Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 98 - precisa de mais arquivos?


daviddatal

Posts recomendados

Oi,

Estou usando o VM WARE 9, instalei o XP usando o DEAMON TOOLS e deu tudo certo, quando tento instalar o Windows 98 SE aparece essa mensagem:

PXE-MOF:EXITING INTEL PXE ROM

operating system not found

Baixei o Windows 98 SE no formato .ISO, o pessoal fala que tem de baixar um boot do 98, uns dizem para entrar com comandos no DOS etc...

Minha pergunta é: baseado no arquivo que baixei de 150 Mb, conforme imagem abaixo, preciso de mais algum arquivo para instalar o danado do Windows 98 SE?

windows98.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A iso que você baixou é bootavel?

Eu sempre instalei o win98 da seguinte forma(independente de ser na maquina virtual ou em um pc normal)...

Formate o Hd em Fat32 com o seu particionador favorito( o hirens cd é muito util nessa parte...)....

O hirens cd também tem o boot do dos...

Depois de o boot na maquina usando o Dos, com suporte a Cd-rom, pelo dos , você acessa a pasta win98 no cd... dentro desta pasta, basta digitar "instalar" e dar enter...

Tem um tutorialzinho aqui mesmo no forum...

http://forum.clubedohardware.com.br/instalando-windows-98/391549

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Falta algum arquivo na pasta da imagem acima ou lá tem tudo que eu preciso?

Amigo, num disco de instalação original do Win98, aquela pasta nem existe. Por isso que tinha sugerido que o CD fosse testado numa máquina real ou até mesmo em outro software de virtualização (VirtualBox, por exemplo).

bgtt9c.png

Abs.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz que o arquivo está corrompido. E agora?

Apenas ignore a mensagem de erro.. o arquivo é extraído sem problemas.

--EDIT--

Antes, ainda voltando à questão inicial, certifique-se de que a ordem de boot dos dispositivos encontra-se da seguinte forma na BIOS da sua Máquina Virtual:

207py76.png

Verifique e veja se você ainda não consegue usar o CD para dar boot.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu extraí o arquivo "winb98se.IMA" de 1.4 Mb do boot98se.exe.

Lá nas configurações do Windows 98 no VM Ware, em Floopy/use floppy image file, eu coloquei o winb98se.IMA.

detalhe: tive que marcar a opção "All files" em tipo de arquivo, pois lá só tem por padrão *flp e *img)

Lá nas configurações do Windows 98 no VM Ware, em CD/DVD(IDE)/Use iso image file/ eu marquei o Win98.exe de 150 Mb que baixei, que é o próprio Windows 98 SE.

Está certo assim?

EPA!!!

Acho que ta dando certo, apareceu essa tela:

deucertoeuacho.png

NOTA: acabei de testar, mas tive que marcar uma opçãozinha no Floopy --> "connect at power on"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá nas configurações do Windows 98 no VM Ware, em CD/DVD(IDE)/Use iso image file/ eu marquei o Win98.exe de 150 Mb que baixei, que é o próprio Windows 98 SE.

Está certo assim?

Win98.exe de 150 Mb?

Não.. não vai dar certo. Você precisa ter esses arquivos do Win98 dentro de uma imagem de CD (.ISO, por exemplo). Apontar para um .EXE não vai funcionar.

EPA!!!

Acho que ta dando certo, apareceu essa tela:

deucertoeuacho.png

NOTA: acabei de testar, mas tive que marcar uma opçãozinha no Floopy --> "connect at power on"

Então, aí está certo, você conseguiu bootar o disquete do Win98. E naquele menu, você escolhe (with CD-ROM support). Mas só vai ter utilidade quando você tiver a imagem do Win98 devidamente anexada ao CD-ROM da máquina virtual.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Desculpe, escrevi errado, na verdade é Win98.ISO de 150 Mb.

Eu não preciso do Deamon tools nesse caso? Pode selecionar a imagem iso diretamente?

Bom, agora aparece essa imagem:

primeirodesafio.png

Então, a partir de agora, você digita ali D: e você estará acessando o drive de CD emulado com a ISO do Win98.

Feito isso, você procede com a instalação como se estivesse fazendo numa máquina real. Vai criar a partição (fdisk), formatar e instalar o Win98.

Em tempo: Não precisa do Daemon, você vai apontar a ISO nas configurações do CD/DVD do VMware (como você fez com o Floppy).

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente consegui instalar o Windows 98!

Pelo visto eu usei o método tradicional, com comandos do DOS de criar partição, formatar partição, criar pasta, copiar arquivos etc, só que quando baixei a ISO dizia que não precisava disso tudo, a instalação iniciava já em modo gráfico.

Agora se eu for instalar o Windows 98 sem máquina virtual, diretamente no HD, como vou poder usar o arquivo Win98.ISO e aquele Win98SE.IMA ao mesmo tempo se aqui não tem drive de disquete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A iso que você baixou é bootavel?

Eu sempre instalei o win98 da seguinte forma(independente de ser na maquina virtual ou em um pc normal)...

