Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Áudio 5.1 no PC na saída HDMI


Posts recomendados

Galera, 
Comprei meu primeiro HT: um HTB5570D/78 da Philips.
Então fiz a conexão do PC com o HT através de um cabo HDMI entra a saída HDMI da placa de vídeo (uma RADEON HD 7850) com o HT e a saída HDMI do HT com a do monitor.
Só que eu não consigo por nada nesse mundo fazer funcionar o som 5.1 no PC 
Nas opções de som do Windows, eu defino o padrão na saida de som de alta definição só que no mesmo so me aparece a opção de som stereo:

 

u0bg.jpg

 

sspf.jpg

 

ygc7.jpg

 

Mesmo aparecendo que possui suporte pra som 5.1, o mesmo nao tem opção pra tal :/
 
Alguém tem alguma ideia de como ativar som 5.1 no Windows atráves de conexões HDMI?
 
Agradeço desde já.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei a seguinte solução, o autor dela foi Skywalker_rt em http://www.htforum.com/vb/showthread.php/181324-HDMI-da-placa-de-v%C3%ADdeo-apenas-2-1-canais-no-HT-(AJUDEM-POR-AVOR)

 

 

 

As soluções possíveis são as seguintes:

1ª etapa: verificar a configuração da saída de áudio da porta HDMI. Basta clicar com o botão direito no ícone do volume na área de notificação e selecionar "Dispositivos de reprodução". Caso não tenha o ícone visível, vá no Painel de Controle, no item "Hardware e sons", e depois, na categoria "Som", clique em "Gerenciar os dispositivos de áudio" (se o Painel de Controle não estiver na exibição por categoria, entre no item "Som"). Selecione a saída HDMI (se estiver disponível, é claro) e clique no botão "Configurar". Se aparecerem as configurações multi-canal (quadrifônico, 5.1 ou 7.1, dependendo do receiver), selecione a opção desejada e clique no botão "Testar". Se o som estiver saindo somente na caixa indicada no esquema da tela, esta parte do problema estará concluída e é só avançar até a conclusão do assistente de configuração. Caso esteja saindo nas caixas frontais e traseiras ao mesmo tempo, verifique a configuração do home-theater.

2ª etapa: esta é a que me deu a maior dor de cabeça. Caso não apareçam as configurações multi-canal na configuração da saída HDMI, o problema é um pouco mais complexo. Nas versões do driver Catalyst para Windows 7, a AMD não inclui mais o driver de audio HDMI (fornecido pela Realtek, fabricante do chip de audio das Radeon HD), deixando, ao invés, o Windows selecionar o driver "podrão" de áudio, que não identifica o receiver conectado entre o PC e a TV, reportando apenas os 2 canais de áudio desta. Então, eu fui na seção de downloads do site da Realtek, em "High Definition Codecs": http://www.realtek.com/downloads/dow...&GetDown=false (talvez seja necessário clicar numa caixa dizendo que aceita as condições). Depois, é só baixar o driver "ATI HDMI Audio Device" e instalar (a instalação é automática). Depois, reinicie o PC e execute novamente a 1ª etapa. Se as configurações multi-canal aparecerem desta vez (foi o que funcionou para mim), basta seguir adiante. Caso ainda não funcione, pode ser um problema com as EDID do receiver e da TV informadas pelo driver de monitor (também "podrão") ao sistema. Uma solução, que eu tentei antes de descobrir o driver da Realtek e não funcionou para mim, foi com o utilitário Moninfo, baixado no site http://www.entechtaiwan.com/util/moninfo.shtm. Eu não obtive maiores progressos com o programa, mas, basicamente, ele cria um arquivo .inf com as informações corretas de EDID a partir das informações "plug and play" enviadas pelo receiver e pela TV, que deverá ser utilizado no lugar do driver padrão (quero dizer, podrão). É importante executar o programa como administrador, pois o mesmo não entra no modo avançado automaticamente e falha quando executado diretamente. mais informações sobre este utilitário podem ser encontradas no fórum da empresa ou no google.

