Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock "FX6300 + M5A97 LE R2.0" = 4GHz


GabrielH

Posts recomendados

Fala galera, editei o topico, agora ja estou com as pecas, preocupado e feliz ao mesmo tempo, pois consegui meus 4GHz fixos!

 

 

config:

 

FX6300

M5A97 LE R2.0

Hyper T4

TX550M

 

Demais:

 

2x 8GB G.Skill Sniper 1866MHz CL-10

PNY GTX 660 (referencia)

HD 1TB Seagate

 

e por fim, 5x fan e uma controladora Mesh e um Tempest 410, ambos NZXT.

 

 

a minha duvida é, esta seguro esses 4GHz?

 

sG4oZ4Q.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente não creio que valha a pena, pois vai subir minimamente o desempenho, e corre o risco de queimar por superaquecimento afinal amd é tenso.

abração

 

pode crer! então, queria fazer igual carro turbo de rua!

 

sabe, dar aquele forca extra porém manter como se fosse original! (de 100cv para 180vc...) no caso, 3,5 para 4,2 maximo..

 

se q 4ghz ira danificar?

 

que eu nao estou isento disto eu sei! :D

 

 

abraços!

 

 

 

editando

 

o duro é que posso perde-lo, kkkkkkkkkk o vida margurada.

 

 

sera que para aprender é vantajoso fazer em um athlon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça o oc pela bios e mais seguro. Os fxs nao carecem de muito vcore pelo que lembro. Acho que você consegue os 4.0 ghz so aumentando o multiplicador. Se ficar instvel suba um pouquinho o vcore. Nao sei qual o vcore stock. Arrume um bom cooler pois e essencial junto com uma boa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o oc pela bios e mais seguro. Os fxs nao carecem de muito vcore pelo que lembro. Acho que você consegue os 4.0 ghz so aumentando o multiplicador. Se ficar instvel suba um pouquinho o vcore. Nao sei qual o vcore stock. Arrume um bom cooler pois e essencial junto com uma boa fonte.

então, uns fizeram isso, so pelo multiplicador, em caso de coisa aqui e ali, mecha na tensão, sera que meu CB original nao da conta dos 4ghz?

 

 

@ em um athlon só vai ehehheh :D arruma um belo cooler , então o risco não compensa o ganho, a uns 10 anos atras valeria a pena, mas hj no way

to pensando em testar nesse athlon mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkk vai que... rsrsrs

 

o duro que ele funciona como PC secundario, e nao quero queima-lo...

 

 

e troco tenso! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Atlhon? qual o modelo? o meu Sempron 145 sobe até 3.7GHz com Vcore stock (1,35V) em single-core ou desbloqueado para Atlhon II x2 4450e. Usei ele assim por mais de ano sem nenhum problema de tela azul/preta...Só fiquei limitado pela mobo mesmo, ela não dava opção de aumento de Vcore, mas sei que com uns 1,40Vcore ele deve passar dos 4.0GHz.

 

Cooler-box? Vish man, deve segurar no limite dos 60ºC...não recomendo usar, só em dias frios, ou se tiver ar-condicionando no lugar aonde fica o pc.

 

Aqui: estou em 17 e 40 no ranking:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/711742-ranking-de-overclock-em-processadores/?hl=%20sempron%20%20apolobrz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entoa voce manja? kk

 

 

 

meus parabens, gostaria de saber se tem segredo?

 

 

pois considerando que necessita de cooler (mais topzinho)

 

vou deixar para mais tarde  e ir estudando por hora!

 

 

nao tenho grana para gastar com PC ate depois de maio :(

 

 

ou seja, fica difícil!

 

 

 

mas serio, voce acha valido subir para 4GHz?

 

pouco demais?

 

como disse, quero um aumento porém nao a ponto de ferrar com meu CPU.

 

grana nao vem do ceu, nem conehcimento! kkkk

 

 

garto

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entoa voce manja? kk

 

 

 

meus parabens, gostaria de saber se tem segredo?

 

 

pois considerando que necessita de cooler (mais topzinho)

 

vou deixar para mais tarde  e ir estudando por hora!

 

 

nao tenho grana para gastar com PC ate depois de maio :(

 

 

ou seja, fica difícil!

 

 

 

mas serio, voce acha valido subir para 4GHz?

 

pouco demais?