Formate o Hd em Fat32 com o seu particionador favorito( o hirens cd é muito util nessa parte...)....

O hirens cd também tem o boot do dos...

Depois de o boot na maquina usando o Dos, com suporte a Cd-rom, pelo dos , você acessa a pasta win98 no cd... dentro desta pasta, basta digitar "instalar" e dar enter...

Tem um tutorialzinho aqui mesmo no forum...

http://forum.clubedohardware.com.br/instalando-windows-98/391549

O Windows 98 SE que eu baixei é esse que tem em vários sites de 150 Mb no formato ISO, eu gravei no cd pelo CDBurnerXP mas ao iniciar o pc vai direto para o windows 7, ou seja, parece que não da boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

O Windows 98 SE que eu baixei é esse que tem em vários sites de 150 Mb no formato ISO, eu gravei no cd pelo CDBurnerXP mas ao iniciar o pc vai direto para o windows 7, ou seja, parece que não da boot.

Você chegou a verificar na BIOS do VMware a ordem de boot dos dispositivos? Ao iniciar a máquina virtual, pressione F2 (tem que ser bem rápido..) e veja na tab Boot (como na imagem que eu postei antes).

Mas como você conseguiu instalar o XP no VMware e não teve problemas, eu acho que realmente essa ISO que você baixou não é bootável...

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Você chegou a verificar na BIOS do VMware a ordem de boot dos dispositivos? Ao iniciar a máquina virtual, pressione F2 (tem que ser bem rápido..) e veja na tab Boot (como na imagem que eu postei antes).

Mas como você conseguiu instalar o XP no VMware e não teve problemas, eu acho que realmente essa ISO que você baixou não é bootável...

LNW

Sim, eu mudei a ordem de boot na bios.

Quando eu insiro o cd com a iso gravada, pergunta se quero abrir a pasta ou se quero iniciar o executável, optando pelo executável mostra a tela do windows 98 com quatro opções e aquela musiquinha, mas quando clico numa delas pede para inserir novamente o disco do windows 98.

Poderia me indicar um link com uma iso bootavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Poderia me indicar um link com uma iso bootavel?

O problema é que teria que fazer a mesma coisa que você: procurar, baixar e testar... acho que a maioria desses Win98 que você acha por aí na Net sofreu alguma modificação, então, não tem jeito, tem que baixar e testar.

Só tome cuidado, pois na verdade você não sabe o que colocaram ali dentro; se for para testar alguma coisa rápida, até vai, mas para uso normal, diário, pode ser perigoso. Fica aí a dica...

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Entendo.

Um bom jeito de filtrar os arquivos da net seria ver o tamanho da ISO. Qual seria o tamanho "padrão" dela? 150 Mb? 200 Mb?

Faça o seguinte:

1) Baixe o UltraISO e instale:

http://www.ezbsystems.com/ultraiso/download.htm

2) Abra arquivo .ISO do Win98 com ele (faça um backup);

3) Vá até o menu 'Bootable' > 'Load Boot File...' e selecione o arquivo .IMA que você extraiu anteriormente;

4) Pronto, salve a .ISO e tente bootá-la no VMware (dessa vez sem o .IMA selecionado).

Teste aí..

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Datal,

Faça o seguinte:

1) Baixe o UltraISO e instale:

http://www.ezbsystems.com/ultraiso/download.htm

2) Abra arquivo .ISO do Win98 com ele (faça um backup);

3) Vá até o menu 'Bootable' > 'Load Boot File...' e selecione o arquivo .IMA que você extraiu anteriormente;

4) Pronto, salve a .ISO e tente bootá-la no VMware (dessa vez sem o .IMA selecionado).

Teste aí..

LNW

Eu fiz pelo CdBurnerXP no windows 7.

Usando o Deamon, copiei os 10 arquivos da ISO e colei no cdburner, no menu disco/opções de boot/ eu adicionei a imagem IMA.

Depois salvei como iso.

Abrindo a nova iso com o deamon apareceu um novo arquivo ---> boot.bin

Eu criei uma máquina virtual no VM WARE para 98, em CD/DVD marquei essa nova iso, em FLOOPY deixei como estava. Adivinha?

Deu certo!

Só que na tela do DOS, depois de optar por instalação com suporte a CD ROM aparece:

A:\>

A:\>^@

o normal não seria apenas "A:\" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora de copiar os arquivos em E: não tinha nada em E, nem em D:

Fiz o teste com o cd físico, com a iso emulada no deamon mas não consigo ver os arquivos do cd na instalação.

Somente quando fiz como no começo, em CD/DVD = Win98.ISO e em FLOOPY = Win98.IMA, que consegui ver os arquivos em E:

Ou seja, não funcionou 100% essa regravação que eu fiz, quem sabe aquele

A:\^@ seja uma indicação de alteração de comandos a ser feita.

Opa!

Pelo ultraISO deu certo!

fiz a mesma coisa que no cdburner, só que a nova iso continuou com 10 arquivos. O boot.bin não apareceu.

O importante é que deu certo.

Agora no CdBurnerXP tem umas opções que confundem...vou usá-lo apenas para fazer backup de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...