,00. A CPU já está comprada, que é o i7 4770K.

Na Mega Mamute tem a GA-Z87MX-D3H por R$ 485 (bem melhor que essas que você citou).

Agora se tiver que escolher entre essas ai, eu iria de Asus Z87-K.

 

Olhando as imagens da GA-Z87M-D3H vs GA-Z87MX-D3H dá para ver que a GA-Z87MX-D3H é mais bonita, suporta SLI (talvez inútil pra você) e tem componentes melhores (o que garante maior tempo de vida).

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri recentemente uma Asus Z87-a. Ela é melhor que a Z87-c e Z87-K e tem um sistema de fases e dissipação passiva mais robustos. Paguei na minha 464 reais no boleto aqui mesmo no Brasil, mas a loja já não tem mais, acho que era a última unidade. Ainda não instalei, pois do contrário de você estou esperando o i7 4770k chegar. Se você estiver pensando em over recomendo pegar no mínimo uma Z-87-a pelo sistema de fases mais robusto que as citadas. Além disso, recomendo um cooler a ar bem robusto, pois o padrão da intel é muito fraquinho, se possível compre um watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, existe várias placas-mãe hoje em dia com boas funcionalidades e custo/benefício. Meu voto também vai para a Gigabyte GA-Z87MX-D3H que apesar de ser muuuito bacana, ta com um preço bem legal no Mega Mamute.

PS: Se você gostou da ASRock já aconselho então ir de MSI Z87-GD65 Gaming que está custando quase o mesmo preço, mas e bem superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava dando uma olhada na ASRock Z87 Extreme4 também, parece ser ótima pra OC, porém está saindo por R$629,00, você acha que compensa?

O sistema de fases dessa placa, pelo menos visualmente, é soberbo. Só é mais cara que a minha, mas com certeza deve ser mais forte pra over, sem dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tava dando uma olhada na ASRock Z87 Extreme4 também, parece ser ótima pra OC, porém está saindo por R$629,00, você acha que compensa?

Depende, se for para usar a maioria dos recursos dela e/ou overclock com muita tensão vale a pena. A Extreme4 é desde de a P67 uma excelente placa mãe para quem busca bom recursos + poder de overclock por um preço relativamente baixo.

Mas eu iria de MSI Z87-GD65 Gaming, se conseguisse ela por um preço semelhante, assim como o Jr. Lopes falou.

Tem a MSI Z87-GD45 Gaming como uma boa opção também. 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, entendi. Eu quero algo durável (5 anos no mínimo) e me informei que parece que um i7 4770K pode funcionar à uns 1,35v mesmo que seja 24H/7D que dura por anos, parece que aguenta, mas me informaram que o cooler Blizzard T2 pro i7 4770K não é bom, mesmo que seja para fazer um OC pra 4GHz. Eu pesquisei e parece que o i7 4770K possui uma pasta térmica que faz ele esquentar, é o que dizem, mas eu confio na Intel e acho que com o Blizzard T2 ficará bacana. Claro que eu não rodaria todos os dias, todo momento à 70ºC, mas se ficasse uns 65ºC em full load e eu usasse bastante, duraria os 5 anos com voltagens de 1,1v à 1,35v? Além disso, se eu for mexer em tensão, se colocar 1,35v irá afetar a placa mãe ou é seguro? Aqui no i3 eu acabei fazendo um OC para @3,65GHz e ficou estável, digo isso porquê rodei o OCCT por 50m e o Prime95 por 2h e nada, além de rodar o Intel Burn Test, com 10 testes, estressando ao extremo no máximo e nem chegou aos 70ºC e no teste deu que está estável. No site da Intel tá que o i3 30 tem VID Voltage Range de 0,65v à 1,4v e está 1,22v com esse OC (sendo que não mexi na tensão, apenas alterei o Bus pra 166, colocando as memórias x 8 para ficar 1333). Bom, se o i3 aguenta de boa os 1,2v, o i7 4770K deve aguentar mais, afinal de contas é mais atual, mais robusto, com mais tecnologia. Vocês acham que, mesmo que eu tenha que alterar um pouco a tensão pra ficar 4GHz estável, irá drasticamente diminuir a vida útil do CPU? E é possível que com o Blizzard T2 fique com temperaturas excelentes por anos? O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1.35v pro 4770K é tranquilo, processador é muito difícil queimar, só com muuuita tensão e pouca refrigeração.

