Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Micro antigo.


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Boa noite amigos!

Possuo um PC antigo, se não me engano o comprei em 2006, rsrs, mas como estou sem grana para comprar um novo agora gostaria das recomendações dos especialistas de hardware aqui do nosso forum, que não são poucos, para que me ajudem a dar uma turbinada neste PC (antigo) de forma a gastar menos dinheiro do que comprando um novo, claro que se for possível.

O micro mesmo depois de formatar, na medida em que vou instalando programas (e os programas de hoje em dia estão cada vez mais pesados) vai ficando lento, e ficando lerdo ao ponto de travar as vezes, quando se abre muita coisa ao mesmo tempo.

Bom, vou postar a princípio as configurações do micro e qualquer dúvida que tiverem eu irei postando na medida em que surgirem:

Placa Mãe Asus P5GPL-X

Chipset - Intel Grantsdale i1915

Slots de memória - 2

Velocidades de memória suportadas - 70ns, 60ns, 50ns

Tipos de memória suportados - SIMM, DIMM, SDRAM

Memória Física total instalada - 1536 MB

Socket DIMM0 - 512 MB

Socket DIMM1 - 1024 MB

Processador - Intel Pentium 4 CPU 3.06GHz

Clock externo - 133 MHz

Velocidade de clock máxima - 4000 MHz

Velocidade de clock atual - 3066 MHz

Adaptador Gráfico - NVIDIA GeForce 8400 GS (512 MB)

Sistema Operacional - Windows XP SP3

Desde já agradeço ajuda de vocês, obrigado!

Só como observação, eu levantei essas informações com o software AIDA32, e não sei se são suficientes para que possam avaliar a melhor atualização, se alguém tiver uma sugestão de software melhor para levantamento de dados favor me informar.

Grato!

Só como efeito de conhecimento, eu levantei as informações do PC pelo Aida32 e não sei se são suficientes. Se alguém tiver alguma outra sugestão?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se é essa mesma a placa

http://www.asus.com/Motherboard/P5GPLX

Pelo que eu ví nesse manual, só vai aceita Celeron de primeira geração

http://www.asus.com/Motherboard/P5GPLX#support_CPU

Lista de mpdfemórias:

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5GPL-X/P5GPL-X_QVL.pdf

A única melhoriapossível seria a CPU, pois a memória está quase no máximo 1500Mb ( o máximo é 2000 Mb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Então pelo que diz não há muito o que fazer? Mas poderia me informar especificamente qual processador suportado teria uma melhor eficiência do que o atualmente instalado? Consegue me passar essa informação? De qualquer forma vou analisar a relação do link que postou.

Outra coisa é se você acha que esse aumento de 500MB, ainda possíveis, da memória RAM traria alguma melhoria visível?

No mais obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende dos programas ou jogos que voce usa, mas um Celeron vai ter uma performance melhor devido ao cache maior e é relativamente barato, só tome cuidado ao comprar pois só vai encontrar usados. Comprar memória eu acho que não vai valer a pena porque essas memórias DIM antigas estão com preço muito alto ( de museu ), e só deve comprar mais memóriase voce notar que está havendo muita utilização do HD como cache ( me fugiu o termo correto ). Dá para controlar fechando as janelas abertas do Explorer .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos eu não uso, mas programas tem alguns que acredito serem pesados. Tenho instalado o Photoshop CS6, antivírus Avira, emule, SGDB My SQL, também instalei JAVA SE Development para usar com a IDE Eclipse, vários navegadores de internet para testes, como IE, Firefox, Chrome. Pacote Office 2007, máquina virtual (virtual box) e outros. Assim a máquina acaba ficando mesmo pesada, o ideal seria um novo micro mesmo, mas como no momento estou sem grana, rsrs, fica difícil ! O recurso que você deve estar falando de uso de cache do HD deve ser Memória Virtual, certo? Vou dar uma checada nisso... também vou estudar as possibilidades de upgrade para um Celeron.

Uma última pergunta, seria, se você acha que a troca da placa de vídeo poderia ajudar em alguma coisa?

No mais, muito obrigado pelas valiosas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não, lembrei agora, é paginação de memória. Usando o XP, um recurso que pode fazer diferença para uso profissional, mas talvez seja um pouco caro é um SSD, para o XP um de 32 GB já é muito bom e dá para carregar alguns aplicativos nele. Outra coisa é o HD, já que você tem portas SATA ( mesmo sendo SATA 2 )um HD com bom cache pode agilizar o tempo de resposta do PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Deixa eu mudar um pouquinho a pergunta desse post, que já é antigo, rsrs... Alguém sabe como eu descubro quais atualizações de processador minha placa mãe suporta? Consigo descobrir isso através de software? Tem algum site que me ajuda? Preciso saber se ainda consigo melhorar meu PC trocando o processador ou se precisarei é trocar minha placa mãe mesmo.

 

Grato!

http://support.asus.com/cpusupport/list.aspx?SLanguage=en&m=P5GPL-X&p=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!