Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 780 - Review e questões técnicas


Posts recomendados

  • Membro VIP

mdpk.jpg

Núcleos CUDA 2304

Clock Base 863MHz

Clock Boost 900MHz

Frequência Memória 1502MHz (x4)

Quantidade de Memória 3072MB

Interface de Memória 384 bits – GDDR5

Largura de Banda Máxima 288,4GB/s

DirectX 11.1

Tipo de Barramento PCi-e 3.0

Temperatura Máxima 95°C.

Processo de Fabricação 28nm

Transístores 7,1 bilhão

Área do die 561mm2

TDP 250 Watts

Conexões de energia 1 x 6 pinos & 1 x 8 pinos

Altura 11,12cm

Comprimento 26,67cm

Largura Dual Slot

Site (BR) http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-780-br.html#pdpContent=0

Site (Global) http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-780

Testes:

Overclockers Club

TechPowerUp

TechPowerUp – Gigabyte WindForce OC

TechPowerUp – EVGA SuperClocked ACX Cooler

TechGage

Adrenaline

Guru3D

OCaholic - Asus

HardwareSpot.de (Alemão)

Tom’s Hardware

HardwareHeaven - Zotac

Bjorn3D – Zotac

Benchmarck Reviews

Overclockers.com

Cowcotland (Francês)

HardwareCanucks

TweakTown

HardwareHeaven

Tech Report

Hardware.info

HiTech Legion

Hexus.net

Computer Base (Alemão)

Lanoc Reviews

TechSpot

Vortez

HotHardware

eTeknix

PureOverclock

Futureluxx

Hexus.net – EVGA Superclocked ACX

Legit Reviews

TechPowerUp – Asus DirectCU II OC

OCaholic – Asus DirectCU II

BitsandChips (Italiano)

SLI:

TechPowerUp

Hexus.net

Guru3D

TweakTown – EVGA

HWCol (Espanhol)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GK110 foi anunciado em maio do ano passado, ou seja, mais de um ano e a Nvidia ainda requenta o GK104. E o motivo - quem sabe - pode estar relacionado ao processo de fabricação por parte da TSMC que ainda não lançou o novo processo de 20nm (HKMG-HP). A Nvidia preferiu dar uma atualização "modesta" nas "Keplers", em favor do "alargamento da margem de tempo" para se dedicar ao Maxwell.

É uma boa margem de tempo para a AMD poder lançar sua nova linha de GPUs que possam competir "a altura" com as GK110. Na minha opinião, a GK110 já é poderosa, só que um desperdício para os jogos atuais, pois é muito ineficiente.

A maioria dos programas que usam CUDA usam matemática FP32. Somente programas de matemática científica de alta precisão é que usam FP64, o que acaba se tornando inútil para a grande maioria dos usuários. Boa parte dos 7.1B de transistores são usados em unidades de FP64, inúteis para os jogos atuais. Além de serem tão massivas, é problemático para a TSMC conseguir grandes quantidades de GK110 funcionais.

A vantagem do GK110 é o bom desempenho em FP64, já que não é exclusivamente para jogos e sim focada em tarefas que exijam mais CUDA Cores, o acaba não sendo necessário adquirir duas placas - GeForce e Quadro - uma para cada tarefa, acaba ficando mais cara por tal razão.

A questão é o rendimento por wafer (que é bem baixo) e o custo dele. O processo de produção do GK110 é bem massivo e caro ser fabricado e a Nvidia aproveita as "sobras" do GK110 das Teslas para usar nas Titans e nas 780; o GK110 não é uma GPU que se consegue um grande volume, justamente por render muito pouco nos Wafers. Os GK110 bons vão para as Teslas e o resto reprovado nos testes vão se encaixando entre a TITAN e a GTX 780. É assim que funciona, já que a Nvidia compra a fornada inteira da TSMC e depois vai testando... pois desta forma, a TSMC ainda dá um desconto! :lol:

Em teoria se AMD fizer um bom trabalho, ela poderá criar GPUs menos massivas que o GK110 (+/- 6 Bilhões de Transistores) com performance similar ao GK110, em quem sabe até superá-lo. Claro, desde que sejam GPUs dedicadas exclusivamente aos jogos. :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma duvida, o consumo da placa de video os sites falam que ela consume entre 200 a 260 watts, eu queria saber se ela consome esses watts por hora, minuto ou segundo?

