Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA] Intel lança instalador gráfico de drivers para Linux.


Guicr

Posts recomendados

  • 5 semanas depois...
É possível instalá-lo no Linux Mint?

Se for como eu faço isso?

Se não for, você tem alguma informação sobre quando sairá a versão para Linux Mint?

Thanks :)

- Eric Santos

Atualmente, existem 4 versões do ILGI disponíveis para Ubuntu (sistema Linux com o qual o Mint guarda maior similaridade):

  1. Versão para Ubuntu 12.04 de 32 bits.
  2. Versão para Ubuntu 12.04 de 64 bits
  3. Versão para Ubuntu 12.10 de 32 bits.
  4. Versão para Ubuntu 12.10 de 64 bits

Se seu Mint for de 32 bits, você deverá descartar os dois instaladores de 64 bits da lista acima. Caso não saiba se seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, execute este comando, no terminal do shell:

uname -a

O comando acima retornará uma linha de texto com várias informações. Veja se nela aparece a palavra amd64. Se aparecer, seu sistema é de 64 bits. Se não aparecer, então apareceu i386 ou i586 ou i686 ou alguma outra coisa parecida (i?86), correto? Neste caso, seu sistema é de 32 bits.

Uma vez definido se você deverá pegar um pacote DEB de 32 bits ou de 64 bits, restará decidir se o pacote a ser obtido deverá ser o para Ubuntu 12.04 ou Ubuntu 12.10.

Eu não uso o Mint no meu PC (uso XUbuntu 12.04 de 32 bits), porém instalei o Virtualbox no meu Macbook e então rodei o Mint 14 "Nadia" de 32 bits com XFCE. Com essa versão do Mint, consegui instalar o ILGI para Ubuntu 12.10 de 32 bits. Caso o seu Mint seja mais antigo que o que eu utilizei, tente instalar o pacote DEB para Ubuntu 12.04. Caso contrário (se o seu Mint for versão 14 ou posterior), tente instalar o pacote DEB para Ubuntu 12.10.

Na versão do Mint que eu usei, o aplicativo GDebi já veio instalado e definido como gerenciador padrão de pacotes DEB. Isto facilitou minha vida, porque após pegar o pacote DEB de instalação do ILGI eu só precisei clicar duas vezes em cima dele que o GDebi já abriu automaticamente, daí só precisei clicar no botão "Instalar Pacote" e o GDebi instalou para mim o pacote DEB do ILGI.

Caso você possua o GDebi instalado mas ele não seja o gerenciador padrão de pacotes DEB, execute o GDebi (linha de comanto no terminal do shell: gdebi), daí, pela janela do GDebi, abra o pacote DEB que você baixou e clique em "Instalar Pacote". Caso o GDebi informe que há dependências de outros pacotes, clique assim mesmo no botão "Instalar Pacote", porque o GDebi resolverá sozinho as dependências (fará download dos pacotes DEB adicionais que forem necessários e os instalará, tudo automaticamente).

Caso o seu Mint não possua o GDebi instalado, clique aqui para instalá-lo.

Após o pacote DEB do ILGI estar instalado, basta entrar no terminal do shell e executar este comando:

intel-linux-graphics-installer

----------

Apêndice: aplicativos úteis para gerenciar pacotes DEB locais e remotos, no GNU/Linux Mint.

A seguir, alguns aplicativos que eu acredito que todo usuário do GNU/Linux Mint deva ter instalados, para poder gerenciar mais facilmente pacotes DEB locais e remotos e tirar dúvidas a respeito de comandos do shell:

  1. O próprio gdebi: aplicativo que apresenta uma GUI (interface gráfica de usuário) para que você possa selecionar e instalar um pacote DEB que esteja localizado no HD do seu computador, ao invés de em um repositório remoto. O gdebi é um bom substituto para o dpkg, caso você queira apenas instalar e desinstalar pacotes (individualmente), só que solucionando pendências (algo que o dpkg não faz).
  2. Synaptic: aplicativo que apresenta uma GUI na qual você visualiza a lista de todos os pacotes DEB disponíveis no(s) repositório(s) remoto(s) que se encontra(m) cadastrado(s) em seu sistema. Com o Synaptic você pode, por exemplo, marcar os pacotes que deseja instalar, os que deseja desinstalar, os que deseja reinstalar, e então basta clicar no botão "aplicar" que o Synaptic fará tudo para você, "numa tacada só".
    A principal limitação do Synaptic é que ele não instala pacotes localizados no HD do seu computador: apenas pacotes localizados em repositórios remotos (e é por isto que você precisa também do GDebi: o GDebi e o Synaptic se complementam).
    ==> Para instalar o Synaptic, clique aqui.
  3. dwww: aplicativo que permite ler as man pages e as info pages diretamente no seu navegador. Exemplo: para obter informações e ajuda a respeito do comando ls, você pode entrar no terminal do shell e executar o comando man ls, ou ainda o comando info ls. Porém, em ambos os casos as informações a respeito do comando ls serão apresentadas naquela mesma janela do terminal do shell.
    Já com o aplicativo dwww, você será levado a uma página web do seu navegador, que por sua vez lhe permitirá utilizar um campo de pesquisa para procurar por comandos do shell e ler as man pages e as info pages diretamente na janela do navegador. Isto é útil, por exemplo, para você usar o comando Ctrl F para localizar sequências de caracteres, palavras-chave etc., dentro daqueles textos informativos, além de que isto torna a leitura mais fácil, rápida e agradável. Você também pode abrir diferentes páginas manuais ou de informações em diferentes abas do seu navegador, para poder ler a respeito de vários comandos que precise usar no terminal. Enfim, o dwww expande a funcionalidade das páginas man e info. É também muito útil quando você instala novos aplicativos (como gdebi e Synaptic...) e deseja ler mais a respeito do que eles fazem e como utilizá-los no terminal do shell. ;)
    ==> Para saber se você já possui o dwww, clique aqui. Se você não possui o dwww, o navegador exibirá uma mensagem de erro (e/ou uma página de erro).
    ==> Para instalar o dwww, clique aqui.

Resumo dos aplicativos:

  • dpkg - por meio do comando sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb, o comando dpkg instala um único arquivo DEB que esteja armazenado numa mídia local montada, como por exemplo um disco rígido, CD ou pendrive. Não funciona caso o arquivo DEB a ser instalado possua dependências. O dpkg roda exclusivamente no terminal do shell.
  • gdebi - faz o mesmo que o dpkg (instala apenas um arquivo DEB local por vez), porém é capaz de resolver dependências. Roda em uma janela da interface gráfica.
  • apt - que eu saiba, assim como ocorre no Ubuntu, o apt por padrão já vem instalado no Mint. O apt habilita o usuário a executar uma série de comandos de gestão de pacotes DEB, entre eles o apt-get, que é o mais utilizado. Roda somente no terminal do shell e, entre outras funcionalidades, é capaz de instalar pacotes (por meio do comando apt-get install nome_do_pacote.deb) e resolver dependências, porém o apt funciona apenas para pacotes DEB armazenados em repositórios remotos.
  • synaptic - é essencialmente uma interface gráfica para o apt, por isto permite instalar, desinstalar, reinstalar e resolver dependências de pacotes DEB que estejam armazenados em repositórios remotos.
  • aptitude - similar ao synaptic, a aptitude realiza essencialmente as mesmas funções que o synaptic, por isto dá tratamento a pacotes DEB armazenados em repositórios remotos. Porém, o aptitude possui algumas opções complementares para o usuário avançado que queira tentar resolver problemas mais complexos com dependências. Eu não uso o aptitude, mas recomendo para quem se considere um usuário Linux experiente. O aptitude roda tanto no terminal do shell quanto na interface gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GNU/Linux que eu uso é o XUbuntu 12.04, porém fiz uma rápida pesquisa a respeito do GNU/Linux Mint e li que o package manager (gerenciador de pacotes) padrão do Mint é o dpkg. Isto é muito bom, porque para instalar um pacote DEB usando o dpkg basta abrir um terminal do shell e executar este comando:

sudo dpkg -i /caminho/nome_do_pacote.deb

...em que nome_do_pacote.deb evidentemente é o pacote DEB que você deseja instalar e /caminho/ é o caminho para o referido pacote DEB.

