Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel core i3 3240 vs Fx 6300


Posts recomendados

E ai galerinha CDH, beleza ?

 

Pois bem, estava dando uma pesquisada na net, só que não achei nenhuma comparação descente de intel core i3 3240 vs fx 6300. Estou querendo montar um pc decente para jogos, que não necessite de upgrade dentro de 1 ano e meio e não seja muito caro.Vou montando aos poucos com uma Gtx 660 (ou outra placa Amd semelhante com um custo/beneficio melhor hehehe). Então qual processador indicaria para eu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o FX-6300 (95W) não tem necessidade de uma placa-mãe mais parruda, mas as placas-mãe de AMD mais baratas pecam em vários quesitos, como a falta de dissipador no VRM (para fazer um bom over ou esquentar menos) e especialmente SATA 6gb/s. Se você não se incomoda com isso e não vai fazer um update para um processador de 125W, pode comprar uma mais barata. Outra coisa é que só a partir do chipset 970 eles vão ser nativos dos FX. Abaixo do 970 são gambiarras que a AMD fez com revisões das placas-mãe, de trocar o soquete de placas-mãe antigas e colocar o soquete AM3+. Eu não pesquisei a respeito, então eu não sei se existe algum problema com essas adaptações.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então compensa mais custo beneficio os processadores da AMD ao invés da Intel, pelo que vi os preços salgados. Estou querendo comprar um processador que dure pelo menos um ano e meio sem a necessidade de fazer upgrade nele. Tem alguma previsão da AMD lançar novos processadores e continuar com o mesmo soquete ? Muito obrigado pelo esclarecimento !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX 6300 tem seis núcleos enquanto o I3 4330 tem só dois e mais dois virtuais.É pouco para comparar.Já um I5 sim é pau a pau e quem gosta de fazer over se dá bem com o FX.Sem falar se for editar videos pois os núcleos a mais do FX fazem diferença nessa hora.O reste é só preferência pessoal.Boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido os inúmeros problemas que leio sobre FX + MOBO com Chip 760 eu não aconselho d jeito nenhum...quer um FX6300? Tranquilo mas pegue uma MOBO com no minimo um Chip 970...isso evita dores de cabeça futura...

 

No site X-bit Labs tem uns comparativos com i3 e FX...se queser pode dar uma olhada!

 

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i3-4340-4330-4130_5.html#sect0

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido os inúmeros problemas que leio sobre FX + MOBO com Chip 760 eu não aconselho d jeito nenhum...quer um FX6300? Tranquilo mas pegue uma MOBO com no minimo um Chip 970...isso evita dores de cabeça futura...

 

No site X-bit Labs tem uns comparativos com i3 e FX...se queser pode dar uma olhada!

 

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i3-4340-4330-4130_5.html#sect0

 

Caramba, eu fui olhar e todas as placas-mãe marcadas como "78" (as placas baratas) tem esse chipset 760G (feito em 2009!). Já dá até para entrar em fila de idodos  :) A AMD vacila demais. Até o meu computador velho de 2010 tinha chipset 890.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu fui olhar e todas as placas-mãe marcadas como "78" (as placas baratas) tem esse chipset 760G (feito em 2009!). Já dá até para entrar em fila de idodos  :) A AMD vacila demais. Até o meu computador velho de 2010 tinha chipset 890.

 

Bem por ai mesmo camarada...Até o HT dessas MOBO não são compatíveis com a velocidade nativa dos FX, ou seja ja esta colocando uma MOBO que limita o FX por esse quesito, e os CPU daquela época trabalhavam em frequências bem menores do que as de hoje, FX6300 por exemplo trabalha com clock de 4.1GHz em turbo core, imagina um FX6300 + uma VGA boa tipo GTX760 rodando jogos pesados o quanto o VRM dessa mobo iria ser exigido...e a maioria dessas MOBO tem VRM bem simples tipo 3+1 fases ou no máximo 4+1 e a maioria sem dissipador, VRM quando muito exigidos nesses casos atingem temperaturas extremamente altas, ocasionando instabilidade ou perda de desempenho.

 

Sinceramente entre um FX6300 + MOBO com Chip 760 eu sou muito mais i3 4130 + Mobo H81 ou B85 para usar com VGA Midle End... :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem por ai mesmo camarada...Até o HT dessas MOBO não são compatíveis com a velocidade nativa dos FX, ou seja ja esta colocando uma MOBO que limita o FX por esse quesito, e os CPU daquela época trabalhavam em frequências bem menores do que as de hoje, FX6300 por exemplo trabalha com clock de 4.1GHz em turbo core, imagina um FX6300 + uma VGA boa tipo GTX760 rodando jogos pesados o quanto o VRM dessa mobo iria ser exigido...e a maioria dessas MOBO tem VRM bem simples tipo 3+1 fases ou no máximo 4+1 e a maioria sem dissipador, VRM quando muito exigidos nesses casos atingem temperaturas extremamente altas, ocasionando instabilidade ou perda de desempenho.

