Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Fonte 14v 50Ah


Matthwus

Posts recomendados

@cesardelta1,

Cesar, isso é que eu chamo de uma boa gambiarra !!!! Caramba !

Mas eu faria um pouco diferente, já que o original é de 12v ac, eu enrolaria mais voltas até chegar a 16volts ac, já é o suficiente para se ter uma fonte regulada de 14 V dc .

E a corrente não cairia tanto, ainda conseguiria fornecer uns 27 ampéres.

Mas gostei de sua gambiarra kkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma solução mas perdera muita corrente... De 40A vai cair pra uns 26A heheh

Só perde corrente se deixar o bobinado frouxo, se enrolar justo e a emenda for soldada fica como se original.

 

@cesardelta1,

Cesar, isso é que eu chamo de uma boa gambiarra !!!! Caramba !

Mas eu faria um pouco diferente, já que o original é de 12v ac, eu enrolaria mais voltas até chegar a 16volts ac, já é o suficiente para se ter uma fonte regulada de 14 V dc .

E a corrente não cairia tanto, ainda conseguiria fornecer uns 27 ampéres.

Mas gostei de sua gambiarra kkkkk !

Paulo

Paulo, Ontem até calculei as quedas de tensão de uma fonte na pagina anterior deste post,então

o @mroberto98 fez um calculo diferente.

Foi aí que eu lembrei que sempre eu fazia uma fonte realmente a tensão final nunca era a mesma.

Então eu não arriscaria fazer com 16v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem como tenho todos os componentes em casa para montar esse circuito:

 

Acho que não tenho nada a perder né ? afinal se não fica bom eu posso conversar com um amigo meu que mexe com bobinamentos e ver se ele melhora meu trafo. Se caso eu montar esse circuito e funcionar qual as especificações do trafo, considerando que vou colocar mais transistores na saída para 40A, pode ser trafo de 15v e 40A  ou  18v e 40A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perde corrente sim se aumentar a tensão! 40A em 12V tem 480W, se n perdesse os 40A e tivesse 18V a potencia seria muito alta kkkk uns 720W.. Acho que se o núcleo continua do mesmo tamanho deve continuar com os mesmos 480W...

A fonte que falei que não teria queda, eu usaria um transistor pnp assim não teria perdas! A não ser a da saturação dele, que as vezes é quase 0V dependendo do transistor.

Se você quer estabilidade na saida com esse circuito, com trafo de 15vac, você vai precisar de uns 100 a 150mF de filtro na entrada kkkkk se quiser que em plena corrente de 40A na saida esteja estabilizado em 13.8V kkkkkk

Quero ver a grana que você vai gastar com 150mF de capacitores kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perde corrente sim se aumentar a tensão! 40A em 12V tem 480W, se n perdesse os 40A e tivesse 18V a potencia seria muito alta kkkk uns 720W.. Acho que se o núcleo continua do mesmo tamanho deve continuar com os mesmos 480W...

A fonte que falei que não teria queda, eu usaria um transistor pnp assim não teria perdas! A não ser a da saturação dele, que as vezes é quase 0V dependendo do transistor.

Se você quer estabilidade na saida com esse circuito, com trafo de 15vac, você vai precisar de uns 100 a 150mF de filtro na entrada kkkkk se quiser que em plena corrente de 40A na saida esteja estabilizado em 13.8V kkkkkk

Quero ver a grana que você vai gastar com 150mF de capacitores kkkk

Se eu mandar meu amigo dar uma mexida nesse meu trafo a fim de sair 18vac e 40A da pra fazer esse circuito de boa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perde corrente sim se aumentar a tensão! 40A em 12V tem 480W, se n perdesse os 40A e tivesse 18V a potencia seria muito alta kkkk uns 720W.. Acho que se o núcleo continua do mesmo tamanho deve continuar com os mesmos 480W...

A fonte que falei que não teria queda, eu usaria um transistor pnp assim não teria perdas! A não ser a da saturação dele, que as vezes é quase 0V dependendo do transistor.

