Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fonte corsair 500 w pfc ativo precisa de estabilizador?


Posts recomendados

pessoal adquiri uma fonte da corsair 500cx com pfc ativo ,queriia saber se eu preciso usar estabilizador nela ,no momento estou ultilizando o estabilizador mais eu queria saber se eu preciso ultiliza lo ,porquer aqui onde moro a muita variação e queda de energia ,será que a fonte sozinha vai aguentar essas variações e quedas de energia ,então por favor me respondam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fonte, é só ler no site, pode operar numa boa mesmo com a tensão variando entre 90 e 265 Volts AC. Provavelmente nem seu estabilizador consegue operar assim em tão larga faixa... Respondi ou é necessário desenhar???

Contra quedas de tensão somente existe um e somente um elemento chamado no-break... Avalie você mesmo se sua aplicação exige o mesmo..

Quedas de energia podem vir acompanhadas de surtos de tensão, o que pode ser minorado ou absorvido por um bom filtro de linha..

Retire o estabilizador pois ele faz o desfavor de atrapalhar e muito a fonte... Não ajuda e atrapalha..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então não posso utilizar essa fonte só na tomada seria um risco para a fonte não é mesmo d

por enquanto não posso arrumar um bom filtro de linha então posso usar essa fonte no meu estabilizador ,já faz uns três dias que eu tô usando

esse estabilizador seria uma boa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479361688-estabilizador-enermax-1000w-preto-entrada-bivolt-110220v-_JM

ou esse filtro de linha seria uma boa FILTRO DE LINHA 4T 01056 CLONE

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então não posso utilizar essa fonte só na tomada seria um risco para a fonte não é mesmo d

por enquanto não posso arrumar um bom filtro de linha então posso usar essa fonte no meu estabilizador ,já faz uns três dias que eu tô usando

esse estabilizador seria uma boa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479361688-estabilizador-enermax-1000w-preto-entrada-bivolt-110220v-_JM

ou esse filtro de linha seria uma boa FILTRO DE LINHA 4T 01056 CLONE

Estabilizador é pior do que usar a fonte direto na tomada.

Se tu for comprar um estabilizador nesse preço, tu consegue comprar um filtro de linha da Clamper que vai ajudar e muito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais se eu continuar usando vai haver algum problema ,conheço gente que usa a anos o estabilizador em pc's que tem placa de vídeo ,olha minha configuração :placa de vídeo evga 9800 gt 256bits;dual core e5700;4gb ddr3 ;hd 160 gb ;drive de dvd e um monitor de lcd aoc 18,5 polegadas aí vocês poderiam medir quanto de energia tá gastando na fonte ,já que ouvi dizer que o estabilizador gera 300 w de energia ,será que essa configuração minha ultiliza mais do que 300 w de energia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mais se eu continuar usando vai haver algum problema ,conheço gente que usa a anos o estabilizador em pc's que tem placa de vídeo ,olha minha configuração :placa de vídeo evga 9800 gt 256bits;dual core e5700;4gb ddr3 ;hd 160 gb ;drive de dvd e um monitor de lcd aoc 18,5 polegadas aí vocês poderiam medir quanto de energia tá gastando na fonte ,já que ouvi dizer que o estabilizador gera 300 w de energia ,será que essa configuração minha ultiliza mais do que 300 w de energia

Amigo, já ouviste falar em eficiência de uma máquina( uma fonte é uma máquina de transformação de energia), ou faltaste a aula de física da Tio Rosinha no colégio????

Veja ai: Se estabilizador consegue entregar 300 Watts, certo???

O monitor toma cerca de 40 Watts dele, sobraram 260 Watts para o gabinete com sua config..

A fonte que estás considerando fornece 500 Watts com uma eficiência mínima de 82%.

Desse modo, esses 260 Watts que sobraram ai só poderiam se tornar algo como 260 x 0,82, para seu PC, ou seja, 213 Watts..A diferença de 213 Watts para os 260 Watts a fonte "gasta" ou "dissipa" sob a forma de calor, bota fora esses cerca de 47 Watts sob a forma de calor... Esses 213 Watts que restam é o máximo de energia que seu PC irá receber dentro da normalidade, dentro da operação normal do mesmo..

Isso tudo sem falar que estabilizador é um excelente acelerador de morte prematura das fontes..

Mas fique a vontade, a gente tenta avisar mas tem gente que não quer ser avisado.. Até nem sei porque pergunta as coisas se não quer saber...

