Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Core I5 2500k seguraria uma placa de vídeo atual e potente, sem gargalo?


Posts recomendados

Eu estou querendo dar um up na minha placa de vídeo, pois embora a minha HD 5850 não seja algo a se considerar fraca, já está começando a dar sinais de defasagem, ainda mais quando é pra rodar alguns games em 1080p. Só que eu queria saber o quão o meu 2500k seguraria um novo upgrade de placa? Eu não iria pegar algo menor do que uma HD 7970. Será que eu precisaria fazer overclock no bichinho aqui? É que eu já noto que ele vem esquentando mais do que o normal, e fico receoso quanto a um OC nele.

 

Eu li em algum tópico aqui que serão lançadas revisões dos i5/i7 4xxx, com nova pasta térmica, o que os tornaria muito melhores pra fazer overclock. Mas, em stock, teria alguma diferença se eu espetasse na placa mãe uma GTX Titan ou R9 290X, em relação ao meu i5 2500k? Sem falar na minha fonte da assinatura, que eu não sei se aguentaria o tranco ou se teria cabos compatíveis pra fazer a placa funcionar, mas esse quesito ficaria pra um outro tópico, eu acho...

 

Aqui, já noto que games como Batman Arkham City, The Witcher 2, entre outros, rodam muito lentos se eu jogar em 1080p e com qualidades no máximo. E já há jogos muito mais pesados que esses em questão. Por tanto, vou precisar de uma placa nova, mas não sei se meu 2500k segura o tranco de uma GPU high end da atualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Diego, bom dia!

 

Apesar de não ser mais a última novidade da Intel, o i5 2500K é ainda um processador muito forte, ainda mais quando se aplica em jogos. Eu não me preocuparia tanto com isso não, porque além dessa exigência de CPU variar de jogo para jogo, você tem uma base excelente para fazer um overclock, caso necessitar ajustar o i5 frente a uma placa nova (pouco provável). Se for fazer um SLI ou Crossfire, aí já teria alguma limitação por parte da CPU, porém, terá algum prejuízo rodar o jogo em 120FPS ao invés de 150FPS?

 

Sobre a fonte, se for a XFX da assinatura, pode ir tranquilo também. Essa XFX 650 XXX é um projeto da Seasonic, confiabilidade a toda prova e certamente tem potência suficiente para atender qualquer placa de vídeo do mercado em seu sistema, exceto talvez a nova R9 295X2 (duplo GPU) de quase 500W de consumo.

 

Hwoarang, resumindo, você tem um PC muito bom para atender as VGAs atuais. No pior das hipóteses, pode-se adotar um watercooler ou um air cooler mais eficiente que o A70 para segurar o over, ainda sim muito mais barato que trocar o sistema inteiro (e sem necessidade, na minha opinião).

 

OBS: Se já tem algum tempo que não fez a manutenção do cooler da CPU, experimente renovar a pasta térmica. É normal perder a eficiência térmica ao longo do tempo, principalmente por evaporação do composto.

 

Edição: Observando sua assinatura, Hwoarang, vejo que seu micro tem 4GB de RAM. Talvez essa é única parte da qual seu PC precisa se adequar. Os jogos estão pedindo cada vez mais memória e 4GB está ficando apertado para atendê-los. Colocando mais 4GB no sistema já aliviará a situação.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu CPU é muito valente ainda eu compraria sem medo, ainda mais que a sua MOBO da suporte para OVER...os Sandy Bridge são bem cuca fresca você pode colocar o seu i5 para rodar a 4,5GHz para uso diário ou para quando estiver jogando que ele praticamente tiraria todo proveito de uma Titan...quanto a fonte pode ficar tranquilo que segura com folga qualquer VGA High End do mercado atual... :)

 

Aaaa...assim como o camarada Cabelo 75 lembrou um quite de memoria em dual chanel 2x4Gb=8Gb seria essencial para os jogos de hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, esse i5 2500K é guerreiro pra caramba!

Pode pegar a VGA sem medo, pois se for ver, a diferença de desempenho dele para um i5 4xxx é mínima, o que muda mais é o consumo e dissipação térmica, que é maior no 2500K, mas nada para se preocupar. 

 

E outra, como já disseram, se não estiver satisfeito com o poder dele, da para fazer um over tranquilamente, visto que ele é da série "K", que tem o multiplicador destravado, visando justamente o overclock. 

 

Quanto à questão da pasta térmica, não tem com o que se preocupar. 

Acontece que, até os SB, aquela tampa metálica que cobre o processador era "soldado" no núcleo, o que gerava uma excelente transferência de calor. 

Porém, a partir da série 3xxx, essa solda foi trocada por uma pasta térmica, o que acabou desagradando o pessoal que faz over, pois diminuiu a eficiência na transferência de calor em relação à geração anterior. Porém, isso é algo que somente irá atrapalhar quem busca overs extremos, para o usuário comum, isso nem tem uma diferença prática. 

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração segura tranquilo uma GTX 780 Ti (melhor do que a Titan e mais barata). Na verdade, é uma revisão da Titan. E o 2500K faz over que é uma beleza. Dá pra colocar ele a 4.8GHz sem problemas com o cooler H70.

 

Sobre a revisão dos Haswell, que parece que vem com a mesma solução térmica dos Sandy Bridge, é esperar para ver, porque são só rumores. A placa-mãe vai ser outra também, série 9. Não vai rodar nas atuais LGA 1150, mas depois vai dar suporte para os Broadwell. Mas, se eu fosse você, eu só trocaria no Broadwell se tivesse necessidade. Invista tudo na VGA, porque o seu 2500K tem vida longa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal, eu não tenho frequentado o fórum como antigamente, mas eu ainda não comprei a minha VGA nova, até porque eu nem estou tendo tempo pra jogar, e quando tenho, não jogo. rsrsrs Fora que estou colecionando jogos e videogames: 3DS, PS3, Wii U, além do PC... Mas, como eu ainda jogo, mesmo que pouco, e certeza que terei tempo pra jogar mais, o investimento na VGA (além de mais 4GB de RAM, como sugeridos), ainda serão úteis.

 

Pois bem: foi dito que meu Core i5 segura tranquilamente uma GTX 780 Ti. Agora que eu fui ver, lançaram as GTX 970 e 980, sendo a 980 pouca coisa melhor que a 780 Ti, mas com consumo mais baixo, o que me interessou e muito, além de vir com 4GB de RAM, o que pode ajudar em games futuros.

 

Eu nem sei se este tópico aqui seria o correto pra postar a dúvida, mas como eu havia aberto ele, resolvi aproveitar. Como foi dito, minha plataforma seguraria tranquilamente uma GTX 780 Ti. Sendo a 980 muito próxima da 780 Ti, já seria melhor eu optar pela mais recente placa lançada, ou não vale a pena? Meu PC também seguraria ele tranquilamente? Vejo que os preços delas, embora altos, estão muito próximos. Assim sendo, vejo que seria melhor comprar a 980. Ou esse novo chip Maxwell trará melhores revisões, com melhor aproveitamento de performance e consumo, sendo melhor esperar mais?

 

Estou querendo aliar tanto o poder da placa quanto a possibilidade do meu PC aguentar ela e, principalmente, dele não torrar, pois uma coisa que eu já deveria ter feito, mas não fiz, era dar uma limpada no sistema, pois já tem 3 anos que eu possuo o PC e nunca fiz uma limpeza nele e as temperaturas estão altíssimas!! Fui jogar F1 2012 na madrugada de sábado (fazia uns 21 graus de temperatura ambiente. Ou seja: madrugada abafada) e os núcleos do processador chegar a 84 graus! E olha que o jogo não é pesado pra tanto, pois acho que nos tempos de início do uso desse PC os núcleos mal passavam dos 60 graus de temperatura com o jogo em ação. Já a minha 5850 chegou aos 75 graus, o que me parece não ser tão alto, mas já foi mais fria, anteriormente. Logo, o que está me preocupando mais é a CPU, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza vale mais pegar as novas VGAs. Seu PC empurra elas sem muito esforço. 

Quanto ao modelo, recomendo mais a 970, que possui um desempenho pouca coisa abaixo da 980, mas custa um bom tanto a menos.

A 970 também é excelente para over e, subindo pouca coisa, já alcança a 980.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois uma coisa que eu já deveria ter feito, mas não fiz, era dar uma limpada no sistema, pois já tem 3 anos que eu possuo o PC e nunca fiz uma limpeza nele e as temperaturas estão altíssimas!!

