Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização BIOS ASUS P5GC-MX/1333


NormanJobs

Posts recomendados

Olá Pessoal, tudo bem?

Preciso da ajuda de quem souber a resolução deste problema.

Ficarei imensamente grato e disposto à ajudar no que puder a pessoa

que me passar uma válida informação sobre como proceder com

meu problema.

Estou com um computador de cliente, cujo qual é montado sobre uma mobo ASUS P5GC-MX/1333 (Socket LGA-775 Intel) onde estava sendo usado um processador Intel Pentium Dual Core E2160 e este foi substituido pelo Intel Pentium Dual Core E550. Após a troca de processadores ao ligar o computador eu me deparei com a mensagem: unknown cpu detected. bios update is required to unleash its full power

Até ai tudo bem, porém, eu, cabação demais não fui no site da ASUS para baixar a BIOS certa... o que eu fiz? Procurei no youtube (burrice d+) e achei um video onde um outro cabação ensina como atualizar a BIOS da placa mãe. Porém a dele é a ASUS P5GC-MX e não P5GC-MX/1333 e na descrição do video ele mantinha um link onde era possível baixar a ROM que ele usou no video. então eu segui os procedimentos ensinados no video e "atualizei" minha BIOS com a ROM dele.

O fato estranho é que a maquina reiniciou e ligou normal, sem aparecer a antiga mensagem "unknown cpu detected. bios update is required to unleash its full power" mas pedia para que eu apertasse F1 para entrar na SETUP e dando algum erro de CMOS. Achei que fosse coisa simples (cabação) e fui la e dei enter na opção "LOAD DEFAULTS SETTINGS" E em seguida quando o computador ligou dando a seguinte mensagem: Bad Bios Checksum. Starting Bios Recovery

ai o que eu fiz... li bastante e vi que se eu gravasse um CD de boot (porque não tenho disqueteira) fiz o CD de boot usando o Nero Burning ROM e coloquei no CD o AFUDOS (da ASUS) e desta vez usei a ROM especifica pra placa mãe baixado no site da asus mesmo...

até achei que ia dar certo, porque ele aparecer: READ CD-ROM... mas em seguida fala: P5GC-MX.ROM not found

****... porque já gravei 9 CD's e nenhum carregou a BIOS, dai não sei se tô gravando estes CD's errados (porque a ROM desta vez tenho certeza que to baixando certo)....

Enfim... não sei mais o que fazer.

Há como reverter esta situação? Se sim, alguém sabe como?

porque eu to há 2 dias tentando achar alguma solução mas só acho gente leiga dando palpites sem fundamentos sem ao menos tentar entender os problemas. Só acho bagunça. Se alguém souber de FATO, por favor, me ajudem!

OBRIGADO! ^_^

o CD que preparei para recuperar a BIOS foi feito da seguinte forma:

-> Usei o NERO BURNING ROM para realizar a gravação, utilizei o método de CD-R INICIALIZAVÉL e então inseri estes arquivos:

OySmC4t.png

Aqui está a ROM para atualização da BIOS (mais recente) que diz ser

usada para suporte à novos CPU's (justamente o que preciso)

OujuRIZ.png

Aqui está o aplicativo AFUDOS

Estes dois arquivos foram gravados junto ao CD bootavel

Porém, está é a mensagem que aparece quando inicio o computador com o CD:

IyeRxaL.jpg

OBS: é claro que extrai o arquivo ROM do .zip antes de gravá-lo no CD ^_^

Alguém pode me ajudar?

Abração, valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como devo proceguir com a criação de um CD de BOOT?

Pois não sei se o método que fiz foi o correto... porém em vários lugares

que li citou o metodo que fiz... até mesmo aqui no fórum um rapaz disse

ter tal dúvidas mas não voltou pra responder se deu certo Link:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-fazer-cd/910391

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei + 3 CD's aqui utilizando o NERO BURNING ROM no método de CD inicializavél...

1º CD continha a ROM renomeada para P5GC-MX.ROM e o AFUDOS V.2.36

2º CD continha a ROM renomeada para P5GC-MX.ROM e o AFUDOS V.2.32

3º CD continha apenas a ROM renomeada para P5GC-MX.ROM

os AFUDOS:

LO0LiES.png

porém nada... ainda continua aparecendo a mensagem de como não foi possivel localizar a ROM... porém a ROM está no CD... será o método de gravação???

IyeRxaL.jpg

vou seguir o método ensinado no link que você me mandou UnanTec, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que segundo o link abaixo,se essa placa tivesse o CrashFree BIOS 3,ela seria capaz de recuperar essa BIOS até por um pendrive...más infelizmente o Crash dela é o 2 ainda.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://support.asus.com/Troubleshooting/detail.aspx%3FSLanguage%3Den%26p%3D1%26m%3DP5GC-MX/1333%26s%3D22%26hashedid%3DPYvbfOokwxUzJky3%26os%3D%26no%3D1722&prev=/search%3Fq%3Dsupport%2BAsus%2BRecovering%2BBIOS%2BP5GC-MX/1333%26biw%3D1015%26bih%3D552

Agora,lendo mais atentamente sobre o Crash na página da Asus fiquei na dúvida...pra recuperar a BIOS por ele,qualquer disco de boot serve mesmo ou só o disco original de suporte que acompanha a placa-mãe ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UanTec, de acordo com o descrito nos procedimentos do link que me mandou, a recuperação da BIOS AMI é requerida que a ROM esteja renomeada para AMIBOOT.ROM, mas como assim? eu Pego a ROM dela no site da ASUS e renomeio ela para AMIBOOT.ROM???

AMI

A placa-mãe não irá dar vídeo, apenas lerá o drive de disquete logo após ser ligada (se não o fizer, tente teclar Ctrl+Home para forçar o processo). Formate um disquete e copie para dentro dele o arquivo com o BIOS que você quer gravar, renomeando-o para AMIBOOT.ROM, o nome precisa ser esse, caso contrário não irá funcionar. Reinicie o PC com o disquete no drive e aguarde. Depois de alguns minutos serão emitidos quatro bips e logo depois o sistema será reiniciado. Se tudo ocorrer conforme o esperado, o BIOS já estará recuperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NormanJobs

UanTec' date=' de acordo com o descrito nos procedimentos do link que me mandou, a recuperação da BIOS AMI é requerida que a ROM esteja renomeada para AMIBOOT.ROM, mas como assim? eu Pego a ROM dela no site da ASUS e renomeio ela para AMIBOOT.ROM???

É exatamente isso,más no método ensinado no tuto é usado um disquete e não um CD,até porque o tuto não foi criado para placas que como essa Asus,tem esse recurso de recuperação de BIOS embutido.

No seu caso,você deve primeiramente explorar esse recurso CrashFree da placa,tente criar um CD de boot como mostrado no item 6,lembrando que você não vai colocar o utilitário de gravação durante a criação da imagem,pois quem recuperará a BIOS é o próprio CrashFree presente na placa...tente criar o CD de boot como mostrado no tuto,sem programas alternativos e veja se consegue reparar ai.

Agora,se a reparação não acontecer com o CD de boot,o jeito será você recorrer ao lendário disquete,e com esse você pode até tentar o método de recuperação mostrado no item 13 do tuto,caso não dê certo pelo CrashFree.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

UanTec, de acordo com o descrito nos procedimentos do link que me mandou, a recuperação da BIOS AMI é requerida que a ROM esteja renomeada para AMIBOOT.ROM, mas como assim? eu Pego a ROM dela no site da ASUS e renomeio ela para AMIBOOT.ROM???

Preciso atualizar lá. AMIBOOT.ROM é nome padrão do código de referência da AMI. Os fabricantes de placas-mãe podem customizar não só o nome, como habiltiar os módulos que tentam recuperar, em caso de corrompimento, a partir de disquete, drive óptico ou mesmo USB (provavelmente haja um limite de tamanho nisso, dependendo do tamanho do chip usado em cada modelo). Então você tem que usar o nome que a placa pede. Se não funcionar, a última coisa que resta é gravar uma mídia sem Joliet e/ou Rock Ridge e colocar configurações conservadoras em ISO 9660 (= Level 1).

Edit: não vi a data da última postagem. :blush: Desculpem a coveiragem. Ainda assim, acho que é uma informação útil, que vale o up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...