Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Q6600 (quad core intel LGA 775)


Posts recomendados

Pessoal , bom dia . Tenho uma dúvida se o processador Q6600 , LGA 775 , é suportado pela placa PCWare IPM41-D3 .

Estou com pouca grana e o que tenho disponível não dá pra comprar outra placa mãe , somente dá pra comprar esse processador que citei.

No site da PCWare , no link http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm41-d3.php , há uma lista de processadores suportados , menos esse ai

que citei . Só que essa placa suporta uma lista de quad-cores intel semelhantes a esse modelo . Esse é o motivo de minha dúvida , essa placa suporta ou não o processador Q6600 . Se alguém puder me ajudar , desde já obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sem estar na lista oficial de processadores suportados ?

 

Como você está no Rio, pelo Boa Dica o Q8200 está pelo mesmo preço do Q6600 e faz parte da lista de suporte. Você fica despreocupado e ainda leva uma CPU mais forte. Pesquise os outros modelos também, porque a diferença de preço é muito pequena de um para outro.

 

Boa sorte,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você está no Rio, pelo Boa Dica o Q8200 está pelo mesmo preço do Q6600 e faz parte da lista de suporte. Você fica despreocupado e ainda leva uma CPU mais forte. Pesquise os outros modelos também, porque a diferença de preço é muito pequena de um para outro.

 

Boa sorte,

Mas o Q6600 tem 8MB de cache e o Q8200 tem apenas 4MB . Eu vi esse link e acho que suporta sim : http://guarapari.olx.com.br/kit-core2-quad-q6600-4-gb-ddr3-mb-775-ddr3-ate-8gb-iid-566440412 e mais esse link : http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/984124-geforce-9800gt-ddr-3-placa-m%C3%A3e-ipm41-d3/ . Mas se minha dúvida ainda persistir , vou ter que ficar com o Q8400 que vi no Boa Dica . valeu pelo esclarecimento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o Q6600 tem 8MB de cache e o Q8200 tem apenas 4MB . Eu vi esse link e acho que suporta sim : http://guarapari.olx.com.br/kit-core2-quad-q6600-4-gb-ddr3-mb-775-ddr3-ate-8gb-iid-566440412 e mais esse link : http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/984124-geforce-9800gt-ddr-3-placa-m%C3%A3e-ipm41-d3/ . Mas se minha dúvida ainda persistir , vou ter que ficar com o Q8400 que vi no Boa Dica . valeu pelo esclarecimento .

 

É verdade, eu dei uma olhada e o desempenho dos dois é praticamente igual, já que o Q8200 é de uma geração mais nova e compensa pelo cache.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, eu dei uma olhada e o desempenho dos dois é praticamente igual, já que o Q8200 é de uma geração mais nova e compensa pelo cache.

Ainda tem outro detalhe que só percebi ao visitar o site da intel : o Q8200 não tem suporte a virtualização . Mas ele dá suporte a SSE4.1 e consome 10% menos energia que o Q6600 . O preço é praticamente o mesmo . Então pelo benefício da dúvida , vou ter que ficar com o Q8200 : maior possibilidade de overclock , preço praticamente idêntico , tecnologia mais atual e ter a certeza absoluta que a placa vai dar suporte . Vamos supor que a placa seja de algum lote diferente desses apresentados nos meus links acima e não aceite o processador Q6600 . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem outro detalhe que só percebi ao visitar o site da intel : o Q8200 não tem suporte a virtualização . Mas ele dá suporte a SSE4.1 e consome 10% menos energia que o Q6600 . O preço é praticamente o mesmo . Então pelo benefício da dúvida , vou ter que ficar com o Q8200 : maior possibilidade de overclock , preço praticamente idêntico , tecnologia mais atual e ter a certeza absoluta que a placa vai dar suporte . Vamos supor que a placa seja de algum lote diferente desses apresentados nos meus links acima e não aceite o processador Q6600 . 

 

É, o lance é se você usa virtualização ou não. Do contrário, o desempenho vai ser igual entre os dois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim...eu li o manual e não consegui ver a litografia suportada pela placa mãe. O q6600 é 65nm enquanto o q8200 é 45 nm.

 

Se a placa  mãe for 65nm...e você ligar o q8200 você corre o risco de o processador parar bem antes do tempo ou mesmo na hora da instalação.

 

Agora se aplaca mãe for 45nm...você pode ligar 45nm ou 65 nm sem problemas.