 

Você precisa limpar o gabinete, a ventoinha do cooler da CPU e o dissipador de metal e, mais importante, trocar a pasta térmica do seu processador. Três anos é muita coisa. Ela deve estar ressecada e com pouca transferência de calor. Você está sobrecarregando a CPU com essas temperaturas e vai ter problemas sérios agora no final do ano, com o calor. Compre uma MX4 ou similar (não compre aquelas "pastas de dente"), limpe a CPU com álcool isopropílico e aplique nova pasta: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Sobre as VGA, se você vai jogar em 1080p, a GTX 970 tem ótimo custo benefício e é só um pouco mais fraca do que a GTX 780Ti. Mas eu faria um over básico no 2500K e trocaria de cooler por um dos dois abaixo:

 

http://www.pichau.com.br/water-cooler-thermaltake-water-3-0-performer-clw0222-box

http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-evga-acx-120mm-100-fs-c201-kr-box

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu descobri por que as temperaturas do meu processador estavam tão altas, com os núcleos chegando a 84 graus. O motivo é a utilização do FRAPS enquanto eu jogava... Fazia muito tempo que eu não usava esses programas que usam muito do processamento central, como o FRAPS e conversores de vídeo, como o Media Coder que eu tenho aqui, e por tanto, perdi o parâmetro de temperaturas que eles fazem a CPU atingir. Só que, pro meu desespero, foram 84 graus na semana passada, mas agora os núcleos atingiram 90 graus, e a carcaça da CPU 79 graus, quando esta só poderia suportar 72.6 graus!!! Deve ter ficado nessa temperatura uns 50 minutos. Mas, utilizando o Media Coder, foi pior: 94 graus nos núcleos e 84 graus na carcaça!! Mas foi por poucos minutos que o processador ficou nessa temperatura.

Realmente, eu não lembrava quantos graus o processador atingia ao utilizar esses programas, ou o Prime95, mas acho que não ia muito além dos 70 graus nos núcleos e de 58 a 60 graus na carcaça. Ou seja: pra jogar, até que não está tão crítico, pois nesse F1 2012 que estou jogando os núcleos chegavam a uns 73 graus e a carcaça a 60 graus no máximo, mas fui ligar o FRAPS e subiu absurdamente as temperaturas.

 

Mas, de qualquer maneira, muito provável que eu precise fazer uma limpeza, pois repito que eu não lembro de ter visto meu Core i5 atingindo essas temperaturas usando o FRAPS e o Media Coder.

 

E, conforme eu relatei, esses 50 minutos com os núcleos a 90 graus e carcaça a 79 graus no FRAPS e uns 2 a 3 minutos não consecutivos com os núcleos a 94 graus e a carcaça a 84 graus irão afetar o meu processador? E, já que dizem que o limite dos núcleos é 98 graus, mas o da carcaça é de 72.6, como é que eu ainda consigo ficar dentro dos limites pros núcleos, mas passo os limites da carcaça? Eu estranho isso, pois eu achava que ambos os limites fossem atingidos ao mesmo tempo, mas eu passo do limite da carcaça bem antes de passar do limite dos núcleos, pois a diferença entre o limite de um e o outro varia de 10 a 12 graus, e os limites oficiais têm diferença de 25.4 graus. Eu passando do limite da carcaça, mas mantendo o limite do núcleo, vai prejudicar o processador, mesmo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Você precisa limpar o gabinete, a ventoinha do cooler da CPU e o dissipador de metal e, mais importante, trocar a pasta térmica do seu processador. Três anos é muita coisa. Ela deve estar ressecada e com pouca transferência de calor. Você está sobrecarregando a CPU com essas temperaturas e vai ter problemas sérios agora no final do ano, com o calor. Compre uma MX4 ou similar (não compre aquelas "pastas de dente"), limpe a CPU com álcool isopropílico e aplique nova pasta: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Sobre as VGA, se você vai jogar em 1080p, a GTX 970 tem ótimo custo benefício e é só um pouco mais fraca do que a GTX 780Ti. Mas eu faria um over básico no 2500K e trocaria de cooler por um dos dois abaixo:

 

http://www.pichau.com.br/water-cooler-thermaltake-water-3-0-performer-clw0222-box

http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-evga-acx-120mm-100-fs-c201-kr-box

 

Voltando aqui pra relatar sobre o que uma limpeza no processador não faz!! Chamei um amigo meu pra fazer uma limpeza no PC e as temperaturas simplesmente despencaram!! Testei Call of Duty Black Ops II, e antes as temperaturas dos núcleos variavam de 85 a 90 graus; agora, despencou pra 51 graus!! Quase 40 graus a menos de temperatura!! :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: . A pasta térmica estava totalmente seca, e precisava logo de uma manutenção.

 

Agora eu fico mais tranquilo quanto a usar o PC. Ele precisava mesmo de uma limpeza, pois parecia o deserto do Saara de tão empoeirado que estava. Meu amigo até brincou, dizendo que meu PC foi o segundo mais empoeirado que ele limpou na vida dele!!

