Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel core i3 3240 vs Fx 6300


Posts recomendados

Mas os benchmarks em single core são feitos por núcleos individuais, e não por módulos. Ou seja, todos os testes são feitos levando em consideração seis núcleos. Digam o que for, mas é um hexacore e eu nunca, jamais, trocaria o meu por um i3. A grande questão é que núcleo por núcleo a Intel é bem mais forte, mas é uma escolha. Para atividades que usem vários núcleos, como converter planilhas, a AMD é melhor. Faz um tempo eu vi um cara de empresa falar que ele estava convertendo planilhas para PDF, e o FX-8150 convertia bem mais planilhas ao longo do dia do que o outro que ele tinha, o i7-2600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,voce que sabe mais do que eu,veja o que eu achei:

http://www.boadica.com.br/produtos/f1282/118941.html  é uma contradição não é? Uma mobo mais simples com 2600mhz enquanto outras com Chipset 970 não acompanham!

 

Camarada essas mobos são uma confusão geral...para você ter uma ideia tem modelos de MOBO com chip 760 que tem HT5200MT/s... E tem modelos com 4800MT/s e a Gigabyt tem umas com HT4400MT/s....kkkk vai entender isso...

 

 

Bom, do que eu li, parece que só rola o gargalo com overclock, mas não em stock.
 
 
 
No teste acima tem uma placa com chipset 890FX, que pela Wikipedia tem o HT 3.0, que é o mesmo desde o chipset 760G. Talvez por isso eles vendam chipset 760G para os FX.
Todas as placas estão empatadas em stock, mas com over todas as 990 deixam a 890FX para trás, que sequer sai do lugar.

 

 

Bem interessante depois vou dar uma olhada nesses testes....

 

 

Mas os benchmarks em single core são feitos por núcleos individuais, e não por módulos. Ou seja, todos os testes são feitos levando em consideração seis núcleos. Digam o que for, mas é um hexacore e eu nunca, jamais, trocaria o meu por um i3. A grande questão é que núcleo por núcleo a Intel é bem mais forte, mas é uma escolha. Para atividades que usem vários núcleos, como converter planilhas, a AMD é melhor. Faz um tempo eu vi um cara de empresa falar que ele estava convertendo planilhas para PDF, e o FX-8150 convertia bem mais planilhas ao longo do dia do que o outro que ele tinha, o i7-2600.

 

Camarada Contiusa a maneira como eu vejo e entendo os Módulos da AMD que é uma arquitetura totalmente nova e diferente de tudo é mais ou menos assim...de uma olhada nesse linke que eu escrevi nesse tópico...não sei se você vai concordar  :)

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1064317-amd-8350-4-n%C3%BAcleos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX 6300 tem seis núcleos enquanto o I3 4330 tem só dois e mais dois virtuais.É pouco para comparar.Já um I5 sim é pau a pau e quem gosta de fazer over se dá bem com o FX.Sem falar se for editar videos pois os núcleos a mais do FX fazem diferença nessa hora.O reste é só preferência pessoal.Boa sorte!

Se você acha mesmo isso? o FX 6300 tem " 6 núcleos " que n e verdade porde pesquisa arquitetura da amd na verdade são 3 +3 simulados enquanto o fx 4300 tem 2 +2 simulados !

PS: antes de julgar por que o FX 4300 "Quad Core" perde feio pro I5 que é Quad Core de Verdade ? em placas de video toops?

