Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Windows 8.1 por DVD e ativar com serial do Windows 8


Posts recomendados

Eu ainda continuo com o Windows 7, apesar de ter aproveitado aquela oferta da Microsoft no início do ano passado e comprado uma licença do Windows 8 Pro a preço de banana, mas sei que mais cedo ou mais tarde, não terei escapatória. Por isto, quando saiu o Windows 8.1, tive essa mesma dúvida, fucei e pesquisei. E tenho uma má e uma boa notícia para você.

 

A má notícia é que com a mídia de instalação do Windows 8.1 tal como é distribuída pela Microsoft, isso não é possível. Como você sabe, o Windows 8 e o 8.1, ao contrário do Vista e do 7, exigem que você já coloque obrigatoriamente o serial na hora da instalação, e a instalação do Windows 8.1 não aceita seriais do Windows 8 (embora você possa instalar e ativar o Windows 8 primeiro, e depois fazer a atualização para o 8.1, mas isso exige um longo e problemático download e a instalação não fica tão enxuta e limpa).

 

A boa notícia é que há um macetinho que torna isso possível. Esse truque é perfeitamente legal, não se trata de pirataria nem crack, não viola os termos de licença e é documentado pela própria Microsoft (embora sem alarde, escondido numa página obscura da área técnica do site). Ele pressupõe que você tenha uma chave e uma licença legítimas do Windows 8 para ativar o sistema operacional - o problema é só fazer a instalação e a ativação aceitarem sua chave.

 

1. Usando o Bloco de Notas (Notepad) ou outro editor, crie um arquivo de texto simples sem formatação, com o seguinte conteúdo exato:

 

[EditionID]
Professional
[Channel]
Retail
[VL]
0

 

Se sua chave for para a edição comum do Windows 8 e não a Pro, troque a segunda linha por Core . Se você tiver várias chaves de versões diferentes e quiser uma mídia única de instalação para todas, suprima as duas primeiras linhas e comece o texto com a linha [Channel] - aí, a instalação perguntará qual versão você quer instalar.

 

2. Salve esse arquivo com o nome de ei.cfg (não use a extensão .txt).

 

3. Se você já tiver um pendrive pronto e preparado com a instalação do Windows 8.1, basta copiar diretamente esse arquivo para a subpasta \sources no pendrive e está pronto - pode ignorar os passos seguintes. O mesmo vale se você tiver algum utilitário de edição e manipulação de imagens ISO, como o UltraISO - basta incluir o arquivo na imagem (na subpasta \sources) e salvá-la, para posterior gravação.

 

Senão:

 

4. Copie todo o conteúdo do DVD de instalação, mantendo a estrutura de pastas original, para uma pasta do seu HD.

 

5. Copie o arquivo ei.cfg que você criou para a subpasta \sources da árvore de pastas do DVD que você copiou para o seu HD.

 

6. Gere uma nova mídia de instalação (DVD ou pendrive) com a versão da instalação do Windows 8.1 que está no seu HD, agora incluindo o arquivo ei.cfg. Para isso, use a Windows 7 USB/DVD Tool, que você pode baixar direto da Microsoft ou ainda de vários repositórios de software (Baixaki, Superdownloads, Techtudo etc.). Apesar do nome "Windows 7", esse utilitário também funciona para o Windows 8 e 8.1 (bem como para o Vista e até o XP), e permite gerar um pendrive de instalação, ou queimar um DVD, ou gravar uma imagem ISO para posterior gravação em DVD, à sua escolha.

 

Quando a instalação do Windows 8 (ou 8.1) encontra esse arquivo ei.cfg na mídia de instalação, passa a se comportar como no Vista e no 7. Ou seja, aceita que você deixe para informar a chave só mais tarde, e depois da instalação você tem 30 dias para informar a chave e ativá-la. Com o ei.cfg, a chave do Windows 8 não vai funcionar se você a informar na hora da instalação do Windows 8.1, mas funcionará se você a informar depois.

 

Sei ainda de um outro macete que dizem que também funciona, mas esse é de legalidade duvidosa (embora o resultado final ainda seja você ativar o Windows com sua chave legítima) e por isto não vou postá-lo aqui.

 

Boa sorte!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado goyta, dessa parte de modificar o arquivo ei.cfg eu ja sabia, as minhas iso's (uma x86 e outra x64) ja estão com os arquivos modificados, assim como você falou, e não pedem serial no início da instalação.

O que eu fiz foi extrair as iso's, modificar o arquivo e depois refazer elas com um app da própria microsoft, um executável chamado oscdimg.exe, que roda no cmd. Fiz usando as opções de boot, então elas funcionam corretamente.

E uma coisa, isso funciona com qualquer tipo de ativacão, só com OEM ou só com FPP?

