Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] como desativar a Rede Wi-Fi Fon do modem Technicolor TD5130


Posts recomendados

rápido e fácil

abra no navegador e digite: 192.168.1.1/wizardoi

Clica em Oi Velox para sua casa ( Instalar )

na tela seguinte clica em ( Avançar )

na tela segunte preencha os campos com o numero do seu telefone usuario e senha do provedor.

na proxima tela configure sua rede Wi-fi

Obs: ainda não é a FON

Na proxima tela ja é a janela da OI FON

No final da pagina marque a opção: Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon.

Clique em avançar e Pronto ! A Oi Fon está desativada :D

______________________________________________

Pra que usa outros Modens da Oi, tentem fazer esse mesmo processo e se der certo comente aqui pra ajudar-mos outras pessoas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
rápido e fácil

abra no navegador e digite: 192.168.1.1/wizardoi

Clica em Oi Velox para sua casa ( Instalar )

na tela seguinte clica em ( Avançar )

na tela segunte preencha os campos com o numero do seu telefone usuario e senha do provedor.

na proxima tela configure sua rede Wi-fi

Obs: ainda não é a FON

Na proxima tela ja é a janela da OI FON

No final da pagina marque a opção: Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon.

Clique em avançar e Pronto ! A Oi Fon está desativada :D

______________________________________________

Pra que usa outros Modens da Oi, tentem fazer esse mesmo processo e se der certo comente aqui pra ajudar-mos outras pessoas

No meu /wizardoi dá 404 e apenas /wizard dá 403 (Forbidden) o que fazer?

a versão do meu td5130 é V2.05.C20OI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
rápido e fácil

abra no navegador e digite: 192.168.1.1/wizardoi

Clica em Oi Velox para sua casa ( Instalar )

na tela seguinte clica em ( Avançar )

na tela segunte preencha os campos com o numero do seu telefone usuario e senha do provedor.

na proxima tela configure sua rede Wi-fi

Obs: ainda não é a FON

Na proxima tela ja é a janela da OI FON

No final da pagina marque a opção: Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon.

Clique em avançar e Pronto ! A Oi Fon está desativada :D

______________________________________________

Pra que usa outros Modens da Oi, tentem fazer esse mesmo processo e se der certo comente aqui pra ajudar-mos outras pessoas

Gostaria de deixar o meu agradecimento e confirmar que essa manobra funciona 100% é só seguir certinho como diz no tutorial que não tem erro, apenas uma ressalva é que no usuário no meu caso é o número com o DDD @oi ex: 6535*96**9@oi e senha os 5 primeiros dígitos do CPF do titular da linha vlwsss :lol:

IP do modem no meu caso o padrão de fábrica http://192.168.1.1/fon e depois é só marcar a opção:

(x) Não quero ter acesso grátis aos Milhões de pontos WiFi da Rede Fon.

e em seguida em avançar, vai aparecer um errinho dizendo que você pode tentar mais tarde porém nunca mais irá precisar tentar pois após o avançar e OI Fon é desabilitado e desaparece de uma vez por todas =P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Gostaria de deixar o meu agradecimento e confirmar que essa manobra funciona 100% é só seguir certinho como diz no tutorial que não tem erro, apenas uma ressalva é que no usuário no meu caso é o número com o DDD @oi ex: 6535*96**9@oi e senha os 5 primeiros dígitos do CPF do titular da linha vlwsss :lol:

IP do modem no meu caso o padrão de fábrica http://192.168.1.1/fon e depois é só marcar a opção:

(x) Não quero ter acesso grátis aos Milhões de pontos WiFi da Rede Fon.

e em seguida em avançar, vai aparecer um errinho dizendo que você pode tentar mais tarde porém nunca mais irá precisar tentar pois após o avançar e OI Fon é desabilitado e desaparece de uma vez por todas =P

Só que se você entender a proposta da Oi verá que não custa nada compartilhar até 1MB de sua banda com alguém que tá precisando. Se um dia você precisar acessar de algum lugar (principalmente em viagens no Brasil), entenderá. Abraços a todos!;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Só que se você entender a proposta da Oi verá que não custa nada compartilhar até 1MB de sua banda com alguém que tá precisando. Se um dia você precisar acessar de algum lugar (principalmente em viagens no Brasil), entenderá. Abraços a todos!;)

A minha proposta para a Oi é que eles disponibilizem por conta própria o sinal. Não o assinante distribuir parte de sua banda gratuitamente para os demais.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Só que se você entender a proposta da Oi verá que não custa nada compartilhar até 1MB de sua banda com alguém que tá precisando. Se um dia você precisar acessar de algum lugar (principalmente em viagens no Brasil), entenderá. Abraços a todos!;)

O problema no meu entendimento é alguém utilizar esta rede para fazer coisas indevidas. E mesmo que a oi já tenha pensado nisso, e não responsabilize o dono da rede por uso indevido (tecnicamente seria possível isso?), minha bronca maior é que eu vi muita gente que recebeu o modem e o "técnico" ao fazer a instalação deixou habilitado essa rede sem perguntar ou explicar ao assinante sobre a Wifi fon.