Esquece o Blizzard T2, ele só é bom para usar em Stock (sem overclock), o recomendado nesse caso é um Hyper 212X. Com ele e uma placa mãe decente dá para rodar diariamente com uns 4.5GHz (depende da capacidade de overclock do processador).

Pode acreditar, a Intel fez uma cag4da e pisou em cima na pasta térmica dos Ivy Bridge e Haswell.

4GHz você consegue até com undervolting se o seu 4770k for razoável em overclock.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, todos cometem erros, já que a pasta térmica empregada não é considerada boa, se eu conseguisse trocar ela iria resolver o problema e eu poderia rodar o i7 4770K com o Blizzard T2? Esse cooler foi 1 achado e ele realmente é muito bom, ainda mais porquê tem a opção Dual-FAN. Eu pensei em comprar uma placa ASRock OC Formula que vem com uma pasta térmica Gelid Extreme, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, todos cometem erros, já que a pasta térmica empregada não é considerada boa, se eu conseguisse trocar ela iria resolver o problema e eu poderia rodar o i7 4770K com o Blizzard T2? Esse cooler foi 1 achado e ele realmente é muito bom, ainda mais porquê tem a opção Dual-FAN. Eu pensei em comprar uma placa ASRock OC Formula que vem com uma pasta térmica Gelid Extreme, o que você acha?

 

O erro da Intel foi intencional, ela como fabricante de processadores sabe que o die soldado no heat spreader é a melhor interface térmica para esse tipo de coisa até hoje, e foi assim desde o Pentium 4 até o Sandy Bridge (i5 2500k, i7 2600k e etc...), ela começou a colocar pasta térmica (ruim por sinal) em vez de soldar dos Ivy Bridge (i5 3570K, i7 3770K e etc...) pra cá, e mesmo com o pessoal e a mídia (sites de review) criticando não lançou nenhuma revisão para consertar isso, e o pior, depois de mais de um ano lançou os Haswell (i5 4670K, i7 4770K e etc...) com o mesmo problema.

Se você já tem ele, não tem problema, dá para usar o 4770K nele sim, mas com um overclock bem leve.

Lembrando que trocar a pasta térmica interna do processador cancela a garantia.

A 2° fan no T2 não adianta de nada, vai melhorar menos de 2°c, tem testes de dual fan no Google. O que mais importa em um cooler é a sua massa e a capacidade de dissipação.

É muita placa mãe para você, e como ela é cara, seria a mesma coisa que jogar grana fora.

A Gelid GC Extreme você encontra por R$ 45 reais no mercado brasileiro. E a Arctic Cooling MX4 (que tem o mesmo desempenho da Gelid GC Extreme) por R$ 32.
 
 
Abraços.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu ainda to com a Intel, já usei AMD e não gostei. Sei lá, acho que não fizeram intencional para dar problema não, eu confio na honestidade da firma; mas enfim, essa Arctic Cooling MX4 é melhor que a Gelid Extreme? Disseram que a Gelid Extreme é a melhor pasta térmica do mundo, foi o que vi em um vídeo do YouTube. O Blizzard T2 esfriou tanto o i3 que eu confio nele pra uso com o i7 4770K, vou coloca-lo mesmo, mas estou em dúvida se uso a pasta térmica Akasa AK 450 que tenho (faz uns anos, mas tá como validade indeterminada), se uso a que veio com o Blizzard T2 da CoolerMaster ou se compro uma melhor. Porém, comprar acho que não vou não, eu tenho 2 pastas térmicas boas, só falta escolher qual utilizar e, se no caso da Akasa AK 450 ela é boa pra uso depois de tanto tempo. Eu coloquei no processador do notebook e ficou bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Mahzin

Tudo bem?

 

Eu comprei a GIGABYTE GA-Z87X-UD3H e até agora só alegria.

Boa de overclock, estável, cheia de recursos, e como a minha placa-mãe vive na bancada, o botão "ON" é uma mão na roda.

 

Se o seu inglês for bom, recomendo o site da Newegg, onde os clientes deixam avaliações dos produtos que compraram e testaram.