Pergunta difícil amigo... :lol:

Veja os gráficos elaborados - em teste nacional; veja a fonte também e tire suas conclusões. (esperando ansiosamente o teste pelo Clube do Hardware) :rolleyes:

Configuração

t3e2.th.png

"Idle - no coça-coça" e "3d Mark na atividade"

b3n.th.png 0cqn.th.png

fonte: Nvidia GTX 780 Adrenaline Análise

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique se o modelo de GTX 780 que você pretende comprar acompanha adaptadores de energia.

Apenas verifique se a fonte dá conta, postando a configuração completa do seu PC em: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/p5999147#post5999147. Pergunte se ela dá conta com qualidade da demanda do PC por energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

GTX 780 x Asus z87-k PCI-E 3.0

 

Bom dia. 

 

Atualmente montei uma nova configuração gamer.

 

Porém estou com uma dúvida, quando abro o ZOTAC FireStorm o mesmo apresenta a seguinte informação:

 

Interface: PCI-E 2.0 x16 @x16 1.1

 

Porém, no manual da mobo mostra que o conector em questão é 3.0

 

Gostaria de saber se está correto ou é necessário alterar alguma configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Quando em idle, a VGA baixa o clock, tensão e padrão PCI-E, afim de reduzir o consumo energético e gerar menos calor. Talvez o programa esteja pegando essas informações.

 

Baixe o GPU-Z e veja o que ele "diz". Clique no sinal de "?" para iniciar uma rotina 3D que subirá os clocks da VGA e fará mostrar os valores corretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Excelente placa de vídeo. Peguei a versão custom da evga superclocked com acx cooler. Muito silenciosa e temperatura estabiliza em 78º celsius mesmo após horas de demanda extrema.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala Galera,

 

Montei um computador totalmente novo e estou com a seguinte config. (sim na MINHA opinião a config é boa e eu não estou querendo me mostrar e sim detalhar, agradeço aqueles que se empenharem no problema)

 

GeForce GTX 780 OC - Gigabyte (WindForce 3)

G1 Sniper 5 rev 1.0 - Gigabyte

i7 4770k + Cooler Master 212 EVO

2 x 8GB Corsair Revenge

SSD 240GB GTX Corsair

Windows 7 Home Premium 64 bits

Fonte: Corsair HX 750

 

Estou rodando tudo em default, ou seja ainda nada de overclock nem nada. Só montei a coisa toda.

 

Agora o problema.

 

Depois de tudo montado e atualizado (update windows + bios da mb) até ai tudo mil maravilhas!

 

Depois resolvi instalar o driver da nvidia (mais recente 335.23) e ai PLAU! A resolução da tela fica toda zuada (resolução no minimo e cores bizarras) e ao abrir o gerenciador de dispositivos encontro os seguintes erros apenas para os dispositivos conectados em alguma porta PCI, (ou seja a placa de video e a placa wi-fi):

 

Placa de Video: erro 43

Placa Wi-fi: erro 28

 

Ao que me parece é uma questão de conflito entre drivers da controladora das portas pci (ou seja da mb) com o driver da nvidia.

 

É isso mesmo? Qual a opinião de vocês e se for mesmo conflito de drivers como posso agir?

 

Valeu pela ajuda e um forte abraço!

