Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Fonte 14v 50Ah


Matthwus

Posts recomendados

  • Membro VIP

@faller Por favor, se tiver um tempinho aí, da uma olhada no post #46 e ve se eu não falei nenhuma besteira lá.

Não quero ser o culpado de dar algo errado no projeto do rapaz caso ele resolva usar a "minha" ideia.

 

A grande vantagem, o maior ganho daquele circuito e justamente usar daqueles transistores, na polaridade que la esta, por uma serie de razões que expliquei muito bem no tópico de onde tiraste aquele esquemático. Seguindo sua sugestão, trocando os transistores, invertendo a polaridade, ela passa a ser uma fonte comum e quase nada agrega...

 

Só isso..  Nada mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar os transistores em modo seguidor de emissor, vai ter muitas perdas, usando pnp na linha positiva ou fazer a regulagem pelo negativo com npn, pode se regular desde uma tensão bem baixa ate o total da entrada, praticamente sem perdas de tensão para polarizar o circuito (como os ci precisam)

Se usar os transistores em modo seguidor de emissor, vai ter muitas perdas, usando pnp na linha positiva ou fazer a regulagem pelo negativo com npn, pode se regular desde uma tensão bem baixa ate o total da entrada, praticamente sem perdas de tensão para polarizar o circuito (como os ci precisam)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

Não fale assim do pobre fusível...Tadinho! (nas palavras da minha sobrinha que leu seu post) hehehe

Sim, fusível retardado no primário e fusível rápido na saída da fonte.

 

@faller

Você tem razão, a grande vantagem do seu projeto são os transistores NPN direto no dissipador.

A intenção não é estragar seu projeto, é que eu tomo ele de base nos meus estudos. (Hobby)

Eu vivo tentando estragar a fonte fazendo experiências nela, más ainda não consegui. :P

Agora mesmo estava pensando que se eu colocar um trimpot na base dos transistores, eu poderia regular a corrente dela sem perder a proteção do regulador.

Se você quiser me dizer se é possivel, me pouparia uns transistores.

 

@mroberto98

Obrigado pela resposta, mais conhecimento para mim.

Obrigado pela resposta, mais conhecimento para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem razão, a grande vantagem do seu projeto são os transistores NPN direto no dissipador.

A intenção não é estragar seu projeto, é que eu tomo ele de base nos meus estudos. (Hobby)

Eu vivo tentando estragar a fonte fazendo experiências nela, más ainda não consegui. :P

Agora mesmo estava pensando que se eu colocar um trimpot na base dos transistores, eu poderia regular a corrente dela sem perder a proteção do regulador.

Se você quiser me dizer se é possivel, me pouparia uns transistores.

A solução de usar trimpot na parte baixa de um 79XX é viável mas não é a mais adequada quando existe CI como o LM337 adequado para esse uso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller e @mroberto98

 

Eu digo regular a corrente de saída mesmo, não a tensão.

fonte110.jpg

Eu estava pensando que se eu colocar um trimpot alí na base dos transistores eu posso controlar a corrente que será entregue pelos transistores.

 

Se não for possível, por favor me expliquem por que,pois meu raciocínio é que se o regulador compara a tensão de entrada com o GND, logo eu não perderia a proteção do regulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria que alguém quando tiver um tempo me explicasse por que não funciona.

Num transistor bipolar como esse com ganho de sinal de 100 ou 120, (não lembro) a corrente de base é 100 ou 120 vezes menor que a corrente de coletor/emissor

então eu imaginava que poderia controlar a corrente de base e assim a corrente que o transistor "deixa passar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Evidente que se esgoelares os drivers, os derivadores de corrente, os transistores, se suprimires suas correntes de base vais acabar conseguindo de alguma forma limitar a máxima corrente de saída.

Mas repare bem, deixastes as bases desses transistores sem a menor polarização, e desse modo eles ficarão cortados seja qual for a posição do trimpot....

 

Ou seja eles jamais conduzirão corrente nenhuma, e se tiverem de conduzir mudando sua alteração ai, vai acabar queimando, pondo fogo no trimpot

 

Quanto ao ganho desse tipo de transistor, melhor projetar contando com Hfe baixo de 20 a 50 no máximo dos máximos..

