Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero fazer um jogo estilo Bomberman em Delphi, será que consigo?


New Nerd

Posts recomendados

velhos tempos de bomberman... claro que da... e ainda você pode ir ate mais longe, acho q uma dica é você saber bastante sobre TCANVAS, desenhar dinamicamente é essencial, a movimentação você pode usar um TApplicationEvents, procura mais sobre esse componente, você pode usar ele para saber a tecla pressionada. Para desenhar eu usaria um timer, e colocava x milesegundos para desenhar usando o TCANVAS. Partindo dali fica fácil de fazer

o seu game

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar um exemplo

1-Declare as variaveis a seguir:

Boneco_1_X : integer;

Boneco_1_Y : integer;

2- Procure uma forma de receber a tecla apertada, recomendo o TplicationEvents

3- Usa um Ttimer para desenhar dinamicamente, ajuste o INTERVAL dele ao seu desejo uma dica é coloca o q os olhos humanos conseguem enxergar. No evente ontime você pode colocar o seguinte comando:


Image1.picture := nil; // QUANDO você DESENHAR A IMAGEN INTEIRA, elimine essa linha
image1.canvas.textout(boneco_1_X,boneco_2_Y,'SEU BONECO ESTA AK');

se você n entendeu poste ak q eu mando um fonte zipado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes com Delphi 2010 onde o componente TImage suporta imagens PNG, selecionei uma imagem fiz ela seguir o ponteiro do mouse até ai tudo bem apesar da imagem ficar piscando um pouco. (lembrando isso é um teste para ver como faço movimento).

Acredito que o canvas seria usado na movimentação da imagem dentro do componente TImage mas não consegui que funcionasse com imagem PNG e consegui mais ou menos com JPG onde o movimento da imagem tracejou um borrado, testado no Delphi 2007 e 2010.

Obrigado...

Segue o código que usei para movimentar o componente contendo a imagem PNG, feito no Delphi 2010.

 

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);begintimer1.Enabled := true;button1.Visible := false;end;procedure TForm1.FormClick(Sender: TObject);beginform1.Close;end;procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);varpt: TPoint;beginGetCursorPos(pt);image1.Left := pt.X;image1.Top := pt.y;end;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forma-se um borrão como já havia falado com o movimento da imagem tanto com JPG ou BMP. (Delphi 2007 mesmo).

Mov.jpg

E não permite a sobreposição das imagens com transparência, como neste exemplo onde a intenção era ver só os 2 círculos sem as bordas quadradas.

Sobreposi_o.jpg

Quero inserir os personagens com imagens diversas para criar animação de estar caminhando, colocando a bomba etc...

Será que canvas é recurso certo realmente?

Obrigado mais uma vez... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uns bons exemplos de como criar os movimentos, ainda estou começando a examinar os arquivos mas parece promissor, tem uma boa quantia de código comentado.

Os 7 primeiros exemplos funcionaram tanto no Delphi 7 como no Delphi 2010, o oitavo exemplo é compatível até onde eu sei apenas com Delphi 5.

Vou deixar os arquivos disponíveis para download para o caso de alguém precisar assim como eu.

http://www.4shared.com/rar/yHC8PSgq/Exemplos.html

https://mega.co.nz/#!wYlmhIgK!LsQeTzwbjoY5WiNTQEEhUklGYSp-pAM3UfRMGgtyIAQ

Continuo aguardando ajuda. A quem quiser acrescentar informação fico muito grato.

Falou

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Oi novamente. E ai tudo bem?

 

Fazzioni veja o Bomberman que desenvolvi até agora utilizando TImage e PNG, ficou interessante eu acho...

 

Aqui o link:

 

Este

http://www.4shared.com/rar/mDr9EIgKce/Bomberman.html

ou

https://mega.co.nz/#!xRFUzBCB!FxzqQGEJ1xngVb8_qMl3wGlCe8V_HXNPgC4cz-SVFeg

 

Dá uma olhada e diz o que você achou. :D

 

Eu to com preguiça de terminar o Bomberman. To afim de tentar fazer algo semelhante a Worms Armageddom mas não faço ideia de como começar.

 

Falou cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...