Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de baterias - mosfet - lm301a


h3lyo

Posts recomendados

Ola novamente... tenho as seguintes duvidas e peço a ajuda dos senhores...

carregador1.png

1-Como faço para que o mosfet conduza os 12v da bateria somente quando nao tiver energia (entrada de 19v.. Vin) ???

2- Eu poderia trocar o transistor PNP 2N2905 por um BC558 ?

3- Poderia trocar o LM301A por um LM2904/LM358 ?? (Sei que devo respeitar a pinagem pois a saida do LM301A é pelo pino 6 - e se eu usar o LM2904 a saida seria pela pino 1 - sei que ele é duplo..... a questao é o capacitor entre os pinos 1 e 8 do LM301 - nao influenciaria em nada não ???? visto que o LM2904 NAO TEM O BALANCE/COMPENSATION..

PS:PRECISO MESMO TROCAR O LM301A pelo LM2904, visto que serão varias unidades, e ja tenho varios LM2904 aqui...

PS:Não posso usar rele, tem que ser por mosfet mesmo.

Aceito sujestões e ajuda..

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola novamente... tenho as seguintes duvidas e peço a ajuda dos senhores...

carregador1.png

1-Como faço para que o mosfet conduza os 12v da bateria somente quando nao tiver energia (entrada de 19v.. Vin) ???

2- Eu poderia trocar o transistor PNP 2N2905 por um BC558 ?

3- Poderia trocar o LM301A por um LM2904/LM358 ?? (Sei que devo respeitar a pinagem pois a saida do LM301A é pelo pino 6 - e se eu usar o LM2904 a saida seria pela pino 1 - sei que ele é duplo..... a questao é o capacitor entre os pinos 1 e 8 do LM301 - nao influenciaria em nada não ???? visto que o LM2904 NAO TEM O BALANCE/COMPENSATION..

PS:PRECISO MESMO TROCAR O LM301A pelo LM2904, visto que serão varias unidades, e ja tenho varios LM2904 aqui...

PS:Não posso usar rele, tem que ser por mosfet mesmo.

Aceito sujestões e ajuda..

Obrigado.

2- Poderia sim , ate pode nem usar pois só está a dar indicação de estar a carregar.

3- Poderia mas tem de trocar o botão. Teria de ser normalmente fechado e teria de ser colocado em série com a resistência de 15K . Ao carrregar no botão desliga a resistência de 15K.

1- Aqui já não é tão simples.

Para activar o mosfet precisa de ter uma tensão de 5 a 10V acima dos 12V.

Pode fazer isso usandoum pequeno circuito tipo boost.

Se mudar para o LM2904 pode usar o 2º opamp para verificar Vin e activar o mosfet .

--------

Note que pode ter que alterar alguns valores de resistências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas amigo....

veja o que realmente quero:

http://picopsu.com.br/

Desmontei totalmente uma fonte PICOPSU M3-ATX.. esquematizei...

Estudei cada componente por 3 meses seguidos, e redesenhei o layout da placa de circuito impresso para componentes de tamanho 0805 (a original usava em sua maioria 0603) pra ficar mais fácil de soldar...

Já comprei os componentes principais na China, e fiz algumas modificações...

Expremi ate caber o carregador de baterias junto (sei que vai esquentar, mas quero fazer o teste - e se preciso, coloco um micro-cooler)...

Esse M3-ATX possui um diodo bi-direcional TVS, que protege o sitema todo contra transientes, e limita a Vin a 24v, vou testar tambem com um diode TVS pra 30v.

O M3-ATX possui um buck para 3v3 e 5v + um buck-boost para os 12v....e funciona de 6 a 24v... trocando o diodo TVS pretendo fazer funcionar de 6v a 30v, ja verifiquei os outros componentes, e todos funcionam ate 36v (claro que sem usar a bateria, pois pra carregar a bateria preciso de 13.8v)

Com isso, na entrada do MOSFET a tensão de entrada vai variar de 6v a 30, dependendo do carregador usado, quando tiver energia da rede eletrica, e se o carregador for de 19v acima, a bateria será carregada...

EM RESUMO, SE USAR BATERIA, TEM Q USAR CARREGADOR ACIMA DE 19V, se nao usar bateria, O CARREGADOR PODE SER DE 6V ACIMA.... ate 30v...

1.1 COMO FAÇO PRA USAR O LM2904 SEM TER QUE O USAR O BOTÃO, PRECISO QUE FUNCIONE DE MANEIRA MAIS AUTOMATICA POSSIVEL...

2.1 SE A TENSÃO DA BATERIA É 12V, então passando pelo MOSFET só vai chegar uns 6v ao circuito do M3-ATX (ja que você disse que precisa de tensão de 5 a 10v acima dos 12v) ... QUAL SERIA A SOLUÇÃO PRA ISSO então - NÃO QUERO USAR RELE, POIS NA COMUTAÇÃO, ACHO QUE O COMPUTADOR PODE DESLIGAR... OU NÃO ????

3.1 EXISTE UMA MANEIRA DE FAZER OS 12V DA BATERIA PASSAR PARA O CIRCUITO DO M3-ATX somente quando faltar a energia da rede eletrica, com MOSFET ???

SEI FAZER O CIRCUITO BOOST (COM MC34063), poderia fazer para ativar o MOSFET, teria q aumentar o tamanho da placa, MAS se nao tiver jeito eu faço...

Quanto a ativar o mosfet com o segundo operacional do LM2904, como faço isso, pode me dar o esquema?