 

como disse, quero um aumento porém nao a ponto de ferrar com meu CPU.

 

grana nao vem do ceu, nem conehcimento! kkkk

 

 

garto

 

abraços.

Manjo nada...esse eu tava aprendendo...ate porque na epoca eu tinha um Phenom II x4 965 BE, e estava querendo aprender primeiro para poder mexer nele, mas acabou que nem cheguei a mexer com OC nele. Mas aprendi alguma coisa hehehehe.

 

Broder segredo, nao tem muito, mas ler um bocado e sempre bom, eu fiquei limitado nesse conjunto pela placa-mãe, ela era de entrada mesmo, sem muitas opções na bios, se tivesse como aumentar o Vcore, acho que ele pegava ate mais do que 4.0GHz...mas para uso diario serio uma boa marca.

 

Mas voce pretende um OC no seu FX nao? 4.0 GHz e bom para o uso diario, ate porque o turbo-core (ou algo assim da AMD) e isso ne?

 

voce tem uma GTX 650, mas vai pegar uma 760, nesse caso, faça o OC quando mudar de VGA...talvez nem seja necessario faze-lo.

 

No mais, recomendo ler bastante sobre antes de se aventurar. Aqui nesse fórum tem esse tópico específico sobre OC nos AMD's:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/overclocks/247233-amd-phenom-e-fx-guia-do-overclock-tweaks-pics.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara voce me convenceu a ler mais, na verdade ja ando lendo, porém agora mais que nunca!

 

andei pesquisando so o Buassali, kkk

 

aparentemente ele manja pouco, rsrsrs...

 

 

 

voltando ao quesito up/grana

 

ta duro, porque como disse so depois de maio pra la, pois nesse mes vou comecar minha CNH, ai fica mais difícil.

considerando que preciso de algumas pecas melhores, nao vou fazer OC agora.

sim, nem que for fim do ano, mas eu pego pelo menos uma 760 ^^ (juntos com outro equipamentos)

 

mas eu acho que é isso, vou suar o meu, (sim ele tem o turbo) e ver no que da.

 

como disse, 4GHz estaria bom, tanto para aprender e para meu uso diario, pois nao sou so eu que uso o PC...

 

:D

 

abraços

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dando aquela aticada! kkkk

 

 

lendo o manual vi que sao opções para OVER, no caso do twaquer!

 

 

valeu!

 

lembrando que aparentemente nao suprota OC em memorias, pelo menos nao abaixo de 1866...

 

e ainda suporta 4 Cross fire, isso seria basicamente duas 79990?

 

por ser considerada duas placas?

 

estilo GTX 690?

 

credo, que duvidas! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo as perguntas básicas,

 

  1. Vale a pena essa audácia?

Com certeza vale,

mas como se trata de uma CPU AMD, verifique o consumo de energia em sua conta nos meses posteriores

 

     2.  Vou sentir real diferença nesse 0,5GHz de ganho?

Com certeza vai,

principalmente em renderização de imagem e filmes e em gamer. Devido ao “possível” fim do gargalo do par de processamento CPU-GPU

 

     3.   Meu CPU+MB vão danificar ou ter problemas?

Danificar improvável. Mas tudo é possível a quem crer.   rsrsrs

Ter problemas, vai ter com certeza. Pois o Cooler box provavelmente não vai suporta a demanda de temperatura por muito tempo. Haverá significativo ganho de temperatura na CPU, nos chipsets e nos pentes de memória.

 

     4.   Olhei que poderia ser feito pelo programa da AMD: AMD OverDriver.

Prefiro fazer OverClock pela BIOS , sempre faço as primeiras investidas via software. Pois se travar, na reiniciarão volta tudo ao padrão anterior.

Já fiz tanta *****, que agora quando passo perto no banheiro já levo o papel higiênico comigo. Rsrsrs

 

Segue os programas que uso inicialmente para fazer e testar os OverClock

AMD OverDrive; PowerupTuner; ET6 ( vem junto com o CD da placa Mãe GIGABYTE verifique se o fabricante da sua placa também disponibiliza um especifico ).

