Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador i5 4670 - Temperatura


GoZaDo

Posts recomendados

            Boa tarde galera, estou buscando respostas sobre o meu processador 4º geração da intel, o i5 4670, mas a unica explicação mais convincente foi esta:

 

 

 

 

A Intel usa uma pasta térmica de baixíssima qualidade embaixo do spreader metálico do processador (aquela capinha de metal que fica em cima do chip). Por conta disso todos os Intel Haswell fritam, pois o vídeo onboard deles esquenta consideravelmente. Se você usar cooler box vai ficar quente assim mesmo. Para o Socket LGA1150 infelizmente a aquisição de um watercooler selado ou pelo menos um air cooler bruto é quase que obrigatória, mesmo para quem não faz overclock, pois a ganância da Intel em economizar alguns trocados na pasta térmica gera esse tipo de situação. 

Alguns usuários hardcore retiram o spreader metálico, limpam essa pasta térmica de baixíssima qualidade (que eu "carinhosamente" chamo de "chicletinho da Intel") e colocam uma pasta térmica de qualidade, o que abaixa extremamente as temperaturas desse chip (entretanto, não vou recomendar a você fazer isso, pois há grande possibilidade de danificar seu processador).

Boa sorte

 

Postado por:

@Mention

Conselheiro Lafaiete, MG
Em: 18 de julho de 2013 - 17h04min

 

 

            Usando o cooler original da intel, fiz testes de estres e a temperatura chega a pico de 84ºC, jogando chegou a 81ºC (a temperatura max suportada dele é de 72ºC  :o )

4jr2.jpg

 

 

            Comprei um air cooler - Thermaltake Frio ock -  (carinho... não consegui achar air cooler com bom custo/benefício) esperando a melhora considerável da temperatura, mas meu resultado não foi como o esperado: 

 

abn6.jpg

Nesta imagem se vê a temperatura do processador chegando a casa dos 60ºC, rodando no minimo chega no 64ºC e com o cooler no máximo fica nos 60-62ºC.

 

 

 

             Minha duvida é o seguinte: com aquele air cooler para overclock, ficar 8ºC abaixo do máximo suportado pelo processador não é nenhuma vantagem, acredito que water cooler a temperatura pode baixar mais um pouco, até uns 4ºC, mas já fiz o meu investimento né... 

             Será que há algum fator que esta deixando essa temperatura elevada? ou é isso mesmo que o @Mention falou...?

 

Obs: A pasta térmica que usei foi a que veio com o cooler, uma acinzentada.

A temperatura na minha cidade é elevada, mas no meu apto fica em torno dos 28-33ºC, de noite quando ligo o ar fica 24ºC (antes de dormir), mas os teste foram feitos na temperatura natural mesmo, mas no ar ele cai uns 4ºC - rodando coisas leves, não comparei no estres.

 

 

 

 

Este é o meu pc:

Gabinete Cooler Master Haf 912 

Processador Core i5-4670

Placa-mãe Asus B85M-E

Placa de video Nvidia GTX 760 2GB 256bits EVGA

8GB de Memória Kingston 1600MHZ Dual Channel

Hd Seagate 1TB  Sata3 6GB/s

Fonte de 600W Reais ATX 12v 

wuxo.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que está bom. O meu i7-3770K, que é mais frio do que o Haswell, fica na casa dos 60ºC ao fazer uma conversão de vídeo em full HD com um CM 9900NT, que tem um resultado parecido com o seu. Talvez você ganhe alguns graus ao trocar para um water cooler, mas eu acho que só com um H100. Menos que que isso está arriscado ficar igual ou pior. Eu acho que não vale a pena.

 

60ºC para uma CPU neste verão, trabalhando pesado, está dentro do esperado, ainda mais com o Haswell. O Afterburner também pode estar fazendo a medição pelo soquete e dando a temperatura errada. Já viu como ficam os cores por outro programa, tipo um AIDA?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que está bom. O meu i7-3770K, que é mais frio do que o Haswell, fica na casa dos 60ºC ao fazer uma conversão de vídeo em full HD com um CM 9900NT, que tem um resultado parecido com o seu. Talvez você ganhe alguns graus ao trocar para um water cooler, mas eu acho que só com um H100. Menos que que isso está arriscado ficar igual ou pior. Eu acho que não vale a pena.

 

60ºC para uma CPU neste verão, trabalhando pesado, está dentro do esperado, ainda mais com o Haswell. O Afterburner também pode estar fazendo a medição pelo soquete e dando a temperatura errada. Já viu como ficam os cores por outro programa, tipo um AIDA?