 

Eu só fiquei chateado porque eu vacilei com a pasta térmica que veio com o meu cooler A70, pois eu deixei o tubo sem a tampa e a pasta endureceu, ai meu amigo teve que colocar pasta comum, pois se fosse com a pasta do meu cooler eu acho que as temperaturas baixariam pra casa dos 40 graus!

 

Portanto, meus caros, mantenham seus PCs limpos. Demorei mais de 3 anos pra fazer isso. Meu amigo até falou que eu tive sorte dos componentes não terem queimado com tanta poeira que tinha dentro do PC. Agora, dá pra fazer um overclock maroto! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui pra relatar sobre o que uma limpeza no processador não faz!! Chamei um amigo meu pra fazer uma limpeza no PC e as temperaturas simplesmente despencaram!! Testei Call of Duty Black Ops II, e antes as temperaturas dos núcleos variavam de 85 a 90 graus; agora, despencou pra 51 graus!! Quase 40 graus a menos de temperatura!! :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: . A pasta térmica estava totalmente seca, e precisava logo de uma manutenção.

 

Agora eu fico mais tranquilo quanto a usar o PC. Ele precisava mesmo de uma limpeza, pois parecia o deserto do Saara de tão empoeirado que estava. Meu amigo até brincou, dizendo que meu PC foi o segundo mais empoeirado que ele limpou na vida dele!!

 

Eu só fiquei chateado porque eu vacilei com a pasta térmica que veio com o meu cooler A70, pois eu deixei o tubo sem a tampa e a pasta endureceu, ai meu amigo teve que colocar pasta comum, pois se fosse com a pasta do meu cooler eu acho que as temperaturas baixariam pra casa dos 40 graus!

 

Portanto, meus caros, mantenham seus PCs limpos. Demorei mais de 3 anos pra fazer isso. Meu amigo até falou que eu tive sorte dos componentes não terem queimado com tanta poeira que tinha dentro do PC. Agora, dá pra fazer um overclock maroto! :D

 

Ele colocou aquela pasta branca? Se for, eu não faria over com ela. Se é para fazer um over, compre uma MX4 ou uma DeepCool, que é mais barata e refaça a aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele colocou aquela pasta branca? Se for, eu não faria over com ela. Se é para fazer um over, compre uma MX4 ou uma DeepCool, que é mais barata e refaça a aplicação.

 

Sim. Pasta branca. Mas, qual o problema de fazer over com essa pasta branca? Pensava eu que a escalada de temperatura, seja pra uma pasta prateada ou uma branca, seria a mesma, apenas havendo uma diferença homogênea de temperatura, seja pra qualquer situação.

 

Agora, teria como eu amolecer essa pasta? De repente, deixar ela por algum período próximo a uma boca de fogão, pra ver se dava uma amolecida na pasta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Pasta branca. Mas, qual o problema de fazer over com essa pasta branca? Pensava eu que a escalada de temperatura, seja pra uma pasta prateada ou uma branca, seria a mesma, apenas havendo uma diferença homogênea de temperatura, seja pra qualquer situação.

 

Agora, teria como eu amolecer essa pasta? De repente, deixar ela por algum período próximo a uma boca de fogão, pra ver se dava uma amolecida na pasta?

 

A questão é pela transferência térmica. Não adianta derreter. Quanto melhor a pasta, mais ela é condutora de calor, logo, a CPU esfria melhor. Pastas ruins ou que estão ressecadas são mal condutoras de calor, ou seja, parte do calor fica retido na CPU. Aqui no Brasil é difícil de encontrar, mas tem umas pastas térmicas da "NASA" que dão diferença em cima de pastas térmicas top. Só para ter ideia.

 

Então não é muito recomendado fazer over com o "hipoglos" que você tem agora. Pelo menos compre a DeepCool, que custa 20 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é pela transferência térmica. Não adianta derreter. Quanto melhor a pasta, mais ela é condutora de calor, logo, a CPU esfria melhor. Pastas ruins ou que estão ressecadas são mal condutoras de calor, ou seja, parte do calor fica retido na CPU. Aqui no Brasil é difícil de encontrar, mas tem umas pastas térmicas da "NASA" que dão diferença em cima de pastas térmicas top. Só para ter ideia.

 

Então não é muito recomendado fazer over com o "hipoglos" que você tem agora. Pelo menos compre a DeepCool, que custa 20 reais.

