Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir carregador de celular


Posts recomendados

  • Membro VIP

Saída do carregador original: 5 V (550 mA)

Saída do carregador candidato: 4.2 V (1500mA)

Quais problemas podem existir, além de uma pinagem diferente?

Arriscar ligar com pinagem errada é muito risco para danificar algo, não é?

Sei da existência do tópico "Carregador celular".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tal carregador é apenas uma fonte 5V, o circuito controlador da bateria se encontra dentro do aparelho.

Eu tenho um Nokia 2760(É o novo! kkkk) e carrego ele no 5V em uma fonte ATX.

Esses 4.2 vai ficar um pouco instável mas da para carregar com ele desligado( aqui uma de 4.2V só dava quando deixava desligado e demora um pouco, quando ta em uso ele não carregava.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta sobre corrente foi pelo seguinte. Se pretendemos uma corrente super-dimensionada para determinado fio, este pode esquentar e até derreter, por oferecer mais resistência elétrica. No caso, submeter o celular a esses 1500 mA, "máximo" do carregador candidato, suponho que poderá fazer queimar algo do circuito de entrada. Estou errado? Ou não obrigatoriamente haverão os 1500 mA de maneira "forçada"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta sobre corrente foi pelo seguinte. Se pretendemos uma corrente super-dimensionada para determinado fio, este pode esquentar e até derreter, por oferecer mais resistência elétrica. No caso, submeter o celular a esses 1500 mA, "máximo" do carregador candidato, suponho que poderá fazer queimar algo do circuito de entrada. Estou errado? Ou não obrigatoriamente haverão os 1500 mA de maneira "forçada"?

Esta fonte é dos queridos asiáticos certo? :D brincadeiras à parte vamos ao que interessa: dificilmente você encontra uma fonte destas novas que são, por exemplo, 1500 mA reais! Ela dizer que é 4,2V/1500mA significa que teoricamente ela chegue à isso, mais não que irá trabalhar sempre nesta corrente. Pode usar sem problemas amigo! Acredito que ela fornece dentre 500 à 750 mA de corrente e algo em torno de 4,5V (sempre tem aquela variação da tensão especificada), recomendo testar com um multimetro antes e ver qual a tensão que ela realmente fornece, não confie muito em etiquetas, pois nem tudo que está escrito realmente funciona ^_^ mais por via de duvidas, torno a comentar que para que o celular carregue bem, é recomendado ter uma fonte de uns 700mA e 5V reais, caso contrario esta fonte pode vir à queimar com o tempo ou simplesmente o celular não carregar bem a bateria e ela descarregar logo após um curto periodo de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas na suposição de chegar realmente aos 1500 mA?

Minha preocupação é por que um Xperia X10i deixou de carregar com o cabo e o técnico diagnosticou defeito em "microfilamentos". Também não comunica dados. Teria sido pelo uso de carregadores errados?

Estou vendo que o certo é dispor de um multímetro. Com ele eu também poderia testar a continuidade dos pinos (pinagem).

Editado horas depois:

Pior que meu irmão já adquiriu um carregador Dotcell DC-KIT1000, não foi barato, e o mesmo fica dando problema de imprecisão ou erro na touch screen, enquanto conectado. Descobriu-se na Internet que tal problema surge quando o carregador não faz uma boa filtragem de ruídos.

Acho que óbvio, mas lá vai: seria muito ruim continuar usando esse carregador num smartphone novo, não é?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou estudando sobre capacitores, para poder saber minimamente o que estarei fazendo. Mas obrigado pelo atalho. Estarei editando este post com informações relevantes e referências interessantes que encontrar.

"Capacitor eletrolítico" (Wikipédia, a enciclopédia livre, acessado em 21 de Agosto de 2013):

É um tipo de capacitor que possui polaridade, ou seja, não funciona corretamente se for invertido. Se a polaridade for invertida dá-se inicio à destruição da camada de óxido, fazendo o capacitor entrar em curto-circuito.

Descobri que "Capacitor" e outros ricos artigos da Wikipédia lusofóna, sobre eletricidade, estão baseados em "Eletricidade, Magnetismo e Circuitos", material este que é também distribuído sob Licença Creative Commons Atribuição-Partilha (versão 2.5 Portugal) como livro PDF de 240 páginas. O autor, Jaime E. Villate, tem outros três livros distribuídos assim.