Se você quer estabilidade na saida com esse circuito, com trafo de 15vac, você vai precisar de uns 100 a 150mF de filtro na entrada kkkkk se quiser que em plena corrente de 40A na saida esteja estabilizado em 13.8V kkkkkk

Quero ver a grana que você vai gastar com 150mF de capacitores kkkk

Ah sim, são as leis da física. Inevitável

Achei que estava falando de perder corrente por causa da gambiarra em sí.

 

Se eu mandar meu amigo dar uma mexida nesse meu trafo a fim de sair 18vac e 40A da pra fazer esse circuito de boa ?

Se você mandar ele mexer no trafo, ele vai desmanchar e fazer um novo, assim se seu trafo realmente entrega 40A agora,

ele talvez possa fazer entregar até mais fazendo um bobinamento novo.

 

Más veja bem, quanto mais alta a corrente mais caro fica a fonte final.

 

Quanto mais corrente, mais transistores terá que colocar, maior será o dissipador, maior será a caixa, maior será o capacitor...etc

Capacitores eletrolítico são bem caros, e grandes assim, não são fáceis de achar.

 

Quer uma boa dica?

Tire umas fotos desse trafo para eu avaliar e eu calculo a quanto ele pode chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, são as leis da física. Inevitável

Achei que estava falando de perder corrente por causa da gambiarra em sí.

 

Se você mandar ele mexer no trafo, ele vai desmanchar o secundário e fazer um novo, assim se seu trafo realmente entrega 40A agora ele pode fazer entregar até mais fazendo um bobinamento novo.

 

Más veja bem, quanto mais alta a corrente mais caro fica a fonte final.

Capacitores eletrolítico são bem caros, e grandes assim não são fáceis de achar.

Quer uma boa dica?

Tire umas fotos desse trafo para eu avaliar e eu calculo a quanto ele pode chegar.

Vou tirar umas fotos dele, porém estudo longe de casa e só vou ter acesso a esse trafo no final de semana.

Vou tirar umas fotos dele, porém estudo longe de casa e só vou ter acesso a esse trafo no final de semana. É um trafo grande deve pesar uns 5Kg pra mais.Cara tenho muita sucata em casa esses transistores mesmo tenho tudo lá, e tenho alguns capacitores de 6800uf, de 10000uf e de 4700uf, sei lá quero fazer alguma coisa com isso, é melhor do que deixar parado lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18Vac em 40A vai de 480 pra 720W... Ele teria que refazer todo o trafo! O primario, srcundaeio e ainda mexer no núcleo.. É a mesmo coisa que comprar um novo kkkkk pois pra essa corrente nessa tensão vai ter q trocar a bitola dos fios, provavelmente nao vai nem caber tudo isso no núcleo...

Se você comprar uma fonte chaveada você vai pagar mais barato do que fazendo essa kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18Vac em 40A vai de 480 pra 720W... Ele teria que refazer todo o trafo! O primario, srcundaeio e ainda mexer no núcleo.. É a mesmo coisa que comprar um novo kkkkk pois pra essa corrente nessa tensão vai ter q trocar a bitola dos fios, provavelmente nao vai nem caber tudo isso no núcleo...

Se você comprar uma fonte chaveada você vai pagar mais barato do que fazendo essa kkkkkk

Quanto a isso é simples cara, converso com meu amigo ele vende transformadores toroidais eu dou o meu pra ele, pago um valor a mais para ele e pego um trafo de 18vac e 40A com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a isso é simples cara, converso com meu amigo ele vende transformadores toroidais eu dou o meu pra ele, pago um valor a mais para ele e pego um trafo de 18vac e 40A com ele.

@Matthwus eu sei como é, eu também insistiria e faria essa fonte, quando a gente gosta de eletrônica é assim mesmo.

Eu mesmo fiz uma fonte de 20A de teimoso só para montar o esquema do Faller. Gastei $150.

Eu sabia que com esse valor eu compraria uma nova chaveada de 30A, más mesmo assim eu a fiz.

Te apoio 100% nesse projeto só que fica caro *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os capacitores de filtro? 100 000uF é muita coisa kkkkk

E os capacitores de filtro? 100 000uF é muita coisa kkkkk

Tenho 5 capacitores de 10 000uf em casa se eu tiver mais 5 desses ja tenho 100 000uf, em acho que devo ter um trafo de maquina de solda lá em casa, parado alguém sabe quantos volts aquilo da ?