 

Vou comprar o MX4, mesmo, pois não está muito caro. Realmente, eu fiquei decepcionado com o meu vacilo e ter desperdiçado a pasta ao esquecer o tubo aberto, pois já houve uma queda brutal nas temperaturas após a limpeza e com uma pasta boa, com certeza ficaria melhor. Mas, como a aplicação foi recém-feita, e pelo o que eu estou entendendo de você, você apenas não aconselha fazer overclock com a pasta branca, parecendo não haver tanto problema assim se eu manter a CPU em stock, eu compro a pasta, mas deixo passar um tempo, até reaplicar a pasta. A coisa é simples e eu mesmo posso fazer isso. O problema maior foi tirar o excesso de poeira, pois a situação estava triste de tanta poeira, mas em alguns meses eu não creio que vá acumular tanta poeira assim na máquina.

 

E quanto há de diferença de condução de calor entre uma pasta branca e uma prateada? Algo em torno de 5 graus ou um pouco mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez dê uma diferença de 2ºC em repouso e de 5 a 10ºC em stress test. É igual placa de vídeo. Se o jogo é mais ou menos, não faz diferença entre uma GTX 550 e uma GTX 970. Mas se você forçar a CPU e a chapa começar a esquentar, a inplastec vai começar a reter calor, enquanto que uma pasta top vai manter uma transferência adequada. 

 

Por isso que em stock não tem problema, pois a qualidade da pasta não chega a dar "gargalo". Pode ser que jogando com a inplastec fique uns 3/5ºC mais quente, mas ainda assim a temperatura está muito boa, em 50ºC. Mas se você fizer um over forte, aí a inplastec vai pedir arrego.

 

Quando você realmente for fazer o over, pesquise antes para fazer a troca da pasta. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291.

 

No momento não precisa mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez dê uma diferença de 2ºC em repouso e de 5 a 10ºC em stress test. É igual placa de vídeo. Se o jogo é mais ou menos, não faz diferença entre uma GTX 550 e uma GTX 970. Mas se você forçar a CPU e a chapa começar a esquentar, a inplastec vai começar a reter calor, enquanto que uma pasta top vai manter uma transferência adequada. 

 

Por isso que em stock não tem problema, pois a qualidade da pasta não chega a dar "gargalo". Pode ser que jogando com a inplastec fique uns 3/5ºC mais quente, mas ainda assim a temperatura está muito boa, em 50ºC. Mas se você fizer um over forte, aí a inplastec vai pedir arrego.

 

Quando você realmente for fazer o over, pesquise antes para fazer a troca da pasta. https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291.

 

No momento não precisa mexer.

 

Entendi. Eu já comprei a pasta e deixarei na reserva. Agora, só falta eu encontrar alcool isopropílico.

 

Quanto às temperaturas, elas ficam em jogos justamenta na casa dos 50 graus, ou um pouco mais. Até agora, testei F1 2014 e Black Ops 2 e fica em 49 graus no F1 2014 e teve um pico de 58 graus no Black Ops, mas elas costumam ficar entre 52 e 54 graus. E eu estressei por 1 hora com o Prime 95 e ficou em 62 graus, temperatura menor do que os 68 graus registrados quando eu instalei o PC e coloquei a pasta prateada que veio com o meu cooler. Acho que eu fui conservador na aplicação da pasta, pois de tanto o pessoal falar que não é pra pôr muita pasta, eu coloquei uma merreca que nem preenchia toda a superfície da carcaça, mas meu amigo fez a aplicação espalhada, e parece que está sendo eficiente. Imagino se fosse com a MX-4... Ficaria ainda mais fria!

 

Pois é... Vou monitorando as temperaturas e, daqui a alguns meses, eu reaplico a pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Eu já comprei a pasta e deixarei na reserva. Agora, só falta eu encontrar alcool isopropílico.

 

Quanto às temperaturas, elas ficam em jogos justamenta na casa dos 50 graus, ou um pouco mais. Até agora, testei F1 2014 e Black Ops 2 e fica em 49 graus no F1 2014 e teve um pico de 58 graus no Black Ops, mas elas costumam ficar entre 52 e 54 graus. E eu estressei por 1 hora com o Prime 95 e ficou em 62 graus, temperatura menor do que os 68 graus registrados quando eu instalei o PC e coloquei a pasta prateada que veio com o meu cooler. Acho que eu fui conservador na aplicação da pasta, pois de tanto o pessoal falar que não é pra pôr muita pasta, eu coloquei uma merreca que nem preenchia toda a superfície da carcaça, mas meu amigo fez a aplicação espalhada, e parece que está sendo eficiente. Imagino se fosse com a MX-4... Ficaria ainda mais fria!

 

Pois é... Vou monitorando as temperaturas e, daqui a alguns meses, eu reaplico a pasta.

 

 

Legal, e procure mesmo o álcool isopropílico, porque o de supermercado é praticamente água com álcool e pode oxidar a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...