Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Fonte 14v 50Ah


Matthwus

Posts recomendados

Vou conferir e ver se está certo.

Fiz um exemplo para percentagem de ripple = 15%, tensão no capacitor Vcap= 10V, corrente na carga I = 1A e frequência de 60Hz.

A equação se reduz a:

C(F) = 0,0422 x I(A) / Vcap(V)

C(F) = 0,0422 X 1 / 10 = 0,0042 ==> C = 4.200uF

 

É tão fácil que não tem como errar.

 

Em tempo: Eu tento escrever a letra "V" seguida da letra "C". Quando salvo fica "você". Como se impede isso?

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se deve a esses editores de texto metidos a inteligente.. Sempre me quebro ao tentar escrever "V" de tensão e "o" de output, tensão de saída portanto e o maldito editor insiste em colocar "vou" no lugar

Quer ver:

vou

 

Nunca soube como enganar ele...

Para quem usa o navegador google chrome aqui tem uma maneira de desativar esses correções automáticas para cada palavra que não desejar que seja corrigida.

 

https://support.google.com/drive/answer/57859?hl=pt-BR

 

Agora se for do próprio fórum não sei como se desativa isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal de contas o que eu posso fazer com um trafo que me fornece 12v e 40A ? queria algo que funcionasse como uma bateria de carro ou um carregador ?

Eu acredito que você já pode começar a montar a fonte se já conseguiu 18v retificados e filtrados.

 

Da uma lida no Post #46,  13 posts a cima.

A não ser que eu esteja errado ou alguém tenha algo para complementar.

O @faller pode corrigir caso eu tenha dito alguma besteira lá, o que não é difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que você já pode começar a montar a fonte se já conseguiu 18v retificados e filtrados.

 

Da uma lida no Post #46, um 10 posts a cima.

A não ser que eu esteja errado ou alguém tenha algo para complementar.

O @faller pode corrigir caso eu tenha dito alguma besteira lá, o que não é difícil.

@cesardelta1 ve se isso está certo, utilizei 4 pontes retificadoras de 25A que tinha aqui parada coloquei elas ligadas em paralelo, dessas pontes eu liguei nos capacitores são capacitores grandes de 10000uf x 80v, medindo a tensão nesses capacitores ta dando 18v, uma outra coisa que pode ajudar a meu favor ou não vai saber mas a tomada de casa vem 130v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua tomada é 130Vac e bom.. Ai vai sair um pouco mais de 12V..

Se você tem 18V ai, o circuito precisa de uns 4 a 5V pelo menos!! Ai de 18v você vai ter os 14V, você quer 13.8V, ou seja, se n tivesse o ripple daeia certo, mas n da pra ter um ripple de 0,2V nisso ai kkkk so pra ter ideia, precisaria de uns 2 000 000uF kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua tomada é 130Vac e bom.. Ai vai sair um pouco mais de 12V..

Se você tem 18V ai, o circuito precisa de uns 4 a 5V pelo menos!! Ai de 18v você vai ter os 14V, você quer 13.8V, ou seja, se n tivesse o ripple daeia certo, mas n da pra ter um ripple de 0,2V nisso ai kkkk so pra ter ideia, precisaria de uns 2 000 000uF kkkkkkkkkkkkk

@mroberto98 Acha que da pra quebrar um galho fazendo assim mesmo ? pelo menos para carregar a bateria ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão é alta aí no Paraná hein?

Até pode te ajudar, o trafo é que não vai gostar muito.

Muita gente ainda calcula os trafos para 110v e não para os 127v de hoje em dia, fora  que costumam usar uma constante mais baixa nos cálculos para diminuir os custos de fabricação.

Más não se preocupe com isso agora.

sua ligação está certa, más procure ligar a saída retificada no meio das pontes, entre a 2ª e a 3ª ponte, assim você distribui melhor a corrente entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pra quebrar esse galho sim! Pra carregar a bateria sim!

Mas calculando para 110V ou 127V esta certo kkkk

Tem regiões ate mesmo em são paulo, no leste parece que é 110V.. Ja pro sul é 120V mais ou menos..

Aqui na minha casa medindo da uns 124V, e em 220V medindo da 250V!!

Da pra quebrar esse galho sim! Pra carregar a bateria sim!

Mas calculando para 110V ou 127V esta certo kkkk

Tem regiões ate mesmo em são paulo, no leste parece que é 110V.. Ja pro sul é 120V mais ou menos..