 

Para monitoramento do OverClock

            CPUID CPU-Z; OpenHardwareMonitor; Procexp

 

Para BenchMark

3DMark11; 3DMark; CineBench; TessMark

 

     5.  Se não tiver CrossFire com OverClock na GPU sua fonte segura tranquilamente, uma olha neste link: http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

 

     

     6. UMA GRANDE SUGESTÃO:

          Antes de investir em equipamentos para estabilizar o OverClock, compre um SSD instale nele o sistema operacional vai valer muito mais do que o ganho de 0,5 Ghz

          Dar-se-a a impressão que a sua maquina é outra

 

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como mandar o modelo e a descrição dos pentes com exatidão e quais são as latências, latência SPD, tensão de trabalho e quem é o fabricante chip da memória?

NOTA: O fabricante do chip das memorias so vem escrito na própria memoria. Normalmente a MarkVision, Corsair, Kingston são meramente montadoras do pente. Elas compram o chip de um fabricante e elaboram o promt para memoria.

 

Referente ao dissipador de uma olha neste link:

http://www.mymax.ind.br/produtos/frost/cooler-memoria?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=193&category_id=63

 

 

Minha sugestão.

Se for gastar, ainda acho melhor investir em uma SSD

 

 

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

então, atualizando, nao vi a fabricante dos chips, mas enfim!

 

 

estou pensando em fazer esse UP aqui: (link: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1056904-pc-uso-geraljogosoc-upgrades-d/#entry5851607)

 

NZXT Tempest 210

GTX PNY 660

2x 4GB G.Skill Sniper

 

 

ai depois eu pego o resto de uma so vez.

 

Mouse e Pad + Teclado CM Storm

HeadSet Logitech

NZXT T20 (para overclock)

Controladoras NZXT (estou avaliando)

 

 

ja considerei uma controladoras de fan 5x cooler.. e aproveitar um nzxt para o air cooler, ligados direto na MB... para controlar pela Bios.

 

 

so tem uma coisa me impedindo de pegar as RAM com dissipa + Air Cooler, saber se a fonte TX550 (corsair 550w 80 plus bronze) da conta de pelo menos 4ghz... que é minha meta para comecar!

 

 

pois o que quero sao a 660 + gabinete + 8gb... todavia esses 8gb seriam da corsair ou gskil sem dissipa, ja se o OC servir, pretendo sim pegar uma Gskill para facilitar e talvez subir oc nela tambem (considerando que ambos terao de subir juntos).

 

 

 

 

to confuso!

 

 

**Edit

 

vale a pena gastar nas ram com dissipa e air cooler ou nao? pois por mim eu uparia o basico, gabinete, 8gb das verdinhas mesmo e a 660... claro, os  perifericos e uma controladoras simples ou ate caseira, mas e ai?

 

nao quero gastar em algo que ira gerar problemas!

 

 

ai serai assim:

 

2x 4GB Corsair Value Select 1600MHz

PNY GTX 660

NZXT Tempest 210

 

+ perifericos CM Storm

+Controladoras de Fan simples 4x saidas

 

(Sem OC)

 

 

(Com OC)

 

2x 4GB G.Skill RipJawX ou Sniper 1600MHz

PNY GTX 660

Nzxt Tempest 210

Nzxt T20 (Air Cooler 2x Fan's NZXT + 5x no gabinete)

Nzxt Digital 5x canais

 

+Perifericos CM Storm

+pasta Termica IC

 

 

 

lembrando, quanto menos melhor e nao quero nada no ULTRA, quero apenas jogar de boa, isso eu to ligado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns,  gostei da maquina que montou.

Só esta faltando uma coisa, cadê o SSD?

 

Referente à memória, você pode aumentar o desempenho dela fazendo OverClock de memoria sem mexer no vcore. Da para ganhar uns 2,5% a mais. ( sem risco )

 

Só não esquecer que este negocio de montar um "upgrade" na maquina e fazer OverClock é viciante, haja dinheiro. Rsrsrs

 

Gostei das fotos do link do outro tópico, ficou bonito.

 

 

Um Grande Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, fico uma maquina simples e eficaz! :D (fotos rsrsrs)

 

quero fazer esse UP (vga e memoria) para segurar anos, ja que o PC é dos meus pais... ate comprar o meu da para tirar proveito! (trabalho e facul = alguns anos juntos)

 

 

quanto ao clock das RAM, pretendo sim subir para uns 1866 pelo menos, so nao lembro quanto o CPU+MB suporta...

