Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte estalando com pc desligado


Darth Zion

Posts recomendados

Bom dia, tenho uma duvida já ha algum tempo. Meu pc da uns estalos no meio da noite quando esta tudo desligado e silencioso, tipo uns tlec... não são contínuos e são bem aleatórios, ele faz barulho de metal e plástico trabalhando também mas esse que estou perguntando e som elétrico. Isso já aconteceu com 3 dos meus equipamentos.

Caso 1: estabilizador sms 1000 watts comprei usado, modelo bem antigo de carcaça de aço e tudo mais. No meio da noite ele soltava uns estalos e dava pra ver uma faísca piscando dentro dele. Troquei ele assim que pude.

Caso 2: estabilizador sms 300 watts comprei novo na loja (esse era estranho, pois mesmo desligado ele fazia um zumbido baixo e quando ligado ficava quieto.) não reparei em estalos por um bom tempo. Mas eventualmente eles vieram.

Caso 3: fonte corsair tx650 enthusiast (não uso mais o estabilizador), comprei por causa da placa de vídeo nova. Umas duas semanas de uso e ontem a noite ela soltou uns estalos também. Lembrando que sempre isso com o pc desligado.

Minha instalação e a seguinte:

Tomada (aterrada por um ferro cravado no chão) >>

Filtro de Linha 1 (Hayonik FL 310 de 3 tomadas) : modem – roteador – Filtro de linha 2 >>

Filtro de linha 2 (DataSet de 5 tomadas): Monitor (Philips led 21,5’) – Torre (Core i3, corsair tx650, 6GB RAM, 1hd, 1dvd, vga gts250) – Impressora HP 3535 (raramente ligada)

Liguei dessa forma para evitar ir energia para o pc caso so esteja usando a internet ou o telefone em casa.

Com o pc ligado não costuma estalar nada, quando era os estabilizadores so quando dava oscilação de luz...na fonte ainda não vi.

Ontem também escutei os estalos no estabilizador do meu pai que fica no quarto do lado.

Queria saber se isso e normal, pois também só acontece quando os filtros estão na tomada, passei um bom tempo deixando eles fora da tomada por conta disso.

Poderia talvez ser a maquina descarregando no terra?

Obrigado pela atenção, e desculpa o texto gigante, tentei explicar da melhor forma possível.

Primeiro tópico aqui :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esfriou creio que a temperatura não é uma problema de travar. mas o que pode estar acontecendo é aterramento. Se ele não estiver fundo o bastante ou estiver de alguma forma isolado o que pode acontecer é a energia não ser aterrada e acabar acumulando dessa forma ela precisar ser descarregada então esse estalos que é nada mais nada menos que uma descarga eletrostática de uma superfície super carregada para outra.

Da uma olhada no aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, quando foi feito o aterramento....lembro que nao era um ferro muito longo nao.....mas isso pode gerar problemas futuramente?

depois vou testar com o multimetro o terra....pelo que eu li parece que se ligar o terra + o fase tem que dar o mesmo ou quase o mesmo valor que fase + neutro..... e o terra mais neutro nao deve dar mais que 3v....isso confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, quando foi feito o aterramento....lembro que nao era um ferro muito longo nao.....mas isso pode gerar problemas futuramente?

depois vou testar com o multimetro o terra....pelo que eu li parece que se ligar o terra + o fase tem que dar o mesmo ou quase o mesmo valor que fase + neutro..... e o terra mais neutro nao deve dar mais que 3v....isso confere?

Isso mesmo, um aterramento muito curto acaba não servido , pois se for curto a energia não será conduzida até a terra.. se caso nao der para consertar o aterramento sugiro desligar ele. hoje os equipamentos já são preparados para suportar quedas de energia etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...