Obrigado mais uma vez ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se percebi.

Tem um cicuito que é alimentado por 19V. Chamemos ponto A à entrada.

Estes 19V carregam a bateria.

Em caso de falha da alimentação ,19V, quer que circuito passe a ser alimentado pela bateria , isto é o ponto A passaria a ser alimentado pela bateria. É isto?

aoos 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok agora segundo percebo o circuito final vai precisar de 12V .

Já pensou em fazer a alimentação sempre a partir da bateria?

Isto é, teria o carregador a carregar a bateria e esta a alimentar o circuito final.

Assim não teria de usar comutação entre a fonte e a bateria nem do opamp.

Note que estou apenas a por uma ideia e não sei se no que está a fazer e se tem outras implicações, pense nisto e diga algo para podermos prosseguir.

Já agora quando a bateria entra a alimentar o circuito qual a corrente que pensa ser pedida pela carga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o manual do M3-ATX, segui exatamente o esquema, inclusive vou usar os componentes com mesmos valores, e até o firmware é o mesmo... o que muda é que vou usar TAMBEM com bateria... e alterei os componentes de tamanho 0603 para 0805.

http://resources.mini-box.com/online/PWR-M3-ATX/PWR-M3-ATX-manual.pdf

No manual diz que ele fornece 125w, sendo:

5v 6A - pico de 8A == 30w - 40w

3.3v 6A - pico de 8A == 19,8w - 26,4w

5v stand by - 1.5A - pico de 2A == 7.5w - 10w

-12v 0.15A - pico de 0.2 A == 1.8w - 2.4w

12v 4A a 6A - pico de 8A == 48w/72w ---- 96w

TOTAL == 107W/131.1W --- PICO DE 174.8W

Mas por experiencia propria, sei que um computador consome em media 80w (depende do processador)....

Acho que não posso deixar o circuito alimentado permanentemente com bateria, visto que nem todos vão usar bateria, alguns vão usar somente com a alimentação da rede de energia (..... sim, farei varios para alimentar servidores MIKROTIK - gerenciador de provedores de internet)...

Note que o M3-ATX possui um buck-boost para os 12v (ou seja, se estiver abaixo de 12v, ele aumenta a tensão, se estiver acima, ele abaixa.

E para os 3.3v e 5v ele possui um outro BUCK., para abaixar a tensão, desde que seja de 6v ou +.

Obrigado novamente !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok espero que compreenda que não estou "dentro" de tudo o quer fazer.

Voltando ao pontoe a meu ver.

Não usaria esse circuito pois foi desenhado para carregar a bateria em 2 fases e a ultima ser apenas manter a bateria em manutenção.

Penso ser mais fácil usar um circuito que carregue a bateria com tensão constante, 13,8 ou o que for necessario, muito mais simples e fácil.

Nem precisa do opamp.

Quanto a comutar com mosfet não vejo outra solução que usar ou circuito boost ou pode fazer um simples duplicador com um ne555 e ter 24V.

Claro que teria que ter o circuito de detecção de falha dos "19" v.

Fiz-me entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não .

Note que não disse carga constante (corrente) mas sim tensão constante.

Aliás este é o metodo aconselhado por muitos fabricantes.

Certo, seria isso e claro o resto do circuito de comutação.

Aqui tente usar um mosfet com rdson o mais baixo possivel .

O duplicador com 555 é um circuito bem simples pequeno e barato. Um normal 555 como astável 2 díodos e 2 condensadores.

Nota: vendo melhor o circuito usando mosfet P nem pecisa de duplicador ou boost, basta que a gate seja levada ao nivel - da bateria.

Claro que tudo isto tem de ser testado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho muitas limitações, em questão de espaço... pois são duas placas de apenas 27mm x 44mm que vão ficar em paralelo, a uma distancia de menos de 1 cm.. por isso não posso usar rele, e nem caberia outro CI (555)...

Então da uma olhada nessa ideia que tive..

carregador-338.png

O diodo de 15A é para não deixar a tensão ir diretamente para a bateria, neste caso, se estiver usando bateria, ela ficará com tensão constante, e se acabar a energia da rede eletrica, a bateria ja estará ligada ao circuito.....

Se não tiver usando bateria, o circuito estara alimentado (pela linha vermelha)...

Será que daria certo amigo ?????

visto que o M3-ATX funciona com qualquer tensão de 6 a 30v !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. isso mesmo... se quiserem usar bateria, tem que usar carregador de 19V.... se não usar bateria, pode usar carregador de 6 a 30v...

Só não entendi a questao do diodo.... porque ? se eu usar apenas 6v o diodo vai conduzir ?

Apesar de não ter problema tambem, pois o diodo é apenas para não deixar passar a tensão vinda direto do carregaor - Digamos que seja um carregador de 30v, então não pode ir pra bateria.. mas qualquer tensão de 13,8v abaixo.. pode sim.

O que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar essas tensões tudo bem.

Agora pense que tem a bateria e na entrada 3V.

O díodo fica directamente polarizado e vai ter corrente entre a fonte e a bateria.

Esta corrente apenas é limitada pelas resistenicas parasitas do circuito e alguns elementos do circuito.

Depende do tipo de fonte da entrada.

Pode se mais fácil, apenas como exemplo, pensar que tem um curto na entrada.

-----

Não esqueça que para carregar a bateria teria de ter 16,8V ou mais na entrada. Isto resolve ambos os roblemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...