"Capacitor" (Wikipédia, a enciclopédia livre, acessado em 21 de Agosto de 2013):

No caso de uma tensão contínua (DC ou também designada CC) logo um equilíbrio é encontrado, onde a carga das placas correspondem à tensão aplicada pela relação Q=CV, e nenhuma corrente mais poderá fluir pelo circuito. Logo a corrente contínua (DC) não pode passar. [...]

Como sinais DC (ou CC) possuem frequência igual a zero, a fórmula [da reatância capacitiva] confirma que capacitores bloqueiam completamente a corrente aplicada diretamente, após um determinado tempo, em que o capacitor está carregando. [...]

Por segurança, todos os capacitores grandes deveriam ser descarregados antes do manuseio. Isso é feito colocando-se um resistor pequeno de 1 ohm a 10 ohm nos terminais, isso é, criando um circuito entre os terminais, passando pelo resistor.

Após uma leitura inicial, serviu-me muito de revisão e/ou aprofundamento:



Do mesmo autor, de bônus: "

".
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera se metade do pessoal aqui fosse igual você que tem interesse pela eletrônica e vai atrás do assunto para realizar bons feitos. Tá de parabéns!! Agora quanto ao carregador, tenho um celular que até hoje (inclusive já desenvolvi um carregador 5V/1000mA para ele e nunca consegui que o touch funcionasse bem nele! Mesmo com filtros na fonte ele apresenta este defeito. Se o seu smartphone for chinês ou possuir o MTK6575 de processador então fique tranquilo, pois até hoje todos que vi que utilizam esta CPU tem o mesmo problema que o seu! Acredito ser algum erro de projeto ou coisa parecida. Quanto à carregadores, a maioria dos USB's fazem bem o que prometem e não deixam à desejar, vale também lembrar que um carregador de iPhone serviria caso seu smartphone carregue via USB, e se trata de um carregador de qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O celular não é meu, é do meu irmão. Trata-se de um Sony Xperia. Tem poucos meses de uso. O carregador original queimou. O objetivo é não precisar de uma porta USB e poder fazer o carregamento da bateria em tomada de parede.

Eu não sou "interessado por eletrônica" pela própria eletrônica. Tenho interesse em soluções e sustentabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O celular não é meu, é do meu irmão. Trata-se de um Sony Xperia. Tem poucos meses de uso. O carregador original queimou. O objetivo é não precisar de uma porta USB e poder fazer o carregamento da bateria em tomada de parede.

Neste caso, se ele carrega via USB, adquira um carregador USB comum para realizar a carga do mesmo! A tendência é: quanto menor a corrente do carregador, mais lento ele será. Acho que o mais apropriado seria um de no máximo 1200mAh não mais que isso pois seria inútil e correria o risco de danificar o aparelho. Possuo aqui em casa um de 830mAh/5V e outro de 1000mAh (este diz trabalhar de 5 à 11V porém nunca passa de 5V) e em ambos consigo carregar qualquer celular com USB e nunca tive problemas. Veja este anúncio se trata de um carregador comum USB (não consegui ver a corrente porém acredito ser em torno de 600mAh) e inclusive com preço baixo:

http://compreieamei.com.br/loja/carregador-usb-de-parede.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que o mais apropriado seria um de no máximo 1200mAh não mais que isso pois seria inútil e correria o risco de danificar o aparelho.

Era disso que eu queria saber. Mas como você determina que o valor máximo seguro é 1200mAh? É precisamente isso que eu quero saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tentaria primeiro consertar o original.

Se não for possivel o reparo eu usaria um carregador 5V de 550 até 660mA(até 20% a mais que o original), de preferência de outro celular de marca(Nokia, Sony, Motorola, LG, etc) pois são de melhor qualidade. Se o carregador for Nokia daquele do pino fininho, cuidado pois ele pode ser até de 4,5V a 9V, se for deste não use.

Se não tiver opção e só tiver um 'ching-ling" pra adaptar, troque os capacitores deles por outros de marca melhor e com valores 25% a 50% maior(se o espaço interno permitir).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...