Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chiado do PC saindo na caixa de som


Posts recomendados

Boa tarde!

Há algum tempo que adquiri uma caixa de som HARTKE A70 para tocar contra baixo e, eventualmente (pra quebrar um galho) usar como caixa de som do PC, nos momentos em que usar um fone era inviável. Usei ela por dois anos sem aterramento, o que me rendeu alguns choques, pois o cabo não era no padrão brasileiro.

Recentemente troquei de PC e aproveitei para comprar um "filtro de linha" da Clamper (esse http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77). Troquei também o cabo de força da caixa, do modelo europeu pro padrão brasileiro de 3 pinos.

De posse do novo filtro de linha, aproveitei as 8 "extensões" dele pra ligar o pc, monitor e a caixa de som. Tudo funcionou perfeitamente (agora o gabinete do PC e a caixa de som não dão mais choques haha).

Quando usei a caixa de som apenas para tocar o contra baixo, o som ficou limpo, perfeito, sem chiado algum.

ENTRETANTO, quando liguei a saída de som do PC na entrada auxiliar da caixa, surgiram ruídos bizarros, o que nunca aconteceu quando eu usava o equipamento sem aterramento. A princípio achei que fosse interferência de rádio ou celular. Mas não, era interferência do próprio PC. Quando mexe o mouse dá um zumbido; quando abre um aplicativo quase dá pra ouvir o braço de leitura do HD se movendo através da caixa de som; o tempo todo dá um zumbido e uns cliques, como se fosse possível "escutar" o processador funcionando.

Detalhe que, quando ligo o fone de ouvido na saída de som do PC, o som sai perfeito, sem chiado algum. O problema é ligar a caixa no PC.

Enfim, alguém tem ideia do que pode ocasionar esses chiados?

Como não consegui editar o post...

Descobri que o meu problema tem nome. Se chama Interferência Digital. Achei um texto bem interessante no site da Audio-Technica que fala sobre isso (a quem interessar: http://www.audio-technica.com/cms/site/cb7be91392b9d9c0/index.html)

Desse texto eu extraí a descrição exata do que acontece aqui:

[...] interferência digital tipicamente assume a forma de um tom ou choramingo áspero ou zumbido, normalmente com alterações ocasionais da característica do som. Freqüentemente há a presença de um ritmo ou cadência definidos. Em alguns casos, a interferência digital pode resultar em um alto nível de ruído no áudio, incluindo sons de assobio e barulhos de fritura. Pode não haver nenhum tom detectável envolvido.

Esse tipo de interferência é causado pela operação do processador interno (ou processador de sinais digitais) do dispositivo. A interferência não é necessariamente um múltiplo da freqüência do relógio; em vez disso, pode estar relacionada à taxa na qual as instruções estão sendo processadas. O nível e a característica da interferência podem variar enormemente com o tipo e a quantidade do processamento que está ocorrendo, e a interferência pode desaparecer completamente se o dispositivo digital não estiver processando ativamente.

[...] é possível testar se há interferência de um dispositivo específico inserindo novas instruções, iniciando um novo programa ou simplesmente desligando-o momentaneamente.

E uma possível solução:

Geralmente, também é relativamente fácil resolver a interferência digital. Afastar o dispositivo digital do receptor sem fio e de suas antenas, às vezes somente 20 cm, muitas vezes já resolve o problema. Também pode ser útil separar os cabos de alimentação e de sinal do dispositivo digital dos cabos do receptor sem fio. Em alguns casos, a interferência pode estar percorrendo o cabo de alimentação do receptor e será necessário alimentar uma das unidades a partir de outra fonte ou instalar um filtro de linha.

Amanhã eu testo e posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliasfb, aconteceu algo semelhante comigo, porém com as caixas de som convencionais do pc mesmo, aquelas pequenininhas sabe? Eu comprei um roteador wireless e ele estava bem próximo das caixinhas de som e esses barulhinhos que saiam das caixas de som estavam me deixando louco visto que antes nunca tinha acontecido esses ruídos e estalos estranhos! Na hora já me dei conta que era o roteador que estava ocasionado isso e com o simples ato de afastá-lo das caixinhas de som resolveu o problema. Realmente tinha tudo a ver com o artigo que você citou acima!

 

Provavelmente se você afastar um pouco sua caixa de som do pc esse problema poderá ser mesmo resolvido! 

 

Fica aí minha experiencia e espero que de tudo certo aí pra você!

 

Abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dark_tchelo, agradeço pela resposta.

 

Infelizmente não é esse o caso, pois a interferência está vindo pela entrada de som da caixa (som que sai do PC), o que é muito estranho...