Se você realmente acha que seu PC demanda 213 Watts por que maldita razão colocaste nele uma fonte de 500 Watts???

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais é o seguinte ,eu moro no nordeste e a energia daqui oscila e cai demais ,será que a fonte e um bom filtro de linha já faz o mesmo papel do estabilizador,ou seja ,estabilizar a energia

se eu usar a fonte só na tomada ,quando der uma queda de energia ou faltar energia repentinamente a fonte vai queimar na hora ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais é o seguinte ,eu moro no nordeste e a energia daqui oscila e cai demais ,será que a fonte e um bom filtro de linha já faz o mesmo papel do estabilizador,ou seja ,estabilizar a energia

se eu usar a fonte só na tomada ,quando der uma queda de energia ou faltar energia repentinamente a fonte vai queimar na hora ?

Estabilizador não estabiliza energia.

O filtro de linha é um agregador de proteção. E não, a fonte não queima por falta de energia. O que a faz queimar são os surtos que ocorrem quando a energia volta e é disso que um bom filtro de linha te protege.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais é o seguinte ,eu moro no nordeste e a energia daqui oscila e cai demais ,será que a fonte e um bom filtro de linha já faz o mesmo papel do estabilizador,ou seja ,estabilizar a energia

Se a tensão dai oscila muito, o segredo para enfrentar isso dai é uma boa fonte com PFC ativo.

Veja esse exemplo dai, que a fonte operou com estabilidade total das tensões de saída, mesmo a tensão de entrada variando entre 35 e 254 Volts...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Estabilizadores sequer conseguem trabalhar em tão grande excursão dessa variação de tensão de rede...

se eu usar a fonte só na tomada ,quando der uma queda de energia ou faltar energia repentinamente a fonte vai queimar na hora ?

Quem te disse isso???

Eu não uso estabilizador tem pelo menos 20 anos e nesses 20 anos meus equipamentos enfrentaram muitas e muitas quedas de energia.. Nenhuma fonte danificou...

Bem vindo ao século 21, mas entre, não fique ai de fora...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então é o seguinte , a minha ultima pergunta é esta ,vou demorar um pouquinho a comprar um bom filtro de linha e de qualidade ,então me respondam o seguinte eu posso continuar usando por um tempo a minha fonte no estabilizador até comprar o filtro de linha ? tem muito perigo em continuar a usa lo assim?me recomdem então um bom filtro de linha barato pra me comprar mais rápido ,valeu pessoal

repetindo ,a minha fonte é a seguinte corsair 500wcx com pfc ativo e com selo 80 plus

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então é o seguinte , a minha ultima pergunta é esta ,vou demorar um pouquinho a comprar um bom filtro de linha e de qualidade ,então me respondam o seguinte eu posso continuar usando por um tempo a minha fonte no estabilizador até comprar o filtro de linha ? tem muito perigo em continuar a usa lo assim?me recomdem então um bom filtro de linha barato pra me comprar mais rápido ,valeu pessoal

repetindo ,a minha fonte é a seguinte corsair 500wcx com pfc ativo e com selo 80 plus

Amigo, as agressões que os estabilizadores oferecem às fontes não vão reduzir ou aumentar só porque tu vais no futuro botar um filtro de linha ai. Por anos a fio usaste o estabilizador. Decida você se deve ou não continuar usando o mesmo..

Fiz o que me pareceu melhor que foi relatar isso dai. Cabe a você decidir:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Pelo site do próprio fabricante dessa sua fonte você já pode saber que tensão estável é a última coisa do que ela necessita para operar. Veja você mesmo?

http://www.corsair.com/pt/power-supply-units/cx-series-psu/cx500-80-plus-bronze-certified-power-supply.html

Leia ai aquela parte onde diz que ela pode enfrentar tensões de entrada variando de 90 a 264 Volts

Está escrito exatamente isso dai:

Entrada de CA universal de 90~264 V — chega da chateação de alternar o pequeno interruptor vermelho para selecionar a entrada de tensão!

Bons filtros no nosso mercado:

Separemos os bons filtros do mercado em duas categorias:

1) Filtros com proteção extra, para rede telefônica e/ou para rede de cabo, além da proteção para rede elétrica. Esses filtros são os ideais se sua internet é via ADSL ou via cabo... Saiba que surtos de tensão podem entrar em seu PC vindos da rede telefônica ou da rede do cable, via modem e cabo de rede lan..

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

2) Filtros com proteção contra surtos de tensão somente para a rede elétrica

..

