Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Philips Modelo 33PT670A com TDA6103Q defeituoso.


Posts recomendados

Amigos, essa TV liga com linhas de retraços. Verifiquei que no tda6103q entra 200v no pino 6 mas nos pinos 7,8 e 9 não sai tensões nenhuma... Eu já troquei ele e esta do mesmo jeito. Será que o novo também ta ruim???  Ou esses  tda precisa de outras tensões... To perdido!!

 

Eu agradeço se alguém puder me ajudar...    Ela uza o chassis Z5

 

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique como esta as tensões nos pinos 1, 2 e 3 desse IC5 (TDA), de preferência verifique com um osciloscópio se tem vídeo nesses pinos (entradas de vídeo).

Se a tensão estiver em torno de 1,2V o CI novo pode estar ruim também.

Se tiver muito acima de 1,2V você pode estar com defeito no processador de vídeo IC300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! provavelmente tem mais defeito ai...

A tensão de 0,5V nos pinos de entrada não é suficiente para saturar os amplificadores interno do CI a ponto de aterrar as saídas deles...

 

Para tirar a dúvida se não é o tubo de imagem que esta em curto, faça as medições com a placa desconectada do tudo, se as tensões aparecerem nos pinos 7, 8 e 9, do CI, o tubo estará ruim, se as tensões continuarem baixas, o CI esta ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bcpetronzio eu fiz como você disse e as tençoes não apareceram, continuou do mesmo jeito... 

 

Será que eu poço retirar esse ci e ligar a tv para ver se essas tençoes de 1,2 nos pinos 1,2 e 3 volta ao normal?

 

Que ai se ela voltar para 1,2v poderia condenar o ci mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

AMIGO ,comprei outro ci TDA 6106q e continuo com problemas!

 

No pino 1 e 2 eu tenho 1,6v no pino 3 tem 0,5v no pino 5  0v no pino 6  200v nos pinos de saidas 8 e 9 eu tenho 160v já no pino 7 só tem 20v e quando eu retiro a placa e meço com ela desconectada os 20v cai para 0v.. 

 

Acredito eu que estou comprando produto com defeito...  O outro nao saia tensão nenhuma nos pinos 7,8 e 9 já esse tá saindo só nos pinos 8 e 9...

 

 

                OBRIGADO AMIGOS E UM FORTE ABRAÇO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo. ela ligou com a imagem verde do mesmo jeito....

 

 Fiz conforme você disse desliguei o pino 3 e o 7 e coloquei um resistor de 100k dos 200v para o R 58 que vai para o soquete do tubo mas continuou com o verde sobrepondo porém eu tive que abrir mas o escreem para a imagem aparecer. 

 

 

                              Obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega DED21, eu editei o meu post anterior após verificar novamente o esquema, então faça novamente o teste....

 

Experimente desligar o pino 3 e 7 dele, ligue um resistor de 100K dos 200V para o resistor R58, e verifique se a tela vem com imagem sem a cor verde....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo. ela ligou com a imagem verde do mesmo jeito....


 


 Fiz conforme você disse desliguei o pino 3 e o 7 e coloquei um resistor de 100k dos 200v para o R 58 que vai para o soquete do tubo mas continuou com o verde sobrepondo porém eu tive que abrir mas o escreem para a imagem aparecer. 


 


 


                              Obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não comentamos ainda!, mas você já tentou remover o soquete do tubo e fazer uma boa limpeza nela?, Pode ser com álcool comum mesmo...

Limpe a placa e o soquete....

 

Depois de tudo seco refaça esses testes novamente..., e certifique bem se o pino 7 do CI esta desconectado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tinha dado uma limpada na placa sim. Mas agora eu removi ela de novo e dei um capricho limpei com alco isopropílico e sequei ela com o secador mas continua do mesmo jeito tela verdeada com linhas de retraços ... com o pino 3 e 7 solto e com o resistor de 100k conforme de disse... 

 

O que você  acha é esse ci de novo ruim não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O CI é praticamente certeza que esta ruim, agora temos que ter certeza que o tubo esta bom!

 

Diminua o valor do resistor "teste" de 100K dos 200V para o R58 para 10K, se a tela esverdeada não apagar o tubo também será um suspeito de estar ruim e provocando a queima desse CI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, becpetronzio, eu não tinha mencionado ainda mas essa tv veio inoperante ai eu troquei o strs da fonte e ela funcionou com imagem normal porém a imagem foi ficando ruim e foi piorando ate sumir totalmente foi então que eu verifiquei o tda ic51 ruim..

 

Amigo, agora fiquei com duvidas no inicio eu coloquei tda6103q e o que esta aqui agora na tv é tda6106q sera que eu comprei errado? no esquema nao mostra qual é...

 

 Mesmo assim vou fazer esse teste e retorno ok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,amigo eu mandei comprar esse tda e chegou e fui logo colocando sem observar... Esse é um erro grave vou tomar mas cuidado!!!

 

Agora vou mandar trocar pelo outro... Assim que chegar eu retorno .

 

 

   Obrigado amigo,  você é um "pai" para nós iniciantes!!!!

 

   Valeu Abraços....Fique com deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bcpetronzio, parece brincadeira, comprei outro ci no mesmo lugar e esta com o mesmo problema.

 

Não sai tensão nenhuma nos pinos 7,8 e 9. 

 

Amigo, eu tenho o TDA6107jf e coloquei e liguei a tv com a placa desconectada para ver se é o tubo que esta queimando esse ci ficou normal saindo as tençoes certinhas, coloquei a placa na tv e liguei e ta funcionando. Só ta com pouca nitidez, mas ta funcionando. 

 

 Eu acho que estou comprando porcaria mesmo!

 Esse ci tda6107jf e equivalente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Amigo BC, parece brincadeira, eu encomendei dois cis TDA6103Q  da loja newpeças pela internet... chegou, coloquei e constatei os dois com o mesmo defeito ! Não sai tenções nenhuma nos pinos 7,8 e 9 ... 

 

 Comprei com a esperança da imagem ficar melhor com ele. 

 

Isso nunca tinha acontecido comigo não dois ci comprado aqui com problemas e dois comprado la no fim do "mundo" com o mesmo problema ....

 

Vou ter que deixar esse TDA6107JF mesmo!. Mas a imagem esta ruim ta desregulada a cor, tentei regular mas não fica boa de jeito nenhum..tentei regular assim. retirei a cor, coloquei ela em preto e branco e mexi nos trimp até ela ficar bem preta e branca mesmo mas ela fica meia roxiada com esse ci nao fica boa não......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...