Aqui na minha casa medindo da uns 124V, e em 220V medindo da 250V!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão é alta aí no Paraná hein?

Até pode te ajudar, o trafo é que não vai gostar muito.

Muita gente ainda calcula os trafos para 110v e não para os 127v de hoje em dia, fora  que costumam usar uma constante mais baixa nos cálculos para diminuir os custos de fabricação.

Más não se preocupe com isso agora.

sua ligação está certa, más procure ligar a saída retificada no meio das pontes, entre a 2ª e a 3ª ponte, assim você distribui melhor a corrente entre elas.

Um na verdade meu pai tem um mercado ai tem um ***** transformador no poste e os mesmos cabos que vai pro mercado vem pra minha casa, essa tensão só vem 130v onde tem transformador longe dos transformadores vai 127v.

Da pra quebrar esse galho sim! Pra carregar a bateria sim!

Mas calculando para 110V ou 127V esta certo kkkk

Tem regiões ate mesmo em são paulo, no leste parece que é 110V.. Ja pro sul é 120V mais ou menos..

Aqui na minha casa medindo da uns 124V, e em 220V medindo da 250V!!

Da pra quebrar esse galho sim! Pra carregar a bateria sim!

Mas calculando para 110V ou 127V esta certo kkkk

Tem regiões ate mesmo em são paulo, no leste parece que é 110V.. Ja pro sul é 120V mais ou menos..

Aqui na minha casa medindo da uns 124V, e em 220V medindo da 250V!!

Aqui o 127v vem 130v.

e o 220v vem 219v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim está correto.. Seu transformador deve ser de 120 Volts primário por 12 Volts secundário..

Ora se o alimentares com 130 Volts terás 130/120 x 12 Volts no secundário = 1,0833 x 12 = 13 Volts que se retificados e filtrados vai dar 13 Volts x raiz de dois =13V x 1,4242 = 18,38 Volts como deves ter achado por ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz! essa fonte vai ficar maior que uma maquina de solda de 250A hahaha

Um trafo 40A +10 caps 10mil micro Farads + 4 pontes + 6 transistores + um dissipador que tem que ser monstro.

 

@mroberto98 Eu estava me referindo ao calculo da bobina primária.

 

@Matthwu Mete o pau! monta a bicha no final de semana e manda fotos


@faller Por favor, se tiver um tempinho aí, da uma olhada no post #46 e ve se eu não falei nenhuma besteira lá.

Não quero ser o culpado de dar algo errado no projeto do rapaz caso ele resolva usar a "minha" ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai você deve ser um trafo trifasico mais neutro, e na sua casa deve tar pegando uma fase e neutro dando 130V, e duas fases para 220V... Trifasico por isso o 220V ta mais baixo em relaçao ao 130V kkkk

Aqui é uma rua normal, então os trafo aqui sao todos bifasicos, as vezes quando da 127V em um lado da 254V em 220V kkkk ate porque aqui n faz sentido por trafos trifasicos se são residencias normais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai você deve ser um trafo trifasico mais neutro, e na sua casa deve tar pegando uma fase e neutro dando 130V, e duas fases para 220V... Trifasico por isso o 220V ta mais baixo em relaçao ao 130V kkkk

Aqui é uma rua normal, então os trafo aqui sao todos bifasicos, as vezes quando da 127V em um lado da 254V em 220V kkkk ate porque aqui n faz sentido por trafos trifasicos se são residencias normais...

Aqui tem um trafo gigante no poste deve ta dando uns 75kva.

Sim está correto.. Seu transformador deve ser de 120 Volts primário por 12 Volts secundário..

Ora se o alimentares com 130 Volts terás 130/120 x 12 Volts no secundário = 1,0833 x 12 = 13 Volts que se retificados e filtrados vai dar 13 Volts x raiz de dois =13V x 1,4242 = 18,38 Volts como deves ter achado por ai...

@faller acha que mesmo com esse trafo vou conseguir uma fonte um tanto considerável ? em relação ao trafo que não ajuda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorou!

Se fosse eu faria o negocio com ele.

EDIT: prefira toroidal sem center tape se for possível

Sim é igual esse que eu tenho. só que ele falo em umas 3 semana pra fazer o trafo pois ele está muito corrido com os pedidos, vou montar esse fonte com esse trafo mesmo e depois converso com ele certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...