PS 2 : O i5 ganha do FX-8350 em jogos quantos mais um FX 6300 ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,são seis núcleos em três módulos,não são três núcleos físicos e três virtuais,esta é a diferença.Não são núcleos "simulados como nos I3 e I7" são núcleos agregados a outro núcleo físico,concreto,não virtual.Quanto ao desempenho o FX 6300 se iguala sim ao I5 (quatro núcleos),pois a diferença é pouca,não significativa.E eu não disse que o Fx era melhor que o I5 e sim,que é melhor que o I3.Quanto a preferir o FX 4300( com mobo 970) ao I3(com mobo H81) isto é minha opinião pessoal da qual não abro mão.Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fx 6300 não chega nem perto do meu i5 2ª geração em jogos e na maioria das aplicações que dirá contra os de 3ª e 4ª geração ele era pouco superior ao i3 3ª geração mas agora perde para os i3 4ª geração , pior que a amd nao vai lançar nada novo este ano , a amd se empenho na apu e deixo de lado a linha fx , se a amd tivesse lançado o steamroller com cache L3 e 6 núcleos não ficaria para traz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só botar o I3 haswel para renderizar vídeos para ver as aplicações em que ele perde para o Fx6300.Além disso já tem jogo que pede quatro núcleos e até os oito núcleos do FX.Então no todo das aplicações o Fx6300 é muito melhor que o I3 de qualquer geração.E quanto ao I5 mesmo perdendo,perde de pouco e custa bem menos (custo) o que é uma grande vantagem para a maioria das pessoas que querem um PC de qualidade e barato.E quanto a jogos sabemos que o Hyper-treading não faz diferença pra eles,então.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual jogo tem requerimento minimo de 4 núcleos ? eu não vi ainda e bom fazer varias pesquisas e não ir pelo coração . eu so fan boy amd tenho uma 7950 só por que gosto de empresas que tem menos dinheiro mas é fato que a amd fico muito para traz com os últimos lançamentos da intel 

https://www.youtube.com/watch?v=GPkSH_6VNfE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De novo,eu não disse que existe jogos que REQUEREM o MÍNIMO de 4 núcleos,mas que há jogos que se utilizam de quatro núcleos. Mais uma vez repito,em renderização mais núcleos tem maior desempenho.E o seu video confirma o que eu disse,que o Fx6300 perder de pouco para o I5,custando muito menos do que um deles e no mesmo preço de um I3.Além do mais não vi um I5 3330 ou só um Haswell que já é uma geração além do Fx6300.E por fim,eu PREFIRO um FX4300 com mobo 970,do que um I3 4XXX com mobo H81,só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX6300 quebra bem o galho, mas eu iria de i3 4xxx (haswell). O i3 tem núcleo mais rápido mas menor número de núcleos, então ganha em alguns casos e perde em outros, mas o i3 tem placas-mãe mais baratas, não tem problemas de suporte por algumas placas-mãe como ocorre com o FX, além de ter melhores opções de upgrade no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei das qualidades da Intel mas a palavra "preferência" define aquilo que disse acima.E não acho caro uma placa mãe chipset 970.E a comparação foi com o I3(e não com o I5,que é melhor que o FX6300).Quanto a futuros upgrades,não creio que a Intel vá trazer grande coisa e as DDR4 serão pra todo mundo.Os Haswel foram endeusados e só têm 5% a mais do que os Ivy.Eu pago pra ver pra fazer a troca,mas por enquanto não mudo minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu me referia ao i3, não a um i5. E é fato que os chipsets das placas-mãe mais baratas não dão suporte completo ao FX6300 (como mencionado neste tópico) e tais placas costumam não aguentar um FX8xxx e por isso inviabilizam um eventual upgrade.