 

Obs 1: tudo roda "normal" (visualmente bonito, porém má performance) quando utilizando a placa de video como Standard VGA Graphics Adapter e ao colocar o driver da nvidia fica tudo zuado como relatado anteriormente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o driver default do windows a placa "funciona" (roda filmes, o display de resolução e cores fica perfeito), porém ao rodar o score do windows a nota de grafico de jogos e elementos do aero tem nota bem baixa (entre 2 e 3).

 

Pensei em instalar o BF4 e testar a placa de video com o driver default e ver o que acontece... alguém não recomendaria isso?

 

Já testei em dois slots, vou tentar a 3ª.

 

Inclui minha fonte no primeiro topico (Corsair HX 750)

 

Eu tenho filtro de linha. É melhor estabilizado? Se sim, porque?

 

Vou testar a placa em outro PC e pegar minha placa antiga e testar neste novo.

 

volto aqui pra contar como foi!

 

Abraços e valeu pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei o 3º slot e nadaaaa...

 

Coloquei a minha placa de video anterior (gigabyte gtx 660 ti oc) e a coisa rolou redonda.

 

A unica coisa que falta é testar a gtx 780 em outra maquina... só da um trabalhinho porque tenho que trocar a fonte... mas vamos ver!

 

Alguem ai já teve experiencia em fazer RMA junto a amazon.com?

 

Na ocasião comprei pela amazon.com em uma viagem aos EUA.

 

Agradeço a ajuda da galera, porém acho que placa está zuadaaaa! Tristeza!!!

 

Um forte abraço e a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

3 GB de Vram são suficientes para 2 monitores de 1440p?

 

Bom galera, o título já é auto-explicativo mas é o seguinte:

Tenho uma Sli de Gtx 780 sc 3gb e um monitor "Dell ultrasharp U2713Hm" estou pensando em comprar outro monitor, estes 3 GB de Vram são suficientes?

Abç

Cara, pelo que entendi, se você tem "uma SLI de Gtx 780 sc" então na verdade você tem disponível 6GB de VRAM, pois possui 2 placas de vídeo interligadas.

Neste caso, dá e sobra.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTX780 - reproduzindo apenas 256 cores!

 

Boa tarde pessoal!

 

Estou desesperado! Comprei minha placa de vídeo pela mega mamute e com apenas um dia de uso parou de funcionar. 

 

1 - Levei para um técnico e acompanhei a montagem de todo o computador e aparentemente estava tudo correto. 

2 - O computador foi ligado, os drivers instalados (placa mãe e placa de video) e até então tudo ok.

3 - Levei para casa e fui testar um jogo relativamente antigo (deus-ex machine).

4 - Em menos de 20 minutos de jogo o pc deu um pau e veio a famosa tela azul.

5 - O computador reiniciou e não conseguia inicializar o windows.

6 - Desliguei e liguei novamente e logo no inicio apareciam vários ZEROS na tela

7 - Após isso surgiram opções para iniciar o windows e a principio optei por iniciar o windows normalmente.

7 - As vezes ele não conseguia iniciar e voltava para BIOS (mostrando os mesmo ZEROS) dando a opção de entrar no modo de segurança e tal... e as vezes entrava no windows porém com apenas 256 cores!

8 - Por fim, desinstalei a placa de vídeo e o windows entrou normalmente.

 

Gostaria de confirmar com vocês:

 

1 - Realmente é problema de fábrica da placa e por isso devo troca-la ativando a garantia?

2 - Pode ter sido algum erro na instalação do driver?

3 - Pode ser problema na entrada PCI-E 3.0, ou seja, problema na placa mãe?

4 - Existe algo a fazer alem de efetuar a troca pela garantia (processo esse que adoraria evitar)

 

Segue abaixo a imagem dos ZEROS e em seguida o windows inicializado (esse é modo normal, não estava em modo de segurança)

post-726284-0-50855000-1404503847_thumb.

post-726284-0-36956300-1404503860.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTX780 - reproduzindo apenas 256 cores!

 

Boa tarde pessoal!

 

Estou desesperado! Comprei minha placa de vídeo pela mega mamute e com apenas um dia de uso parou de funcionar. 