Exemplo: se o arquivo pacote.deb estiver dentro de /home/ericsantosbr, então o comando para instalá-lo é este:

sudo dpkg -i /home/ericsantosbr/pacote.deb

Vi no website do Intel Linux Graphics Installer que o referido aplicativo está disponível para download na forma de um pacote DEB. Porém, existem vários pacotes DEB disponíveis para download. Qual deles utilizar?

Bem, se o seu Mint for de 32 bits, de cara você deverá descartar os pacotes de 64 bits do instalador. Neste caso, restarão os pacotes de 32 bits para o Ubuntu 12.04 e para o Ubuntu 12.10. E, caso o seu Mint seja de 64 bits, então você terá que escolher entre o instalador do Ubuntu 12.04 de 64 bits e o instalador do Ubuntu 12.10 de 64 bits. Estamos convergindo para um resultado... Mas ainda falta definir qual dos dois pacotes (12.04 ou 12.10) tem mais chances de funcionar no seu Mint.

É aí que você vai precisar recorrer novamente ao terminal do shell. Veja bem: o Ubuntu 12.04 utiliza um kernel da série 3.2, enquanto que o Ubuntu 12.10 utiliza um kernel da série 3.5, por isto você terá mais chances de obter sucesso na sua tentativa de instalação caso utilize um pacote DEB compatível com a versão do kernel do seu Linux Mint.

Por isto, retorne ao terminal do shell e execute este comando:

uname -a

O comando acima serve para verificar a versão do kernel do seu sistema (entre outras informações). No meu XUbuntu 12.04, o comando acima retornou isto:

Linux yurix 3.2.0-40-generic #64-Ubuntu SMP Mon Mar 25 21:22:26 UTC 2013 i686 i686 i386 GNU/Linux

Repare que:

  1. yurix é o hostname que eu atribuí ao meu sistema :D
  2. A versão do kernel do meu XUbuntu 12.04 é 3.2.0-40-generic (kernel da série 3.2, como eu havia comentado).
  3. Aquele i386 significa que meu sistema é de 32 bits. Se fosse de 64 bits, apareceria amd64, ao invés de i386.

Veja qual é a série e versão do kernel do seu Mint. Se a série for igual ou posterior à série 3.5, então pegue o pacote para Ubuntu 12.10. Caso contrário, pegue o pacote para Ubuntu 12.04.

Mais alguns exemplos:

  1. Digamos que seu GNU/Linux Mint utilize um kernel de 32 bits da série 3.3. Neste caso, você deverá efetuar download do pacote disponível no link Installer for Ubuntu 12.04 - 32 bits.
  2. Agora digamos que seu GNU/Linux Mint utilize um kernel de 64 bits da série 3.4. Neste caso, você deverá efetuar download do pacote disponível no link Installer for Ubuntu 12.04 - 64 bits
  3. Supondo agora que seu Mint utilize um kernel de 32 bits da série 3.5. Neste caso, você deverá efetuar download do pacote disponível no link Installer for Ubuntu 12.10 - 32 bits
  4. Finalmente, suponhamos que seu Mint utilize um kernel de 64 bits da série 3.8. Neste caso, você deverá efetuar download do pacote disponível no link Installer for Ubuntu 12.10 - 64 bits

Após fazer download do pacote DEB mais adequado para o seu sistema, utilize o dpkg para instalar o referido pacote.