Tenho 5 capacitores de 10 000uf em casa se eu tiver mais 5 desses ja tenho 100 000uf, em acho que devo ter um trafo de maquina de solda lá em casa, parado alguém sabe quantos volts aquilo da ?

Tenho muitos trafos em casa devo ter uns 7 ou 8 e não sei o que faço com todos esses trafos. tenho diodos ponte retificadores dissipadores de calor tenho fio tenho fio de cobre esmaltado tem tanta coisa lá não sei o que faço com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus eu sei como é, eu também insistiria e faria essa fonte, quando a gente gosta de eletrônica é assim mesmo.

Eu mesmo fiz uma fonte de 20A de teimoso só para montar o esquema do Faller. Gastei $150.

Eu sabia que com esse valor eu compraria uma nova chaveada de 30A, más mesmo assim eu a fiz.

Te apoio 100% nesse projeto só que fica caro *****.

Oqueeee? Com $$150 eu faria uma chaveada de 4000W que em 12V daria mais de 300A kkkkkkkkk

E com uns 220 faria uma de 4000W com PFC ativo!! Kkkkkkkkkkkkkk

Po vocês tão nadando no dinheiro hein?? Kkkkkkkk e eu economizando no max aqui... Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oqueeee? Com $$150 eu faria uma chaveada de 4000W que em 12V daria mais de 300A kkkkkkkkk

E com uns 220 faria uma de 4000W com PFC ativo!! Kkkkkkkkkkkkkk

Po vocês tão nadando no dinheiro hein?? Kkkkkkkk e eu economizando no max aqui... Kkkkk

Você sabe fazer né tio!

O dia que eu conseguir pelo menos entender uma fonte dessa eu já estarei feliz... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trafo de maquina de solda entrega de 40 a 70V

CApacitor 100mil mf no Ebay preço médio 70 dólares + frete + impostos.

 

Vende um pouco no mercado livre doido, mesmo usado dá pra fazer uma grana

bem você ta falando que eu vou precisar de 100 mil micro faraday ? se for eu tenho 5 capacitores de 10mil ou seja já é 50mil a metade e consigo esses capacitores de 10 mil baratinhos, com mais 27,50 eu compro 5 capacitores desses.

Oqueeee? Com $$150 eu faria uma chaveada de 4000W que em 12V daria mais de 300A kkkkkkkkk

E com uns 220 faria uma de 4000W com PFC ativo!! Kkkkkkkkkkkkkk

Po vocês tão nadando no dinheiro hein?? Kkkkkkkk e eu economizando no max aqui... Kkkkk

Cara já é difícil pra achar circuito de fonte linear bom na net vai procurar um de fonte chaveada, até tenho uns núcleos bom em casa que da pra fazer fonte chaveada, mas não entendo dessa parada ai que tal você ajudar e postar um esquema de uma fonte chaveada acho que muita gente iria gostar.

Olha o que encontrei de fonte chaveada de 13,8v por 150A só que não tem o circuito.

 

post-598359-0-46205900-1393416400_thumb.

 

post-598359-0-82591500-1393416411_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom 100mil micro foi o que eu calculei mais ou menos aqui para que os 25V retificado de 18Vac n tenha ripple maior que ultrapasse 18 para baixo para ter os 14V na saida sem ripple em pleno 40A de carga...

mas tome cuidado, a corrente no trafo é rms, sao 40A rms para 18Vac, filtrando daria 25V eai a corrente cai! Cairia para 28Ae teria perda de 320W em calor, sobrando os 14V pra carga com 28A... Tendo 54% de rendimento...