3ª etapa: verificar os codecs. Se as configurações de áudio da saída estiverem corretas, e os canais forem tocados corretamente no teste, resta apenas a parte dos codecs. Não vou entrar detalhadamente nisto, já que varia muito de um PC para o outro. Os links do AFrancis explicam bem para quem usa codecs baseados no FFDShow e no MPC-HC, que cobrem a maioria dos casos. Eu utilizo o pacote Shark 007 (www.shark007.net), que tem estes mesmos codecs, além de uns outros, e é muito fácil de configurar. Basicamente, é necessário ativar o pass-through da saída digital, habilitando os formatos que o receiver aceita (DTS, Dolby, AC3, etc). O local para fazer isso varia de um codec para outro, mas praticamente todos os bons oferecem tal recurso.

 

Abraços, boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, brigadao cara. Vou tentar assim que chegar em casa.

Porém eu vi que ele faz as conexões de um modo diferente do que eu:

HDMI -> receiver Onkyo HT-R390 -> TV Philips 47PFL7403

DVI -> monitor 19"

Eu já faço assim:

VGA HDMI > HT HDMIN IN 1

HT HDMI OUT ARC > MONITOR HDMI

Será que pode ser isso o problema?

Sei que a saida HDMI possui 5.1 com sinal PCM, porém as entradas nao.

Amigo, tentei instalar o HDMI Audio do site da Realtek porém a saida HDMI se torna indisponivel depois da instalção :(

wlum.jpg

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

configure diretamente pelo gerenciador da Realtek no painel de controle, se não estiver disponível, desinstale esse driver ATI hdmi que você instalou e baixe no site da Realtek abaixo a versão R2.73 do driver de áudio compativel com seu S.O. , que também possui o driver para hdmi e é mais completo.

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=24&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false

verifique se normaliza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estou com o mesmo problema em relação ao audio 5.1, já pesquisei em tudo quanto é lugar e nada de encontrar solução. Meu HT é o Philips HTD3510X/78 5.1, minha tv é a LG LA6200 e minha placa de video é uma HD4850, no manual diz que ela transmite até 7.1 canais via HDMI. Conectei da seguinte forma:

 

PC > TV via HDMI > HT via HDMI ARC

 

O audio tá funcionando normal, porém só stereo, já instalei todo tipo de driver e sempre que vou nas configurações mostra só 2 canais como o máximo suportado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Leitonsfc,

 

Aqui eu ligo meu PC via HDMI na TV LG 55' usando uma GTX760 no PC. Uso a saida otica da TV na entrada otica do meu HT (Logitech Z906)

 

O som nao estava saindo 5.1, fui na TV, na opção de Audio dela e na saida digital Output estava setado com PCM, coloquei pra Automatico e começou a sair 5.1 normal (Som indepentende nas 6 cx quando se tocado um video 5.1 no PC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leitonsfc,

 

Aqui eu ligo meu PC via HDMI na TV LG 55' usando uma GTX760 no PC. Uso a saida otica da TV na entrada otica do meu HT (Logitech Z906)

 

O som nao estava saindo 5.1, fui na TV, na opção de Audio dela e na saida digital Output estava setado com PCM, coloquei pra Automatico e começou a sair 5.1 normal (Som indepentende nas 6 cx quando se tocado um video 5.1 no PC)

Mudei a opção do audio para automático mas continuo somente 2 canais nas opções de audio do PC, já tô achando que é o HDMI ARC da tv que não passa os 5.1, vai ser o jeito comprar um cabo ótico pra tentar configurar como você fez. Se alguém tiver alguma outra dica que possa dar certo pode falar. Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei o cabo optico e conectei tanto direto do pc para o HT como da tv para o HT e em nenhum deu as opções de 5.1 no windows 7. Quando conectei direto do PC para o HT aparecem várias opções nas configurações da SPDIF, mas todas com apenas 2 canais, só consegui reproduzir 5.1 com o the kmplayer reproduzindo dvd e configurado pra jogar o audio direto na SPDIF no modo PASSTHROUGH. Estou com os drivers atualizados de minha placa de audio onboard, não é das mais novas mas vi que é compatível com 5.1 e eu usava normal com um receiver analógico. Já estou achando que é algum problema no windows 7, vi relatos de pessoas que usavam o Vista e quando passaram para o Seven as opções de 5.1 de suas placas de video sumiram. Já não sei mais o que fazer... espero que alguém possa dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim consegui o 5.1 configurando os codecs ac3filter e ffdshow como tá aqui no exemplo: http://forum.team-mediaportal.com/threads/ffdshow-audio-ac3-filter-settings-for-5-1-spdif.70814/