Exemplo: digamos que todos os seus downloads sejam enviados, por padrão, para a pasta /home/ericsantosbr/Downloads e que você tenha feito download do pacote DEB para Ubuntu 12.04 de 32 bits (que é o arquivo intel-linux-graphics-installer_1.0-0ubuntu1_i386.deb), salvando-o naquela sua pasta padrão de downloads.

Neste caso, o caminho completo para o pacote que você pegou será este:

/home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0-0ubuntu1_i386.deb

...e, para instalar o pacote acima, bastará entrar no terminal do shell e executar este comando:

sudo dpkg -i /home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0-0ubuntu1_i386.deb

Caso você consiga instalar o Intel Linux Graphics no Mint por meio do método acima apresentado, peço que por gentileza reporte isto aqui neste tópico, para que a informação possa vir a ser útil para outros usuários do Mint. :joia:

A seguir, alguns aplicativos que podem auxiliá-lo melhor a lidar com pacotes DEB:

  1. gdebi: aplicativo que apresenta uma GUI (interface gráfica de usuário) para que você possa selecionar e instalar um pacote DEB que esteja localizado no HD do seu computador. O gdebi é um bom substituto para o dpkg, caso você queira apenas instalar e desinstalar pacotes (individualmente).
    ==> Para instalar o gdebi, clique aqui.
  2. Synaptic: aplicativo que apresenta uma GUI na qual você visualiza a lista de todos os pacotes DEB disponíveis no(s) repositório(s) remoto(s) que se encontra(m) cadastrado(s) em seu sistema. Com o Synaptic você pode, por exemplo, marcar os pacotes que deseja instalar, os que deseja desinstalar, os que deseja reinstalar, então basta clicar no botão "aplicar" e o Synaptic fará tudo para você, "numa tacada só".
    A principal limitação do Synaptic é que ele não instala pacotes localizados no HD do seu computador: apenas pacotes localizados em repositórios remotos.
    ==> Para instalar o Synaptic, clique aqui.
  3. dwww: aplicativo que permite ler as man pages e as info pages diretamente no seu navegador. Exemplo: para obter informações e ajuda a respeito do comando ls, você pode entrar no terminal do shell e executar o comando man ls, ou ainda o comando info ls. Porém, em ambos os casos as informações a respeito do comando ls serão apresentadas naquela mesma janela do terminal do shell.
    Já com o aplicativo dwww, você será levado a uma página web do seu navegador, que por sua vez lhe permitirá utilizar um campo de pesquisa para procurar por comandos do shell e ler as man pages e as info pages diretamente na janela do navegador. Isto é útil, por exemplo, para você usar o comando Ctrl F para localizar sequências de caracteres, palavras-chave etc., dentro daqueles textos informativos, além de que isto torna a leitura mais fácil, rápida e agradável. Você também pode abrir diferentes páginas manuais ou de informações em diferentes abas do seu navegador, para poder ler a respeito de vários comandos que precise usar no terminal. Enfim, o dwww expande a funcionalidade das páginas man e info. É também muito útil quando você instala novos aplicativos (como gdebi e Synaptic...) e deseja ler mais a respeito do que eles fazem e como utilizá-los no terminal do shell. ;)
    ==> Para instalar o dwww, clique aqui.

Espero que o ILGI funcione também no GNU/Linux Mint. Quanto mais usuários do GNU/Linux adotarem o ILGI, melhor.

Cara, li e fiz tudo o que você me recomendou, mas após digitar a linha:

intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb
(o nome é copiado do arquivo que copiei),

aparece a linha:

dpkg: error processing /home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb (--install):

impossível acessar arquivo: No such file or directory

Erros foram encontrados durante o processamento de:

/home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb

.

Pode me explicar mais ou menos o que aconteceu?

- Eric Santos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dpkg: error processing /home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb (--install):

impossível acessar arquivo: No such file or directory

Erros foram encontrados durante o processamento de:

/home/ericsantosbr/Downloads/intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb

(...)

