Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acessar partição Linux a partir do Windows é fácil


Kayke

Posts recomendados

Fácil acessar a partição do Linux pelo Windows, mas precisa um programinha de terceiros para isso.

Faz tempo que, para o Linux, a partição NTFS do Windows é transparente. Pode ser montada com plena funcionalidade para leitura e escrita.

Já o Windows é orgulhoso, gosta de fazer de conta que o Linux nem existe. O Windows sequer mostra, no windows explorer, a existência de algum disco ou partição que seja do Linux. Mas e se você estiver no Windows e, de repente, bater aquela urgência de olhar um documento que ficou no Linux?

pGiI7hl.jpg

O programinha Ext2explore quebra o galho nessa hora. Ele permite acessar o disco ou a partição Linux para leitura (não para escrita), e vai até um pouco mais longe: Permite copiar de lá arquivos e salvar no Windows.

O Ext2explorer é gratuito e nem mesmo precisa de instalação. Basta descompactar e usar.

Para baixar:

http://sourceforge.net/projects/ext2read/files/Ext2Read%20ver%202.0/ext2explore%202.0%20beta/

Não tive qualquer tipo de problema nos testes que fiz, mas sugiro não utilizar o programa de forma corriqueira. Deixe para usar em caso de maior necessidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Muito boa a dica! Vou experimentar e depois digo aqui o que achei.

 

 

EDIT: informo que o programa citado pelo colega não funcionou no meu pc, ele não detectou nenhuma partição LInux apesar de eu o ter instalado. Uso o Debian e Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu acho que o problema é que esse programa é um tanto antigo. O nome sugere que ele foi feito basicamente para partições Ext2. Certamente consegue acessar partições Ext3 numa boa, mas já teria dúvidas sobre o acesso à partições Ext4. Além disso, ele também não deve suportar outros sistemas de arquivos, tais como o XFS e o Btrfs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu acho que o problema é que esse programa é um tanto antigo. O nome sugere que ele foi feito basicamente para partições Ext2. Certamente consegue acessar partições Ext3 numa boa, mas já teria dúvidas sobre o acesso à partições Ext4. Além disso, ele também não deve suportar outros sistemas de arquivos, tais como o XFS e o Btrfs.

 

Ahn, não sei se concordo com a relação do nome para com o tipo de partição...

 

Para mim o Ext2Explorer é apenas uma relação com o "to" no caso, Ext-to-Explorer, como por acaso P2P peer-to-peer...

 

Ao menos é como eu analisei o nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ahn, não sei se concordo com a relação do nome para com o tipo de partição...

 

Para mim o Ext2Explorer é apenas uma relação com o "to" no caso, Ext-to-Explorer, como por acaso P2P peer-to-peer...

 

Ao menos é como eu analisei o nome.

 

Não, não é assim. O problema é que a versão indicada é muito antiga, que não suporta montar uma partição Ext4 como Ext4, e nem sempre é possível montar uma partição Ext4 como uma partição Ext3 (principalmente quando se usa extents). Em 2006, o Ext4 ainda era um bebê, que sequer tinha entrado no mainline do Linux.

 

A versão mais recente é a 2.2.71, que é de 2012, e suporta o Ext4.

 

 

 

  • View and copy Ext2/Ext3/Ext4 files and folders.

 

Entretanto, outros sistemas de arquivos, como o XFS e o Btrfs, não são suportados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...