Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza do interior do receiver do Home Theater para resolver problemas nas caixas de som


Posts recomendados

Olá,

Minhas caixas de som do meu Home Theater estão chiando. O problema acontece quando vou regular o volume do som. Conforme giro o regulador de volume, as caixas emitem um chiado, e algumas ficam mudas enquanto em outras o som continua saindo. Então, vou regulando o volume, girando o regulador até que as caixas do aparelho emitam som. Parece ser mal contato... Tentei limpar o interior do receiver pensando ser poeira a causa do problema e de fato o interior do aparelho está empoeirado, mas tive receio de receber uma descarga elétrica, mesmo com o aparelho e o computador desligados da tomada. A limpeza seria com pincel/trincha. Devo fazer isso ou realmente corro o risco de receber uma descarga elétrica? Isso resolveria o problema do chiado no som?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Com o home desconectado da tomada e do PC, você não corre risco de choques elétricos não, fique tranquilo!

 

Essa anomalia não é provocada por poeira na placa do home, isso pose ser resolvido com uma limpeza do próprio potenciômetro de volume dele.

Compre em uma loja de componentes eletrônicos, um tubo de spray chamado "limpa contatos"

Foto:

 

contacmatic-spray-limpa-contato-autobell

 

Existem várias marcas deles no mercado, qualquer uma te servirá... (Cuidado, Não é o mesmo que "desingripante" ou lubrificante!).

De posse desse limpa contatos, abra o aparelho e direcione o jato do limpa contatos para dentro do potenciômetro, eles possuem uma abertura no lado dos pinos dele, as figuras anexas ilustram isso...

 

post-442138-0-20917500-1394154316_thumb.

post-442138-0-56529200-1394154330_thumb.

post-442138-0-54901900-1394154343_thumb.

 

Você não precisa remover o potenciômetro para fazer a limpeza, basta usar o "canudinho" que vem junto com o tubo e jogar o liquido na abertura do potenciômetro. (se precisar, curve a ponta do canudinho de forma que você consiga jogar o limpa contatos dentro do Pot...).

Um último detalhe é, enquanto você joga o liquido para dentro do Pot..., mova ele do início ao fim do curso dele, (aumente e diminua o volume), com esse movimento você garante uma completa limpeza do cursor do potenciômetro, e garante mais ums anos de vida para ele!...

 

Qualquer dúvida, é só postar!...

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, muito obrigado pela dica. Vou seguir esses passos! Qualquer outro probleminha, eu posto aqui. Só uma dúvida: eu devo mover o potenciômetro uma única vez ou várias? E devo aplicar o limpa-contatos somente no potenciômetro máster (o principal) ou em todos os outros (frontal, traseiro, baixo, central)?

 

E o que provoca essa anomalia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

O meu Home theatre System DAV- TZ200, está com um problema parecido, porém as vezes ele está tocando uma música normalmente, do nada ele para de sair o áudio, tento regular o volume, mas ele só fica  chiando, e algumas caixas tocam e outras não. O que pode ser? Seria algo muito sério?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...