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Como fazer PCI?


nick4xd
Ir à solução Resolvido por paulosev,

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Olá, tenho um circuito ("Kit Senha") onde gostaria de confeccionar o PCB para fazer a impressão..

Há algumas dúvidas que eu gostaria de solucionar...

 

1º: Na minha placa, vai ter 12 teclas e ao lado os componentes necessários para o funcionamento do circuito, acontece que o programa (Proteus 8) não consegue fazer todas as ligações sem que haja pelo menos uma interferência. E quanto a parte do teclado pretendo deixar como está (ao lado esquerdo) porém o resto, poderia ficar do jeito que dê.

 

2º: Comprei uma tinta fotográfica industrial negativa para a confecção desse circuito, minha dúvida é como deve ser a impressão, se

é com as cores invertidas (Trilhas em branco e o resto preto) e se o fotolito também deve ser negativo. Adicionando: o lado que eu posiciono o fotolito voltado para o cobre é o mesmo lado que foi impresso ou os dois lados da folha terão o mesmo efeito por ser transparente?

 

O projeto está em anexo, que foi feito por mim e com ajuda (grande ajuda) de PauloSev

Obrigado!

Kit Senha PCB 2.rar

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  Só vi seu post agora. 
  Bem referente a ligações que não consegue fazer, recomendo que primeiramente se possível defina no proteus as dimensões de sua pcb, quanto a circuito reorganize ele até que seja possível o autoroute do proteus terminar a ligações corretamente. Porém se deseja utilize jumps, embora acredite que a melhor solução não seja essa.
   Reorganize seu circuito está muito amontoado, ou crie em uma folha de projeto. Se os conectores que deseja não tem na biblioteca do proteus, assim como aquele rele que tu colocou olhe a dimensões no datasheet e crie o componente. Você pode ver como criar nos vídeos abaixo:
- http://www.youtube.com/watch?v=glX01x6VCKU
- http://www.youtube.com/watch?v=RfsX8NSfcVc
   No Layout da pcb deixe separado a parte da fonte do restante do circuito, as trilhas do gnd é bom derivarem para o circuito somente após o regulador de tensão. Após terminar o circuito é interessante criar um mala de terra na placa, a ferramenta “power plane generator” no menu tools do proteus permite fazer isso.
  Nunca fiz pcb pelo método fotográfico, somente térmico, normalmente para coisas mais complicadas (dupla face) já compro pronta (é mais barato). Porém você deve imprimir com as trilhas em brancos, pois a luz vai secar e endurecer a tinta das trilhas, é o percloreto corroer a parte que a tinta que não endureceu, os vídeos abaixo são um bom tutorial.
- http://www.youtube.com/watch?v=85cLRvjo1PY&list=PLkBg9mYJylhwACY6igI_qEkkzlMSOM7Cr
- http://www.youtube.com/watch?v=m_8YmXqwhpk&list=PLkBg9mYJylhwACY6igI_qEkkzlMSOM7Cr

  Quanto a dividir o circuito em dois, eu digo depende, tudo vai depender do projeto e design final, no seu caso como é uma fechadura eletrônica, a primeira pergunta é onde você vai deixar o teclado para digitar a senha, junto a porta ou na parede, como você vai fazer a caixa do teclado, dependendo o rele na mesma placa fique muito alto, a película que vai dar nome as teclas como será fixada, isso pode influenciar ao ponto de ter que talvez ter o teclado em uma pcb exclusiva, ou talvez substituir o rele por um transistor que seu projeto já tem o “Q1”. O que quero relevar é que a pcb está ligada ao design de seu projeto, na parte de acabamento, por isso te sugeri aquele teclado no outro post.

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Então, consegui fazer as ligações corretas e tudo na mesma placa, quanto a altura, não acho que seja problema, pretendo colocar num case de plástico deixando visível apenas o teclado..

