Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre a BIOS


Wesley.Silva25

Posts recomendados

Tenho a seguinte dúvida: Se a BIOS fica localizada em uma memória ROM (Memória Somente Leitura) como posso atualizá-la?

 

Está memória não deveria permitir somente a leitura? E não a alteração dos dados contidos nela, como por exemplo uma mídia de CD, no caso dos CD-ROM não é permitido a alteração dos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"O tipo mais usado atualmente é a Flash-ROM (ou Flash-BIOS) que pode sofrer modificações, ou seja, atualizações, por um software especial desenvolvido geralmente pelo fabricante. Um tipo de ROM utilizado em computadores mais antigos é o EPROM (Erasable Programmable ROM), que precisa de equipamentos especiais para reescrita de dados."

 

Ou seja, as flash-ROM permitem modificação, como o pendrive, que também é uma memória flash. Não pode ser RAM, pois sua velocidade é bem inferior a esse tipo de memória.

 

http://www.infowester.com/tutatualbios.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/ROM

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash

http://pt.wikipedia.org/wiki/RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, que é possível de se atualizar eu já sabia, a minha dúvida é estritamente em relação ao termo usado, porque se o termo ROM significa Read Only Memory ou Memória Somente Leitura, a escrita, ou seja, a alteração desses dados não deveria ser possível, portanto uma atualização já tiraria este dispositivo do conceito de memória somente leitura, ou estou enganado, o que eu gostaria de saber é se em algum momento da história da Informática essa memória onde fica salvo o BIOS foi realmente somente leitura, não dando a possibilidade de atualização, pra saber a origem do nome, porque pode ser que não tenha sido alterado o nome anterior, mas as possibilidades sim, podem ter sido alteradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que entendo o nome ROM vem do passado mesmo. Como para fazer uma memória ter capacidade de ser gravada e lida em curto espaço de tempo demandava custo energético, escolhiam-se ROM para gravar as informações que podiam ser apenas lidas. Assim, eu "economizava" energia para outras funções. Por exemplo, é possível fazer BIOS com RAM, carregando ela na memória, mas se você desligar precisa fazer todo um processo para carregar novamente. Se você sabe que essas informações básicas mudam pouco, carrega-se em uma ROM que não precisa de alimentação para manter as informações.

 

Enfim, o nome é por causa do conceito em relação a outros componentes, ou ao todo. Toda ROM permite gravação, senão não teria conteúdo a ser lido, mas ela não oferece estas operações de gravação frequentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...