E em uma atualização futura? Será que o mesmo serial vai funcionar? Ou vou ter que instalar e depois atualizar pelo store assim como no 8.1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, funciona com qualquer tipo de ativação, desde que sua chave possa ser legitimamente ativada. Claro que se sua chave for OEM e você fizer modificações de hardware tão extensas que o Windows "pense" estar numa máquina diferente, ele vai chiar e você vai ter que se entender com o suporte da Microsoft.

 

Não tenho certeza se entendi o que você quis dizer com "atualização futura". Você quis dizer um eventual Windows 8.2 ou 9, para o qual usuários do Windows 8 ou 8.1 possam atualizar gratuitamente, tal como é atualmente do 8 para o 8.1? Isso vai depender da política da Microsoft na época, e também se esse hipotético novo sistema vai ou não usar o ei.cfg. No momento, não dá para prever. Agora, para Windows Updates, vai funcionar perfeitamente - afinal, você terá uma cópia legitimamente ativada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente isso que eu quis dizer, uma atualização como um Windows 8.2 ou 9. No caso do Windows 8.2, a microsoft talvez libere o download gratuíto para usuários do Windows 8 ou 8.1, pois um 8.2 não seria um lançamento de uma nova versão do Windows, mas sim uma atualização com novas funções, como no caso do 8.1. Ja um Windows 9, provavelmente seria uma nova versão, aí os usuários teriam que pagar pra atualizar. Só espero que nesse caso a Microsoft faça a oferta de usar a licença que o usuário ja tem, cobrando um preço mais baixo e entregando uma nova cd-key, assim como ela fez para os usuários do Windows 7 no lançamento do Windows 8.

Vou comprar uma licença original do Windows 8.1, achei aquelas caixinhas do Windows 8.1 Pro com DVD, serial e tudo por uns 250 reais, acho que vale a pena comprar, pois vou usar por um bom tempo. AÍ futuramente, em uma nova versão do Windows, a Microsoft pode fazer a mesma oferta que ela fez com o lançamento do Windows 8, aí fica bem mais em conta pra atualizar.

 

E mais um duvida, a versão FPP eu posso instalar em qualquer pc, desde que eu mantenha uma copia ativa por vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão FPP pode ser instalada em qualquer PC, desde que você mantenha apenas uma cópia ativa por vez. Mas eu acho que a Microsoft deveria fazer como a Adobe, que tem uma função de desativação em seus programas, permitindo que você transfira a licença para outra máquina e a ative lá facilmente e sem neuras. Não sei se a Microsoft mudou o procedimento para o Windows 8, já que ela mudou muita coisa, mas se for igual ao procedimento usado até o Windows 7, o sistema vai chiar na hora da ativação em outra máquina e aí você tem que telefonar para a Microsoft, para eles lhe darem um novo código de ativação, num procedimento que às vezes é automatizado, às vezes envolve falar com um atendente (já aconteceu comigo umas duas ou três vezes em minhas atualizações de hardware).


 


Note, porém, que essa cópia do Windows 8.1 Pro a 250 reais é de atualização (a cópia FPP realmente full está custando 700 reais pela tabela, embora você ache por uns 550 em oferta por aí), e exige que você tenha instalada uma cópia legítima e ativada de um sistema anterior que se qualifique para essa atualização. No caso do Windows 8/8.1 Pro, essa cópia precisa ser do Windows 7 ou Vista Professional ou Ultimate, ou do XP Professional, se não me engano. Para o 8/8.1 comum (Core), pode ser do Home Premium (não sei quanto ao Home Basic) ou do XP Standard. O Windows 8/8.1, em princípio, só pode ser instalado como atualização do sistema anterior (no caso do XP e acho que do Vista, é feita uma instalação separada na mesma partição, mas o sistema não é atualizado). Mas aí você pode usar o ei.cfg para fazer a instalação do sistema sem chave e em seguida instalar de novo o Windows 8.1 como atualização de si mesmo, que aí a chave de atualização funcionará (na verdade, já é assim desde o Vista). Claro que, se você fizer isso sem ter uma licença válida de um sistema anterior que se qualifique, estará infringindo os termos da licença e pelo menos teoricamente estará sujeito a sanções legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que na caixinha do Windows 8.1 Pro que eu vi na Livrarias Curitiba não tinha escrito que é versão de atualização, pelo menos eu não vi. La estava por 239 reais. E comprar aquelas pelo Mercado livre por até 100 reais, não da muito certo porque é 99% de chance de ser pirata, então melhor comprar a caixinha mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só a notícia:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/procon-pode-multar-microsoft-em-r-1-milhao-por-embalagem-do-windows.html

