Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Controle de Velocidade de Esteira Disparando


Agnaldo Moura

Posts recomendados

Fala Galera, Esto apanhando desta placa de controle de velocidade de uma esteira ergometrica Kikos 500. Ela dispara em alta velocidade sem aceitar nenhum comando pelo painel. Eu descobri que o transistor Q2 esta em curto e ele que aciona a o motor. porém o componente esta raspado eu eu não consigo identificar se é um Fet ou um IGBT. Eu comprei um Superfet 20N60, e ela funcionou direitinho por uns 5 minutos até ele abrir o bico, o motor é de 750W então 20A deveria ser mais que suficiente, porém o cara ficou em curto também. O bom é que isso significa que o resto da placa ta boa, eu só preciso identificar o componente correto. Alguem tem experiencia com essas placas que possa me dizer qual componente certo. Anexo esta a foto da placa.

Muito obrigado pela ajuda.

post-715075-0-16290700-1393078014_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim eu concordo. Mas Eu substitui o Mosfet (eu suponho que seja Mosfet) e a esteira fucnionou regulou a velocidade normalmente, so que depois de cinco minutos em funcionamento normal omosfet entrou em curto de novo, ou seja, aparentement o driver está bom eu estou supseitando que talvez o componente que eu esteja usando não está aguentando a correnta reversa devido ao motor sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola Agricio..Custei achar o IRF740...Instalei..funcionou um bom tempo, mas entrou em curto de novo..Estou pensando em usar um IRFP460,,,O que você acha?


1HP = 750W  arredondados.

IRF740 se a placa for 120V

IRF840 se a placa for 220V

 

Agricio

Ola Agricio..Custei achar o IRF740...Instalei..funcionou um bom tempo, mas entrou em curto de novo..Estou pensando em usar um IRFP460,,,O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, pode usar sem medo.

Detalhe: Se está queimando é preciso localizar a causa dessas queimas que podem ser:

Motor puxando corrente demais, lona precisando de lubrificação. Dependendo da esteira (essas domésticas) você não pode usá-la mais do que 2 horas seguidas e isso é recomendação dos fabricantes.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Amigo,acabei de entrar no clube,mas posso dar minha humilde contribuição.

tente trocar o transistor,na situação que mencionou que já partia significava que o seu transistor estava em curto.

muito provavel como mencionou os colegas que seu motor possa esta com o induzido entrando em curto,fazendo a corrente subir a ponto de queimar o componente mencionado,tente trocar o motor se der certo manda rebobinar o induzido,e verifique se são existe rachaduras nos imãs.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...