Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer ligação paralela de vários coolers em fonte 12v


howlerbr

Posts recomendados

Ola, sou totalmente novato nesse assunto, mas gostaria de ligar dois ou mais coolers de DC12V (0.12A) em uma fonte dessas de carregador de celular 12V.

 

Andei pesquisando e para fazer isso vi que tem que ligar em parelelo, mas não sei como se faz isso. Eu achava que é era só ligar os fios vermelhos dos coolers no vermelho de fonte e mesma coisa com os pretos. Mas isso acho que é ligação em série, não tenho certeza.

 

Eu fiz funcionar 1 cooler com uma bateria 9v, foi bem fácil, só ligar os fios na bateria e ele rodou...

 

Na verdade eu queria fazer tipo um ar condicionado caseiro como vi alguns vídeos no Youtube que usam os coolers, mas agora fiquei na dúvida como ligar eles. Ah e também queria ligar uns LEDs...

 

Será que tem alguém com paciência para me explicar como se faz isso ou indicação de algum material na Internet, ainda estou pesquisando mas não encontrei bem o que eu queria.

 

Obrigado pela atenção!

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ligação paralela é feita quando você liga todas as pontas positivas no mesmo cabo de alimentação e todas as outras neutras no cabo neutro(preto).

Na ligação em série, você liga a ponta "vermelha" do cooler no cabo positivo e a outra ponta "preta" você liga na "vermelha" do outro cooler, formando um anel.

 

Exemplo:

 img_allto_serie.jpg

img_allto_paralelo.jpg

 

 

Obs: Não achei exemplo melhor, então postei essa imagem da pilha:

tuli.jpg

 

Repare que na ligação em paralelo, a tensão é constante em ambas as pilhas e na ligação em paralelo a tensão é somada. No caso dos coolers, a potência será diminuída com uma ligação em série. Por isso fica recomendado a ligação paralela.

É mais ou menos isso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para ligar os leds, use dessa calculadora dai.  Ela faz o cálculo e te dá o circuito..

Veja, se quiseres ligar 6 leds de 3,2 Volts em uma fonte de 12 Volts, como fazer???

 Veja ai:  http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,6,0〈=pt-BR

 

Para leds comuns normais use sempre a corrente de 20 mA. Só use diferente disso dai se o led tiver a especificação de outra corrente, diferente de 20 mA..

 

Quanto ao dimensionamento para os fans...   Veja qual a corrente que sua fonte será capaz de entregar em 12 Volts e veja quanto de corrente cada fan exige (tem escrito na etiqueta dele)..

Divida a capacidade da fonte pela demanda do fan

 

Uma fonte capaz de entregar 1 Ampere em 12 Volts, como por exemplo essas dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535216293-fonte-estabilizada-bivolt-110220-12v-1a-para-cftv-led-etc-_JM

Quantos fans desses poderia tocar::  http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Ventiladordegabinete_zps02af6954.jpg~original

Note ele é 12 Volts x 0,26 Amperes ou 260 miliAmperes

Como a fonte pode entregar 1A ou 1.000 mA o correto ai é colocar até três fans somente, o que daria 3 x 0,26 = 0,78 Amperes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, sempre acompanhei sues posts para saber se usaria ou não estabilizador. Hoje eu uso do Clamper Multi Proteção. Desculpe fugir do assunto.

 

O howlerbr então tem que verificar a corrente da fonte do carregador de celular dele pra fazer o cálculo, correto?

Fiz o esqueminha usando o calculador do faller, como se os coolers fossem led e acabou montando uma ligação paralela:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,6,0〈=pt-BR

 

Não sei se serve pra cooler também. Só pra ver se o amigo que fez a pergunta consegue entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Ola eiu tambem queria fazer um ar condicionado caseiro porém nao entendo quase nada de eletrica e gostaria de fazer um mesmo assim 

Eu tenho uma fonte 12v 20ma (nao lebreo da onde é erra fonte ) 

porém eu queria saber se eu colokar do jeito que ta na folo nao vai dar problema ! e se a energia vai ser a mesma para os 4 cooler ! 

Ahh e os meu cooler é de pc mesmo !! 

obg bjoss ! 

post-699089-0-64172800-1420271612_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola eiu tambem queria fazer um ar condicionado caseiro porém nao entendo quase nada de eletrica e gostaria de fazer um mesmo assim 

Eu tenho uma fonte 12v 20ma (nao lebreo da onde é erra fonte ) 

porém eu queria saber se eu colokar do jeito que ta na folo nao vai dar problema ! e se a energia vai ser a mesma para os 4 cooler ! 

Ahh e os meu cooler é de pc mesmo !! 

obg bjoss ! 

 

200mA provavelmente não vão ser suficientes para quatro coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente um fan tem seus dados de tensão e corrente impressos em sua etiqueta. Consulte..

Se for assim:

9x9-12v.JPG

12 volts 1,9 Watts é só calcular. I = P/V  = 1,9W / 12V = 0,158 A ou 158 mili Amperes

 

Se for assim, é só ler direto:

243094_800.jpg

12 Volts x 0,11 A ou 110 mili Amperes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP
2 horas atrás, Daniel Imperatrice disse:

Estou com a mesma duvida!  Eu fiz um cooler funcionar na fonte 12 volts mas eu queria saber se posso emendar um outro cooler na mesma emenda.

 

a soma dos amperes dos dois coolers é menor que 2 amperes, q seria o valor da fonte. Então estou seguro né?

Podes estar seguro sim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...