Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporização para ventoinha Sanyo Denki


ricardodal

Posts recomendados

Olá!

Tenho uma ventoinha da Sanyo Denki (12V 2,3A) que preciso ligar, deixar acionada por 5 minutos e depois desliga-la: recebi um circuito eletrônico para temporização, que usa o CI555, etc. Considerando que esse temporizador estará em série com a ventoniha, posso usar circuito eletrônico (dúvida: consumo de corrente), ou teria que usar botoeira e algum timer?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste o esquema do circuito para a gente analisar.

A saída do 555 tem capacidade de fornecer somente 200 mA e para cargas indutivas seria necessário protege-lo com um diodo ligado em paralelo com a carga indutiva, porém com a polaridade invertida.

Sugiro que você ligue um transistor MOSFET na saída do 555 por intermédio de um resistor de 10k e esse transistor acionaria o ventilador, incluindo aquela proteção do diodo, embora alguns MOSFETs já o tragam embutido.

O MOSFET poderia ser o IRF530, já que custa cerca de R$2,00:

http://www.soldafria.com.br/transistor-irf530-p-1490.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...