Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCs da rede se desconectam dela


Posts recomendados

Olá,

existe um problema na minha rede Windows... existe um servidor, onde ficam os arquivos, e todos os computadores da rede têm acesso à eles. Porém, de vez em quando algum PC "perde" o acesso ao servidor e à rede (arquivos, impressora, etc), e é preciso reiniciar o PC para resolver o problema.

O problema é meio estranho, ele ocorre aleatoriamente em algumas máquinas, e em outras, ele perde o acesso sempre em uma faixa de horário, por exemplo, entre 18h e 20h. Não sei se é coincidência ou não, mas fica o aviso mesmo assim.

 

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fixar o IP das máquinas eu imagino que dificilmente vá ajudar, o DHCP já se encarrega disso, se eu me preocupar em fixar os IPs será só mais trabalho que a rede faz automaticamente. Além disso, quase sempre os IPs se mantém entre máquinas, já que o DHCP se baseia no MAC Address do computador para distribuir o IP.

 

Eu imagino que seja alguma configuração no servidor. Existe algum jeito de reiniciar o serviço responsável por logar as máquinas na rede, ou algo do tipo? O servidor roda Windows Server 2008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, o DHCP distribui ip automaticamente pela rede, isso você já sabe. Todos os servidores DHCP tem uma data/hora certa para renovar os IP's, pode ser isso que deve estar acontecendo, por não ter Ip fixo, ao renovar esses IP's as máquinas se perdem.

 

Para reiniciar esse serviço, somente criando um novo grupo de trabalho e atribuindo uma nova range (classe de IP). O que é muito trabalhoso e desnecessário nesse seu caso.

 

Verifique se as permissões de segurança das pastas do servidor, estão habilitadas para "Todos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fixei o IP de uma das máquinas (a que mais dava problemas), mas não resolveu.

 

As pastas não podem ter acesso à todos, existem pastas que não interessam para alguns/alguns não devem acessar. Mas o problema não é uma ou algumas pastas em específico, é o acesso à rede como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...