Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha Personalizado


Posts recomendados

Olá amigos, sou novato como participante e, é com muita satisfação que venho participar desta comunidade. Bom amigos depois de tantos problemas com equipamentos de informatica, principalmente em no-break (estourando os varistores, sem romper o fusível), fonte de alimentação de modo geral , PC travando, etc, resolvi pesquisar na net a respeito do filtro de linha, então descobrir vários tópicos nesta comunidade, já estou a mais de 30 dias analisando. Contudo gostaria que os amigos me auxiliasse na construção de um filtro de linha personalizado, tendo em vista que a energia de nossa região oscila demais (TO). Sei que já existe vários comentários in loco a respeito, mas que gera muita duvida no que diz respeito a construção do mesmo, primeiro que sou leigo em eletrônica, entretanto gostaria que a comunidade desse uma aula teórica dos componentes eletrônicos empregado na construção do referido, como por exemplo: qual a função do capacitor poliéster, cerâmico, resistor, varistores; qual a potencia que se deve utilizar, a substituição por outro, caso não encontre o respectivo, etc. Diante de tudo gostaria de auxilio referente ao esquema eletrônico já postado pelo amigo Almeida Filho, Faller, onde tem a relação de material para construção do filtro e não consta o resistor, mas que no esquema consta o mesmo, de 2W 470K. Diante de um filtro personalizado como ligar o LED indicativo de que o varistor foi pro brejo, pois o esquema de ligação deixa-me confuso. Desde já agradeço o apoio dos amigos, sei que muita dúvidas virão, e certamente vou perguntar até finalizar o projeto almejado, já comprei vários componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A função do resistor em um filtro de linha é meramente descarregar a tensão que poderia ficar residual no capacitor principal desse filtro.. No momento de desligar o filtro, a tensão da rede bem pode estar em seu pico de 310 Volts (quando a tensão for de 220 Volts) e, desse modo potencialmente oferecer um choque a alguma pessoa que viesse a pegar seu plug AC.. O valor do resistor não é nada crítico..

Se for muito baixo, Menor que 50.000 ohms, passará a dissipar coisa de 1 Watt por estar sempre ligado direto na linha e se for muito alto (maior do que 1.000.000) levará muito tempo para descarregar o capacitor ( com 1 Mega levaria coisa de 1 a 2 segundos, para descarregar o capacitor). O valor de 470 K é, por exemplo, um valor bom para se colocar...

A função de um varistor, em uma proteção, é primordial.. Ele se comporta como um resistor variável, apresentando altíssima resistência desde que a tensão nele aplicada esteja abaixo de sua tensão de ruptura. Nesse caso é como se ele não existisse.. E se comporta com baixíssima resistência se a tensão nele aplicada ultrapassar a sua tensão de ruptura..

Como ele é colocado em paralelo com a linha AC, se essa linha apresentar impulsos de tensão, surtos de tensão que ultrapassem essa tensão de ruptura do varistor, ele consegue muito mas muito rapidamente entrar em curto, apresentar resistência muito baixa, absorvendo essa energia do surto..

Ele entra em ação com uma velocidade muito alta, um tempo muito curto.. Coisa de 1 a 10 nano segundos ( 1 nano segundo = 0,000000001 segundo). Assim como entra em condução, para impedir que a tensão de surto se apresente, ele sai de condução. Ele engole o surto, ele apresenta uma carga ao surto, ele impede que a tensão de surto se mantenha a ponto de danificar alguma isolação de algum componente da fonte ou do que esteja na linha ligado..

Os varistores são encontrados numa extensa gama de tensão de ruptura bem como numa boa linha de capacidade de absorção de energia, determinada pelo tamanho físico dos mesmos. Esses dai, por exemplo:

PICT0003-1.jpg

Os menores da foto são de 20 mm de diâmetro, são excelentes para uso nos filtros de linha e proteções desse tipo para ser colocadas antes dos equipamentos. Nessa linha e com preço menor sempre, existem de 14 mm, 10mm, 7 mm e 5 mm, com capacidade de absorção menor e claro,mais baratos..

Os mais caros deles, de 20 mm, custam algo como R$ 2,90

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_15474_4689_Varistor-S20K250V-391KD20-

Os maiores, como aquele da foto, de 40 mm, são tipicamente usados na fabricação dos DPS, os protetores que são colocados em quadro de disjuntores, esses dai..

http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+VCL%20p/%20ent.%20de%20for%C3%A7a

Quanto a demais componentes, os capacitores por exemplo, a internet está repleta de explicação acerca dos mesmos. Pesquise e no filtro, os use somente sem necessariamente ter de entender seus princípios de operação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Faller bom dia!

