Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodar Mac em máquina virtual.


Marcos Kehl

Posts recomendados

Olá colegas!

É verdade que Mac dificilmente pega vírus? Por isso é seguro navegar rodando Mac em máquina virtual no Windows? Cometerei crime de pirataria caso utilize o cd de instalação do Mac OSX de um amigo na minha máquina virtual?

Meu pc é um Dell i5, 8G de RAM

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá colegas!

É verdade que Mac dificilmente pega vírus? Por isso é seguro navegar rodando Mac em máquina virtual no Windows? Cometerei crime de pirataria caso utilize o cd de instalação do Mac OSX de um amigo na minha máquina virtual?

Meu pc é um Dell i5, 8G de RAM

Muito obrigado.

Vamos às respostas às suas perguntas:

1. Há vírus escritos para Mac sim, mas eles são muito mais raros. Os e-mails que você recebe com vírus normalmente não representam ameaças ao seu Mac, já que eles contêm vírus para Windows. O maior número de vírus para Mac vêm junto com aplicativos de Mac provindos de fontes não confiáveis (especialmente versões piratas baixadas de torrent). Se você baixar aplicativos da Mac App Store ou dos sites dos próprios desenvolvedores, então a chance de pegar vírus é muito pequena.

2. "Pirataria" é um termo que se refere a roubos e outros crimes violentos cometidos no mar. Ao longo dos séculos, a cópia não autorizada de documentos também passou a ser referida como pirataria. Hoje, é comum grandes associações referirem-se à violação de direitos autorais como "pirataria" ou "roubo", como uma forma de associar a prática da cópia de obras a atos violentos e repulsivos. O que você chama de "crime de pirataria", na verdade, é um conjunto de práticas proibidas, e que varia em cada país. No Brasil, a violação de propriedade intelectual está prevista como crime no art. 184 do Código Penal, tendo sido inserida em 2003:

Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2o Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3o Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.

Assim, quem pratica qualquer dos atos previstos acima está incorrendo em crime, de acordo com o Código Penal brasileiro. Veja que instalar o OS X do seu amigo na sua máquina pode incorrer em duas práticas previstas nesse dispositivo:

(i) O seu amigo tem a licença de uso do OS X, e não você. Se você copiar o OS X do seu amigo na sua máquina, poderá incorrer na prática prevista no art. 184 do Código Penal, já que você não tem a licença de uso do programa.

(ii) Os termos da licença de uso do OS X estão em um contrato de adesão chamado "End User License Agreement" (EULA). No EULA, a Apple permite a instalação do OS X apenas em computadores fabricados por elas (os Macs). Dessa forma, instalar o OS X em um PC (mesmo que em uma máquina virtual) é uma violação ao EULA e, portanto, ao contrato que rege a relação da Apple com o usuário final. Embora seja controvertido, essa prática também poderia, em princípio, ser enquadrada como incidente no art. 184 do Código Penal.

Além disso, veja que, como o OS X não foi desenvolvido para rodar em PCs, você poderia ter muitos problemas e dificuldades se tentasse fazer isso. A experiência certamente não seria a mesma.

Ou seja, resumo da ópera: você NÃO pode instalar o OS X do seu amigo no seu Dell, seja porque vai incorrer em práticas previstas no Código Penal, seja porque não é permitido no contrato de licença de uso de software. Se você quiser rodar o OS X, a sua única alternativa é comprar um Mac. Caso contrário, terá que rodar Windows (ou Linux).

Obs.: Qualquer ajuda para a instalação de OS X no Windows é contra a política deste fórum e os posts que o fizerem serão apagados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tchê Skaertus!

Muito obrigado pela resposta objetiva e profissional. Recomendas qual versão do Linux para eu rodar na máquina virtual?

Não sou o maior fã de Linux, todas as experiências que tive com as distribuições acabaram sendo frustrantes. Mas não custa tentar.

Tendo em vista a minha experiência, provavelmente não sou a melhor pessoa para recomendar. Mas há algumas distribuições interessantes. Você pode começar com o Ubuntu. Outras distribuições que eu recomendo seriam o openSUSE, o Mint, o Debian e o Mageia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Existem formas de se emular sistemas antigos do Mac em PCs. Existem projetos bacanas que emulam Performas, Quadras e outros Mac pré G3. O único problema disso é: você estará incorrendo em descumprimento do EULA citado pelo moderador se não possuir um computador igual. Para emular, é necessário um arquivo de ROM que contém as informações da máquina, que o programa emulará em outra máquina. Se você tiver o computador que gostaria de emular, é simples obter a ROM. Se não tiver, só procurando na internet, mas estaria violando o contrato entre a Apple e o consumidor final.

Steve Jobs, o co-fundador da Apple, sempre acreditou em sistemas herméticos. A empresa forneceria todo o conjunto de hardware, software e sistemas integrados para o usuário, dando assim, a melhor experiência possível ao usuário final. Se você emular um computador pós G3, você perderá 90% da "magia" de usar um Mac. Porque você perderá a simbiose entre hardware/software; perderá a paixão com que aquele equipamento foi criado e não dará o devido valor a um trabalho muito bem feito.

Meu conselho? Compre um mac baratinho, R$400 você compra um powermac ou um iMac antigo e pode, mesmo sendo velho, sentir a sensação de que "alguém pensou em tudo" para você.

Se pode emular um mac pós G3? NÃO! Até hoje os projetos existentes são instáveis e inseguros. Por isso que desaconselho a procurar. Na era pós G5 (Intel) já é possível criar algum "frankestein", mas sai do escopo da máquina e não creio que fique bom.

Enfim, copiar ilegalmente software (seja em CD ou ROMs) é ilegal; emular, simular equipamentos em outros é ilegal.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...