Eu tenho a leve impressão de que ainda não entendestes como opera essa fonte dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu entendo como funciona uma fonte na sua totalidade, Mas minha experiência em eletrônica é pequena, baseada no que eu coleto de informações.

O meu problema é que eu sou auto didata o máximo que posso e não estudei desde o inicio, o básico da eletrônica.

Eu estudo sobre o assunto que eu tenho na cabeça no momento, que agora é o porque disso não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pra que você quer regular a corrente?

Se você quer regular a corrente com um trimpot do jeito que você quer na saida, não é assim que se faz.

Transistores variam muito de ganho, varia com temperatura, com corrente etc..

Eu nunca vi nenhum projeto ser calculado usando o ganho para esse tipo de coisa.. Todos so se badeia no ganho minimo para n faltar no circuito heheh so isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estudo sobre o assunto que eu tenho na cabeça no momento, que agora é o porque disso não funcionar.

Não vai operar pois um transistor NPN só vai conduzir se entrar corrente em sua base. No seu esquema não tem como vir corrente do emissor se ele esta mais negativo que a base do transistor...  E como se quisesses botar uma mangueira de um balde ate a caixa d`água lá em cima do prédio e esperasses que a água, por conta própria subisse pela mangueira ate a caixa de cima do prédio..

Mas continue estudando, ninguém nasce sabendo. É preciso bastante força de vontade para, de modo autodidata, aprender alguma coisa.. Mas o que aprenderes desse modo tem uma fixação muito maior, pois passa pela dedução de quem deseja saber...

Além do que o mroberto98 disse ai em cima tudo.. Limitadores de corrente não se faz desse modo..

Geralmente eles usam de uma amostragem de corrente, sobre um resistor de baixo valor e dai ou ativam uma proteção se uma tensão determinada sobre esse amostrador se estabelecer ou entra-se num amplificador de erro com essa tensão amostrada em cuja saída (do amplificador de erro) se atua sobre o ajuste de tensão pois  a maneira de "segurar" a corrente é diminuindo a tensão..

E não me venha por favor com a ideia que muitos desenvolvem de ajustar tensão e corrente de trabalho.. Se ajustar a tensão ok, tudo bem...   Agora garantir tensão e corrente estáveis num mesmo tempo é utopia. se a corrente tender a disparar tem de baixar a tensão para que a corrente desça e se mantenha no valor setado como máximo..

 

Desse modo tensão se ajusta o valor desejado e corrente se ajusta o máximo que se permite a fonte suprir...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não preciso de uma fonte com regulagem de corrente, não teria utilidade nenhuma pra mim.

A própria fonte em sí não tem muita utilidade para mim, eu só fuço para aprender.

 

Meu finado pai me colocou para trabalhar com ele quando eu tinha 15 anos de idade, hoje tenho 36. Ele era eletricista por profissão.

Meu pai aprendeu na marra, na pratica, e não sabia sanar minhas duvidas tecnicamente, ele não tinha noção de física, lei de Ohm ...etc

Então eu fui estudar elétrica básica para sanar minhas duvidas, somente para obter respostas técnicas para as minhas duvidas.

 

Uma vez fomos instalar um sistema de iluminação de emergência, na época ainda era a base de faróis de milha de carros 12V.

Eu então separei os rolos de fio 2,5mm para instalar os faróis.

 

então ele me disse que em 12v o fio 2,5mm iria derreter, tinha que usar 6mm para aquela quantidade de faróis. Más não soube me explicar o porque.

Ele sabia que a corrente tinha relação estreita com a tensão, mas não sabia por que.

Então fui procurar um Senai da vida para estudar elétrica básica, mas não lembro muito do que aprendi, e não aprendi sobre o funcionamento dos componentes eletrônicos por que no dia a dia eu não usava semicondutores e etc.

 

Então venho coletando informações para aprender, mas eu só busco aprender o que eu gosto...esse é meu problema.

 

Desculpem a auto biografia.