Faller a respeito da montagem do filtro personalizado, com LED indicativo de ruptura do varistor como liga-lo, e o resistor posso coloca-lo ou não, é necessário(e a questão do choque), alguém poderia me ajudar como já falei anteriormente sou leigo em eletrônica. Coloquei um filtro de linha na geladeira com fusível de 5A, e o mesmo rompe o que será (contém cap. poliéster (1 -fase e neuto), cerâmico(3 - fase e neuto, fase e terra e neuto e terra) e varistor(3), se a mesma não passa de 300W de potencia. E a respeito do capacitor poliéster e cerâmico? pois na net não consegui uma definição satisfatória. Quanto a este tutorial do filtro já encerrou ou tem continuidade... pois ainda gera muita dúvida. Posso continuar a tirar minhas duvidas, ate finalizar o meu projeto tão almejado, com já falei já tem um bom tempo pesquisando mas sou leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Indicação de varistor aberto ou de seu fusível térmico de proteção aberto só se consegue mesmo em algum arranjo mecânico de sinalização..

Os DPS costumam ter uma espécie de mola que puxa um indicador, uma chapinha verde e vermelha para cima de uma janela de inspeção. Essa mola é segura pelo fusível térmico do varistor..

Ao romper esse fusível, a mola é liberada e faz a plaqueta vermelha aparecer na janela de inspeção. Um arranjo totalmente mecânico para dar a informação...

Olhe um desses ai, com janela de verificação de status, que será verde ou vermelha...

DPScomsinalizac3270a3030o_zps983b3bdf.jpg~original

Alguns fabricantes fazem varistores com chave indicadora.

Veja ai um exemplo..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487088800-varistor-com-chave-de-aviso-3-terminais-20t241-_JM

São difíceis de se encontrar.. Não vai achar nas lojas a venda..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia Faller, quanto as minhas dúvidas ora solicitadas você não pode me responder? a questão do varistor rompe e o fusível não....dentre as outras...

Até achei que já tivesse lhe respondido...

Varistor é um elemento que a meio minuto antes de sua morte, com seus 99,9999% do tempo de vida passados, se comporta exatamente igual a um novo, se parece com um novo. Desse modo não tem como prever e/u sinalizar seu começo de fim de vida. Ele dificilmente abre simplesmente ou entra em curto... Ele normalmente explode, com muita fumaça, com barulho, fazendo muita sujeira por sua volta..

Seria difícil não se notar, mas não impossível..

Olhe ai o estrago típico da explosão de um deles..

Filtrocomvaristorexplodido.jpg

Fusíveis térmicos geralmente são associados a varistores, justo para romper pelo calor emanado na explosão do varistor., e não pela corrente..

É difícil que ele exploda sem derreter o fusível térmico, que se pode colocar até de 85 graus centígrados se desejar, veja ai:

http://proesi.com.br/fusivel-termico-85-10a-250v.html

Até mesmo uma água ainda não fervente fundiria esse dai...

Não tem muito como detetares um fusível em série com o varistor quando ambos explodirem...

Por isso te respondi, ai acima, que essa detecção geralmente é mecânica, até coloquei fotos de como isso se processa ou usando varistores especiais, verdadeiros moscas brancas, com chave indicadora interna a eles..

Enumere dúvidas ainda não respondidas, pois facilita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo Faller, me respondeu as dúvidas em partes. Peço desculpas pelo incômodo é que sou fanático nesta área de eletrônica, já comentado anteriormente sou leigo, e queria solucionar o problema de queima de fonte de PC e no-break por meio do filtro de linha, em vez de danificar os equipamentos, que danifique os filtros, é mais vantagem danificar o filtro que os equipamentos mais caros. Pois em nossa região a energia oscila demais. Quantos as minhas dúvidas segue enumeradas conforme indicação.

1ª - Porque os varistores rompe sem que o fusível de vidro rompe primeiro, 90 % dos no-break rompe o varistor, mas não rompe o fusível, assim como as fontes dos PC's, para que está servindo este fusível?

2ª - Já pesquisei na net, mas não encontrei uma resposta satisfatória, quanto a função do capacitor poliéster, cerâmico e o resistor no filtro de linha? estes capacitores acumulam energia igual ao eletrolítico?

