Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer ligação paralela de vários coolers em fonte 12v


howlerbr

Posts recomendados

Ola, sou totalmente novato nesse assunto, mas gostaria de ligar dois ou mais coolers de DC12V (0.12A) em uma fonte dessas de carregador de celular 12V.

 

Andei pesquisando e para fazer isso vi que tem que ligar em parelelo, mas não sei como se faz isso. Eu achava que é era só ligar os fios vermelhos dos coolers no vermelho de fonte e mesma coisa com os pretos. Mas isso acho que é ligação em série, não tenho certeza.

 

Eu fiz funcionar 1 cooler com uma bateria 9v, foi bem fácil, só ligar os fios na bateria e ele rodou...

 

Na verdade eu queria fazer tipo um ar condicionado caseiro como vi alguns vídeos no Youtube que usam os coolers, mas agora fiquei na dúvida como ligar eles. Ah e também queria ligar uns LEDs...

 

Será que tem alguém com paciência para me explicar como se faz isso ou indicação de algum material na Internet, ainda estou pesquisando mas não encontrei bem o que eu queria.

 

Obrigado pela atenção!

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ligação paralela é feita quando você liga todas as pontas positivas no mesmo cabo de alimentação e todas as outras neutras no cabo neutro(preto).

Na ligação em série, você liga a ponta "vermelha" do cooler no cabo positivo e a outra ponta "preta" você liga na "vermelha" do outro cooler, formando um anel.

 

Exemplo:

 img_allto_serie.jpg

img_allto_paralelo.jpg

 

 

Obs: Não achei exemplo melhor, então postei essa imagem da pilha:

tuli.jpg

 

Repare que na ligação em paralelo, a tensão é constante em ambas as pilhas e na ligação em paralelo a tensão é somada. No caso dos coolers, a potência será diminuída com uma ligação em série. Por isso fica recomendado a ligação paralela.

É mais ou menos isso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP