Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com BIOS após atualização no Acer TravelMate 6293


vladpolansky

Posts recomendados

Bom dia pessoal.

Depois de um baita susto que tive com meu TravelMate 6293, resolvi criar esse post para ajudar quem tiver o mesmo problema.

Baixei a versão 1.41 da BIOS no site da ACER e resolvi atualizar a mesma. O procedimento ocorreu normalmente e após concluído, o notebook reiniciou sozinho. Ao reiniciar, ele simplesmente não carregava o windows. Aparecia a tela inicial da BIOS (inclusive entrava na BIOS e permitia a configuração de todos os ítens) porém ao passar a tela inicial da BIOS o notebook ficava com uma tela preta e dali não saia.

Não adiantava habilitar a opção F12 para selecionar qual dispositivo bootar pois ela não aparecia.

Tentei segurar o botão de liga/desliga por 30 seg pra resetar a BIOS e nada. Carreguei os defaults da BIOS e nada também.

Encontrei alguns posts pela rede mas nenhum deles foi 100% para mim, então deixo aqui um tutorial para quem precisar recuperar a BIOS do seu Acer TravelMate 6293.

Em primeiro lugar quero deixar uma dica: NÃO ATUALIZEM A BIOS DO SEU NOTEBOOK SE NÃO FOR NECESSÁRIO. Fiz isso por puro capricho e quase me ferrei bonito.

Em segundo lugar gostaria de agradecer a ACER por disponibilizar versões COM PROBLEMA NO SEU SITE. Sim, isso mesmo. As versões das BIOS que estão no site estão TODAS com problema (Versões 1.41, 1.38 e 1.36). Isso que gera esse transtorno todo.

A versão da BIOS que disponibilizo aqui nesse post é a 1.12, que veio originalmente instalada.

Graças à experiência de anos trabalhando com informática, habilitei a opção de fazer BACKUP da minha BIOS ao atualizar a mesma. Foi a minha salvação. Precisei tirar o HD fora, instalar em outro PC para copiar esse BACKUP e assim recuperar o meu notebook.

Bom, vamos aos procedimento então:

1) Nos posts que encontrei na rede, a maioria falava em usar um pendrive de no máximo 2Gb. No meu caso, utilizei um de 4Gb e funcionou perfeitamente.

2) Para quem fez a atualização da BIOS e optou por fazer um BACKUP da mesma, esse arquivo de backup estará localizado na mesma pasta na qual o programa de atualização foi executado. Ex.: Se você executou o programa de atualização na pasta TEMP, o arquivo de backup de sua BIOS estará nessa pasta.

OBS: Não é necessário a utilização desse backup, a não ser que você queira utilizar a mesma versão da BIOS que estava anteriormente funcionando no seu notebook. Se for essa a sua intenção, renomeie o arquivo de backup da sua bios para "BIOS.WPH" e substitua o arquivo existente contido no passo número 3.

3) Baixe o seguinte arquivo:

http://www.mediafire.com/download/5n7v0pm9n99rflg/Acer%20TravelMate%206293%20BIOS%20v1.12%20Recovery.rar

4) Descompacte o arquivo Acer "TravelMate 6293 BIOS v1.12 Recovery.rar".

OBS: Se a sua intenção é utilizar o BACKUP da sua própria BIOS, essa é a hora de copiar o arquivo renomeado no passo 2 (BIOS.WPH) para a pasta que você acabou de descompactar e substituir o arquivo de mesmo nome.

5) Insira o pendrive no seu computador.

6) Em alguns posts da rede, recomenda-se utilizar um sistema operacional 32 bits para efetuar esse passo, preferencialmente o Windows XP. No meu caso utilizei o Windows 7 64 Bits e funcionou perfeitamente. Execute o arquivo "WINCRIS.EXE" COMO ADMINISTRADOR!!!

NÃO ESQUEÇA, tem que ser com privilégios de ADMINISTRADOR!!!

7) Após abrir o programa, a única alteração necessária será mudar o campo "DRIVER", no qual conterá o drive de disquete do seu computador para o pendrive inserido anteriormente. Após feito isso, clique em START.

O programa vai pedir se você tem certeza que quer gravar no pendrive e que irá apagar todos os dados. Cloque em OK.

Agora o programa irá criar o pendrive de recuperação. Novamente aparecerá uma tela, agora dizendo que o disco foi criado com sucesso e que você precisará reinserir o pendrive no computador, clique novamente em OK.

Mais uma tela aparece pedindo se você gostaria de criar mais um disco de recuperação, clique em NÃO.

8) Remova o pendrive do computador e pegue se notebook Acer TravelMate 6293 para efetuar a recuperação da BIOS.

9) Com o notebook DESLIGADO, COM A BATERIA CONECTADA E COM O CARREGADOR LIGADO, insira o pendrive em uma das portas USB do notebook.

10) Pressione as teclas "Fn" + "ESC" e segure pressionadas. Com essas teclas pressionadas, aperte o botão de liga/desliga do notebook e SOLTE SOMENTE A TECLA DE LIGAR/DESLIGAR, mantendo as demais teclas pressionadas.

11) Observe que o pendrive irá piscar mostrando atividade. Nesse momento, podem ser soltas as teclas Fn e ESC. A tela do notebook ficará PRETA. É NORMAL!!!

12) Aguarde até o notebook ser reiniciado (caso o mesmo não reinicie em uns 10 min, force o desligamento e reveja seus passos, pois algo deu errado).

13) Se tudo ocorrer corretamente, PARABÉNS, A BIOS DO SEU NOTEBOOK FOI RECUPERADA!!!

==============

==== OBS: ====

==============

ESSE PROCEDIMENTO SÓ É VÁLIDO PARA O NOTEBOOK ACER TRAVELMATE 6293!!!!

FAÇAM O PROCEDIMENTO COM CALMA, LEIAM 2X E TENHAM CERTEZA QUE ENTENDERAM O PROCEDIMENTO ANTES DE REALIZÁ-LO.

CASO VOCÊ NECESSITE FAZER ESSE PROCEDIMENTO PARA OUTRO MODELO, SUGIRO CONFERIR ALGUNS POSTS ABAIXO RELACIONADOS:

http://forum.notebookreview.com/acer/480992-acer-laptop-phoenix-bios-bios-mod-request.html

http://bios-repair.co.uk/BIOS/Recovery/Phoenix-BIOS-Recovery.html

http://bios-repair.co.uk/BIOS/Phoenix/Phoenix-Notes.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...