3ª - Teria como ligar um LED indicativo de ruptura do varistor sem que seja um varistor especial sem processo mecânico? e como ligar? as posições de ligação? não que seja tão necessário, mas por uma questão de fanatismo e hobby. Pois já vi um esquemático da Clamper (E-Terra), postado nesta comunidade a respeito, onde a comentários que o LED acende quando o varistor danifica, seria este varistor especial de 3 "pernas"?.

4ª - Sobre o varistor ele passa corrente elétrica de uma "perna" para outra? e quando estoura como fica o circuito, deixa de passar corrente por ele?

5ª - Faller quanto ao resistor do projeto do Almeida Filho, de 470K por 2W, é necessário/útil ou não (e a questão do choque, é perigoso?), pois na relação do material não consta o mesmo, apenas no esquemático.

6ª - Coloquei um filtro de linha na geladeira com fusível de 5A, e o mesmo rompe o que será (contém cap. poliéster (1 -fase e neuto), cerâmico(3 - fase e neuto, fase e terra e neuto e terra) e varistor(3), se a mesma não passa de 300W de potencia.

7ª - Quanto a este tutorial do filtro já encerrou ou tem continuidade... pois ainda gera muita dúvida. Posso continuar a tirar minhas duvidas, ate finalizar o meu projeto tão almejado, como já falei, tem um bom tempo pesquisando mas sou analfabeto na área, e o único local de especialidade em pesquisa de filtro, foi neste canal.

8ª - Faller, como faço para anexar arquivo de imagem de esquemático ou de modificações de filtros?

9ª - Amigo onde encontro um bom curso de eletrônica, pois comprei um na net, não tem diferença das maioria dos filtros fornecidos pelo comercio nacional, rsrsrsrs...

Caro colega Faller, peço desculpas pelas dúvidas persistentes, no entanto só você tem me respondido, não sei como funciona este canal, pois sou novato como participante e veterano de cadastro, desde 2006. Desde já agradeço pela colaboração, compreensão e principalmente paciência. Até a próxima amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1ª - Porque os varistores rompe sem que o fusível de vidro rompe primeiro, 90 % dos no-break rompe o varistor, mas não rompe o fusível, assim como as fontes dos PC's, para que está servindo este fusível?

Resposta: Fusíveis tem um tempo de ruptura muito maior que os de um varistor.. Varistores entram em ação com tempos da ordem de nano segundos (1 ns = 0,000000001 s). Fusíveis em geral, se rompem com tempos da ordem de milisegundos até minutos, pesquise a respeito...

2ª - Já pesquisei na net, mas não encontrei uma resposta satisfatória, quanto a função do capacitor poliéster, cerâmico e o resistor no filtro de linha? estes capacitores acumulam energia igual ao eletrolítico?

Resposta: Capacitor seja de poliéster seja eletrolítico tem muitas características em comum. Não se prenda nas mesmas nem se prenda na função de armazenamento de energia deles. Capacitor é mais abrangente que isso dai.. Estude as aplicações deles. São aplicados nas mais diferentes topologias perfazendo as mais diferentes funções.

3ª - Teria como ligar um LED indicativo de ruptura do varistor sem que seja um varistor especial sem processo mecânico? e como ligar? as posições de ligação? não que seja tão necessário, mas por uma questão de fanatismo e hobby. Pois já vi um esquemático da Clamper (E-Terra), postado nesta comunidade a respeito, onde a comentários que o LED acende quando o varistor danifica, seria este varistor especial de 3 "pernas"?.

Resposta: Um varistor explodido se comporta na normalidade como um circuito aberto, como se ali nada existisse, como um "nada" no local.

Se conseguires diferenciar um nada de outro nada, esse pode ser seu circuito de detecção...

4ª - Sobre o varistor ele passa corrente elétrica de uma "perna" para outra? e quando estoura como fica o circuito, deixa de passar corrente por ele?

Resposta: Quando entre suas pernas existir uma tensão menor que aquela de sua tensão de ruptura ele se comporta como se nada ali existisse, como um circuito aberto, como se ele ali nem estivesse..

Quando tender a aparecer entre seus terminais uma tensão superior aquela de ruptura do mesmo ele passa a se comportar como um curto circuito, segurando essa tensão para que a mesma nem consiga subir muito... Se essa tensão for tipicamente um surto de tensão, um pico de elevada tensão e de curta duração ele simplesmente dissipa essa energia, segurando para que ela não suba a ponto de danificar nada no seu equipamento e em seguida se abre de novo, como se não existisse... Esses tempos de surto de tensão são geralmente da ordem de micro segundos..

Se essa tensão ali apresentada por acaso se mantiver por um tempo maior que aqueles micro segundos típicos de surtos de tensão, evidentemente que ele explodirá, pois não vai conseguir dissipar tamanha energia... Pode romper ou não o fusível série do equipamento, e certamente romperá o seu fusível térmico...

5ª - Faller quanto ao resistor do projeto do Almeida Filho, de 470K por 2W, é necessário/útil ou não (e a questão do choque, é perigoso?), pois na relação do material não consta o mesmo, apenas no esquemático.

Resposta: Estamos falando de R$ 0,20 que deve ser o preço de balcão desse resistor, certo. Coloque ele e esqueça.. qualquer valor de 270K a 1M tá bom... A função dele é de descarregar o capacitor para que se alguém inadvertidamente, com o filtro desligado, tocar em ambos os pinos do plug desse filtro não venha a tomar a descarga do capacitor em suas mãos. Se tomar, ótimo, acalma.. Ninguém vai morrer por causa desse choque... Não vai acontecer sempre.. Não esquente a cabeça com as frescuras... Veja bem. O capacitor somente vai acumular energia a ponto de dar um susto em alguém se o filtro for desligado em um momento que a tensão da rede esteja acima de um determinado valor de tensão, ou seja, não é sempre. Filtro de linha não é um dispositivo que se plugue e desligue a toda a hora da tomada. Se não quiseres colocar o resistor, esqueça dele.. Pode se passar vinte anos e ninguém tomar choque nele, ninguém ir se meter de pato a ganso a tirar ele da tomada e meter esse dedo justo entre os dois pinos do plug. E, se tomar o choque, bem feito... Simples assim..

6ª - Coloquei um filtro de linha na geladeira com fusível de 5A, e o mesmo rompe o que será (contém cap. poliéster (1 -fase e neuto), cerâmico(3 - fase e neuto, fase e terra e neuto e terra) e varistor(3), se a mesma não passa de 300W de potencia.

Resposta: Porque é que você acha que quando o compressor do motor do refrigerador, quando liga, quando entra em ação, quando tem de partir a começar a comprimir o gás, chega a baixar o brilho das lâmpadas????

Isso se chama corrente de partida. Acontece com motores, principalmente sob carga, acontece com lâmpadas incandescentes, que chegam a tomar 20 vezes maior corrente na partida do que em regime. em fontes de alimentação, cuja corrente de partida pode chegar a 80 Amperes, quando em regime não passa de 5 a 6 Amperes..

7ª - Quanto a este tutorial do filtro já encerrou ou tem continuidade... pois ainda gera muita dúvida. Posso continuar a tirar minhas duvidas, ate finalizar o meu projeto tão almejado, como já falei, tem um bom tempo pesquisando mas sou analfabeto na área, e o único local de especialidade em pesquisa de filtro, foi neste canal.

Resposta: O amigo Almeida Filho, autor, mentor desse famoso tutorial, tem pelo menos uns 5 a 6 anos não se faz presente. Nunca soube o porque e sequer sei se ele ainda vive.. O tutorial em si, penso, não tem prazo para acabar, pode continuar ou não.. depende do interesse das pessoas..

8ª - Faller, como faço para anexar arquivo de imagem de esquemático ou de modificações de filtros?

Resposta: Eu armazeno as fotos no Photobucket, um site de hospedagem de imagens pago, no qual tenho licença paga anualmente.. Tem um monte de hospedeiros de imagens por ai. O pessoal pode te recomendar algum outro...Tem muitos grátis...Pergunte

9ª - Amigo onde encontro um bom curso de eletrônica, pois comprei um na net, não tem diferença das maioria dos filtros fornecidos pelo comercio nacional, rsrsrsrs...

Resposta: Não estou a par do mercado de treinamento em eletrônica.. Fico devendo essa resposta

Caro colega Faller, peço desculpas pelas dúvidas persistentes, no entanto só você tem me respondido, não sei como funciona este canal, pois sou novato como participante e veterano de cadastro, desde 2006. Desde já agradeço pela colaboração, compreensão e principalmente paciência. Até a próxima amigo.

Autodidatica... Pesquisar e tentar entender é uma ótima forma de evoluir em eletrônica..

A internet ajuda muito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, boa tarde, a respeito da construção do filtro, não encontrei caixa para montagem do circuito, então estou pensando de usar a caixa da fonte de pc, gostaria de saber se tem possibilidade de aproveitar o cooler da mesma, para resfriar o circuito em questão. O problema é, como faço para ligar este cooler em 220v, sendo que o mesmo funciona em tensão de 12v, quais as modificações que teria que ser feita, tem como? utilizando resistor e diodo? como no exemplo que se faz para ligar um LED em 220v, usando resistor de 1w 100k e diodo 1n4007? se há possibilidades poderia montar o esquema...Faller está chegando os componentes eletrônicos, após chegada solicitarei análise dos mesmos, tendo em vista a substituição de alguns do tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Não vejo muitos problemas no uso desses capacitores. O verniz da placa impressa só serve para proteção da mesma contra oxidação e para acabamento... Funcionalmente pode ficar sem ele..
Caro amigo Faller, não pude iniciar anteriormente a construção do filtro de linha, por motivos de saúde, mas quero dar andamento, gostaria de saber sobre a questão do varistor de de 275V, para rede de 220V é indicado? pois se a rede alterar entre 221 a 250, o varistor vai fazer sua função ou só acima de 276V, o motivo é que solicitei de 275V, a duvida cruel é que, se anergia variar só entre 221 a 250V, os equipamentos não vão danificar? Faller gostaria se possível que me auxiliasse quantos aos componentes, a medida que forem surgindo as duvidas, os capacitores cerâmico que veio é muito pequeno, faz diferença (103 - 2kva) e não encontrei os chamados de X e Y, estes comuns funciona? Pois gostaria de proteger os equipamentos das tensões que altera constantemente, só estes dias já estouraram varistores de 4 nobreak, o que gera ainda muita duvida é que o fusível não estoura e o nobreak liga; quando o varistor estoura, o equipamento não fica inoperante?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...os capacitores cerâmico que veio é muito pequeno, faz diferença (103 - 2kva) e não encontrei os chamados de X e Y, estes comuns funciona?

Os capacitores mais indicados são esses dai, só como exemplo:

http://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-250v-panasonic-104100k01uf-p-3338.html

Sem encontrar os mesmos aconselho adotar capacitores de poliester com isolação para 630 Volts..

Pois gostaria de proteger os equipamentos das tensões que altera constantemente, só estes dias já estouraram varistores de 4 nobreak, o que gera ainda muita duvida é que o fusível não estoura e o nobreak liga; quando o varistor estoura, o equipamento não fica inoperante?

Os varistores são colocados em paralelo com a entrada de tensão, Ao se romperes, por surtos de tensão elevados, eles simplesmente passam a não mais proteger. É como se não existissem... O aparelho vai continuar operando mesmo assim (claro, sem proteção agora)..

Dependendo do arranjo e se tiver fusíveis térmicos esses sim costumam abrir.. Por temperatura e não por excesso de corrente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, caro amigo Faller, estou iniciando a construção do filtro, mas não consegui os indutores de ferrite, porém gostaria de saber se posso usar um tal de indutor de choque, o qual encontrei na proesi, a duvida é a seguinte, posso usar estes no lugar da construção dos indicados. Agora vem a duvida cruel qual devo comprar, tem vários: 180UH, 220UH ,100UH e 330UH a energia fornecida e de 220v. Faller aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se pode usar diodo retificador (1n5406, 5407 ou 5408) na construção do filtro, se podes qual a finalidade do mesmo e como ligar eles em fase e neutro. Contudo a curiosidade dos diodo, foi que vi 2 instalado no circuito de um liquidificador. Desde já agradeço pela colaboração e compreensão, estou ficando fanático pelo assunto, embora bastante leigo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, caro amigo Faller, estou iniciando a construção do filtro, mas não consegui os indutores de ferrite, porém gostaria de saber se posso usar um tal de indutor de choque, o qual encontrei na proesi, a duvida é a seguinte, posso usar estes no lugar da construção dos indicados. Agora vem a duvida cruel qual devo comprar, tem vários: 180UH, 220UH ,100UH e 330UH a energia fornecida e de 220v.

são micro indutores, não servem para o propósito, esqueça deles.. Faça você mesmo seus indutores a partir de fio e núcleos de ferrite

Faller aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se pode usar diodo retificador (1n5406, 5407 ou 5408) na construção do filtro, se podes qual a finalidade do mesmo e como ligar eles em fase e neutro. Contudo a curiosidade dos diodo, foi que vi 2 instalado no circuito de um liquidificador. Desde já agradeço pela colaboração e compreensão, estou ficando fanático pelo assunto, embora bastante leigo no assunto.