O único detalhe que me alertaram é que o cabo que passa a corrente para a fechadura é de 1,5mm, e 12V, tendo uma corrente um tanto quanto alta. Não sei medir senoide da fechadura para realizar os cálculos necessários para o tamanho da trilha que conduzirá a corrente para a fechadura (Sei que a trilha do relé deve ser maior, já que está diretamente ligada à saída para a fechadura que exige maior corrente). Vou deixar o circuito em anexo e gostaria de saber o que pode ser otimizado. Já fiz de modo espelhado, ou seja o teclado está de forma correta.

Então, consegui fazer as ligações corretas e tudo na mesma placa, quanto a altura, não acho que seja problema, pretendo colocar num case de plástico deixando visível apenas o teclado..

O único detalhe que me alertaram é que o cabo que passa a corrente para a fechadura é de 1,5mm, e 12V, tendo uma corrente um tanto quanto alta. Não sei medir senoide da fechadura para realizar os cálculos necessários para o tamanho da trilha que conduzirá a corrente para a fechadura (Sei que a trilha do relé deve ser maior, já que está diretamente ligada à saída para a fechadura que exige maior corrente). Vou deixar o circuito em anexo e gostaria de saber o que pode ser otimizado. Já fiz de modo espelhado, ou seja o teclado está de forma correta.

E quanto tiver um pouco mais de tempo, verei os vídeos que me passou!

Kit Senha PCB.rar

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 Esse cabo não deve estar relacionado com a corrente apropriada pois esse condutor aquenta em torno de 15A-20A, acho que é usado por ser fácil de achar por ser um fio para instalação residencial.
- http://www.miuraengenharia.com.br/docs_pdf%5Cpirelli.pdf
Para medir a corrente faz o seguinte, como é um indutor não vai ser esse valor mais chega perto, mede a resistência do enrolando e aplica a função “V=R*I”. Ex. se a resistência der 60R, V=R*I=>12=60*I=>I=0.2A. Outro jeito que considero melhor e alimentar a solenoide e medir a corrente.
   Lembre-se que esse regulador de tensão,com um bom dissipador aquenta no máximo 1A, sem disser que terá que colocar um transformador de corrente compatível a carga.
   Outra coisa vi que você disse que a solenoide é 12v, no circuito quanto te passei tomei como base que o rele alimentaria uma carga de 5v, ainda no seu projeto está encaminhado 5v, se realmente a carga for 12v mude o circuito.
  Para ficar mais organizado Olhe as dicas dos videos  que ensinam a criar componentes. Outro ponto é que dependendo da corrente você nem precise como disse de rele (depende se deseja isolação e como a deseja).

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Hum.. Estou ficando confuso.. Eu adotei que esse projeto deve ser feito com calma, então não vou me apressar pra faze-la sem ter certeza de que está tudo ok.

Então vamos lá:

 

A minha Fechadura é da HDL 12V

G0L2T0u.jpg

 

http://goo.gl/9mZ0Ox

 

A tensão necessária para alimentação é de 12V

Não sei qual corrente deve ter e não sei medir solenoide dele

Quanto a tensão de saída do relé ser de 5V, e não ser o suficiente para ativar a fechadura, devo tomar em conta que o led também está ligado, e se alguma alteração no relé poderá afetar a tensão que chega nele.

 

Vou representar aqui a ligação de um interfone usado aqui em minha casa em anexo apenas como base.

Junto, colocarei a placa do intercomunicador interno (telefone que fica dentro de casa) na foto abaixo:

7dmK0Mj.jpg

 

E a foto da placa do intercomunicador externo (que fica ao lado do portão)

 

urw7FRY.jpg

 

Lembrando que esses são apenas um exemplo, que quis adaptar/substituir por minha placa.

 

Meu objetivo então, é que a placa funcione como naquele circuito simulado que você (Paulosev) me ajudou a fazer, e com base nisso, se a tensão estará adequada para abrir a fechadura e se terá passagem de corrente suficiente para isso.. Lembrando que o LED será só um recurso que já estava na placa original (sem adaptações)

 

É mais ou menos isso que preciso resolver, obrigado!

post-643241-0-45090900-1396580979_thumb.

