Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Condicionador de Energia Upsai ACF-3100


Posts recomendados

Tenho um Upsai FHT-1200 que uso na sala e agora adquiri um Upsai ACF-3100 pelo ML pensando em um futuro upgrade de equipamentos, como o que vem lá é sempre bom verificar foi isso que fiz assim que chegou, liguei, verifiquei os bancos, fusiveis... e aparentemente tudo ok com exceção dos RFs, botão de breaker  econector de terra que estão um pouco oxidados e sujos, dicas de limpeza são bem vindas. Dúvida, que terra é esse? Seria um terra isolado de quando a casa não possui nas tomadas?

 

Comprei esse condicionador usado, dito "funcionando" e realmente quando liga o banco de energia A fica ativo, ligando a 2º chave o banco B e C são acionados com delay entre eles e o condicionador aparentemente está ok. Acendeu o "wiring reverse" mas facilmente resolvido invertendo o fio nas tomadas.

 

Agora a noite resolvi abrir ele por precaução e encontrei um (de dois) fusível interno queimado, fui tirar umas fotos dele aberto já que não lembro desse tipo de produto aqui nas análises do @faller  Ao tirar uma foto com flash do conjunto notei algo diferente na foto nos componentes do 3º banco de tomadas e resolvi olhar com mais cuidado. O rele, os 3 varistores e o capacitor estão com uma mancha abaixo deles com se tivessem sofrido uma descarga ali e queimaram, ou não já que pelo painel do aparelho está tudo ok :huh:  Bem já tinha um fusível queimado e cumpriu seu papel. Na foto do gabinete aberto já tinha tirado esses dois fusíveis e esqueci de colocá-los de volta para a hora do "digam xis". Até as pontas das "capinhas" do varistores deram uma leve queimada.

 

Substituir esses componentes é interessante, correto? Ou pode ter sido mais sério e cometi um erro em comprá-lo? Ainda nem qualifiquei o vendedor no ML já que chegou hoje e ele disse que estava tudo funcionando. Conserto, devolvo?

 

Seguem as fotos do encontrado e se o @faller quiser fazer uma análise sobre o fator de proteção e até melhorias fique a vontade.

 

oIgTISD.jpg

 

ELzFBG0.jpg

FQviJ9f.jpg

ptSK4Ol.jpg

wzMttov.jpg

3GRPVfP.jpg

Mais fotos:

oTZbITq.jpg

NRCuwlm.jpg

MgUZElu.jpg

As últimas duas fotos com o capacitor e as "camisinhas" dos varistores  não consegui colocar

 

Link para o álbum http://imgur.com/a/4E4vj#0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que você deve providenciar a substituição dos varistores e recompor o equipamento..

Um varistor do tipo 20241 custa por volta de R$ 1,40 ai : http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241ks20k241-p-3318.html

ou R$ 0,95 ai:  http://proesi.com.br/varistor-s20k-150v-20d241k.html

 

É só isso que deve ter queimado (além do fusível).. E, se tiver, algum fusível térmico que não deu de ver nas fotos..

 

Não jogue fora nem devolva não, é um bom dispositivo de proteção, principalmente para áudio, com as ativações temporizadas das tomadas, com três diferentes bancos de filtragem e proteção e circuit breaker (micro disjuntor rearmável)....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @faller pela resposta rápida, amanhã cedo já comprarei os componentes para substituir, aparentemente era só isso e também parece que nunca havia sido aberto, foi praticamente um FOW essa aquisição, após as trocas testarei ele com calma. Achava que poderia ter fusível térmico mas não tem nenhum nesse equipamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem chamuscados fortes ali, provável que já deve ter tido varistores atuando ali e provavelmente foram substituídos já, pois estes da foto estão inteiros, mas por via das dúvidas eu tmb os trocaria. Talvez também os varistores dos outros bancos de tomadas, visto que este componente possui vida útil e não se sabe a quanto tempo estes já estão ali trabalhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estavam inteiros não, "por fora bela viola..." por dentro já eram, serviram ao seu proposito. Já substitui eles, o rele e o capacitor estavam ok, mas também troquei por segurança. Os dos outros bancos estão perfeitos, o problema foi no banco 3. Pelo selo da montagem o aparelho foi montado em 2009. Vale a pena então susbstituir os outros varistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...