Pode me explicar mais ou menos o que aconteceu?

- Eric Santos

O dpkg retorna aquele erro quando:

  1. O nome do arquivo informado não está correto; ou
  2. O arquivo DEB está com o nome correto, mas o caminho até ele não foi informado corretamente; ou
  3. As duas situações acima ocorreram, rs.

Eu duvido que o problema seja o nome do arquivo, porque você o obteve diretamente daquele website e com certeza você não renomeou o arquivo que pegou. Por isto, só me resta concluir que o navegador que você utilizou não salvou o arquivo DEB em /home/ericsantosbr/Downloads.

==> Você precisa ver onde é que o seu navegador realmente salvou aquele arquivo DEB.

O caminho /home/ericsantosbr/Downloads foi apenas um exemplo que eu inventei. Eu não sei se realmente o seu diretório de usuário no Mint é ericsantosbr, se ele fica dentro do diretório /home, tampouco se dentro do seu diretório de usuário existe um diretório intitulado Downloads (ou downloads: faz diferença se a primeira letra for maiúscula ou minúscula). Portanto, existem duas hipóteses:

  1. O caminho /home/ericsantosbr/Downloads não existe; ou então
  2. O caminho existe, mas o arquivo DEB não foi gravado naquela pasta Downloads.

Se quiser saber qual é o seu nome de usuário no sistema, execute este comando, no terminal do shell:

whoami

O nome do seu diretório de usuário é igual ao seu nome de usuário.

Agora, para confirmar a localização do seu diretório de usuário, entre no terminal do shell e execute estes comandos:

  1. Comando que faz você entrar no seu diretório de usuário:
    cd ~


  2. Comando que mostra qual é o caminho completo para o diretório dentro do qual você atualmente se encontra:
    pwd


Como o comando cd ~ levou você para dentro do seu diretório de usuário, o comando pwd evidentemente informará qual é o caminho completo para o seu diretório de usuário. Verifique se é mesmo /home/ericsantosbr ou se é alguma outra coisa.

Não feche a janela do terminal. Agora, para listar todos os diretórios que estão dentro do seu diretório de usuário, execute mais este comando:

ls -d */

Veja se aparece um diretório denominado Downloads (ou downloads). Se apareceu, já sabe: o caminho completo para o seu diretório pessoal de downloads é o resultado daquele comando pwd seguido de / e o nome do seu diretório de downloads. Exemplo: se após o comando cd ~ você executou o comando pwd e obteve o resultado /usr/ericsantos, então seu diretório de usuário será ericsantos e ele estará dentro do diretório /usr. E, se pelo comando ls -d */ você viu que existe uma pasta downloads dentro do seu diretório de usuário, então é recomendável configurar seus navegadores (Chrome, Firefox etc.) para salvarem seus downloads em /usr/ericsantos/downloads. Só repare que isto também é apenas um exemplo, então os nomes dos diretórios podem ser diferentes dos aqui mostrados.

Resolvi usar o dpkg para tentar instalar o ILGI para Ubuntu 12.10 de 32 bits (embora o meu sistema seja XUbuntu 12.04 de 32 bits) e vi que surgiram uns problemas com dependências, por isto vou deixar aqui uma sugestão diferente para você instalar o ILGI:

  1. Instale o GDebi e execute-o.
  2. Na janela do GDebi, clique em Arquivo, depois em Abrir, daí selecione o arquivo DEB (instalador do ILGI) que você baixou da internet e então clique em Abrir.
  3. O GDebi verificará se é necessário instalar outros pacotes DEB para que o ILGI funcione. Esses outros pacotes DEB são denominados "dependências".
  4. Caso o GDebi tenha encontrado dependências, aparecerá um botão "Detalhes". Se quiser ver que dependências são essas, clique naquele botão de detalhes. Aqui no meu sistema, por exemplo, apareceram estas três dependências:
    libpackagekit-glib2-14
    python-aptdaemon.pkcompat
    python-packagekit
    Mas isto varia de sistema para sistema. Aí no seu sistema esses pacotes podem já estar instalados, por exemplo. E outro(s) pode(m) estar faltando (ou não).
  5. Independentemente de haver ou não dependências, clique no botão "Instalar Pacote". O GDebi automaticamente fará download dos pacotes que porventura estejam pendentes e então instalará tudo (pacote do ILGI + os pacotes que são dependências, caso haja mesmo alguma dependência).
  6. Agora é só executar o ILGI. Se ele não estiver aparecendo em nenhum item de menu do seu Mint, vá para o terminal do shell e execute este comando (não precisa ser root):
    intel-linux-graphics-installer


Se o comando acima não funcionar, tente este:

/usr/bin/intel-linux-graphics-installer

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dpkg retorna aquele erro quando:

  1. O nome do arquivo informado não está correto; ou
  2. O arquivo DEB está com o nome correto, mas o caminho até ele não foi informado corretamente; ou
  3. As duas situações acima ocorreram, rs.

Eu duvido que o problema seja o nome do arquivo, porque você o obteve diretamente daquele website e com certeza você não renomeou o arquivo que pegou. Por isto, só me resta concluir que o navegador que você utilizou não salvou o arquivo DEB em /home/ericsantosbr/Downloads.

==> Você precisa ver onde é que o seu navegador realmente salvou aquele arquivo DEB.

O caminho /home/ericsantosbr/Downloads foi apenas um exemplo que eu inventei. Eu não sei se realmente o seu diretório de usuário no Mint é ericsantosbr, se ele fica dentro do diretório /home, tampouco se dentro do seu diretório de usuário existe um diretório intitulado Downloads (ou downloads: faz diferença se a primeira letra for maiúscula ou minúscula). Portanto, existem duas hipóteses:

  1. O caminho /home/ericsantosbr/Downloads não existe; ou então
  2. O caminho existe, mas o arquivo DEB não foi gravado naquela pasta Downloads.

Se quiser saber qual é o seu nome de usuário no sistema, execute este comando, no terminal do shell:

whoami

O nome do seu diretório de usuário é igual ao seu nome de usuário.

Agora, para confirmar a localização do seu diretório de usuário, entre no terminal do shell e execute estes comandos:

  1. Comando que faz você entrar no seu diretório de usuário:
    cd ~


  2. Comando que mostra qual é o caminho completo para o diretório dentro do qual você atualmente se encontra:
    pwd


Como o comando cd ~ levou você para dentro do seu diretório de usuário, o comando pwd evidentemente informará qual é o caminho completo para o seu diretório de usuário. Verifique se é mesmo /home/ericsantosbr ou se é alguma outra coisa.

Não feche a janela do terminal. Agora, para listar todos os diretórios que estão dentro do seu diretório de usuário, execute mais este comando:

ls -d */

Veja se aparece um diretório denominado Downloads (ou downloads). Se apareceu, já sabe: o caminho completo para o seu diretório pessoal de downloads é o resultado daquele comando pwd seguido de / e o nome do seu diretório de downloads. Exemplo: se após o comando cd ~ você executou o comando pwd e obteve o resultado /usr/ericsantos, então seu diretório de usuário será ericsantos e ele estará dentro do diretório /usr. E, se pelo comando ls -d */ você viu que existe uma pasta downloads dentro do seu diretório de usuário, então é recomendável configurar seus navegadores (Chrome, Firefox etc.) para salvarem seus downloads em /usr/ericsantos/downloads. Só repare que isto também é apenas um exemplo, então os nomes dos diretórios podem ser diferentes dos aqui mostrados.