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Como disse no primeiro post o rele serve para acionar uma carga de tensão diferente da do circuito de comando seja DC ou AC, e isolar eletricamente o acionamento do comando (bobina do rele). O led está ligado a bobina do relé que no caso será 5v. Se desejar colocar um rele de bobina 12v é só substituir a alimentação do mesmo por 12v, o resistor do led só mudara o valor.
   Tomando como base que a bobina do rele será 5v, a tensão da carga não do acionamento é 12v. No esquema que e passei a tensão da carga coloquei como 5v, mas já substitui e dei uma organizada no seu circuito está em anexo (fiz alguns componentes).
   A fechadura trabalha com 12v ela tem uma potência como diz nos anúncios é de 15w logo a usarei a função “P=V*I” para descobrir a corrente, P=V*I=>15=12*I=>I=15/12=>I=1.25A, como sua fonte tem duas tensões, 12v (seu transformador é de 12v certo) antes do lm7805 e 5v depois, para alimentar a fechadura vamos tirar a tensão antes do lm7805, você só terá que colocar um transformador com uma corrente maior que 1.25A, um de 1.5A já está bom.
  Se quiser medir a corrente real mesmo, é só alimentar a fechadura com 12V com um multímetro em série. Caso não tenha multímetro sugiro que compre um com 15 a 20 reais você compra.

Obs: Lembre-se transformador de 127/220V por 12v com corrente de 1.5A. Rele com bobina de 5V.

Kit Senha PCB V2 (Proteus).rar

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Hum.. Não vou conseguir ver o que você fez por agora, mas pouco antes de você responder também criei um componente, o relé. Vou comparar os circuitos e ver a mudança.

Então sobre o transformador, devo apenas trocá-lo por um de corrente 1,5A e o relé também para bobina de 5V? Pode o relé ser o de contato reversível que já uso? Obrigado..

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  Então se a corrente é essa mesmo, acho que você vai pagar uns 20 reais em um transformador novo. Acho que compensa você comprar uma fonte:
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547878740-fonte-estabilizada-bivolt-110220-12v-2a-para-cftv-led-etc-_JM
   Não sei se qualidade dessa fonte é boa, mas sai mais barato e pronto, da para retirar a parte da fonte do seu circuito (manter só do lm7805 em diante) e alimentar direito com essa fonte, ou desmontar e pegar o transformador junto com seu circuito.
   Se for comprar o Transformador será um desse:
- http://www.soldafria.com.br/transformador-1212v-15a-entrada-110220vac-p-870.html

  Quanto ao rele qualquer um com uma bobina de 5v funciona, a única questão é se esse seu rele da para soldar na pcb e se ele cabe se não você terá que sodar externamente, recomendo comprar um rele:
- http://www.soldafria.com.br/rele-t73-5v-1-polo-2-posições-5-terminais-125v-10a-p-1135.html

 No circuito do transformador não tinha percebido um erro, está igual à imagem 1, mas a imagem 2 mostra a correção, também na imagem 1 você está usando um transformador de +6+6v e  pela forma que você ligou tem que ser um transformador de +12+12v, claro isso se tratando de transformador com tap central.
- http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp

  O mais importante é se possível você medir a corrente da solenoide tudo depende dessa corrente.

post-653675-0-17260100-1396725667_thumb.

post-653675-0-85072900-1396725668_thumb.

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Ok, vou comprar esse relé e medir a corrente da fechadura. Se for 1,5A mesmo, irei comprar o transformador.. Só precisarei calcular o tamanho da trilha para que funcione corretamente.. Depois de tudo isso, atualizarei as informações..

Aliás, você sabe como fazer esse cálculo? Obrigado..

Aliás, você sabe como calcular o tamanho da trilha?