Com o ripple melhora um pouco as coisas, vai ter corrente na saida de uns 34A, 255W em calor, 476W na saida, uns 65% de rendimento... Por isso os capacitores devem ter um valor bem calculado, pra poder filtrar bem e ainda n perder tanto rendimento!

o que tem é esquema de fonte atx... E com algumas modificaçoes da pra ter 13.8V e com essa potencia, mais ou menos 500W... Tem varias saidas para o pc, coisa que você pode tirar e so deixar uma de 13.8V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom 100mil micro foi o que eu calculei mais ou menos aqui para que os 25V retificado de 18Vac n tenha ripple maior que ultrapasse 18 para baixo para ter os 14V na saida sem ripple em pleno 40A de carga...

mas tome cuidado, a corrente no trafo é rms, sao 40A rms para 18Vac, filtrando daria 25V eai a corrente cai! Cairia para 28Ae teria perda de 320W em calor, sobrando os 14V pra carga com 28A... Tendo 54% de rendimento...

Com o ripple melhora um pouco as coisas, vai ter corrente na saida de uns 34A, 255W em calor, 476W na saida, uns 65% de rendimento... Por isso os capacitores devem ter um valor bem calculado, pra poder filtrar bem e ainda n perder tanto rendimento!

Como se calcula o ripple?

Mais uma que eu tenho que aprender.

Vou ter que sair agora e volto só a noite, aí vejo o que foi resolvido.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carga e descarga é calculada:

 

 

 

T= R x C....

 

 

O tempo que o capacitor fica desligado é menor que 8.33ms ai você calcula uma proporçao, que é o tempo que ele leva pra se descarregar 7V em 8.33ms.. Se ele se descarrega completamente em 10s, e tava com 10V, então com 5s ele descarregaria so 5V...

 

 

 

É uma fórmula simples e também n é exata!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já retifiquei o trafo e filtrei o mesmo, a tensão está em 18V. A saída de um transformador é proporcional a entrada ? se for não tem como eu aumentar a tensão alternada na entrada do trafo a fim de obter 15v na saída ?

 

em anexo segue o esquema que meu amigo mandou e montar.

attachicon.gifFonte 13,8X 30 do projeto.pdf

@Matthwus Se você conseguiu 18v já pode começar a montar, cara.

 

Conselho: esqueça esse seu esquema ai e use esse:

l_a_fa10.jpg

 

É só inverter para o lado do positivo e você pode usar os transistores que já tem.

Use um 7815 no lugar do 7915 ou até mesmo um LM317( a pinagem é diferente no 317)

No lugar dos diodos de sinal você pode colocar um trimpot para estabelecer a tensão desejada mais fácil.

 

É só minha opinião, a fonte é sua, faça como desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Se você quer saber qual o valor do capacitor de filtro com maior exatidão, que informações juntadas.

Segue a minha dedução.

VRipple_zps9002a3f4.jpg

 

Para ver a figura maior, clique com o botão direito do mouse e escolha "salvar imagem como..."

Em outro local eu fiz o cálculo do capacitor em função da percentagem de ripple de 15%, da tensão CC e da corrente de carga. Mas não achei.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A formula que passei é so pra ter uma ideia...

Eu nem ao menos entendi esses calculos heheh...

Mas se eu precisar calcular exatamente, eu faço do meu jeito: eu pego a tensão de ripple que eu quero que tenha, com ela ja da pra saber o angulo em que o outro semiciclo ja atinge a tensão do capacitor, assim ja da pra saber o tempo, e depois integrando na formula linear (R*C) o logaritmo In da pra saber com exatidão o valor do capacitor!(se a carga for resistiva) mas se for corrente fixa a formula fica sem o In para ser linear..E se a carga for por potencia, caindo a tensão e almentando a corrente pra manter a mesmo potencia, uso também o In so que de forma inversa...

mas eu nunca precisei ter exatidão nisso, ate porque, eu n seria doido de perder tempo calculando tudo isso pra achar um simples valor de capacitor kkkkk uma fonte chaveada de 400W que projetei em 1 dia se for ficar calculando tudo exato eu perderia o ano pra fazer kkkkk

mas afim de estudos é essencial saber o exato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 Vou estudar sobre isso por que para ser sincero, eu não entendi, mas obrigado por explicar.

 

@MOR

Vou estudar sobre isso por que para ser sincero, AGORA É QUE eu não entendi nada mesmo. hahaha

Más vou guardar esse texto para os estudos.

Obrigado por disponibilizar o texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...