 

Aqui por exemplo...tenho dois Q6600. Ambos 65nm...porém uma com placa mãe p5kpl-am/br de 65 nm...e a outra Gigabyte P55-S3 de 45 nm. Ambas funcionam corretamente ..a diferença é que a de 45nm esquenta muito, mas muito menos. Essa esta com o coolerbox e esquenta menos que o outro que tem o TX3 coolermaster. Um detalhe...o kit da gigabyte é gringo(veio do Japão) e  o coolerbox dela tem a base de cobre, diferentes dos coolerbox que vemos por aqui.

 

Acredito que seja isso...não tenho 100% de certeza. Mas uns 90% de certeza eu te garanto! rs

 

Abs

 

Edit: Agora que eu acabei de visualizar la que tem uma lista dos processadores suportados rs.

Se suporta o Q8200, então a placa mãe deve ser 45nm, o que te possibilita instalar o Q6600. Se fosse uma outra placa mãe te garantiria que rolava, agora pcware é complicado, tem muitas incompatibilidades e a qualidade dos componentes não é a das melhores.. Da uma olhada no ML, tem algumas placas ASRock para o Q6600 que suporta até DDR3( estou namorando faz tempo rs, mais no momento tenho outras prioridades financeiras).

 

Eu não entendi de onde tiraram que o q8200 é melhor que o Q6600. Em stock é melhor , e o Q6600 suporta overclock melhor apesar de ser tdp de 105w. Isso com um resfriamento funcional e circulação de ar interna planejada. Sem contar os 8 mb de cache, muito bruto, por este motivo foi um processador caro.

 

http://ark.intel.com/pt-br/compare/36547,29765

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o lance é se você usa virtualização ou não. Do contrário, o desempenho vai ser igual entre os dois.

 

Eu uso sim pra desenvolver utilizando o plugin do Android para o Eclipse . Eu uso o plugin Genymotion que utiliza o VirtualBox . Foi bom você citar isso ai . Ia cair pra caramba o desempenho sem a virtualização .

Assim...eu li o manual e não consegui ver a litografia suportada pela placa mãe. O q6600 é 65nm enquanto o q8200 é 45 nm.

 

Se a placa  mãe for 65nm...e você ligar o q8200 você corre o risco de o processador parar bem antes do tempo ou mesmo na hora da instalação.

 

Agora se aplaca mãe for 45nm...você pode ligar 45nm ou 65 nm sem problemas.

 

Aqui por exemplo...tenho dois Q6600. Ambos 65nm...porém uma com placa mãe p5kpl-am/br de 65 nm...e a outra Gigabyte P55-S3 de 45 nm. Ambas funcionam corretamente ..a diferença é que a de 45nm esquenta muito, mas muito menos. Essa esta com o coolerbox e esquenta menos que o outro que tem o TX3 coolermaster. Um detalhe...o kit da gigabyte é gringo(veio do Japão) e  o coolerbox dela tem a base de cobre, diferentes dos coolerbox que vemos por aqui.

 

Acredito que seja isso...não tenho 100% de certeza. Mas uns 90% de certeza eu te garanto! rs

 

Abs

 

Essa minha placa foi feita pra 45 nm pelo que eu pude ver no manual no link que citei . E também vi pessoas utilizando esse processador , o Q6600 , na mesma placa que possuo . Mas eu tenho medo da minha revisão da placa ser diferente da deles e o processador não funcionar ou funcionar incorretamente . Eu descobri que tinha gente utilizando esse processador nessa minha placa através desses links : http://guarapari.olx.com.br/kit-core2-quad-q6600-4-gb-ddr3-mb-775-ddr3-ate-8gb-iid-566440412  e  http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/984124-geforce-9800gt-ddr-3-placa-m%C3%A3e-ipm41-d3/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kk agora que eu vi...você ja tem a  aplaca mãe rs. Li rapidinho e acabei trocando as bolas rs.

 

Enfim...se não queres correr riscos vá de 8200 mesmo....pelo menos foi testado pelo fabricante né.

 

Os dois são bons...mais eu prefiro o Q6600...tanto que tenho dois rs. Atende as minhas necessidades até hoje....só migrarei pra outra plataforma quando realmente precisar.

 

Abraços e boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

aconselho a jogar essa placa fora (IPM41-D3) e pegar uma asus com 1155 ou 1150!!! essas placas dao muito problema (mais que positivo) e sem falar q pcware nao da suporte algum para seus produtos. atualiza a bios dela e veja se o processador sera suportado. a bios dela nao acha estão fácil. eu usei num pc do cliente a bios do hp pavilion antigo. caso o processador nao seja suportado apos atualizacao de bios, nao o mantenha na placa pois pode dar problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...