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  Olha se você escolheu o transformador e por causa da segurança a fonte da imagem anteriores usavam transformador de +12+12V, a saída depois de retificado será algo em torno de 16v, se usar transformador de +9+9V, a saída ser depois de retificado será algo em torno 12.2V, acontece que tinha pensado em falar para você colocar um resistor na da a queda dos 16v para 12v , na saída para alimentar o circuito comandado, mas esqueci. Pois quanto a solenoide puxar corrente essa tensão (16v) vai cair para uns 14v, mas mesmo assim pode queimar a solenoide, se usar um transformador de +9+9v a saída de ~12.2v terá uma queda de tensão para uns 10v, o que não será bom, logo vamos estabilizar essa tensão com o lm317, o anexo tem o circuito modificado (desculpa meu erro, de não ter pesando muito bem). Saida será 12.2V estabilizados se quiser 12v certinho troque resistor “R12” e "R13" por um trimpot de 2k (12.2V sobre a solenoide não terá problema) e ajuste até 12v. O transformador será +12+12v.
  Desculpa o erro ai, o link abaixo explica o porque da tensão retificada ser maior que a de entrada.
- http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp

  Olha quanto ao calculo da corrente da trilha tem esse post abaixo, mas já vou te dizendo que o seu caso a corrente e relativamente baixa não precisa se preocupar muito coloca uns 80th (projeto inteiro ou trlha da carga) que está bom.
- http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1064270-largura-de-trilha-versus-corrente-e-sugest%C3%B5es-de-conector/?hl=%2Blargura+%2Btrilhas#entry5828164
 

Kit Senha PCB V3.rar

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Ok, então recapitulando, necessito de uma Fonte +12+12 de I = 1,5A, um Relê T73 5V 1 Pólo 2 Posições 5 Terminais 125V 10A e os resistores 12 e 13.

Confere se não teve nenhum componente adicionado fora os que citei em negrito. Vi o circuito e só percebi a adição desses dois resistores como você havia dito que precisaria.

 

80th seria o equivalente a 0,08" = 2mm que seria igual ao T? (Seria T80?). Creio que o melhor seria por somente na carga, pois poderá ter pouco espaço no meio do circuito.. 

 

 

Percebi também o LM317T que você também tinha citado e um capacitor C3

Sobre o aumento da trilha, quais são as trilhas específicas que deve ser maior? Todas de alimentação? Ou todos do relê?

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   Sim é isso mesmo, o que acrescentei foi um regulador de tensão para estabilizar a saída de 12v, os circuitos são:
- Transformador +12v+12v , I=1.5A (transformador de +12v+12v pois você escolheu um com tap central, sem tap central pode ser um transformador de +12v simples, só que ao invés de dois diodos na ponte retificadora ficariam 4 diodos, mas isso não vem ao caso +12v+12v e pronto).
- LM317T (Regulador de tensão ajustável de 1.5A)
- Resistor R12 e R13 de 1/4w (Resistores comuns para estabelecer a tensão de saída do lm317,os valores dos mesmos estão certos, porém o link mostra uma calculadora http://www.robotizando.com.br/calculadora_lm317.php )
- Capacitor C3 (estabiliza e filtra as possível pequenas varrições na saída do lm317).

   O rele é qualquer um com bobina de 5v com 5 terminais.

   As trilhas são todas da entrada do transformador até a saída de 12v (ou entrada do 7805) e a trilha de 12v que sai da fonte passa pelo rele e vai até a saída da solenoide juntamente o gnd que vai para essa saída.

  Olha esse LM317 vai ficar ligado por pouco tempo uns 2s, talvez não esquente muito, mas se possível coloque um dissipador de calor nele, pode ser um pedaço de alumínio. Se a tensão de entrada for 16v ele tem que baixar para 12v, logo, 4v vai ser perdido em calor sobre uma corrente de 1.5A, essa dissipação de calor será de P=V*I=>P=4*1.5=>P=6W.

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Comprei os componentes adicionais necessários (Exceto o multímetro para testar a solenoide e o transformador de 1,5A)

 

O problema, é que segundo o atendente, me informou que 1k3R não é valor comercial. achei estranho, mas então pretendo comprar um de 100R e colocar em série com o de 1k2R. Há algum problema nisso?

