Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida geral sobre windows server 2012


yurigobbo

Posts recomendados

Pessoal, estou querendo entender alguns princípios básicos do Windows server em geral, eu sou bom em aprender sozinho qualquer coisa relacionado a computadores =) mas sobre o Windows server existem inúmeros termos que mesmo pesquisando pelo google não encontro ou não é muito bem explicado e nunca citam exemplos para melhor entendimento... Como começarei ano que vem faculdade de redes e ir atrás de certificados por uma questão de necessidade, eu não posso esperar aprender tudo isso daqui alguns anos, a empresa onde comecei a trabalhar é totalmente irregular a infraestrutura de TI -___-' é um caos arrumar isso aqui e o que mais me emputece são os servidores piratas e cheio de vírus >=(

eu dou uns rebolados pra administrar aqui mas está difícil, vou regularizar tudo por aqui e estou arrancando a verba ao poucos para fazer isso e preciso começar da raiz, os servidores... e venho estudando e como disse alguns termos me barram e não consigo avançar nos estudos... queria ajuda de quem entende para me dar uma explicação para continuar a entender =D

1 - O que são instancias vituais? e o Windows server 2012 é capaz de criar várias VPNs ou tenho que fazer isso pelo router/software?

2 - Notei que a versão datacenter do WS2012 "instancias virtuais" ilimitadas e a standart tem 2, vantagem e desvantagem de ambas please? =)

3 - Servidor virtual é inferior a servidor físico? Servidor virtual limita o físico?

4 - Servidor virtual ou VPN? Ou um não tem nada a ver com o outro pois fazem funções diferentes?

5 - O que é esse hyper-V por mais que eu leio não compreendo muito bem por falta de exemplos... é uma espécie de overclock ou algo a ver com o Hyper-threading do Pentium 4?

6 - O que a opção "nuvem" é capaz no WS2012? ela armazena dados? Faz backup do servidor? Serve como outro servidor para acessar programas instalados e compartilhado na rede/nuvem? O active directory controla essa nuvem? O active directory será substituído pela nuvem? tem tanta coisa dessa nuvem que não estou entendendo nada por falta de exemplos e explicações, na net não acho nada e no site da Microsoft só confunde a minha cabeça...

7 - Esse "VDI" é substituto da VPN? Posso conectar ao servidor através de um browser qualquer usando este VDI por exemplo num celular android ou o navegador do Playstation vita? algo mais improvável de funcionar XD

8 - O VHD me deixou confuso, uns falam que é uma copia do ghost da Symantec outros instalam nele Windows como se fosse uma maquina virtual, não entendi nada... XD ainda vem o VHDX do server2012 pra piorar meu entendimento e qualquer Windows tem este recurso?

9 - Sou obrigado a usar powershell? Ele tem os mesmos comandos básicos do cmd.exe?

10 - É possível fazer upgrade de um Windows server 2008 pipipitchu virar original 2012 com as devidas licenças tudo bonitinho e manter todas as configurações sem ter que refazer nada? Perde os arquivos ou não perde nada? Se tiver um SQL instalado nele corre o risco de ter incompatibilidade? Terei que reconfiguar o SQL?

tirando esse monte de duvidas posso começar a estudar por conta e fazer testes até pegar o jeito da coisa =D

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...