Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sincronição Automática Pendrive/PC


Luiz Rodrigues Neto

Posts recomendados

Olá Pessoal

 

Estou precisando ajuda um probleminha relativamente simples mas que tem que dado uma certa dor de cabeça. Tenho um escritório de Arquitetura e Engenharia, e atualmente, para evitarmos problemas com arquivos duplicados ou desatualizados usamos um sistema simples de rede em que todos os arquivos ficam em apenas um PC com um sistema de pastas para organizar os arquivos. O problema é que estamos expandindo nosso escritório com uma subsede na cidade vizinha, so que eu gostaria de manter a pasta de arquivos daqui e a de la sincronizadas, assim, não existem problemas de um arquivo que necessitamos aqui, esteja la e vice-versa.

 

Para tanto foram me dado a indicação de um servidor ftp, mas o custo nao me agradou, e como estamos em cidades pequenas a internet é muito instável e lenta, me fora indicado também o uso de dropbox, mas preciso de um grande volume, e novamente o problema da internet e eventualmente precisarei trabalhar offline.

 

Descrito o problema eu pensei em uma solução aparentemente simples, isto é, pegar um pendrive, sincronizar ele com a base de dados aqui na sede, e com a base na subsede, so que eu gostaria de um programinha que fizesse essa sincronização automaticamente toda vez que o pendrive fosse conectado em qlq uma das máquinas as pastas fossem automaticamente fundidas... alguem tem uma solução?

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já pensou em usar o skydrive? Ele é um serviço de armazenamento em nuvem da microsoft, permite manter uma versão offline dos arquivos no computador assim você pode trabalhar com os arquivos mesmo sem internet.

 

Outra possível solução é usar um roteador com servidor de armazenamento. Você conecta um pendrive ou HD externo ao roteador e configura ele para permitir acesso pela internet. Ai em uma das sedes da empresa vai ficar esse rotador que vai ser acessado localmente e na outra sede você pode mapear uma unidade de rede para o IP do roteador na internet + caminho para o armazenamento.

 

Ai a outra sede pode acessar o pendrive pelo Windows Explorer por um letra de unidade tipo x: e vai tar acessando o pendrive na outra sede. Para facilitar o gerenciamento vocês poderiam habilitar os arquivos offline para que a sede remota também possa trabalhar com os arquivos mesmo quando não tiver internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo_BR

 

Então, em todos os casos tenho o problema da constante indisponibilidade da internet ou lenta (lenta o suficiente para que se eu fosse upar todos os meus arquivos em cloud eu levaria coisa de 2 ou 3 semanas ininterruptas, e pra baixar mais uns 3 dias direto) e se eu fosse trabalhar com o pendrive nesse sentido, seria mais ou menos o que ja estou fazendo hoje... que é ficar carregando pendrive pra cima e pra baixo! E o medo de me perder ou corromper um desses, no sistema que eu quero, mesmo que de problema com o pendrive continuo com a versao original dele em uma das sedes.

 

Entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...