 

 

sim, vicia e se torna algo cabuloso, hehehe se eu pegar as manhas, partiu i7 4770k + h100i e subir ate o talo dele! kkkkkkkkkkk

 

 

ja os perifericos e gabiente sao pela estetica minha e pela questao dos cabos, por que eu ja fiz uns servicos de cable, e cara, como eu faco e nao tenho o meu gabinete? kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigo.

Eu tenho um FX 6100 clock original de 3,3Ghz, eu deixei o mesmo em 3.6Ghz.

Eu não usei o AMD OverDrive porque ele sobe junto com o multiplicador a tensão junto.

O ideal é você ir na bios e subir somente o multiplicador, suba tudo o que der sem alterar tensão.

Faça isso até o PC não ligar mais, quando isso ocorrer, reseta a bios da MB e deixe o multiplicador no limite.

No meu caso eu fui até ( x19 ) no multiplicador que se equivale a 3,8Ghz ai meu PC não ligou mais, então desci para ( x18,5 ) ficando então em 3,7Ghz, ai eu fiz testes de processador, deixei em full load por 2h e ele se apagou, então voltei na bios e deixei ele em ( x18 ) que se equivale 3,6Ghz.

Lembrando que fiz isso sem subir tensão e isso refletiu na temperatura, pois ficou a mesma coisa.

Tanto em 3,3Ghz quanto em 3,6Ghz meu CPU se comporta da seguinte maneira: 1) Usando ele sem forçar 30º graus. 2) Jogando 50º - 55º graus. 3) Em full load 62º graus.

 

Processador: FX 6100

Placa mãe: Gigabyte 78LMT-S2

Fonte: CORSAIR VS550W ( 550w reais )

 

Essa foi a minha experiência, e resolvi compartilhar com vocês, espero ter ajudado.

 

Abraço a todos [ ]s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Eu tenho um FX 6100 clock original de 3,3Ghz, eu deixei o mesmo em 3.6Ghz.

Eu não usei o AMD OverDrive porque ele sobe junto com o multiplicador a tensão junto.

O ideal é você ir na bios e subir somente o multiplicador, suba tudo o que der sem alterar tensão.

Faça isso até o PC não ligar mais, quando isso ocorrer, reseta a bios da MB e deixe o multiplicador no limite.

No meu caso eu fui até ( x19 ) no multiplicador que se equivale a 3,8Ghz ai meu PC não ligou mais, então desci para ( x18,5 ) ficando então em 3,7Ghz, ai eu fiz testes de processador, deixei em full load por 2h e ele se apagou, então voltei na bios e deixei ele em ( x18 ) que se equivale 3,6Ghz.

Lembrando que fiz isso sem subir tensão e isso refletiu na temperatura, pois ficou a mesma coisa.

Tanto em 3,3Ghz quanto em 3,6Ghz meu CPU se comporta da seguinte maneira: 1) Usando ele sem forçar 30º graus. 2) Jogando 50º - 55º graus. 3) Em full load 62º graus.

 

Processador: FX 6100

Placa mãe: Gigabyte 78LMT-S2

Fonte: CORSAIR VS550W ( 550w reais )

 

Essa foi a minha experiência, e resolvi compartilhar com vocês, espero ter ajudado.

 

Abraço a todos [ ]s

 

 

gostei! :D

 

 

espero conseguir então os 4GHz... considerando equipamentos um pouco superior! :P sim, pelo visto vou apenas pela Bios mesmo! apenas esperando vender as benditas pecas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, com cooler box usando o FX 6300 acho que você chega aos 4Ghz sem subir tensão.

Com cooler box é extremamente não recomendável subir a tensão.

Então tente seguir a mesma metodologia que eu.

Põe ele em 3,8Ghz, vê se liga, depois vai pra 3,9Ghz... E assim por diante. E mesmo que o PC ligue lembre de testar. Deixe o seu processador por pelo menos 1h em full load para ter certeza.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprado! na verdade falta a VGA! kkkkkkk falta os perifericos descentes!

 

:D

 

Setup:

 

Nzxt. Tempest 410

| Corsair TX550M |

Asus M5A97 LE R2.0 |

FX6300@4GHz By CM Hyper T4

| 2x 8GB G.Skill Sniper 1866MHz |

Seagate 1TB |

Gravador LG |

Zogis GTX 650 {provisória} |

5x (Sicle, Xtra & Nzxt.) FAN 120mm By Nzxt. Mesh

 

 

agora so comecar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...