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F8 Plus, código Clone 01087, ou o F6 Plus de código 01085 (seis tomadas)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

So uma perguntinha basica! Nao possuo aterramento em minha residencia, mesmo assim posso jogar o No-break no lixo e ligar o PC direto na tomada (FONTE CORSAIR CX430 BRONZE PFC ATIVO)  ou usar somente o filtro de linha?

 

Outra duvida basica! Sem o No-break tão criticado, se faltar energia no momento de uma atualização do SO, por exemplo, o que faço?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

So uma perguntinha basica! Nao possuo aterramento em minha residencia, mesmo assim posso jogar o No-break no lixo e ligar o PC direto na tomada (FONTE CORSAIR CX430 BRONZE PFC ATIVO)  ou usar somente o filtro de linha?

 

Outra duvida basica! Sem o No-break tão criticado, se faltar energia no momento de uma atualização do SO, por exemplo, o que faço?

Conforme o no-break sim. Infelizmente sem nenhum dado fornecido sobre a marca e modelo do no-break não da de responder sua perguntinha básica..

Mas tenho visto que pelo desconhecimento que o comprador médio tem de no-break quase que e possível se dizer que direto na tomada será melhor, para a saúde dos equipamentos..

Falta só resolver a questão do salvamento de arquivos para se prevenir da falta de energia...

Eu por exemplo não tenho no-break e não lembro de ter perdido alguma coisa por causa disso dai, mas isso vai muito da aplicação que cada um da ao PC..

 

Quanto a queda de energia justo no momento da atualização do SO, ou de queima da nova BIOS e coisas do tipo, me lembrou a piada do paraquedista, português, que foi orientado do paraquedas principal, também do reserva e que teria um carro esperando ele lá em baixo, no ponto da aterrissagem dele, com paraquedas..Pulou... Na hora de abrir o para quedas principal não abriu. Puxou o reserva, que também não abriu..

Ai ele esbravejou e disse, só falta agora não ter o carro lá em baixo me esperando!!!!!!

 

Assim está você preocupado com a falta de aterramento e a ausência de no-break... Sei lá, mas mais de 90% dos lares brasileiros que se valem do PC também não tem aterramento na tomada, Eu também não,....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

 

Obrigado!

 

A questão é que a cultura do No-break esta tão enraizada em nossa mente que é difícil aceitar um PC direto na tomada(rs) ... De repente você investe 500num processador, 600 numa placa de video... e etc etc etc ... e zorra queimar é osso!

 

Meu No-Break é um TS SHARA mini de 500va, 0,68 fator de conversao. Comprei no escuro e so depois atentei que ele poderia estar gargalhando minha CPU! Na verdade minha preocupação é com o suprimento de watts para os componentes.

 

corsair 430w bronze / tenho um fx 6100 / uma HD 7770 / um monitor led 1366 X768 / 8gb de memoria ddr3 / um gravador de cd sata / um hd sata / 01 subwoffer ligado no No-break. Que acha?


Sem querer ser chato, mas um leigo sempre tem duvidas muitas vezes banais.

 

No site do fabricante da fonte http://www.corsair.com/pt-br/cx-series-cx430m-modular-atx-power-supply-430-watt-80-plus-bronze-certified-modular-psu , consta que ela aceita :

  • Entrada CA universal de 90 - 264 

Pergunto: Ligando diretamente na tomada, o que acontece se a CA for menor 90 ou maior que 264? Qual a possibilidade disso acontecer? O filtro de linha elimina essa possibilidade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Meu No-Break é um TS SHARA mini de 500va, 0,68 fator de conversao.

Olhe bem, preste atenção: 500 VA x 0,68 = 340 Watts apenas.. Agora considere o seguinte:

- Seu monitor pede coisa de 40 Watts, e ai sobram cerca de 340 Watts - 40 = 300 Watts para a fonte alimentar a config...

Como a eficiência da fonte é de 82% , 300x 0,82 = 246 Watts..  Será que sua config pede tão somente 246 Watts?????

Por isso respondo sem a menor dúvida sua pergunta básica que não quer calar e que reproduzo abaixo:

 

"posso jogar o No-break no lixo e ligar o PC direto na tomada???"

 

Sim nessas condições de dimensionamento péssimo e de errada escolha do tipo de no-break sim,, na tomada será muito melhor...

 

 

Comprei no escuro e so depois atentei que ele poderia estar gargalhando minha CPU!

