Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Fonte 14v 50Ah


Matthwus

Posts recomendados

Com a explicação do faller, você entendeu o que eu disse?

Quando a tensão aumentou com a filtragem, a corrente que o trafo pode te entregar é diminuída proporcionalmente.

Se você colocar uma carga perto de 27A ele deve manter a tensão perto de 18V

Mas se você colocar uma carga maior ele vai baixar a tensão.

 

tensão e corrente estão ligadas uma a outra proporcional e inversamente.

 

Faça o teste com o trafo, só o trafo, sem ponte nem capacitor.

 

Ligue a resistência de chuveiro nele e meça a tensão e corrente.

Vá diminuindo a resistência e medindo a tensão e corrente, quando a tensão baixar 10% (10.8v) meça a corrente e essa corrente será a corrente de pico que o trafo aguenta.

Aprendi essa com o faller também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a explicação do faller, você entendeu o que eu disse?

Quando a tensão aumentou com a filtragem, a corrente que o trafo pode te entregar é diminuída proporcionalmente.

Se você colocar uma carga perto de 27A ele deve manter a tensão perto de 18V

Mas se você colocar uma carga maior ele vai baixar a tensão.

 

tensão e corrente estão ligadas uma a outra proporcional e inversamente.

Entendi sim cara, mas mudando de assunto tenho um trafo queimado aqui entende alguma coisa de bobinamento ? nunca bobinei um trafo queria sabe o que posso fazer com ele vou dar uma olhada nas caixas aqui se achar posto um foto dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma pergunta, qual é a permeabilidade magnetica dessas chapas (dos trafos comuns de rede, os quadradao)

você se enganou com os 16.8V, a saida é 12Vac se for por a carga direto na saida no trafo, que deve tar com uns 13vac... Ai ele deve conseguir 37A antes de cair a tensão...

Teoricamente ja cai a tensão heheh... Esses trafos, se falam que suportam 40Arms e é 12Vac, nos 40A ele ja vai tar um pouco abaixo dos 12Vac e esquentando bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma pergunta, qual é a permeabilidade magnetica dessas chapas (dos trafos comuns de rede, os quadradao)

 

A permeabilidade magnética relativa, a uma indução de 15 kG, 60 Hz, para as ligas não orientadas, varia de 1.100 (1,05% de Si) até 700 (3,25% de Si), e para as ligas orientadas, varia de 16.000 a 23.000.

Fonte: wikipedia

 

 

So uma pergunta, qual é a permeabilidade magnetica dessas chapas (dos trafos comuns de rede, os quadradao)

você se enganou com os 16.8V, a saida é 12Vac se for por a carga direto na saida no trafo, que deve tar com uns 13vac... Ai ele deve conseguir 37A antes de cair a tensão...

Teoricamente ja cai a tensão heheh... Esses trafos, se falam que suportam 40Arms e é 12Vac, nos 40A ele ja vai tar um pouco abaixo dos 12Vac e esquentando bem!

É, só o trafo são 12v.

O sono faz coisas hehehe

Eu editei para não confundir ele, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

image.png.98adc8ba3379dfc76609af3c25b1c60b.png

 

Olá é um excelente projeto essa fonte. Tenho uma fonte já montada, 220 primário e saída 12 volts e 30 amperes, o traf tem center tape no primário e secundário, secundário com total 20 nos fios lateral, fio central com lateral tem duas opções 17v e 19v. Não é estabilizada, retificada com 10 diodos 6a10 e filtrada com 4 capacitores de 4.700uf 25v, em paralelo, achei pouco os capacitores e coloquei mais 4 capacitores totalizando em 8x4.700uf 25v=37.600 em paralelo. Vi este esquema do Faller com a lista de componentes vou usar na minha fonte. Mais tenho dúvidas em relação aos volts dos capacitores citados no esquema  acima, logo depois da ponte retificadora tem capacitor eletrolítico de 30.000uf 40v e na minha fonte tem 8x4.700uf = 37,600uf 25v. eu posso usar estes de 25 volts no lugar do de 40 volts? E também ainda neste esquema acima, na saída 13,8 da fonte cita um capacitor eletrolítico de 16.000uf 40 volts. Posso usar 4x4.700uf = 18.800uf de 25 volts? Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

25 Volts de isolação desses capacitores fica bem no limite.

Se tiveres 17 Volts x 1,4142 = 24,04 Volts de tensão sobre esses capacitores

Se tiveres 19 Volts x 1,4242 = 26,87 Volts de tensão sobre esses capacitores

 

Ambos os casos a tensão fica muito no limite. Eu não os usaria.. Colocaria com isolação de 40 Volts..

