Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

calcular média de vetor de 8 notas


andreaoliveira

Posts recomendados

Preciso fazer um vetor de 8 posições que calcule número maior, menor e média das notas da turma. O maior e menor nota eu consegui fazer mas a média da turma não consigo. Me ajudem fiz assim:
 

nota:vetor[1..8] de inteironome:vetor[1..8] de inteiromax, min, média, soma, i: inteiromax<-0Min<-10Para i<- 1 até 8 facaescreval("digite o nome do aluno", i, ".")Leia(nome[i])Escreval ("digite a nota do aluno", nome[i], ".")Leia(nome[I])Soma<-soma + nota[i]Média<- soma / 8Escreval("média das notas", média)

Só que calcula a média de cada aluno e não a média da turma. To pirando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu entendi todos aqueles comandos estão dentro do laço de repetição, certo?
Então, o problema é que para calcular a média aritmética de qualquer coisa você precisa somar todos os elemento e depois dividir pelo número de elementos..
Veja o que você esta fazendo, você pega o elemento da posição i, soma na soma, e depois dividi a soma pelo numero de elementos, mandando esse valor para a variável média.

 

Da forma que você esta fazendo a média só receberá a divisão do ULTIMO elemento, pois você está toda hora mudando o valor de média.
Há duas formas de você arrumar isso, você pode somar todos elementos dentro do laço e depois, fora do laço, dividir a soma de todos pelo número de elementos.

Ou então, mudar  a linha:

Média <- soma / 8

Para:

Média <- Média + (soma / 8)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!