Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual programa usar para medir e monitorar a velocidade da internet? Uso e recomendo o NetWorx.


OpaioX

Posts recomendados


Qual programa usar para medir e monitorar a  velocidade da internet? Uso e recomendo o NetWorx.

 

NetWorx   é o melhor programa que já usei desde o tempo do Netstat Live da AnalogX, para monitorar a velocidade de conexão instantânea ou média. NetWorx é um programa leve, simples e em português. Porém, é completo e bem objetivo para o que se propõem. Testei vários, mas nenhum tinha uma coisa bem simples que queria: medir e mostrar com precisaão a velocidade instantânea.

 

Existe dois tipos de versões: a portable e a que instala no sistema. Independente de qual escolher, você irá usufruir dos mesmos recursos.

 

A seguir uma imagem do programa ao clicarmos com botão direito do mouse, na área de notificação, ao carregar junto com Windows:

 

0001.jpg

 

 

A função medidor de velocidade é a que mais utilizo. É simples e objetiva, já que tem a função de mostrar a velocidade instantânea de download, de upload,  a média e máxima de upload e download, o tempo que você clicou em “play” para monitor a conexão, o total enviado  e total recebido.

 

0002.jpg

 

 

Estatística de conexão é muito completa. Para quem gosta de números, vai adorar, já que o programa salva automaticamente todos os dados de conexão diariamente.

 

0003.jpg

 

 

A opção cotas pode ser interessante para quem usa planos de internet 3g ou até mesmo para quem usa internet adsl ou a cabo com franquia -limitada. Assim, você pode ser alertado quando determinada quantidade de megabytes ou gigabytes forem atingidos.

 

 

 

Em opções é a parte que você deve fazer alguns ajustes para que o programa funcione corretamente e do seu jeito:

 

  • Escolher a interface monitorada. É muito importante essa parte, já que se escolher errado, poderá ser informado errado também. Se você quer medir apenas a velocidade da internet, deverá escolher a sua placa de rede. Se escolher todas ou todas conexões ethernet pode ser que você não monitore corretamente, mostrando mais do que tráfego real. Aqui deu certo usando apenas a placa de rede instalada (Me mostra a velocidade de conexão com a internet). Mas, recomendo você testar fazendo download de algum arquivo e ir mudando cada interface.
 

0004.jpg

 

 

 

Tools – você tem algumas ferramentas de rede como Ping, netstat e rastrear rota.

 

 

 

Para quem vive procurando por programas para monitorar a velocidade de conexão (saber se o provedor esta entregando a velocidade contratada, ou se a velocidade do download confere com a informada no programa ou se confere com download em http e outros exemplos) eu recomendo o NetWorx. E até para os que já tem um programa e não o conhece ainda, vale a pena testar.

 

Versão atual do NetWorx: 5.2.12

 

Site do desenvolvedor: http://www.softperfect.com/

 

Link para análise no Baixaki e no Superdownloads

 

Link para download do site oficial


 

Link direto para download  do site oficial versão instalável. E link para portable.
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenho 25 sites que se propõe a medir velocidades, mas cheguei a conclusão que o mais eficiente é fazer um download de um arquivo tipo isso de Linux, ai você tem a exata realidade já que medindo nesses sites cada um dá uma versão.

Mas seu caso é um programa né? Vou testar o portable, já que nunca usei nenhum programa sempre foi on line.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 25 sites que se propõe a medir velocidades, mas cheguei a conclusão que o mais eficiente é fazer um download de um arquivo tipo isso de Linux, ai você tem a exata realidade já que medindo nesses sites cada um dá uma versão.

Mas seu caso é um programa né? Vou testar o portable, já que nunca usei nenhum programa sempre foi on line.

Então, eu faço é isso, baixo de site que tem muita banda mesmo, e monitoro a velocidade com o Netvorx. Mas tem que ficar atento, as vezes o provedor pode segurar a velocidade em transferências especificas. Raras vezes já me aconteceu de ficar com download baixo mas navegação e videos chegavam na velocidade normal, e o contrário também já aconteceu, nunca chegava no máximo para ver videos, mas download e sites chegava no máximo. O que vale mesmo é ter um noção e parâmetro para fazer diversos testes, juntamente com o ping para tentar detectar problemas na conexão ou sabotagem do provedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe esse negócio de velocidade eu já nem me ligo mais, estamos no Brasil, aqui as vantagens são dados aos permissionários e eles tem direitos de tudo, o consumidor de nada, isso é o resultdado de uma privatização realizada a toque de caixa e de maneira suspeita.

Logo que inciou os serviços de banda larga aqui em Santos, SP, o Speedy, a velocidade era de 256 não lembro o que, para todos, e para quem estava acostumado da discada foi como se tivesse saido de um fusca para uma Ferrari..

Foi passando o tempo, as velocidades se alterando, o preço idem, resumindo, hoje tenho conexão de fibra de 50 Mb que nem de longe traduz o mesmo sentimento de velocidade do primeiro Speedy da Telefônica e não estou dizendo o dia seguinte a assinatura do speedy já que fui usuário por mais de uma década, a questão é que o sistema não expande mas os usuários sim, ai começa o tal compartilhamento, com isso voce paga pormais e leva menos, e isso oficialmente permitido pela legislação brasileira onde se não me engano o prestador de serviço tem que garantir apenas 10 % do contratado, isso é infame.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...