Quando se olha para o conjunto "placa-mãe + CPU" (em vez de olhar apenas para o CPU), nota-se que a AMD perdeu o custo/benefício, especialmente a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos que prefiro um conjunto 970 com Amd(até um FX4300),são os recursos presentes na mobo.A falta destes recursos na mobo Intel faz com que eu não queira usá-la com um I3,e até mesmo com um I5 (FX6300).Acho uma mobo com 8+2 fases melhor que uma com 4+1 fases, e melhores recursos gerais,como overclock com ajuste automático(Asrock),saída ótica,etc.Este conjunto me faz ficar com o proc. Amd ao invés de pagar uma fortuna para ter os mesmos recursos numa mobo p/ intel.Percebeu? Mesmo com um FX 4300 prefiro mais segurança e estabilidade com recursos do que só um pouco a mais de potência com uma merreca que só dá pro gasto sem mais nada.Esta é a minha questão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas LGA1150 de menos de 200 reais suportam de Celeron até i7/Xeon sem problemas, já as equivalentes AM3+ tem chipsets obsoletos, mal suportam os CPUs FX direito e não aguentam os FX maiores. E se você quiser uma placa Intel melhor, ela não vai custar uma fortuna, vai custar o mesmo que uma placa AMD equivalente. A diferença é que a plataforma AMD exige que você compre placas melhores e mais caras para poder usar os CPUs melhores (FX8xxx e FX9xxx), e isso acaba com o custo/benefício da plataforma. A preocupação excessiva com fases, VRMs, etc, só existe praticamente na plataforma AMD for causa do alto consumo energético dos CPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores Intel,(I5 2400-95W,I5 3570-77W, I5 4670-84W) também não gastam tão pouco assim.E a placa vai custar uma fortuna sim,menos pois só as haswel's é que vêm com sata lll e USB 3.0(1 de cada).Se quiser mais que isso vai ter que gastar sim.têm que comprar uma com chipset Z,o que não é o caso das AMD's pois até uma mobo simples dá pra fazer overclock,mesmo que pequeno.Um over pode prolongar a vida de um PC até o upgrade,mas com Intel só se for desbloqueado e com VGA com suporte pra isso.E por favor,entenda,eu fico com um FX4300 até com uma GA-78LMT-S2P (REV 5.0),do que um I3 com mobo H81,porque PREFIRO o AMD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A B75 dos Ivy Bridge já vem com 1 SATA 6Gbs e 2 USB 3.0 mais o conector interno. Sobre os Haswell, as H81 vem com 2 SATA 6Gbs e USB 3.0. São placas que custam duzentos reais e aceitam praticamente toda a linha desktop da Intel. 

 

Realmente, AMD e custo benefício deixou de ser realidade desde o advento das B75 da Intel. Por que a AMD não fez a mesma coisa? Uma placa-mãe de qualidade, com suporte total para toda a linha, com uma ou duas portas SATA 6gbs e duas USB 3.0 e que custasse 200 reais? Agora o leite já derramou e parece até que o FX vai ser descontinuado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha opinião entre os 2 o fx é bem melhor mais você vai ter q investir em uma refrigeração boa em cara processadores amd sao otimos mais esquenta muito mais com um gabinete bem refrigerado você n tera problema e ainda você pode pegar um water cooler pois esse fx ai é mais em conta com a economia da pra comprar um water valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito pelo preço do FX 6300+ MB de qualidade , sai mais em conta um i3 4ª geração com um MB Chipset H81 que ja daria conta do recado .

PS-esqueça essa historia de FX 6300 = 6 Cores , que não é bem assim não. E UM POUCO difícil DE EXPLICAR

PS 2- O resultados motras que o i3 QUARTA GERAÇÃO PODE SIM SUPERAR O FX NO JOGOS . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for descontinuado,aí sim vai ser uma podre comprar AMD,pelo menos os FX.Mas será que a AMD não vai lançar outro modelo?Acho meio difícil eles abandonarem o mercado de CPU's.(não APU's).Digo isso porque não faz sentido algum lançar placas de vídeos e abandonar os processadores.Mas ainda que os FX fiquem pau-a-pau com os Intel,no preço,eu ainda prefiro um Fx6300 com 970.Mas aí é questão de gosto,né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for descontinuado,aí sim vai ser uma podre comprar AMD,pelo menos os FX.Mas será que a AMD não vai lançar outro modelo?Acho meio difícil eles abandonarem o mercado de CPU's.(não APU's).Digo isso porque não faz sentido algum lançar placas de vídeos e abandonar os processadores.Mas ainda que os FX fiquem pau-a-pau com os Intel,no preço,eu ainda prefiro um Fx6300 com 970.Mas aí é questão de gosto,né?

 

Concordo com o perfeitoestranho. Acho difícil eles descontinuarem os Fx, como foi citado não faz sentido parar uma série que da pal a pal com a Intel, visto que a APU da AMD é muito fraco comparado com os core I3,I5,I7... Enfim já que comprei o FX 6300 agora só falta uma mobo descente que não dê problemas( estou pensando nesta daqui https://www.fgtec.com.br/produto/placa-mãe-asrock-970-pro3-r20-am3/amd-am3/3894 o que vocês acham ?) mais o conjuto de refrigeração, qual me indicaria nesta ocasião ?