Resolvi usar o dpkg para tentar instalar o ILGI para Ubuntu 12.10 de 32 bits (embora o meu sistema seja XUbuntu 12.04 de 32 bits) e vi que surgiram uns problemas com dependências, por isto vou deixar aqui uma sugestão diferente para você instalar o ILGI:

  1. Instale o GDebi e execute-o.
  2. Na janela do GDebi, clique em Arquivo, depois em Abrir, daí selecione o arquivo DEB (instalador do ILGI) que você baixou da internet e então clique em Abrir.
  3. O GDebi verificará se é necessário instalar outros pacotes DEB para que o ILGI funcione. Esses outros pacotes DEB são denominados "dependências".
  4. Caso o GDebi tenha encontrado dependências, aparecerá um botão "Detalhes". Se quiser ver que dependências são essas, clique naquele botão de detalhes. Aqui no meu sistema, por exemplo, apareceram estas três dependências:
    libpackagekit-glib2-14
    python-aptdaemon.pkcompat
    python-packagekit
    Mas isto varia de sistema para sistema. Aí no seu sistema esses pacotes podem já estar instalados, por exemplo. E outro(s) pode(m) estar faltando (ou não).
  5. Independentemente de haver ou não dependências, clique no botão "Instalar Pacote". O GDebi automaticamente fará download dos pacotes que porventura estejam pendentes e então instalará tudo (pacote do ILGI + os pacotes que são dependências, caso haja mesmo alguma dependência).
  6. Agora é só executar o ILGI. Se ele não estiver aparecendo em nenhum item de menu do seu Mint, vá para o terminal do shell e execute este comando (não precisa ser root):
    intel-linux-graphics-installer


Se o comando acima não funcionar, tente este:

/usr/bin/intel-linux-graphics-installer

:joia:

Cara, pouco depois de eu responder seu post, eu pendei melhor, e fui até a pasta em que estava instalado i instalador de drivers, consegui executá-lo e quando fui instalar, no final, dizia que não suportava meu S.O.

D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pouco depois de eu responder seu post, eu pendei melhor, e fui até a pasta em que estava instalado i instalador de drivers, consegui executá-lo e quando fui instalar, no final, dizia que não suportava meu S.O.

D:

Possuo 2 computadores: 1 PC "velhão" rodando XUbuntu 12.04 32 bits e 1 Macbook Pro com OS X 10.6 "Snow Leopard" de 64 bits. Como meu PC tem hardware mais "fraco", resolvi instalar o VirtualBox no meu Macbook, daí baixei o ISO do Linux Mint 14 "Nadia" XFCE de 32 bits e botei para rodar no VirtualBox. Em seguida, baixei o arquivo intel-linux-graphics-installer_1.0_i386.deb (instalador para Ubuntu 12.10 de 32 bits) e cliquei duas vezes em cima dele. O Mint automaticamente executou o GDebi (ele já vem instalado nessa versão do Mint que rodei), daí cliquei no botão "Instalar Pacote" e o GDebi instalou o pacote DEB do ILGI.

Em seguida, entrei no terminal do shell, executei o comando intel-linux-graphics-installer e então o ILGI executou normalmente: a janela do ILGI abriu normalmente, procurou o dispositivo gráfico da Intel, não detectou nenhum (como era de se esperar, pois no meu equipamento o dispositivo gráfico é NVidia) e então me informou que meu hardware não possui um dispositivo gráfico da Intel.

Portanto, funcionar no Mint eu já sei que o ILGI funciona: acabei de confirmar. Resta saber se o Mint que você está usando é uma versão mais antiga, que porventura tenha alguma incompatibilidade que faça com que o ILGI não instale, ou instale mas, durante a execução, não consiga efetuar a detecção ou a atualização do seu hardware Intel.

Sugestão: instale o GDebi no seu Mint (caso ainda não esteja instalado) e então use o GDebi para tentar instalar o ILGI para Ubuntu 12.04 de 32 bits (já que seu Mint é de 32 bits).

Se nem assim der certo, você também pode pegar o código-fonte e tentar compilá-lo. Mas isto já é bem mais trabalhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!