 

Ficaria assim:

2IlGcCU.png

 

 

Quanto a placa, ainda estou tentando bolar um jeito de fazer as ligações.. Creio eu ser a parte mais chata.. 

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Comprei os componentes adicionais necessários (Exceto o multímetro para testar a solenoide e o transformador de 1,5A)

   Ok, não tem problema, porém, um multímetro é um instrumento técnico mais básico para se mexer com eletricidade (afinal ele mede as suas principais grandezas), se você deseja continua mexendo com coisas eletrônica vai precisar de um, até se o circuito da placa que está montando der algum problema que seja impossível ver com os olhos, fica difícil detectar sem um multímetro, mesmo que você não mexa em nada de eletrônica é bom ter um multímetro, por exemplo para saber se tomada é 127/220v, trocar um chuveiro, etc. Pode ser o mais vagabundo que já dá para medir alguma coisa.

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541035394-multimetro-digital-profissional-_JM

 

O problema, é que segundo o atendente, me informou que 1k3R não é valor comercial. achei estranho, mas então pretendo comprar um de 100R e colocar em série com o de 1k2R. Há algum problema nisso?

  Esse valor é comercial sim:

- http://www.soldafria.com.br/resistor-de-1k3-carbono-5-14w-p-142.html

- http://eletricamentefalando.blogspot.com.br/2011/08/valores-comerciais-de-resistores.html

  Mas se não achar, pode colocar o de 100R em série sim, funcionará perfeitamente, aliás você pode trocar esses valores se quiser e só usar aquele link da calculadora do lm317 que passei no ultimo post, a saída dando bem próximo de 12v está bom.

 

Quanto a placa, ainda estou tentando bolar um jeito de fazer as ligações.. Creio eu ser a parte mais chata..

  É essa parte é chata mesmo, tem que ficar reposicionado até dar certo, e ainda demora um tempão para cada autoroute do proteus. Não sei sua experiência, mas a próxima parte chata vai ser fazer a pcb e soldar (tive muito problemas com isso :( ).

 

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Ok, se eu não conseguir bolar a placa até eu comprar o resistor 1,3k, aí eu tento fazer com esse resistor, caso contrário, irei utilizar os dois em série mesmo..

 

E se o transformador for de 1,5A o preço será de 30,00.. precisarei ver se na internet tem modelos mais baratos como os que você passou..

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  É o transformador vai ser caro mesmo, esse é um dos motivos de hoje se usar fonte chaveada, por exemplo:
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545731114-fonte-estabilizada-12v-5a-com-regulador-de-tenso-_JM
  Imagina o preço se a fonte acima não fosse chaveada e usa-se transformador (desconsiderando o fator chinês), mesmo que ela não forneça toda a corrente que fala dar (china, vai saber) é muito mais barato.
  Por isso tinha sugerido desmontar uma fonte igual a de baixo, mesmo não sabendo a qualidade de seu circuito.
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544425780-fonte-12v-2a-bi-volt-automatica-110v-a-220v-para-fita-led-_JM

  O importante é você não desanimar do seu circuito.

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   O 7805 Não precisa, pois a corrente é bem baixa, se pegar o arquivo final que te passei no outro tópico e simular a linha de 5v quando o rele está ligado  tem-se uma corrente de  I=0.088A, o 7805 vai rebaixar 12V para 5V ele terá que dissipar 12-5=7V, com essa corrente a potencia de dissipação será P=V*I=>P=7*0.088=>P=0.616W, com essa dissipação é sossegado.

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Paulo, preciso tirar uma dúvida que pode finalizar meu projeto, gostaria de saber se posso usar tamanho T30 para as demais trilhas? Pois o espaço é o problema das ligações. Vou te passar o circuito, todas as trilhas estão com T40, e algumas com T80 (Aliás, não sei se coloquei as trilhas corretas com T80).

 

 

PCB V3.rar

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