 

Muito obrigado pela ajuda, :D

 

Edit.Obs; Sem ser watercoolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o perfeitoestranho. Acho difícil eles descontinuarem os Fx, como foi citado não faz sentido parar uma série que da pal a pal com a Intel, visto que a APU da AMD é muito fraco comparado com os core I3,I5,I7... Enfim já que comprei o FX 6300 agora só falta uma mobo descente que não dê problemas( estou pensando nesta daqui https://www.fgtec.com.br/produto/placa-mãe-asrock-970-pro3-r20-am3/amd-am3/3894 o que vocês acham ?) mais o conjuto de refrigeração, qual me indicaria nesta ocasião ?

 

Muito obrigado pela ajuda, :D

 

Edit.Obs; Sem ser watercoolers.

não

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=8593&cat=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o perfeitoestranho. Acho difícil eles descontinuarem os Fx, como foi citado não faz sentido parar uma série que da pal a pal com a Intel, visto que a APU da AMD é muito fraco comparado com os core I3,I5,I7... Enfim já que comprei o FX 6300 agora só falta uma mobo descente que não dê problemas( estou pensando nesta daqui https://www.fgtec.com.br/produto/placa-mãe-asrock-970-pro3-r20-am3/amd-am3/3894 o que vocês acham ?) mais o conjuto de refrigeração, qual me indicaria nesta ocasião ?

 

Muito obrigado pela ajuda, :D

 

Edit.Obs; Sem ser watercoolers.

 

Cara, essa aí não tem nem dissipador no VRM. Compre esta aqui que está mais barata e é melhor: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte/gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

 

Ou então esta aqui, que é a versão anterior (está mais barata ainda): https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte/gigabyte-ga-970a-d3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx.html. Mas tem que confirmar com eles se é a rev3.0, porque a primeira foto não é, já que não tem dissipador no VRM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa aí não tem nem dissipador no VRM. Compre esta aqui que está mais barata e é melhor: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte/gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

 

Ou então esta aqui, que é a versão anterior (está mais barata ainda): https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/gigabyte/gigabyte-ga-970a-d3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx.html. Mas tem que confirmar com eles se é a rev3.0, porque a primeira foto não é, já que não tem dissipador no VRM.

A primeira placa mãe que você citou tem dissipador no VRM, certo ? Se tiver já vou comprar.. Obrigado mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem pode te dar mais informações é o Contiusa e o cabelo 75(parece que o Cabelo utiliza esta placa).Vendo lá no site a ficha técnica da mobo ,diz que ela tem 4+1 fases.Algumas Gigabytes tem mais fases e são estas que valem mais a pena,pois o preço é quase igual.Os modelos que achei no site são: Ga-970-UD3P / GA-970-UD3 /GA870UD3P(rev 3.1) e GA-890FXA-UD5 (rev 3.1) todas com 8+2 fases.Essa que voce listou só te 4+1 fase.Eu procuraria uma melhor.boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira placa mãe que você citou tem dissipador no VRM, certo ? Se tiver já vou comprar.. Obrigado mesmo !

 

As duas têm, mas a primeira é melhor, pois o VRM é digital.

Quem pode te dar mais informações é o Contiusa e o cabelo 75(parece que o Cabelo utiliza esta placa).Vendo lá no site a ficha técnica da mobo ,diz que ela tem 4+1 fases.Algumas Gigabytes tem mais fases e são estas que valem mais a pena,pois o preço é quase igual.Os modelos que achei no site são: Ga-970-UD3P / GA-970-UD3 /GA870UD3P(rev 3.1) e GA-890FXA-UD5 (rev 3.1) todas com 8+2 fases.Essa que voce listou só te 4+1 fase.Eu procuraria uma melhor.boa sorte!

 

As duas primeiras também são 4+2 fases (ou 4+1, não me lembro). A GA870UD3P(rev 3.1) é antiga e não dá suporte para o Vishera (FX-6300/FX-8350) e também não tem dissipador no VRM. A última não dá suporte para o FX (soquete branco), pois ela é bem antiga.

 

Só tem essas duas que eu indiquei ou então as UD3 e UD5 970 e 990 (mais indicado para over). Se for procurar da ASUS aí já começa a pesar no bolso.

 

Acho que é isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...