Tentei ligar a caixa em outra tomada aterrada e não mudou nada. O detalhe é que só há interferência quando conecto a saída de som do pc na entrada auxiliar da caixa. Quando uso a caixa apenas pra tocar baixo não há interferência nenhuma, o som sai limpo.

 

 

Alguém tem alguma outra ideia? Talvez uma solução pra filtrar essa interferência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

A interferência citada pelo colega autor do tópico pode ser proveniente de sua fonte de alimentação do PC em conflito com o filtro de linha Clamper. Experimente ligar as caixas e o micro sem o filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não sei se ainda é de interesse do autor!, isso acontece porque os PCs mais novos possuem circuitos para "detectar" se as caixinhas de som estão conectadas...

São mais perceptíveis naqueles que possuem saídas de som frontais e traseiras... 

 

Como a impedância de entrada dessas caixas é alta, o ruído é bem percebido...

 

Uma solução seria colocar resistores de 47R em paralelo com cada canal, (do fio positivo, para a malha do fio), ou ligar a caixa amplificada na saída de fone de ouvido das caixinhas originais do PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eliasfb, aconteceu algo semelhante comigo, porém com as caixas de som convencionais do pc mesmo, aquelas pequenininhas sabe? Eu comprei um roteador wireless e ele estava bem próximo das caixinhas de som e esses barulhinhos que saiam das caixas de som estavam me deixando louco visto que antes nunca tinha acontecido esses ruídos e estalos estranhos! Na hora já me dei conta que era o roteador que estava ocasionado isso e com o simples ato de afastá-lo das caixinhas de som resolveu o problema. Realmente tinha tudo a ver com o artigo que você citou acima!

 

Provavelmente se você afastar um pouco sua caixa de som do pc esse problema poderá ser mesmo resolvido! 

 

Fica aí minha experiencia e espero que de tudo certo aí pra você!

 

Abços

é amigo meu problema também era este, eu troquei o roteador, meu outro era um multilaser, acredito que não dava interferência porque ele era mais fraco do que o que eu tenho agora que é um TP LINK e com este deu interferência, mas já afastei elas de perto do rote.. e tudo voltou ao normal, é bom publicar a experiencia sim, porque as vezes é uma simples coisa e não sabemos kkk Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um problema bizarro com meu celular e umas caixinhas de som USB. Eu tenho um carregador USB de duas saídas, e queria usar elas com o despertador do celular (porque eu tenho o sono pesado). E basicamente, se eu ligasse as caixinhas de som e o celular no mesmo carregador, e conectasse a saída de áudio do celular no carregador, fazia esse tipo de interferência. Mas se eu tirar o celular do carregador ou conectar a caixa de som em outra fonte, a interferência sumia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde!

Há algum tempo que adquiri uma caixa de som HARTKE A70 para tocar contra baixo e, eventualmente (pra quebrar um galho) usar como caixa de som do PC, nos momentos em que usar um fone era inviável. Usei ela por dois anos sem aterramento, o que me rendeu alguns choques, pois o cabo não era no padrão brasileiro.

Recentemente troquei de PC e aproveitei para comprar um "filtro de linha" da Clamper (esse http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77). Troquei também o cabo de força da caixa, do modelo europeu pro padrão brasileiro de 3 pinos.

De posse do novo filtro de linha, aproveitei as 8 "extensões" dele pra ligar o pc, monitor e a caixa de som. Tudo funcionou perfeitamente (agora o gabinete do PC e a caixa de som não dão mais choques haha).

Quando usei a caixa de som apenas para tocar o contra baixo, o som ficou limpo, perfeito, sem chiado algum.

ENTRETANTO, quando liguei a saída de som do PC na entrada auxiliar da caixa, surgiram ruídos bizarros, o que nunca aconteceu quando eu usava o equipamento sem aterramento. A princípio achei que fosse interferência de rádio ou celular. Mas não, era interferência do próprio PC. Quando mexe o mouse dá um zumbido; quando abre um aplicativo quase dá pra ouvir o braço de leitura do HD se movendo através da caixa de som; o tempo todo dá um zumbido e uns cliques, como se fosse possível "escutar" o processador funcionando.

Detalhe que, quando ligo o fone de ouvido na saída de som do PC, o som sai perfeito, sem chiado algum. O problema é ligar a caixa no PC.

Enfim, alguém tem ideia do que pode ocasionar esses chiados?

Como não consegui editar o post...

Descobri que o meu problema tem nome. Se chama Interferência Digital. Achei um texto bem interessante no site da Audio-Technica que fala sobre isso (a quem interessar: http://www.audio-technica.com/cms/site/cb7be91392b9d9c0/index.html)

Desse texto eu extraí a descrição exata do que acontece aqui:

E uma possível solução:

Amanhã eu testo e posto aqui o resultado.

Olá será que pode ser o conector do pc pro amplificador que esta falha ? já testou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...