Rafaela-Sama.

Copiar PIC usando MPLAB e ICD2BR

7 posts neste tópico

Bom dia galera,

estou com um probleminha...

Não consigo copiar um PIC. No caso, gostaria de copiar o código dele e deixar salvo no computador... Se eu conseguir isto, compro outros PICs para poder gravá-lo. Não faço a minima ideia se o código é protegido. Tem como saber durante o processo?

Estou usando a interface do MPLAB e o gravador ICD²BR.

Configuro em Projec Wizard para usar o PIC como se eu fosse criar um programa do zero.

Dai eu clico em Read Target Device, ou Read EEPROM Device e na saída eu tenho o seguinte:

Reading...

ICDWarn0038: When using auto-calculate write range, reads cover the entire memory range. Do you wish to continue?

...EEPROM

...Program Memory (0x0 - 0xFFF)

.. Config Memory

...User ID Memory

...Read Succeeded

MPLAB ICD 2 ready for next operation

Reading...

...EEPROM

...Read Succeeded

Eai deu certo? Não? como eu visualizo o código? Ele será um código Hex, certo ?

Obrigada galera!

No caso, seria o mesmo código que aparece na janela de View > EEPROM?

E então para salvá-lo seria clicando em File > Export... E pronto?

Ouvi falar que o um dos chips era protegido, mas não apareceu nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caso voce consiga exportar um codigo de um microcontrolador, voce nunca conseguirá ver o codigo, porque esse poderá ter sido escrito em qualquer linguagem possivel e imaginaria, voce poderá é descarregar o HEX e depois gravar noutro microcontrolador

o que você pode fazer é abrir o HEX e tentar perceber codigo binario ou hexa rsrsrsrsrsrrs

Compartilhar este post

Link para o post
caso voce consiga exportar um codigo de um microcontrolador, voce nunca conseguirá ver o codigo, porque esse poderá ter sido escrito em qualquer linguagem possivel e imaginaria, voce poderá é descarregar o HEX e depois gravar noutro microcontrolador

o que você pode fazer é abrir o HEX e tentar perceber codigo binario ou hexa rsrsrsrsrsrrs

Sim eu sei que é um código hexadecimal que eu estou procurando.

Porém eu não consigo visualizar o hexa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Não sei como é esse seu gravador, mas no PICKIT2, quando se tenta ler um PIC com código protegido, todas as posições da flash retornam '0000' e aparece na parte superior do software "code protected".

Se estiver tentando ler um PIC de algum equipamento comercial, com certeza o código estará protegido.

Att,

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia,

Não sei como é esse seu gravador, mas no PICKIT2, quando se tenta ler um PIC com código protegido, todas as posições da flash retornam '0000' e aparece na parte superior do software "code protected".

Se estiver tentando ler um PIC de algum equipamento comercial, com certeza o código estará protegido.

Att,

Fernando

Fervolt, entendi.

No caso uso o ICD²BR. Ele não mostrou nada do tipo "Code Protected" por isso não sabia se eu estava fazendo algo errado ou se realmente era protegido. =/

Mas imagino que deva ser. O chip é de um equipamento industrial mesmo.

Obrigada!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera,

estou com um probleminha...

Não consigo copiar um PIC. No caso, gostaria de copiar o código dele e deixar salvo no computador... Se eu conseguir isto, compro outros PICs para poder gravá-lo. Não faço a minima ideia se o código é protegido. Tem como saber durante o processo?

Estou usando a interface do MPLAB e o gravador ICD²BR.

Configuro em Projec Wizard para usar o PIC como se eu fosse criar um programa do zero.

Dai eu clico em Read Target Device, ou Read EEPROM Device e na saída eu tenho o seguinte:

Reading...

ICDWarn0038: When using auto-calculate write range, reads cover the entire memory range. Do you wish to continue?

...EEPROM

...Program Memory (0x0 - 0xFFF)

.. Config Memory

...User ID Memory

...Read Succeeded

Reading...

...EEPROM

...Read Succeeded

Eai deu certo? Não? como eu visualizo o código? Ele será um código Hex, certo ?

Obrigada galera!

No caso, seria o mesmo código que aparece na janela de View > EEPROM?

E então para salvá-lo seria clicando em File > Export... E pronto?

Ouvi falar que o um dos chips era protegido, mas não apareceu nada.

Rafaela. bom dia. andei lendo seu topico, por acaso conseguiu ler e salvar o pic ?

estou querendo copiar um PIC ate copia mais nao sei salvar ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafaela. bom dia. andei lendo seu topico, por acaso conseguiu ler e salvar o pic ?

estou querendo copiar um PIC ate copia mais nao sei salvar ele.

Olá Daniele, eu não consegui não. Das informações que apareciam daquele chip elas apareciam todas zeradas. 

Mas a partir do momento que você consegue ler o código, eu acredito que basta ir em File > Export... e então salvar o arquivo com um formato .hex(você pode selecionar na aba File Format).

Veja se dá certo ;)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora