Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX 6300 3.ghz e placa mãe M5A78L-M LX/BR


Posts recomendados

Olá pessoal .

Fiz um pequeno upgrade na minha máquina, trocando processador, fonte e placa de vídeo .

coloquei um fx 6300 na placa mãe M5A78L-M LX/BR, uma fonte Corsair 600w reais e uma placa de vídeo gigabyte gtx 550 ti .

Porém depois de montado, o windows iniciou normalmente, foi instalado os drivers necessários e até aí ok ... Mas passou alguns minutos e o pc travou.

Sem problemas, reinicia a máquina mas o problema persistiu. Trava tudo, nem mouse mexe, e não volta, isso quando não reinicia !

As vezes trava, as vezes reinicia sozinho, mas sempre tem algum problema depois do sistema ser iniciado durante alguns minutos.

Mal acesso uma pagina ou um programa e isso acontece .

Li a respeito e vi que pode ser que preciso atualizar a BIOS, a versão da minha é 0802, e dizem por aí que a versão 0901 é necessária .

Também vi que pode ser algo relacionado a temperatura. Esse amd fx 6300 esquenta bastante mas creio que essa fonte segura ele tranquilamente junto aos outros componentes do pc. O cooler usado é um incluso junto á ele quando foi encomendado, seguido de pasta térmica.

Mas que dúvida/problema cruel ... Atualizo a BIOS? Tento resolver o problema de temperatura ? O que me sugerem ?:confused:

Corrigindo, o processador é 3.5ghz ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal .

Fiz um pequeno upgrade na minha máquina, trocando processador, fonte e placa de vídeo .

coloquei um fx 6300 na placa mãe M5A78L-M LX/BR, uma fonte Corsair 600w reais e uma placa de vídeo gigabyte gtx 550 ti .

Porém depois de montado, o windows iniciou normalmente, foi instalado os drivers necessários e até aí ok ... Mas passou alguns minutos e o pc travou.

Sem problemas, reinicia a máquina mas o problema persistiu. Trava tudo, nem mouse mexe, e não volta, isso quando não reinicia !

As vezes trava, as vezes reinicia sozinho, mas sempre tem algum problema depois do sistema ser iniciado durante alguns minutos.

Mal acesso uma pagina ou um programa e isso acontece .

Li a respeito e vi que pode ser que preciso atualizar a BIOS, a versão da minha é 0802, e dizem por aí que a versão 0901 é necessária .

Também vi que pode ser algo relacionado a temperatura. Esse amd fx 6300 esquenta bastante mas creio que essa fonte segura ele tranquilamente junto aos outros componentes do pc. O cooler usado é um incluso junto á ele quando foi encomendado, seguido de pasta térmica.

Mas que dúvida/problema cruel ... Atualizo a BIOS? Tento resolver o problema de temperatura ? O que me sugerem ?:confused:

Corrigindo, o processador é 3.5ghz ..

Você precisa atualizar o BIOS de qualquer maneira. A chance de não ser por causa do BIOS desatualizado é muito pequena, e ainda assim você vai ter que atualizar o BIOS, porque outros problemas vão acontecer.

Só não faça a atualização de BIOS pelo Windows. É roleta russa, pois o Windows já é instável por natureza, e 90% das placas-mãe que são inutilizadas em upgrades de BIOS, o são em upgrades feitos pelo Windows.

Outra coisa fundamental, você precisa fazer o upgrade com o processador antigo e com o micro estável. Eu colocaria o antigo de volta, usava o micro por uns dois dias, fazia uns testes de estabilidade, e se tudo estivesse legal eu fazia o upgrade do BIOS pelo zip drive - na hora do boot (No forum da ASUS deve ter algum executável para fazer upgrade pelo zip drive). Ou então pergunte na seção de placas-mãe.

Complicado, né? Mas micro é assim mesmo... Dá trabalho e tem que ter paciência. Do contrário, só dor de cabeça. Enfim, é o que eu faria. Eu também reinstalaria o Windows depois do update de BIOS e de colocar o FX-6300. Também é bom tirar a bateria da placa-mãe por uns 3 minutos para limpar o CMOS. Depois clique em "Load Optimized Defaults" no BIOS. E mande bala.

***

-----edit-----

Um nobreak emprestado também é legal, porque evita o ínfimo risco de a luz cair no meio do update :D

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi, porém fiz a atualização da bios pelo pendrive usando ez flash o processador antigo, que pelo que pesquisei é o recomendando para fazer, que é um Athlon II x2 AM3. O problema ainda deu uma persistida, por exemplo agora estou respondendo essa mensagem usando ele, mas a qualquer momento já espero que ele trave tudo ou reinicie .

Você acha que se eu tentar limpar a CMOS como você disse, sem reinstalar o windows pode ajudar em algo ?

Desculpe o incomodo amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi, porém fiz a atualização da bios pelo pendrive usando ez flash o processador antigo, que pelo que pesquisei é o recomendando para fazer, que é um Athlon II x2 AM3. O problema ainda deu uma persistida, por exemplo agora estou respondendo essa mensagem usando ele, mas a qualquer momento já espero que ele trave tudo ou reinicie .

Você acha que se eu tentar limpar a CMOS como você disse, sem reinstalar o windows pode ajudar em algo ?

Desculpe o incomodo amigo.

É um prazer poder ajudar ^_^ O ideal é limpar o CMOS e clicar em "Load Optimized Defaults", para que o update seja completo. Depois você pode instalar algum programa de análise de sistema para ver as temperaturas (tipo AIDA64 - deve ter versão de teste). Mas eu acho difícil superaquecer no inverno, a menos que você tenha encaixado mal o cooler ou aplicado mal a pasta térmica.

Em último caso, após limpar o CMOS e carregar o optimized defaults, você podia reinstalar o Windows, porque é sempre bom depois desse tipo de upgrade. Eu fiz o update de firmware do meu SSD (e update de BIOS*edit) e não reinstalei o Windows de preguiça. De vez em quando ele dá uma variada, mas eu só vou reinstalar se começar a dar dor de cabeça. Mas o que eu deveria ter feito era reinstalar, porque o meu reserva está rodando mais macio.

Enfim, vá eliminando as variáveis, porque se o problema persistir, é mais fácil de saber o que é.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo, obrigado pela grande ajuda, mas tomei a decisão de usar o micro com o processador antigo por enquanto. Não é um processador ruim o Athlon II x2, tem um ghz equivalente ao x6 mas nem se compara né, mas dá para ir levando por enquanto.

Vou procurar a assistência de alguém pra solucionar isso mais tarde, porque eu sozinho já está dando até dor de cabeça .

Deixa eu te encher o saco só + um pouco? ehauheuaheua

Caso o problema der a persistir, você me indicaria a ver uma outra placa mãe adaptável ao FX 6300 ? Se sim, me indicaria algum modelo ?

Obrigado por tudo rapaz ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa-mãe de qualidade e que não é tão cara:

https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/asrock-970-extreme3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

Mais baratas que essa só placas muito simples, similares a sua atual ASUS M5A78L-M LX/BR. Ou seja, seria trocar seis por meia dúzia, então o ideal seria fazer o upgrade de BIOS nessa placa mesmo.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, quando começa a dar dor de cabeça é melhor pedir a ajuda de alguém mais experiente ^_^ Não faz muito tempo que eu tive um Athlon, então eu sei que ele dá contra de tudo sem muitos problemas.

Mas não precisa trocar de placa-mãe, como o Pistigrilo falou, porque ela serve bem para o FX-6300. Como você fez o upgrade agora, tão cedo você não vai trocar o FX-6300. Então é melhor manter a placa-mãe, porque quando chegar a hora de trocar o FX-6300, o mercado já vai ter memória DDR4, outras gerações de processadores já vão ter saído, e assim por diante. Aí sim você pode trocar de processador e placa-mãe, tudo junto.

Eu só trocaria de placa-mãe agora se você fosse considerar colocar um SSD no futuro próximo, porque o SATA 3/Gbs da sua placa-mãe daria um gargalo razoável. Caso contrário, ela dá conta de tudo.

E boa sorte com o técnico (ou amigo técnico)!

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de fazer upgrade observei muito bem todos detalhes cassio, mas eu só não imaginaria que iria dar tanta dor de cabeça e má sorte .-.

vou continuar com meu athlon por enquanto e tentar sugestões técnicas de várias pessoas , caso não resolva aí apelo para uma placa mãe nova, porque afinal minha mb é bem simples mesmo, um upgrade grande no pc resultaria na troca do mesmo jeito. Por sinal essa asrock postada até está em conta e parece muito boa .

obrigado pela ajuda de todos ^_^ e ainda aceito sugestões pessoal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de fazer upgrade observei muito bem todos detalhes cassio, mas eu só não imaginaria que iria dar tanta dor de cabeça e má sorte .-.

vou continuar com meu athlon por enquanto e tentar sugestões técnicas de várias pessoas , caso não resolva aí apelo para uma placa mãe nova, porque afinal minha mb é bem simples mesmo, um upgrade grande no pc resultaria na troca do mesmo jeito. Por sinal essa asrock postada até está em conta e parece muito boa .

obrigado pela ajuda de todos ^_^ e ainda aceito sugestões pessoal .

A ASRock 970 EXTREME3 é uma placa muito boa para aquela faixa de preço. Suporta até quatro pentes de memória (até 32GB DDR3 em dual channel se usar dois ou quatro pentes iguais); até duas placas-de-vídeo em CrossFire (nesse caso tem que ser placas-de-vídeo AMD Radeon); possui CODEC de áudio intermediário de 8 canais, garantindo boa qualidade de som e suporte a caixas-de-som surround; possui entradas SATA III; possui suporte a USB 3.0; suporta processadores de 125W (ou seja, mesmo se você quisesse enfiar um FX-8350 lá depois daria, fora que se cismar de fazer overclock no FX-6300, já te dá um suporte bacana, sendo que sua atual ASUS M5A78L-M LX/BR suporta só processadores de 95W); além de possuir uma boa qualidade de fabricação, só possuindo capacitores sólidos (e não capacitores eletrolíticos, que são inferiores), bobinas de ferrite (melhores que as de ferro) e dissipadores de calor passivos nas áreas mais críticas da placa, características essas que teoricamente garantem maior estabilidade e durabilidade.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, pode ser sim q precise da atualizacao da bios, ja que a linha FX em algumas placas precisa de atualizacao pra funcionar adequadamente

no proprio site diz:

* 32nm AM3+ CPU é suportada pela BIOS0401 ou mais atual

e a versao q você diz q tem no site pra download, indica q seja necessario mesmo

Versão 0901

Descrição - - M5A78L-M LX/BR BIOS 0901

Improve system stability.

então.. é por sua conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, voltando a relatar aqui, que de nenhuma maneira o problema é corrigido.

Tentativas que já foram feitas:

BIOS atualizada para versão 0901 com um processador AM3 como necessário.

Windows formatado(Ultimate x64)

Jumper da CMOS mudado da posição 1-2 para posição 2-3 para dar reset.

Deixei o pc estável com meu processador antigo por uma semana e voltei a fazer os procedimentos necessários, e principalmente dei reset na bios mas nada.

Pode ser incompatibilidade com memória RAM ?

Minhas memórias são Kingston DDR3 1333MHZ, creio que não tenha nada a ver.

Aceito qualquer outro tipo de sugestões, pois será difícil eu trocar de placa mãe sem saber se é o problema nela mesmo .

obg pessoal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, voltando a relatar aqui, que de nenhuma maneira o problema é corrigido.

Tentativas que já foram feitas:

BIOS atualizada para versão 0901 com um processador AM3 como necessário.

Windows formatado(Ultimate x64)

Jumper da CMOS mudado da posição 1-2 para posição 2-3 para dar reset.

Deixei o pc estável com meu processador antigo por uma semana e voltei a fazer os procedimentos necessários, e principalmente dei reset na bios mas nada.

Pode ser incompatibilidade com memória RAM ?

Minhas memórias são Kingston DDR3 1333MHZ, creio que não tenha nada a ver.

Aceito qualquer outro tipo de sugestões, pois será difícil eu trocar de placa mãe sem saber se é o problema nela mesmo .

obg pessoal .

qual era o processador antigo? você mudou e voltou a dar probls?

caso seja positiva as respostas, acho q nao tem muito a haver com as memorias e sim com o processador, ate porque suas memorias sao meio q padrão para a maioria das placas, ddr3 1333mhz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual era o processador antigo? você mudou e voltou a dar probls?

caso seja positiva as respostas, acho q nao tem muito a haver com as memorias e sim com o processador, ate porque suas memorias sao meio q padrão para a maioria das placas, ddr3 1333mhz..

Amigo, meu processador antigo era um Athlon II x2 270 3.4ghz, e fiz o upgrade colocando um FX 6300 e fiz tudo que era de necessário mas ainda persisti o problema de congelamento da tela(trava tudo, até mouse, sendo necessário reiniciar), e reiniciando sozinho .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, ai eu acho q essa placa deve ter alguma incompatibilidade com esse processador mesmo atualizando a bios.. se as principais variaveis você disse q ja verificou e q nao sao, como temperaturas elevadas, atualizou bios e etc, então esse processador tem algo a mais de incompativel com essa placa-mãe, ja q com o seu atlhon esse problema nao existe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um teste com outra placa mãe, irei comprar outra mobo, que aliás é até melhor para upgrades futuros, já que esse minha mobo suporta processadores até 95w, assim impossibilitando por exemplo tacar um fx 8 nela ...

Você me indicaria alguma placa mãe até no máximo 450 reais que suportaria meu fx 6300 sem problemas e sem a necessidade de atualizar bios ?

obg amigo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um teste com outra placa mãe, irei comprar outra mobo, que aliás é até melhor para upgrades futuros, já que esse minha mobo suporta processadores até 95w, assim impossibilitando por exemplo tacar um fx 8 nela ...

Você me indicaria alguma placa mãe até no máximo 450 reais que suportaria meu fx 6300 sem problemas e sem a necessidade de atualizar bios ?

obg amigo .

rapaz, as da gigabyte eu recomendo fortemente.. essa minha eu comprei no fim do ano passado por 540 no kabum... pena q ela no momento tá um pouco mais valorizada e ultrapassa o valor q você quer pagar, porque senao, eu indicaria ela sem sombra de duvidas.. placa espetacular q se casou perfeitamente com a linha FX, tenho o fx8320 da assinatura e so precisei atualizar a bios para q ele fosse adequadamente reconhecido, pois esse fx8320 so estava na lista de compatibilidade dela a partir da bios F9 e a que veio de fabrica era F8, se tivesse sido outro da linha FX talvez nem tivesse precisado atualizar! mas de resto, nunca tive um problema q fosse com tela azul, incompatibilidade com absolutamente nada, nenhum hardware! é placa pra passar 3 ou 4 anos folgadamente! e por isso q eu comprei ela.

agora obviamente tem de outras marcas, mas eu acho q as da gigabyte sao top e estão um patamar acima de qualquer outra marca.. entretanto se você quer realmente ter sossego com relação a upgrade e adquirir uma placa pra passar alguns anos sem trocar, eu faria um pequeno esforço a mais pra pegar ela. é a da linha 990fx, a mais recente

enfim, ai é contigo. você pediu uma opiniao e eu dei, montei meu pc esse ano e até então paz e sossego alem de muita satisfacao. custou um pouco a mais do que eu tinha planejado no fim do ano passado porém ficou do jeito q eu já queria há um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, andei pesquisando e encontrei essa aqui: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/asrock/asrock-970-extreme3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

Parece muito boa e com um custo benefício legal também .