 

Sinceramente entre um FX6300 + MOBO com Chip 760 eu sou muito mais i3 4130 + Mobo H81 ou B85 para usar com VGA Midle End... :D

 

Eles deveriam ter entrado em acordo com as fabricantes de placa-mãe e lançado um chipset nativo para o Vishera (revisão do Buldozer, sei lá), com uma opção de modelo de entrada com duas ou três portas USB 3.0 e uma ou duas SATA 6gb/s (como tem para a Intel). Essas placas-mãe 78 não deveriam estar à venda. Isso chega a ser desonesto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador por processador,eu prefiro o FX,mesmo porque o preço do I3 é bem salgado.E um combo com intel pode ser mais seguro,mas não é melhor,segundo a minha opinião.Vale mais a pena investir numa mobo com 970 do que optar pelo I3 com dois núcleos.Até mesmo o FX 4300 com mobo 970 ainda acho melhor que o I3,mesmo com desempenho melhor,pois a mobo tem mais recursos que uma H81,inclusive o vrm.Mas é só opinião.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles deveriam ter entrado em acordo com as fabricantes de placa-mãe e lançado um chipset nativo para o Vishera (revisão do Buldozer, sei lá), com uma opção de modelo de entrada com duas ou três portas USB 3.0 e uma ou duas SATA 6gb/s (como tem para a Intel). Essas placas-mãe 78 não deveriam estar à venda. Isso chega a ser desonesto.

 

Com certeza!...E para mim sinceramente único chip de MOBO AM3+ que se pode dizer esse é 100% FX é os Chip 990...pois os chip 970 praticamente todos tem velocidade de HT inferior a própria velocidade nativa do FX...FX trabalha com Hyper Transport de 5200MT/s sendo que o Chip 970 vem provido de fabrica com apenas 4800MT/s...

 

Eu só queria por DEUS entender o por que a AMD lança uma MOBO para os FX com chip atualizado sendo que a mesma não da suporte a uma velocidade nativa do CPU??? Isso eu queria entender!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza!...E para mim sinceramente único chip de MOBO AM3+ que se pode dizer esse é 100% FX é os Chip 990...pois os chip 970 praticamente todos tem velocidade de HT inferior a própria velocidade nativa do FX...FX trabalha com Hyper Transport de 5200MT/s sendo que o Chip 970 vem provido de fabrica com apenas 4800MT/s...

 

Eu só queria por DEUS entender o por que a AMD lança uma MOBO para os FX com chip atualizado sendo que a mesma não da suporte a uma velocidade nativa do CPU??? Isso eu queria entender!!!!!

 

Eu dei uma lida e parece que o HT é um bus, como o memory bus das placas de vídeo que na maior parte das vezes não é usado 100%. A questão é saber se placas-mãe com bus de 2400Mhz dão gargalo ou não. NO CDH tem um artigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-o-Barramento-HyperTransport/522/1

Rodrigo,voce que sabe mais do que eu,veja o que eu achei:

http://www.boadica.com.br/produtos/f1282/118941.html  é uma contradição não é? Uma mobo mais simples com 2600mhz enquanto outras com Chipset 970 não acompanham!

 

Ou vou tentar descobrir se o HT bus dá gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, do que eu li, parece que só rola o gargalo com overclock, mas não em stock.

 


 


 

No teste acima tem uma placa com chipset 890FX, que pela Wikipedia tem o HT 3.0, que é o mesmo desde o chipset 760G. Talvez por isso eles vendam chipset 760G para os FX.

Todas as placas estão empatadas em stock, mas com over todas as 990 deixam a 890FX para trás, que sequer sai do lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu recomendo o i3 com certeza desempenho melhor PELO MENOS NA 4ª GERAÇÃO , e corrigindo você's ;o fx 6300 não E SIX-CORE  e so marketing, na verdade são um módulos que se divedem em 2 ou seja  são de nfrequencias diferentes entre os núcleos , resumindo núcleos fisicos nativos pra você's terem ideia o FX- 8350 e Quad-Core quanto mais o e 6300 ou 4300 que são na verdade 3 Cores + 3 vamos dizer simulados podem pesquisa a arquitetura da amd, e ver que estou falando a verdade o FX-6300 nem se compara ao i5 que vencer ate o 8350 em jogos . 

PS- NÃO SOU FAN boyDE INTEL ATÉ UM TEMPO atrás GOSTAVA MUITO DA AMD AO DESCOBRIR ESSA ARQUITETURA MIN SENTIR TRAíDO .

PS- SE FAÇAM UM PERGUNTA ANTES DE JULGAR ISSO TUDO SE O FX- 4300 " É QUAD CORE" POR QUE ELE  E BEM PIOR QUE O I5 (quad core fato) ? EM PLACAS TOP'S? SE O núcleos SIMULADOS NÃO Fazem diferença NOS JOGOS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...