Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando Aplicação - Qual linguagem usar?


henry796

Posts recomendados

Olá!

 

Pessoal, tenho uma noção de programação, estou no inicio do Curso de Ciência da Computação na UFRPE.

 

Presto serviços de informática pra algumas empresas e uma delas (uma rede de laboratórios de analises) me procurou querendo saber qual a possibilidade de desenvolver uma aplicação Android para utilizar em postos de coleta de forma que os dados dos pacientes fossem enviados diretamente para a central e cadastrado no banco de dados sem a necessidade de alguém ter q digitar essas dados manualmente. 

 

É um processo muito complexo? E principalmente, qual seria a melhor linguagem pra trabalhar nisso? 

 

Agradeço! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre qual linguagem usar, no caso do aplicações Android, a SDK do Android só é distribuída para a linguagem Java(temos também a Android NDK, que lhe permite escrever algumas partes do código em C/++), então querendo ou não você ira utilizar Java.

 

Quanto ao "processo" do desenvolvimento, não consegui entender muito bem sua necessidade/duvida.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá DolbyCpp, obrigado por responder.

Era o que eu temia, utilizar Java... Mas tudo bem. Quanto a minha necessidade vou tentar explicar melhor.

O laboratório trabalha no sistema de postos de coleta. Os pacientes chegam nesses postos e a atendente faz fichas de cadastro manuais que são encaminhadas para a central por motoboy.

A intenção é deixar um tablet em cada posto e nesse tablet uma aplicação que envie permita o cadastro e envio dos dados para a central já cadastrando o paciente no sistema.

É muito complexo fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Necessariamente precisa ser em Android?

 

Nos postos de coleta não possuem computadores com internet? geralmente tem.

 

você pode sugerir que o sistema seja desenvolvido em php.

 

Basicamente, você criará um banco de dados, uma "página" de login...  e um formulário para preencher. depois que preenchido, os dados são inseridos no banco de dados. 

 

É extremamente simples de fazer. Por isso não vejo a necessidade de complicar e fazer um app para android.. onde  obriga a pessoa do lugar ter um tablet ou um dispositivo smartphone com android.

 

Se você já tem noção de programação..  será extremamente simples de entender o php e fazer o que quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, dif! Muito bom!!

A ideia da página é realmente interessante, mas a questão do computador é inviável, os postos de coleta não possuem nem computador nem conexão com a Internet.

O tablet seria a melhor maneira, tablets genéricos, baratos.

Essa coisa da página pode ser usada no tablet, não?

A ideia envolve também outro questão, os tablets ficariam offline e em um momento do dia seria conectados à Internet e enviaram os dados para a central, isso torna a coisa ainda mais complicada? Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não. Na verdade dá no mesmo.

 

Como não possui computador com internet, o tablet com um 3G já serve. 

No caso, o melhor que posso pensar é você utilizar o framework jQuery Mobile, para criar o sistema mais otimizado para dispositivos móveis.

Você precisará utilizar o HTML 5, o jQuery Mobile, CSS e php !

 

Veja os seguintes sites, que podem ser úteis:

Guia de referência HTML5

Giua do CSS - W3C

jQuery Mobile

Exemplos de jQuery Mobile - Maurício Samy Silva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Na verdade dá no mesmo.

 

Como não possui computador com internet, o tablet com um 3G já serve. 

No caso, o melhor que posso pensar é você utilizar o framework jQuery Mobile, para criar o sistema mais otimizado para dispositivos móveis.

Você precisará utilizar o HTML 5, o jQuery Mobile, CSS e php !

 

Veja os seguintes sites, que podem ser úteis:

Guia de referência HTML5

Giua do CSS - W3C

jQuery Mobile

Exemplos de jQuery Mobile - Maurício Samy Silva

 

Dif, valeu pelos links...

 

Estive analisando e pelo que entendi o jQuery é o que vai otimizar o app para mobile mas atrás eu usaria Java ou poderia construir tudo em php e incorporar ao jQuery?

 

Talvez seja uma pergunta boba mas surgiu a dúvida... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O  php é uma linguagem server-side. ou seja, você vai usar para fazer a conexao com o banco de dados, fazer suas consultas SQL.. e etc.  o jQuery é um framework javascript que facilita muito algumas coisas.  

E dentro do jQuery, possui um outro leque,  que é o jQuery Mobile.  que é exclusivo para dispositivos móveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...