Na saída da fonte, se for para 13,8 Volts até toleraria...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Achei muito interessante essa fonte do Faller. Tenho um trafo toroidal de 18 Volts por 30A e vou partir para o projeto da PCI. Gostei pelo fato dos coletores não precisar de isolação nesta configuração. Faller, esse esquema é o definitivo ou você agregou mais alguns "refinamentos"? Tenho uns MJ-802 originais esperando algo especial para montar. PS: Depois de alguns anos estou de volta ao Clube do Hardware, que acompanho desde quando era Guia do Hardware.... faz uns anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Estou juntando os componentes para fazer esta Fonte do Faller, e estou tendo dificuldade de achar o eletrolitico de 16.000 uF. Consegui comprar o eletrolítico de 30.000uF no Site Chines Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/32957327003.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.31742e0eV96ttQ ).

Mas o eletrolítico de 16.000 uF não encontro de jeito nenhum.

Será que posso substituir por um de 15.000 uF ou por um de 18.000 uF?

Qual seria melhor escolha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

18.000. Eu colocaria 4x4700 que acha fácil.

1 hora atrás, edinaldo.lemos disse:

esta Fonte do Faller

É chaveada? Mostra o esquema dela...

Ahh tá...

image.png

Uns 8 de 4700 no lugar do C1 também.

 

O cooler ou water cooler lhe cai bem mesmo. Se tiver nitrogênio líquido, melhor ainda. Ou neste frio, um bom aquecedor de ambientes...

 

A ideia é apenas mencionar os efeitos deste tipo de fonte linear e claro, não denegrir o projeto antigo do também amigo faller que provavelmente algum dia cogitou algo chaveado... A propósito muito lôca aquela ligação do 7912 daquela forma. Nunca havia visto. Living & learning...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A propósito muito lôca aquela ligação do 7912 daquela forma. Nunca havia visto. Living & learning...

A ideia é prender tudo no mesmo dissipador sem a isolação, esse dissipador vira o terra do circuito. 

1 hora atrás, edinaldo.lemos disse:

Será que posso substituir por um de 15.000 uF ou por um de 18.000 uF?

Qual seria melhor escolha?

 

Opte sempre pela medida maior que a do esquema quando não encontrar igual. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A propósito muito lôca aquela ligação do 7912 daquela forma. Nunca havia visto. Living & learning...

 

O uso dos diodos transformou o regulador de 12V em um de 14,1 Volts aproximadamente ..... e depois a queda dos transistores de potência dá uma diminuída para uns 13,4 Volts. Mas não sei de onde vem os 0,4V extras ......

 

Só que a estabilidade da tensão cai bastante porque os 1n4148 são sensíveis à mudança da corrente que flui por eles...

 

Mas para uso geral, funciona bem. É uma boa solução para aterrar os transistores no dissipador.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, aphawk disse:

O uso dos diodos transformou o regulador de 12V em um de 14,1 Volts aproximadamente ..... e depois a queda dos transistores de potência dá uma diminuída para uns 13,4 Volts. Mas não sei de onde vem os 0,4V extras ......

Nesses diodos 1N4148 a tensão fica na casa dos 0,6V mesmo, então vai dar 13,8V.

Nesse tipo de circuito a queda de tensão dos transistores não aparece porque o regulador controla a tensão de saída, aí é jogada sempre uma tensão maior na base pra compensar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

A ideia é prender tudo no mesmo dissipador sem a isolação, esse dissipador vira o terra do circuito. 

Opte sempre pela medida maior que a do esquema quando não encontrar igual. 

Legal! Achei uns capacitores de 8.200uF vai ficar mais próximos do projeto! 
https://s.click.aliexpress.com/e/cCiqlccC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, aphawk disse:

....Só que a estabilidade da tensão cai bastante porque os 1n4148 são sensíveis à mudança da corrente que flui por eles...

 

Mas para uso geral, funciona bem. É uma boa solução para aterrar os transistores no dissipador.

 

Paulo

Sim a estabilidade típica desse tipo de circuito definitivamente não é seu forte entretanto isso muito pouco, quase nada tem a ver com a corrente quiescente do LM7912 (que passa pelos 3 diodos 1N4148 em série), uma vez que seu datasheet mostra que seu delta Iq é de apenas 0,5 mili Amperes o que praticamente não muda a tensão sobre essa série de diodos por ser muito pequena mesmo com a variação de carga da fonte.. 

 

ΔIQ Quiescent Current With Line 0.5 0.5 mA Change

(−30 ≤ VIN ≤ −14.5) (−30 ≤VIN ≤ −17.5) V

With Load, 5mA ≤ IOUT ≤ 1A 0.5 0.5 mA 

É só consultar ai:  http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm79.pdf

 

Quanto a variação por queda de tensão nos transistores de potência essa é largamente compensada pois eles estão dentro do elo de realimentação do CI. Isso não é uma fonte linear com transistores seguidores de emissor, que sim tem a tensão de saída muito sensíveis a variação da carga. Repare bem.. Trata-se de uma fonte com regulador com os transistores agindo como buster de corrente, tendo portanto compensação para aumento e controle da estabilidade..

 

E sim, o colega aphawk tem toda razão em sua afirmativa para se poder conectar a massa (lataria da fonte), de modo direto, sem isoladores, os principais semicondutores. Trata-se de uma fonte bastante robusta e de boa estabilidade...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...