Mas vou seguir sua dica e procurar gigabytes , valeu amigão .

Também gostei dessa http://novo.balaodainformatica.com.br/Produto/41673/Placa-Mãe-M5A88-M-para-processadores-AMD-Phenom-II-X4-Phenom-II-X6-e-Phenom-FX-64Suporta-até-16GB-de-Memória-DDR3-Chipset-AMD-880G-_-SB850-Soquete-AM3

Mas vou analisar outras direitinho .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas aí, só estou em dúvida entre a ASRock Extreme3 e uma Gigabyte GA-970A-UD3 . Creio que qualquer uma das duas irá me satisfazer e não causará nenhum tipo de problema .

Falou

eu iria nessa gigabyte, aliás antes de optar por essa 990fx eu pesquisei essa pra comprar e já tinha até decidido por isso, mas no fim do ano passado nao havia uma loja sequer com estoque dessa placa e ai eu desisti, mas se tiver disponivel em lojas no momento, é uma otima opcao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas aí, só estou em dúvida entre a ASRock Extreme3 e uma Gigabyte GA-970A-UD3 . Creio que qualquer uma das duas irá me satisfazer e não causará nenhum tipo de problema .

Falou

Você conseguiria testar esse processador FX em outra maquina? já que a placa mãe, mesmo com atualização ficou instável, e funciona normalmente com u processador mais antigo, pode ser que você tenha pegado um processador com defeito de fabricação... comprar uma placa de R$400 para depois perceber que era o processador defeituoso... seria melhor procurar uma assistência que pudesse testar esse processador antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, andei pesquisando e encontrei essa aqui: https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/asrock/asrock-970-extreme3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

Parece muito boa e com um custo benefício legal também .

Mas vou seguir sua dica e procurar gigabytes , valeu amigão .

Também gostei dessa http://novo.balaodainformatica.com.br/Produto/41673/Placa-Mãe-M5A88-M-para-processadores-AMD-Phenom-II-X4-Phenom-II-X6-e-Phenom-FX-64Suporta-até-16GB-de-Memória-DDR3-Chipset-AMD-880G-_-SB850-Soquete-AM3

Mas vou analisar outras direitinho .

Obrigado pelas dicas aí, só estou em dúvida entre a ASRock Extreme3 e uma Gigabyte GA-970A-UD3 . Creio que qualquer uma das duas irá me satisfazer e não causará nenhum tipo de problema .

Falou

Cara, GIGABYTE é uma ótima marca sim, tanto que eu tenho e recomendo, mas pode pegar essa ASRock que ela é boa e está com preço imbatível. A ASRock é uma empresa séria e possui ótimos produtos. Essa GIGABYTE é mais cara. Se o preço for igual ou menor, vá de GIGABYTE.

Mas reforço o coro que o pessoal está fazendo e te digo que é bom testar o processador em outra placa antes de comprar algo, pois apesar de raríssimo, não é impossível seu processador estar com defeito.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa tarde! Já tentou mudar a frequência da memória na BIOS? Um colega meu estava com esse mesmo problema depois que ele mudou a frequência da memória para 1066 se não me engano, resolveu o problema dele. Parece que esssa placa tem um problema na frequência das memórias com os processadores FX, pode ser que não sejam todas. Eu tenho essa mesma placa com esse mesmo processador, mas não tenho nenhun problema. Na sua dúvida entre a AS Rock e a gigabyte, iria de gigabyte ela tem mais fases de tensão 8+2, mas a AS rock também é uma ótima placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...