Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar o desempenho de redes Wi-Fi


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Como aumentar o desempenho de redes Wi-Fi


"Videotutorial ensinando a identificar canais usados por redes Wi-Fi em sua região para reconfigurar o canal usado por sua rede de forma e aumentar o seu desempenho."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem possui Mac OSX, recomendo os seguintes Aplicativos pra Gerenciamento de Redes:

 

- Network Radar ( Identificar dispositivos conectados á sua Rede );

- Wi-Fi Scanner ( Mesma funcionalidade descrita no vídeo );

- PeakHour ( Aplicativo de Gerenciamento de Roteador, SNMP );

 

E para Windows:

 

- Solarwinds ( Existem várias Ferramentas gratuitas para o Gerenciamento de sua Rede );

- inSSIDer ( Mesma funcionalidade do Aplicativo visto no vídeo, mas acredito que um pouco mais intuitivo );

 

Att,

Vinicius

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso é bom morar em cidade pequena.

 

Uso a frequência 2.4GHz, canal 1, o sinal fica em -20dBm, só existe o meu Wifi pela redondeza e assim posso usar 30 Mb de boa \o/ kkkkkkk.

 

Se puderem postar mais videos desses para aumentar o desempenho da rede wifi, será muito bom.

 

Apesar do sinal da minha rede ser  bom, tenho problemas com Ping por exemplo. Se meço o ping direto do Modem da Net (Arris TG862) usando o cabo Ethernet, ele "ficava" em 10ms, mas se meço no notebook pelo o Wifi ele chega a ir para 30ms. E agora, mesmo medindo pelo o Ethernet, fica em 30ms também.

 

Tem algo relacionado a estrutura da minha rede? O problema é com a net? No modem thompson que tinha antes, o ping sempre ficava em 10 ms e a net era de 1mb. Será que o modem trocado pode ser o vilão da história? Há muito cabo deles sobrando em cima da laje e estão exposto ao tempo. Colocaram até um redutor (Falaram que é um redutor de sinal, pois chegava muito forte).

 

Há muitos assuntos sobre rede que vocês poderiam falar. 

 

Ótimo artigo. O Youtube precisa de pessoas da área que realmente saibam do que estão falando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Gabriel Brum obrigado pela força, vai acompanhando, é nosso objetivo produzir mais videotutoriais como esse. Postamos um hoje sobre virtualização, muito bacana também, não sei se você viu.

 

Quanto ao ping, tenha em mente que você deve fazer um ping para um endereço IP do gateway do seu provedor de acesso (o próximo salto saindo da sua rede), você não informa como está fazendo. Mas aparentemente o problema é do provedor de acesso.

 

@Vinicius Pinheiro Essa rede aí deve estar usando dois canais "completos" para dobrar a taxa de transferência. Tem que usar o canal 1 ou 2 ou então ver como está a banda de 5 GHz e migrar seus equipamentos para 5 GHz. Obrigado por compatilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acho que faltou explicar melhor a diferença dos canais 1,6,11 quanto ao resto , pelo fato deles não se cruzarem , gostei do software pois é free.

 

Aqui a mudança de canal não muda nada , existe mais de 30 redes , é tanta rede que mesmo pegando o canal mais livre , ou já tem alguém lá ou é um canal diferente do 1,6,11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Gabriel Brum aliás, essa questão sua me fez pensar que dá um ótimo assunto para um próximo videotutorial, sobre como testar sua rede ou algo assim.

 

@Ash Cation realmente, se na sua área tiver 30 redes não adianta mudar de canal. No caso, o ideal é comprar equipamentos que operem a 5 GHz e passar a usar canais na frequencia de 5 GHz. Como expliquei no vídeo, só os equipamentos mais caros operam a 5 GHz e, especialmente no Brasil, quase ninguém usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo video! Faltou falar que os dispositivos que operam na frequencia de 5 GHz tem a vantagem de serem menos afetados por interferencias de outros, tipo telefone sem fio, smartphone, forno microondas, etc..