 

1 - Levei para um técnico e acompanhei a montagem de todo o computador e aparentemente estava tudo correto. 

2 - O computador foi ligado, os drivers instalados (placa mãe e placa de video) e até então tudo ok.

3 - Levei para casa e fui testar um jogo relativamente antigo (deus-ex machine).

4 - Em menos de 20 minutos de jogo o pc deu um pau e veio a famosa tela azul.

5 - O computador reiniciou e não conseguia inicializar o windows.

6 - Desliguei e liguei novamente e logo no inicio apareciam vários ZEROS na tela

7 - Após isso surgiram opções para iniciar o windows e a principio optei por iniciar o windows normalmente.

7 - As vezes ele não conseguia iniciar e voltava para BIOS (mostrando os mesmo ZEROS) dando a opção de entrar no modo de segurança e tal... e as vezes entrava no windows porém com apenas 256 cores!

8 - Por fim, desinstalei a placa de vídeo e o windows entrou normalmente.

 

Gostaria de confirmar com vocês:

 

1 - Realmente é problema de fábrica da placa e por isso devo troca-la ativando a garantia?

2 - Pode ter sido algum erro na instalação do driver?

3 - Pode ser problema na entrada PCI-E 3.0, ou seja, problema na placa mãe?

4 - Existe algo a fazer alem de efetuar a troca pela garantia (processo esse que adoraria evitar)

 

Segue abaixo a imagem dos ZEROS e em seguida o windows inicializado (esse é modo normal, não estava em modo de segurança)

 

Amigo, este seu problema está mais com cara de falta de drivers, ou drivers instalados incorretamente (versão de driver não compatível).

Aconselho revisar suas instalações de drivers. Desinstale eles e reinstale para ver se o problema persiste. Atenção especial para se certificar com a versão de driver da gtx 780 compatível com seu SO.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

GTX780 - reproduzindo apenas 256 cores!

 

Boa tarde pessoal!

 

Estou desesperado! Comprei minha placa de vídeo pela mega mamute e com apenas um dia de uso parou de funcionar. 

 

1 - Levei para um técnico e acompanhei a montagem de todo o computador e aparentemente estava tudo correto. 

2 - O computador foi ligado, os drivers instalados (placa mãe e placa de video) e até então tudo ok.

3 - Levei para casa e fui testar um jogo relativamente antigo (deus-ex machine).

4 - Em menos de 20 minutos de jogo o pc deu um pau e veio a famosa tela azul.

5 - O computador reiniciou e não conseguia inicializar o windows.

6 - Desliguei e liguei novamente e logo no inicio apareciam vários ZEROS na tela

7 - Após isso surgiram opções para iniciar o windows e a principio optei por iniciar o windows normalmente.

7 - As vezes ele não conseguia iniciar e voltava para BIOS (mostrando os mesmo ZEROS) dando a opção de entrar no modo de segurança e tal... e as vezes entrava no windows porém com apenas 256 cores!

8 - Por fim, desinstalei a placa de vídeo e o windows entrou normalmente.

 

Gostaria de confirmar com vocês:

 

1 - Realmente é problema de fábrica da placa e por isso devo troca-la ativando a garantia?

2 - Pode ter sido algum erro na instalação do driver?

3 - Pode ser problema na entrada PCI-E 3.0, ou seja, problema na placa mãe?

4 - Existe algo a fazer alem de efetuar a troca pela garantia (processo esse que adoraria evitar)

 

Segue abaixo a imagem dos ZEROS e em seguida o windows inicializado (esse é modo normal, não estava em modo de segurança)

 

Olá @Rofs86

 

Afim de facilitar a análise dos colegas que se dispuserem a ajudar, informe a configuração completa do PC. Dessa forma, poderá conseguir ajuda mais rapidamente. Caso não saiba identificar os componentes, leia o seguinte tutorial: Saiba como descobrir a configuração completa do seu PC.

 

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...