Essa caixinha do Windows 8.1 Pro eu vi apenas na vitrine, vou pegar ela na mão e dar um boa olhada pra garantir que é full e não atualização. Vi na internet que as caixinhas da versão full estão marcadas com um código que começa com FQC, e as de versão update com um código que começa com 3UR, mas não achei detalhes muito claros sobre isso, vou prestar atenção neste detalhe quando pegar a caixinha na mão pra dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você viu que essa notícia é de um ano atrás e referente ao Windows 8 original (e não ao 8.1), né? Creio que de lá para cá, a Microsoft já corrigiu o problema apontado pelo Procon, pois já vi caixinhas com a palavra "Atualização" escrita bem claramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na caixinha que eu vi na vitrine da livraria não tinha escrito nada, era só "Windows 8,1 Pro" e o logo da Microsoft em baixo, nesse caso é a versão completa ou de atualização? Como eu disse, também não peguei ela na mão pra ver, vou fazer isso quando for lá de novo, e vou ver se tem os códigos que começam com FCQ ou 3UR. Vou pedir informações pro vendedor também.


E mais uma dúvida, aquele serial que a Microsoft vendeu na promoção do lançamento do Windows 8, é OEM ou FPP?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz como o goyta sugeriu, modifiquei a ISO fiz a instalação normalmente do 8.1 sem a chave e depois de instalado tentei inserir a chave e deu a mensagem que minha chave é invalida, e não da opção de ativar por telefone como em outras versões do windows.

Tem alguma outra forma de ativar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, o Windows 8.1 deveria ser ativado dessa maneira, embora eu ainda não tenha testado isso pessoalmente na prática. Será que você não está usando uma chave de atualização, em vez de uma chave full? Com uma chave de atualização, ele não irá ser ativado nunca, mesmo, a não ser que seja atualizado. Mas se o problema for esse, é fácil: reinstale o Windows 8.1 por cima do atual como atualização de si mesmo (e depois faça uma boa limpeza dos arquivos da instalação anterior; por isto, é melhor fazer isso logo após a instalação original, antes de instalar qualquer outra coisa). Aí ele aceitará uma chave de atualização para ser ativado.

 

E já que é assim, aí já passa a fazer sentido instalar o Windows 8 primeiro, ativá-lo e depois atualizá-lo para o Windows 8.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha licença é uma licença full para empresa para 10 maquinas.

 

Forcei a ativação por telefone usando o comando "slui.exe 4" e tb não consegui ativar pelo atendimento eletrônico e fui direcionado para um atendente, e fiquei perplexo com a falta de conhecimento dele, que não resolveu meu problema e também não soube tirar minhas duvidas.

 

Ainda me disse: "Desconheço este tipo de licença, deve ser por causa dela que esta dando algum conflito na ativação".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, será que sua licença não exige que você tenha um servidor de KMS para ativar as máquinas? Nesse caso, a chave que você tem seria para cadastrar no servidor e as máquinas seriam ativadas individualmente com uma chave genérica. Sugiro que você contate quem lhe vendeu essa licença buscando uma orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não da pra ativar o Windows 8.1 com o serial do 8?

Ou nesse caso não deu certo porque é um serial pra vários computadores?

 

Não entendi bem o que houve no caso do Leo, mas tudo indica que foi um caso atípico. Ainda não tentei fazer a atualização eu mesmo, pois como disse, por enquanto continuo no Windows 7 e apenas quis estar preparado, mas os relatos que tenho são de que os macetes aqui descritos antes funcionam. Sugiro que você tente e nos dê um retorno depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo vou comprar uma licença do Windows 8/8.1, vou instalar, fazer os testes e dizer aqui como foi.

Meu amigo tem o serial do Windows 8 (da promoção de lançamento), ele não estava usando, falei pra ele instalar o Windows 8.1 e usar esse serial do Windows 8, ele vai fazer esse teste e me dizer como foi também.

Vou postar aqui os resultados, assim que fizer os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o serial de atualização do 8, baixei o 8.1 da microsoft e instalei, quando coloquei o serial ele não aceitou, tive que instalar o 8 e atualizar pela store.

Mas você usou o truque do ei.cfg (ou algum outro), ou tentou instalar direto com o ISO baixado? Neste último caso, não funciona, mesmo.

Segundo os relatos que tenho lido, também funciona instalar o 8, ativá-lo e em seguida atualizá-lo para o 8.1 usando o DVD deste (selecionando "Atualizar" na hora da instalação, e não uma instalação nova), sem precisar recorrer à Store. O 8.1 pede para ser ativado de novo, mas não é preciso informar uma chave diferente. O problema é todo quando se quer fazer uma instalação totalmente limpa do Windows 8.1, mas se tem apenas uma chave do 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma chave no registro do Windows que define se o Windows é uma instalação limpa ou uma atualização, e isso faz com que o Windows aceite ou não a key de atualização dependendo do caso.

Tem como modificar essa chave pra que o Windows aceite uma key de atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...