E não me venha por favor com a ideia que muitos desenvolvem de ajustar tensão e corrente de trabalho.. Se ajustar a tensão ok, tudo bem...   Agora garantir tensão e corrente estáveis num mesmo tempo é utopia. se a corrente tender a disparar tem de baixar a tensão para que a corrente desça e se mantenha no valor setado como máximo..

 

Desse modo tensão se ajusta o valor desejado e corrente se ajusta o máximo que se permite a fonte suprir...

 

Isso me lembra como eu aprendi sobre LEDs e resistores ... hehehe

A muito tempo traz fui procurar saber o porque precisava de um resistor para ligar um LED.

Para minha surpresa o autor do texto dizia que tinha que calcular a corrente que passaria no resistor para o dito LED.

Foi aí que eu me atentei que quando se restringe a corrente obviamente a tensão cairá. ( é assim que eu aprendo)

Outro problema do autodidata é que nós encontramos na internet, textos direcionados para quem já sabe o básico e é aí que o autodidata se complica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você conseguiu 18v na saida do capacitor, pode começar a montar a fonte.

E esquece aquela gambiarra que eu propus se você consegue um outro trafo por 50 contos dando o seu.

Eu propus aquela gambiarra porque achei que seu trafo era de chapa magnética.

Acho que consegui os 18Vdc por conta da minha tomada que é 130Vac. Sera que se forçar ele consigo extrair uns 45A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quando você aumenta a tensão, a corrente cai.

você conseguirá menos de 30A em 18v

Alguma coisa então está errada, pois retifiquei ele com os diodos coloquei os capacitores ai deu 18vdc fui colocar uma carga pra ver e coloquei um amperímetro que tenho aqui de 50A ele marcou 37A, a carga que utilizei foi uma velha resistência de chuveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu amperimetro mede DC?

se estiver medindo DC com um amperimetro AC a medida vai estar errada

é um amperimetro digital DC de 50A coloquei ele em série com a carga. é tipo um desse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532346812-2-em-1-voltimetro-amperimetro-dc-0-100v-100a-shunt-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguma coisa então está errada, pois retifiquei ele com os diodos coloquei os capacitores ai deu 18vdc fui colocar uma carga pra ver e coloquei um amperímetro que tenho aqui de 50A ele marcou 37A, a carga que utilizei foi uma velha resistência de chuveiro.

Essa sua informação sem o registro da tensão de saída que nesta hora (dos 37 Amperes) não vale de muita coisa não..

Me explico...

Se eu pegar um transformador que em aberto dá os mesmos 18 Volts e se aplico a carga nele (resistência de chuveiro) e ele oferecer 37 Amperes e sua tensão de saída cair para 9 Volts, poderia ter certeza absoluta de que ele, na função de carregar baterias seria um fracasso, jamais daria esses 37 Amperes... Entendestes???

 

Se você não tiver de se importar com a tensão quem sabe ele poderá entregar mais que 37 Amperes, talvez 50, ou 80 Amperes. Só que se deixares vai aquecer e prender fogo...

 

Existe um compromisso entre a corrente que ele é capaz de oferecer e a queda de tensão em sua resistência interna, nos diodos da ponte etc e tal...

Isoladamente só a corrente pouco diz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua informação sem o registro da tensão de saída que nesta hora (dos 37 Amperes) não vale de muita coisa não..

Me explico...

Se eu pegar um transformador que em aberto dá os mesmos 18 Volts e se aplico a carga nele (resistência de chuveiro) e ele oferecer 37 Amperes e sua tensão de saída cair para 9 Volts, poderia ter certeza absoluta de que ele, na função de carregar baterias seria um fracasso, jamais daria esses 37 Amperes... Entendestes???

 

Se você não tiver de se importar com a tensão quem sabe ele poderá entregar mais que 37 Amperes, talvez 50, ou 80 Amperes. Só que se deixares vai aquecer e prender fogo...

 

Existe um compromisso entre a corrente que ele é capaz de oferecer e a queda de tensão em sua resistência interna, nos diodos da ponte etc e tal...

Isoladamente só a corrente pouco diz..

Quando der vou vê se coloco carga nele, e verifico a tensão depois posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...