Sim, poderia usar esses diodos, só não sei para que desejas usá-los..

A única aplicação deles pode ser na preparação de circuito de sinalização com led, direto no AC, o que nada tem a ver com a filtragem nem com a proteção..

http://www.diodes.com/datasheets/ds28007.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, onde posso encontrar esses ferrites?

Como faço a ligação dos fusíveis térmicos, não entendi muito como interliga-los, é em serie com o fusível de ação rápida, ou interliga uma perna no varistor e a outra na entrada do fase com fusível de ação rápida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia, onde posso encontrar esses ferrites?

Ai por exemplo, veja núcleo toroidal: http://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?cat=&q=N%C3%BAcleo+Toroidal&x=0&y=0:

Como faço a ligação dos fusíveis térmicos, não entendi muito como interliga-los, é em serie com o fusível de ação rápida, ou interliga uma perna no varistor e a outra na entrada do fase com fusível de ação rápida?

O fusível térmico deve estar eletricamente em série com o fusível geral, interrompendo a linha de fio fase, e fisicamente acoplado no varistor que ele monitora, e se possível com pasta térmica e envolto por um pedaço de espaguete termo contrátil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, caro amigo Faller. Pesquisei no site a respeito dos ferrites, mas a duvida é a seguinte, qual o tamanho que devo adquirir, pois não achei conforme o tutorial. Navegando pelo site, vi os centelhador a gás, o mesmo é fundamental na construção do filtro? Como interligá-lo ao circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, caro amigo Faller. Pesquisei no site a respeito dos ferrites, mas a duvida é a seguinte, qual o tamanho que devo adquirir, pois não achei conforme o tutorial. Navegando pelo site, vi os centelhador a gás, o mesmo é fundamental na construção do filtro? Como interligá-lo ao circuito?

O tamnanho que deves adquirir é aquele que vai caber na sua montagem.. A separação das frequência, a que deve passar e a que não deve passar é tão grande que o valor que vai dar o indutor não é de suma importância.. Dez vezes maior ou dez vezes menor vai filtrar de modo eficaz... Adote algum que deixe cômodo de fazer sua montagem..

Quanto ao centelhador, se for tripolar o pino do centro vai no terra e as pontas uma no fio fase e outra no neutro.. Se for um centelhador com dois pinos somente, um pino vai no fase e outro no neutro..

Quanto a ele ser fundamental eu diria que é desejável, melhora, deixa muito mais robusta uma proteção contra surtos, mas indispensável não é.. Os dispersores a gás ou centelhadores não raramente são dez vezes mais potentes na absorção da energia se comparados aos varistores, são mais lentos mas muito mais robustos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, noite.

Talvez, já esteja meio chato, ao realizar tantas perguntas, mas pra quem não é do ramo de eletrônica fica dúvidas inerentes ao assunto. Portanto gostaria que você ou a quem interessar possa, sanar todas as duvidas na construção do filtro. Diante de tudo, volto a relatar a respeito dos ferrites, poderia indicar qual a referencia dos mesmos, no site do eletrodex, pois tenho receio de comprar pequeno demais ou grande. Quanto ao centelhador qual devo adquirir, a tensão de energia daqui é 220V. Esses dias foram queimados: no-break, roteador, dvr; devido a forte temporal na região. Faller será que este filtro vai amenizar em pelo menos 90% de proteção no geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lá naquele site, eletrodex, a descrição do ferrite não é coerente e deixa a entender que eles tem sim todoa uma faixa de tamanhos e que num contato telefônico se resolveris, portanto lhe indico esse daqui, que podes tomar a referência correta e falar com a eletrodex se necessário for:

Ou esse aqui:

núcleo TOROIDAL NT-27/16/12 - 2700 IP12R

Ou esse aqui:

núcleo TOROIDAL NT-23/14/8 - 1700 IP12R

Ambos encontráveis ai: http://proesi.com.br/

Centelhador: Esse não anda fácil de se encontrar, pelo menos na tensão de 450 a 600 Volts como deveria ser para uso em 220 Volts AC..

Procure por centelhadores a gás ou dispersores a gás, que é a mesma coisa, com tensões para 450 a 600 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...