 

Veja aqui a lista das placas Gigabyte com chipset Z87:

 

http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007627%2050001314%20600438202%20600438204&IsNodeId=1&name=GIGABYTE&Order=RATING&Pagesize=20

 

Listadas em ordem de melhor avaliadas (se não estiverem, é só clicar em "best rating")

 

Abraço

 

Alvaro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi, eu ainda to com a Intel, já usei AMD e não gostei. Sei lá, acho que não fizeram intencional para dar problema não, eu confio na honestidade da firma; mas enfim, essa Arctic Cooling MX4 é melhor que a Gelid Extreme? Disseram que a Gelid Extreme é a melhor pasta térmica do mundo, foi o que vi em um vídeo do YouTube.

Não é a melhor não, existem pastas térmicas melhores que ela, mas ela é muito boa. A melhor pasta térmica do mundo se não me engano ainda é a Coollaboratory Liquid Ultra.

A MX-4 e a GC-Extreme são equivalentes, cada uma tem certa vantagem em um tipo de superfície.

Aqui no CdH tem um teste com mais de 65 pastas térmicas (incluindo essas duas), recomendo você dar uma olhadinha https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

 

O Blizzard T2 esfriou tanto o i3 que eu confio nele pra uso com o i7 4770K, vou coloca-lo mesmo, mas estou em dúvida se uso a pasta térmica Akasa AK 450 que tenho (faz uns anos, mas tá como validade indeterminada), se uso a que veio com o Blizzard T2 da CoolerMaster ou se compro uma melhor. Porém, comprar acho que não vou não, eu tenho 2 pastas térmicas boas, só falta escolher qual utilizar e, se no caso da Akasa AK 450 ela é boa pra uso depois de tanto tempo. Eu coloquei no processador do notebook e ficou bom.

Usa a que veio com o T2, ela é pouca coisa melhor. No teste acima tem as duas também (Cooler Master Thermal Compound Kit e Akasa 450).

 

@Chile, Pra quem usa na bancada, esse botãozinho é uma mão na roda, quando fiquei um tempo usando a minha P67 UD5 em cima da mesa esse botão ajudou bastante.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando na ASRock Z87 Pro4, porque achei ela por um preço realmente muito bom no MercadoLivre, embora eu talvez não compre virtualmente e vá até uma loja. Vou ver placas dessas 3 marcas que são minhas preferidas agora: ASUS, Gigabyte e ASRock. 1 delas já usei com Intel por anos e é estupenda, porém acho que vou acabar indo de ASUS ou ASRock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Mahzin

Tudo bem?

 

A gente achou na epoca uma oferta muito boa de uma Asrock para socket 2011.

Aí montamos a seguinte configuração:

 

i7 3820 - 3.80Ghz
ASRock X79 Extreme3
G-Skill F3-17000CL11Q-16GB
PNY GTX660
Corsair CX600
 
Até agora não consegui fazer com que a configuração ficasse estavel.
 
A UEFI bios desse modelo é muito ruim. Não sei se será melhor melhor nesse modelo que você quer.
O processador vive esquentando (com um cooler Thermaltake BigTyp Revo), e mesmo com temperaturas menores os fans do gabinete ficam na rotação máxima fazendo um barulho super chato.
Não adianta entrar nela e configurar manualmente. Continuam a girar em altas rotações. 
Das 6 maquinas na bancada, só da para ouvir o barulho dessa.
 
Estou há um par de messes com a nova versão da bios para essa placa-mãe.
A atualização da bios só pode ser feita com um pendrive.
Mas até agora não quis fazer.
 
Enfim, se não for escolher Gigabyte, vá de Asus. Um bom custo/beneficio para Z87 é a Asus GRYPHON:
 
 
 
Boa sorte na escolha
 
Abraço
 
 
Alvaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei comprando a ASUS Z87M-PLUS e ela é excelente e ainda foi encontrada por um ótimo preço (o vendedor fez por R$500,00). Essa placa é realmente muito boa, só tinha ficado em dúvida, porque eu baixei o HWmonitor e vi a temperatura da placa mãe em 115ºC, porém quando fui no UEFI BIOS só achei a temperatura da CPU. Pesquisei e tinha lido que talvez seja porque a placa mãe não tem sensor de temperatura, então o HWmonitor faz confusão ao tentar medir a temperatura. Também fiquei em dúvida, porque instalei um programa chamado AMDA00, parece que é uma interface, alguém poderia me explicar o que é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...