Pelo que entendi esse HT não suporta DTS só Dolby Digial 5.1, então o audio que não é compativel ele tem que ser codificado e enviado direto pro home pela saida SPDIF, mesmo o windows só mostrando dois canais eu consegui os 5.1 enviando por SPDIF passthroug e o que não interessa vai em stereo mesmo. Tô usando o HDMI ARC, pc conectado na tv e tv no home tudo via hdmi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente o chipset da minha placa onboard é VIA, pelo que pesquisei o chipset da placa de video Radeon HD4870 é Realtek, porém esse driver ai não é compatível, a última versão compatível com ele é a R270, mas não achei a dll que desbloqueia pra essa versão. Você sabe se existe esse desbloqueio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leitonsfc

 

creio que exista, porém nao encontrei outra versão na internet. Aparentemente essa técnica de "crackear o drive" é algo que ja vem sendo feito a algum tempo, ou seja, talvez um busca mais minuciosa no google gere resultados no sentido de encontrar essa DLL. Ja experimentou pegar o drive antigo seu de som e inserir essa DLL da versao mais moderna? Talvez precise apenas renomear o nome da DLL para um nome que seja adequado a versão do seu drive.

 

Espero ter dado algumas idéias alternativa, pois eu tentaria fazer isso.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, estou enfrentando problema semelhante.

 

Um HT Samsung F4505 (não tem entrada HDMI)

 

HT --> HDMI ARC --> TV (Philips, modelo de entrada)

NOTEBOOK --> HDMI --> TV

 

Acontece a mesma situação do criador do tópico (o windows só reconhece 2 canais)

Obtive informações de que o problema pode ser o EDID da TV.

 

Meu notebook é um Vaio VPCCW27FX que apesar de informar que possui S/PDIF eu não consigo utilizar (a luz vermelha no conector preto/fone não funciona.

 

Testei outro notebook que tem S/PDIF e funcionou o 5.1 no windows via cabo óptico.

 

Vi que o HT de vocês possui entrada HDMI, mesmo ligando o PC direto no HT não funciona 5.1?
Estou pra devolver o meu HT e pegar um que possua entrada HDMI acreditando que o problema seja resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pergunta basica: Uma TV recendo sinal de TV POR ASSINATURA (NET, SKY, etc.) via HDMI, conectada a um HT via HDMI ARC, o som enviado da TV para o HT via HDMI ARC, quando estiver sintonizado em uma canal que emita sinal de audio 5.1,  sera um som 5.1 ou 2.1?

 

Meu home suporta - Dolby Digital;- Dolby Digital Plus;- Dolby True HD;- DTS;- DTS 96/24;- DTS-HD;

 

Quanto a conexão entre um PC e um HT, via SPDIF, quais as situações em que sera enviado um sinal 5.1? Por exemplo, games? musica? streaming?

 

Quanto ao recurso DLNA: Por exemplo, tenho um arquivo de video Blu-Ray e vou jogar para o HT via DLNA, o som sera 5.1?????

 

Apenas divagando, frente a quantidade de tecnologias e a pouca informação nos manuais fica difícil acertar na compra...

 

Meu home é um Samsung HT f4505/zd

minha TV LE28D1441 AOC

placa de video R9 270

placa de som onboard (matherboard ga78lmt s2p)

 

muito grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...

Bom dia, 

 

estou com mesmo problema.

Antes dessa nova atualização do Win10 (1703), estava funcionando em 5.1 sem problemas, mas agora em "Dispositivo de Reprodução", a saída HDMI, aparece apenas com a opção Estéreo.

Atualizei o driver VIA, e mesmo assim só tenho a opção 2 canais.

No "K Lite Tools" na opção "Output Formats", mesmo quando eu seleciono a opção 5.1 e aperto em "Aplicar", ele volta para estereo.

 

Como faço pra ter de volta o som 5.1 na saída HDMI ? 

 

 

Minha maquina é a da assinatura.

 

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leandroandrea07 Bom dia

 

Abra um tópico para você porque sempre que alguém responde um tópico ele se baseia na primeira postagem, se você achar algum tópico que possa ser útil apenas cite como possível solução.

Mais já vou adiantando atualize o driver da sua PV já que você está usando a saída HDMI.

 

Att Edvaldo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...