Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

delphi7 - quantidade retirada por mês. não consigo efetuar o calculo final


Haroldo77

Posts recomendados

boa noite galera estou iniciando na programação, estou criando um pequeno programa aqui no delphi7 e me deparei com algo que não consegui resolver. 

 

esse é o programa calcular quantos xerox tirei em um mês e existem 4 valores diferentes dependendo da quantidade retirada por mês.

não consigo efetuar o calculo final. 

procedure Tfrmxerox.btncalcularClick(Sender: TObject);vara,b,c,d,total,valor,pagar:real;begina:=strtofloat(edt1semana.Text);b:=strtofloat(edt2semana.Text);c:=strtofloat(edt3semana.Text);d:=strtofloat(edt4semana.Text);total:=(a+b+c+d);edttotal.text:=floattostr(total);edtvalor.text:=floattostr(valor); pagar:=(total*valor); edtpagar.text:=floattostr(pagar);beginif (total<= 50) then     edtvalor.text:='0,10';     end;begin    if (total>=51) and (total<=100) then    edtvalor.Text:='0,08';    end;     begin     if (total>=101) and (total<=150) then     edtvalor.Text:='0.06';     end;     begin     if (total>=151) then     edtvalor.Text:='0.05';  end;
 

post-716118-0-05048600-1393975981_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não coloque begin antes de cada IF.

 

O begin é necessário quando a instrução dentro do If é maior que uma linha e no início da procedure.

 

Por exemplo:

If 10 > 2 then begin    //< begin é adicionado aqui depois do then caso precisa executar mais de uma linha de código;//aqui poderá ser adicionado diversas instruções e executadas se o resultado for verdadeiro.end;     //< Coloca-se um end sem ponto e vírgula aqui para encerrar  as instruções.

Faça alterações e vê se resolve...

 

Boa Sorte!

 

Bye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

New nerd valeu pela força aí mas ainda não funciona vou me explicar melhor,

da maneira que está montado o programa ta funcionando belezinha só que eu não consigo pegar o valor que eu consigo nos campos das edt###.text das linhas 33,39,46,53.

e efetuar uma conta com eles para assim conseguir o valor do campo "total a pagar" ta saindo um valor aqui só que eu não tenho ideia de onde eu estou conseguindo ele mas o valor é errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o código com correções para funcionar da forma que você precisa:  (Pelo que entendi é isso)

procedure Tfrmxerox.btncalcularClick(Sender: TObject);vara,b,c,d,total,valor,pagar : real;begina:=strtofloat(edt1semana.Text);b:=strtofloat(edt2semana.Text);c:=strtofloat(edt3semana.Text);d:=strtofloat(edt4semana.Text);total:=(a+b+c+d);edttotal.text:=floattostr(total);if (total<= 50) thenedtValor.text := '0,10';if (total >= 51) and (total <= 100) thenedtValor.Text := '0,08';if (total>=101) and (total<=150) thenedtValor.Text := '0,06';if (total>=151) thenedtValor.Text := '0,05';valor := strtofloat(edtvalor.text);pagar := total * valor;edtpagar.text:=floattostr(pagar);end;end.

Vê ai se te ajuda se não for o que você quer diga-me.

Qualquer dúvida diz ai.

 

Bons Estudos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!