 

 

Bom, eu não pensei nisso, mas acho que pelo real time eu testei também, e era a mesma temp do Afterburner... nem tenho mais ele, ja desinstalei, mas vou testar outro programa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não pensei nisso, mas acho que pelo real time eu testei também, e era a mesma temp do Afterburner... nem tenho mais ele, ja desinstalei, mas vou testar outro programa..

 

De qualquer maneira, eu não me preocuparia muito. Os 72ºC que eles dizem leva em conta uma margem de segurança. Quem faz overclock leva as temperaturas muito acima disso. Se continuar na casa dos 60ºC em jogos, eu acho que tudo bem.

 

Quanto fica em idle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer maneira, eu não me preocuparia muito. Os 72ºC que eles dizem leva em conta uma margem de segurança. Quem faz overclock leva as temperaturas muito acima disso. Se continuar na casa dos 60ºC em jogos, eu acho que tudo bem.

 

Quanto fica em idle?

 

 

Em idle ( fui no grandioso google traduzir idle ehehhe, que dizer preguiçoso <_<  ) fica menos que 50ºC, descompactando um arquivo, dando uma forcadinha vai para 50 - 52ºC.

 

Mas só navegando fica em 32 - 35ºC, que é o normal... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em idle ( fui no grandioso google traduzir idle ehehhe, que dizer preguiçoso <_<  ) fica menos que 50ºC, descompactando um arquivo, dando uma forcadinha vai para 50 - 52ºC.

 

Mas só navegando fica em 32 - 35ºC, que é o normal... 

 

O Google é a salvação!

 

Eu acho que está na boa. O meu ainda fica mais quente em idle (36/40ºC). Eles são assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente tá normal, porém, aproveitando, que fonte é essa aí de 600W "real"? Sabe exatamente o modelo dela?

 

Só explicando, essa terminologia "real" não existe para fontes, foi inventado por vendedores pra empurrar porcaria.

 

            Não tenho o modelo especificado.... somente as informações da foto, o vendedor mesmo que escreveu as informações do pc que mondei, só copiei e colei de um email  :D   E ainda disse que tem num sei o que ativo...

O Google é a salvação!

 

Eu acho que está na boa. O meu ainda fica mais quente em idle (36/40ºC). Eles são assim mesmo.

 

             Então ta ótimo, fiquei com medo, pois investi + ou - 250,00 reais no air cooler e queria que resolvesse o problema do super aquecimento, mas se esse processador é cabeça quente mesmo...

 

            Eu fico perdido porque aqui na minha city o povo ta na 3º geração ainda e acharam um absurdo, sem dar muita solução.

 

           Mah valeu guri, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

            Não tenho o modelo especificado.... somente as informações da foto, o vendedor mesmo que escreveu as informações do pc que mondei, só copiei e colei de um email  :D   E ainda disse que tem num sei o que ativo...

 

             Então ta ótimo, fiquei com medo, pois investi + ou - 250,00 reais no air cooler e queria que resolvesse o problema do super aquecimento, mas se esse processador é cabeça quente mesmo...

 

            Eu fico perdido porque aqui na minha city o povo ta na 3º geração ainda e acharam um absurdo, sem dar muita solução.

 

           Mah valeu guri, obrigado. 

 

De nada. Em parte eles são esquentadinhos por causa do vídeo integrado (uma mini VGA dentro do processador, que o povo chama de GPU). O Haswell é mais quente do que o Ivy porque a GPU é bem mais forte. Mas o seu cooler é bom e eles não dissipam muito calor (o meu gabinete é frio).

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Amigo minhas configurações estão bem parecidas com a sua, porém meu pc ainda nao chegou :mellow:  :mellow:  :mellow:   

 

Processador: i5 4670 (por enquanto usarei com cooler box)

Placa mãe: Asus B85M-E/BR

Memória: 8GB Corsair Vengeance 1600Mhz

SSD: 120GB Kingston

Fonte: GS 600 Corsair  

Windows: Vou instalar o 8.1 

 

Com essa sua placa esta rodando bem os jogos como BF4, SKYRIM na "nova geração"?

Como esta o desempenho da maquina no geral? tipo ver videos abertura de programas uso de memória e processador?

 

Pc igual o meu, massa kkkk  

 

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roda tudo lisinho... com a placa de video que tenho né... tu nao sitou a placa...

Vai gostar cara, é uma boa configuração...

O processador só esquenta um bocado no extremo, mas só colocar um cooler bom e ser feliZ...