Sim, ele certamente esta gargalhando a CPU, mas não será da CPU e sim do pato que comprou tudo errado ai na área de energia, iria ficar morrendo de dar risadas... :D  :D  :D  Gargalhar é isso dai, morrer de dar risadas...

 

No site do fabricante da fonte http://www.corsair.com/pt-br/cx-series-cx430m-modular-atx-power-supply-430-watt-80-plus-bronze-certified-modular-psu , consta que ela aceita :

  • Entrada CA universal de 90 - 264 

Pergunto: Ligando diretamente na tomada, o que acontece se a CA for menor 90 ou maior que 264? Qual a possibilidade disso acontecer? O filtro de linha elimina essa possibilidade?

Se o AC for menor que 90 Volts provavelmente ele continuará a operar, só vai depender do quanto estiver puxando da fonte aquela hora.. O fabricante garante que a fonte de 430 Watts consegue entregar 430 Watts com alimentação de 90 a 264 Volts. Como sua config certo não pede nem perto disso dai, até porque pelos cálculos o sistema só consegue permitir que sua fonte entregue 246 Watts, ela vai operar numa boa..

Olhe ai a experiência que fiz, com carregamento de 33% da capacidade de uma fonte com PFC ativo. Ela se manteve com as tensões Rock Solid e no correto valor mesmo quando alimentada com algo perto de 34 Volts na entrada AC..  Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

 

Se a tensão de sua casa subir até 264 Volts ai sim vai ser difícil pois quase certeza queimará tudo, a começar pelas lâmpadas, refrigerador, ar condicionado, tudo, tudo mesmo que for elétrico corre o risco de queimar, menos a fonte de seu PC...

Acima dos 264 Volts.. Bem, ai pode dar problema e pode danificar inclusive a fonte. Se tivesse estabilizador ou até mesmo no-break, eles também correriam risco..

 

Quanto a probabilidade de acontecer isso dai??? 

Acho que primeiro o sargento Garcia iria prender o Zorro... O Jô Soares iria ser o primeiro bailarino do teatro municipal e o Tiririca entraria para a Academia Brasileira de Letras...

 

De novo... Só falta não ter nenhum carro lá em baixo me esperando...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

agora um pouco menos técnico!!! meu caro! pra você ver "la qualidad" da fonte

 

veja o teste de fogo que fiz com ela. Certo dia noutra cidade que morei, deu pau num transformador de rua... o meu apartamento era trifásico. eu escutei o estouro.... minha esposa me disse que a sala e o quarto estava sem luz. a cozinha estava "plena" e o quarto do pc estava a meia fase

 

O computador não desligou.... mas, o estabilizador sequer ligaria.

 

Como eu estava antes brincando com um módulo de 400RMS ligado na fonte do PC (com o pc ligado) achei que ia "zebrar tudo"... mas não... com a tensão da rua vindo a 106 a 112 Volts (medidas por um minipa 2042D) usando o PC, tá... ouvindo música, mas é um AMD phenom X4, que suga um pouco mais que um intel.... e um módulo ligado, no talo, a plena carga... a fonte sequer desarmou, e sequer deu pau no PC

 

o estabilizador sequer ligaria

 

te digo... palavras do @faller o estabilizador é um zagueiro gordo, que ao tentar ajudar o goleiro, pisa na glande dele

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais se eu continuar usando vai haver algum problema ,conheço gente que usa a anos o estabilizador em pc's que tem placa de vídeo ,olha minha configuração :placa de vídeo evga 9800 gt 256bits;dual core e5700;4gb ddr3 ;hd 160 gb ;drive de dvd e um monitor de lcd aoc 18,5 polegadas aí vocês poderiam medir quanto de energia tá gastando na fonte ,já que ouvi dizer que o estabilizador gera 300 w de energia ,será que essa configuração minha ultiliza mais do que 300 w de energia

Conheço gente que fuma a anos e nem por isso morreram, mas creio que a qualquer momento uma doença virá. Estabilizador é a mesma coisa que cigarro, não mata mas maltrata e tem gente que gosta.

 

 Vai entender néh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

amigos eu posso ligar uma fonte de 450 w evga em um no-break de 1200 va galera pois trabalho e não posso perde meu arquivos...quando falta energia eu perco todos os meus trabalhos.....e atualmente esta ligado direto na energia pois tem pfc ativo por favor..min ajudem estou perdendo muitos trabalho e tendo que fazer tudo de novo...kkkkkksksksksk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...