Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar um Servidor de Arquivos


duduSa

Posts recomendados

Ola galera, não sei muito sobre servidores então gostaria de uma ajuda "ponta pé inicial"

Tenho uma rede local onde compartilho inúmeros arquivos entre PCs ( 7 maquinas ) Windows XP e Windows 7, tudo através de uma pasta compartilhada em um dos computadores.(isso esta errado)

 

Tenho um PC novo que gostaria de transformá-lo em um servidor de arquivos, onde o acesso e troca de arquivos seja feita a traves dele, o servidor.

Então minha duvida é como posso fazer isso ? que Windows server é melhor usar e como configurar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

duduSa, 

 

Você pretende acessar esses arquivos de modo externo ou apenas localmente?

 

Independente da sua intenção o windows Server é uma boa resolução, sendo prática e de fácil instalação, porém você pode ter problemas quanto a validação do mesmo.

Uma boa opção seria um servidor linux, o qual você não teria problemas com validação porém sua configuração é um pouco mais complexa mas não um monstro de 7 cabeças. 

 

Vale lembrar também que o Windows 7 (Pro ou Ultimate) pode se tornar um servidor FTP com ferramentas nativas dele. Caso tenha interesse postarei alguns links os quais irão ajudá-lo nessa tarefa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua rede é pequena demais para justificar a compra de uma licença do Windows Server apenas para ser usado como servidor de arquivos. Essa é a minha opinião, é claro.

 

Eu pegaria um computador usado, porém confiável, instalaria os hds nele (o quanto for necessário) e instalaria o FreeNAS. É um sistema baseado no FreeBSD dedicado a servidores de arquivos, bem fácil de usar pois é administrado via interface web e bem robusto e estável. Ah, já ia esquecendo, totalmente gratuito :)

 

E este novo computador, colocaria para alguém usar.

 

http://www.freenas.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...