Aqui onde estou ha um razoável congestionamento de redes sem fio. A solução seria adotar um roter de 5 GHz, como recomenda o video, mas lamentavelmente estes dispositivos são mais dispendiosos e o cascalho é pouco. :(

Segue um instantaneo do tráfego local captado pelo aplicativo free inSSIDer v3:

 

Editado: Esqueci de falar que o nosso roter (Tenda 300) abaixo foi configurado para buscar o melhor canal automaticamente.

4h4fzPF.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Brum aliás, essa questão sua me fez pensar que dá um ótimo assunto para um próximo videotutorial, sobre como testar sua rede ou algo assim.

 

Fiz o teste do ping usando o sites que testam a velocidade da internet: simet, speedtest, speedtest copel, brasil banda larga.

Qual é o modo correto de testar o ping?

 

Nesses últimos dias pesquisei bastante para poder melhorar o desempenho da rede Wifi, pois como contratei uma banda larga de 30Mega da Net, queria deixar o sistema melhor configurado o possível. Acabei achando várias coisas interessantes. Tenho o seu livro de Redes há 1 mês mas ainda não tive tempo de ler. kkkk

 

Seria realmente muito bom ler artigos bem escritos como são os daqui sobre rede em geral. (Wifi, segurança, compartilhamento, desempenho, testes, etc)

 

Vocês poderiam explicar melhor sobre:

 

DNS: Se é uma boa escolha deixar configurado, por exemplo no roteador, um servidor DNS. Quais são os melhores. Qual programa usar para encontrar os melhores, etc...(Sei que há vários artigos pela internet, mas fazer um apanhado por vocês seria ótimo).

 

Segurança (têm bastante coisa):

 

Como configurar boas senhas, mudar nome da rede, desabilitar o WPS, que tipo de criptografia é melhor, modo de segurança(WPA, WPA2), bloquear acesso por MAC, atribuir ip fixo aos computadores, blacklis, whitelist, configurações de firewall, controle parental.

 

Configurar repetidor de sinal, configuração em bridge, etc.

 

E o que vocês acharem de mais interessante..(Eu sei que tem :D)

 

Têm assunto para o ano todo kkkkk e vai ajudar muita gente. 

 

*Ah, podia falar sobre os sites que testam a velocidade, ping. Cada site diz uma coisa...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Brum obrigado pela força, vai acompanhando, é nosso objetivo produzir mais videotutoriais como esse. Postamos um hoje sobre virtualização, muito bacana também, não sei se você viu.

 

Quanto ao ping, tenha em mente que você deve fazer um ping para um endereço IP do gateway do seu provedor de acesso (o próximo salto saindo da sua rede), você não informa como está fazendo. Mas aparentemente o problema é do provedor de acesso.

 

@Vinicius Pinheiro Essa rede aí deve estar usando dois canais "completos" para dobrar a taxa de transferência. Tem que usar o canal 1 ou 2 ou então ver como está a banda de 5 GHz e migrar seus equipamentos para 5 GHz. Obrigado por compatilhar.

 

Compreendo Gabriel,

Meu pai possui uma empresa especializada em Redes, e trabalho com ele há um bom tempo com isso, e posso afirmar que com relação a Redes, nada é tão simples quanto aparenta.

 

Att,

Vinicius

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu pessoal. Outro aplicativo com o mesmo intuito que esqueci de mencionar é o Wifi Analyzer, que está disponível para o Android, sendo uma mão na roda para o técnico, pois ele pode fazer essa análise na casa ou escritório do cliente usando o smartphone ou tablet: http://mrtechsjc.wordpress.com/2014/03/12/analisador-de-rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa tem poucas redes de vizinhos e redes de um provedor a rádio que utiliza 2,4Ghz. Moro perto da torre deles e capto o sinal. Mas o mesmo vem bem fraco. O meu router possibilita colocra no canal 13. Bem possível ninguem utilizar esse.

 

O problema é que o celular de uma pessoa que mroa comigo não reconhece a rede quando coloco no canal 13.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MatheusLPS o motivo, só para você saber, é que o Canal 13 está disponível no Brasil mas não está disponível nos EUA. Abraços.

E também não são todos os dispositivos que conseguem conectar nessa faixa de  canal....   Como exemplo, a minha irmã tem um smartfone da sony que não conecta no router se  estiver configurado com canal acima do 10( 10-11-12-13) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...