Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a simbologia do Relé 12V DC com 1 contato reversível no proteus?


nick4xd

Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando reproduzir um circuito no proteus.. Achei todos os componentes, mas chega na hora de por o relé, e aparece o problema.

 

O circuito original que estou tentando reproduzir está em anexo, juntamente com o que veio separado..

 

Gostaria de saber qual é esse relay, como posso encontrar no proteus e se vai estar igual ao da foto "Relay no Circuito"

 

Obrigado!auSdit1.jpg

VwDFde7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse símbolo que você destacou na imagem é a bobina do relé, ligada a um diodo de proteção e um led de indicação. O relé inteiro consiste na bobina + os contatos C(comum),NA(normalmente aberto) e NF(normalmente fechado), única diferença é que no teu circuito ele está separado. Você vai achar os relés no proteus da seguinte forma:

27ww078.jpg

 

O da esquerda é o modelo animado da biblioteca do proteus, o da direita é um relé qualquer 12V que também irá funcionar na sua simulação.
Vá na aba Library -> pick parts from library e digite "relay" no campo de procura. Vai aparecer vários modelos de fabricantes diferentes, mais os modelos padrões do proteus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Ambos o diodo e o led são ligados junto ao acionamento da bobina, o diodo e para proteger o circuito, evitando a tensão reversa:
- http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-funcionam-os-reles?showall=&start=4
   Já o led e ligado junto a bobina indicando que o relé está acionado, não faz sentido usar nos contatos dos reles pois ele podem trabalhar com uma tensão diferente do acionamento da bobina, pode ser CA ,ou CC. Sabendo disso liga-se o led no circuito de acionamento do rele não no circuito final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.. Ótimo, resolvido, irei criar outro post para montagem desse mesmo circuito (porém com a imagem completa dele), caso vocês queiram acompanhar:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1066215-como-simular-o-tempo-de-descarga-de-um-capacitor-no-proteus/?p=5839093

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...