Aqui ja joguei:

far cry 3

Gta IV

Gas Guzzlers

Blur

NFS

F1 2013

Batthefild 4

Dead Rising 3

E outros ai... tudo no full e rodando tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais não entendo uma coisa, no site do fabricante diz que essa placa mãe só suporta placas de video AMD? ou é só no caso de fazer SLI / CROSS FIRE?

 

Sua placa é esta? http://www.kabum.com.br/produto/55517/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx760-superclocked-2gb-ddr5-256-bits-pci-express-3-0-02g-p4-2762-kt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais não entendo uma coisa, no site do fabricante diz que essa placa mãe só suporta placas de video AMD? ou é só no caso de fazer SLI / CROSS FIRE?

 

Sua placa é esta? http://www.kabum.com.br/produto/55517/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx760-superclocked-2gb-ddr5-256-bits-pci-express-3-0-02g-p4-2762-kt

 

Todas as placas aceitam placas de vídeo AMD ou Nvidia, sem restrições. No caso do Crossfire / SLI é que as placas-mãe mais baratas só aceitam Crossfire. Acho que SLI é mais complexo, mais caro de implementar, não sei. Uma placa-mãe com suporte para SLI costuma custar mais de 600 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A.minha é essa:

http://www.kabum.com.br/produto/46390/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx760-2gb-ddr5-256-bit-pci-express-02g-p4-3763-kr/?tag=gtx%20760

Como o parca falou... fica caro um sli, nao que nao compense... mas nao tenho cache pra isso.. por isso optei em nao fazer, mas a placa-mãe n suporta o sli/cros dessa placa... mas a placa em si.. tudo top...eehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom realmente de custo beneficio essa placa é boa, todos falam bem da EVGA GTX 760. qual o tamanho dela? meu gabinete é um Gabinete AeroCool ATX Strike-X One diz no site cabe placas até 40 cm sera que cade?

 

Amigo, você pode colher mais informações nesse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1033499-geforce-gtx-760-t%C3%B3pico-oficial/ e aqui: http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-760-br.html#pdpContent=2

 

O comprimento dela é de quase 25cm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

P.souza mais este modelo é diferente dos apresentados no tópico veja: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=41728

 

Creio que dependendo de quem  "coloca o nome no chip" ela varia fisicamente, esta minha duvida é referente o modelo do link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabe... pode ver na foto do meu gabinete que a placa é um pouco maior só q a fan azul em cima de 20cm... seu gabinet também é bem parecido c o meu.. essa placa oculpa dois espacos do gabinete... o seu tem um monte... então sem medo..

Mas verifica nos topicos ai que o fera indicou... tem informações massa sobre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.souza mais este modelo é diferente dos apresentados no tópico veja: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=41728

 

Creio que dependendo de quem  "coloca o nome no chip" ela varia fisicamente, esta minha duvida é referente o modelo do link.

 

Não seja por isso amigo, segue link da placa em questão: http://www.evga.com/Products/Product.aspx?pn=04G-P4-2768-KR

 

Height: 4.376in - 111.15mm

Length: 9.5in - 241mm

 

Considerando a sua informação de que no gabinete cabem placas de até 40cm, podes ficar tranquilo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você que tem uma placa igual a minha me ajuda ai. meu pc chegou ontem montei ele porém a fonte liga o cooler dela gira o cooler do processador gira e o drive de cd abre normal porém o pc nao da bot e nao entra na tela da bios, podem me ajudar?

 

da fonte CX600 corsair liguei o cabo 24 pinos que creio ser o cabo principal e liguei um cabo com nome "CPU" na entrada acima do processador, ele tem 8 pinos mais só entra 4 pinos porém pc nao liga.

 

Obs ja coloquei as memorias e o ssd 

 

line.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, pela sua explicação, a impressão é de que você não tem muito certeza do que está fazendo. Para evitar de quebrar / inutilizar alguma peça do micro, por que você não vê vários vídeos no YouTube sobre como montar um micro? Eu acredito que tenha vários. Mas veja os mais novos, e não aqueles que ainda são com cabos IDE  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, pela sua explicação, a impressão é de que você não tem muito certeza do que está fazendo. Para evitar de quebrar / inutilizar alguma peça do micro, por que você não vê vários vídeos no YouTube sobre como montar um micro? Eu acredito que tenha vários. Mas veja os mais novos, e não aqueles que ainda são com cabos IDE  :)

 

Já vi sim, mas essa placa é nova e nao tem video de instalação dela, na verdade minha duvida esta mais no bot pois a maquina liga mais nao carrega sera caso de retesar a placa-mãe? esse é o 1º pc que monto então estou pegando isso de bios e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...