Se caridoso é uma coisa, obrigar ou enganar é outro assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá.

Hoje percebi este fato da rede WiFi Fon estar aberta, não sei se "compartilha" da velocidade contratada por nós e por consequência pode causar lentidão.

O fato é que tentei o passo a passo do tutoria acima e infelizmente não deu certo, visto que os dois endereços de ips (192.168.1.1/wizardoi e 192.168.1.1/fon) resultaram em Erro 404.

Como sou curioooooso, abri a página de configuração do Technicolor TD5130 e na aba - ADVANCED > FONAP tem as opções ENABLED/DISABLED, fiz o teste e... Sim! Marcado DISABLED, desabilitou a Rede Wifi Fon.

Portanto, procure na página de configuração do Modem, na aba AVANCED o FONAP e desabilite-o, se não quiser compartilhar o sinal.

Ah, e clicando no ENABLED ele reabilita, sem problemas.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OpaioX, valeu pela informação. No site da Oi tem informações sobre o WiFi Fon, porém muito desatualizadas... E indica o uso a estabelecimentos parceiros, ou seja, não o consumidor residencial. Pelo que entendi, a ideia era cobrar o acesso, ou então, acumular "créditos" com os acessos e depois ser depositado o valor na conta do cedente do sinal, mas depois, não sei por que caminho foi... talvez eu tenha ficado com um pouco de preguiça de pesquisar a respeito...

Mas foi uma ótima contribuição a sua. No caso, como poderá ser medida a banda que o WiFi Fon utiliza?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá.

Hoje percebi este fato da rede WiFi Fon estar aberta, não sei se "compartilha" da velocidade contratada por nós e por consequência pode causar lentidão.

O fato é que tentei o passo a passo do tutoria acima e infelizmente não deu certo, visto que os dois endereços de ips (192.168.1.1/wizardoi e 192.168.1.1/fon) resultaram em Erro 404.

Como sou curioooooso, abri a página de configuração do Technicolor TD5130 e na aba - ADVANCED > FONAP tem as opções ENABLED/DISABLED, fiz o teste e... Sim! Marcado DISABLED, desabilitou a Rede Wifi Fon.

Portanto, procure na página de configuração do Modem, na aba AVANCED o FONAP e desabilite-o, se não quiser compartilhar o sinal.

Ah, e clicando no ENABLED ele reabilita, sem problemas.

Espero ter ajudado.

 

Ola! o meu modelo é o TD5130v2 e não encontri essa opção...gostaria de uma ajuda!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Fala negada!

Eu tenho o modem TD5130v2 da Technicolor e procurei como tirar a maldita fon mas não achei um jeito que funcionasse, então usei o que eu tinha de conhecimento e descobrir algumas coisas. Primeiramente tudo é culpa do maldito SRA da oi. Os mizeraveis programaram isso muito bem. É uma especie de sistema de configuração remota que se desabilitado, automaticamente bloqueia sua internet até você habilitar de novo ou reconfigurar o modem. Desabilitando isso não tem como eles configurarem o seu modem remotamente e você se livra da Fon de vez. Achei uma forma de pelo menos ocultar a maldita Fon para que dificulte pelo menos o acesso a ela e não peguem 10% da sua net, você pode tentar desabilitar o SRA pra ver se eles bloqueiam ou não seu acesso. Boa sorte!

 

Salve as configuraçoes num arquivo xml em Maintenance>>Backup/Restore>>Clique em Backup. Se der ***** você pode desfazer.

 

Desabilitando o SRA:

    1- Advanced >> ADSL Settings >> Desmarque a caixa SRA Enable.

    2- Salve e teste sua internet.

        Se deres sorte, Amém! Mas se bloquearem seu acesso a internet remarque a caixa.

 

Desabilitando a Fon:

    Como o meliante está oculto, você vai ter que mudar as configurações direto na programação como arquivo xml.

        1- Duplique o arquivo de backup que você baixou e renomeie.

        2- Abra-o, preferencialmente com o Notpad++ ou outro similar porque ele tem autoindentação e algoritmo de busca.

        3- Abra o sitema de busca com Ctrl+F e digite o nome ssid da Fon como aparece na lista de redes (Aqui ta Oi WiFi Fon, apenas Oi WiFi basta pra achar).

               Ele deve ter te mandado pro nó <Value Name="ssid" Value="Oi WiFi Fon"/>

        4- Procure no mesmo chain(proximo a onde ele te mandou) por <Value Name="wlanDisabled" Value="0"/>, mude para Value="1", isso desabilitará o Fon. Se você teve sucesso em desabilitar o SRA, trocando o valor e desabilitando o Fon você nunca mais vai ver saporra de novo. Mas se etiver ativo, ele reconfigurará isso para enabe quando eles acessarem seu modem.

        Agora vamos ocultar:

        5-  Procure por <Value Name="hidessid" Value="0"/>, mude para Value="1", isso ocultará o Oi WiFi Fon e a pessoa que tentar só terá acesso se digitar exatamente o nome do ssid inteiro. 

        6- Salve o arquivo.

   

    Upando as configurações:

        1- Va em Maintenance>>Backup/Restore.

        2- Em Restore settings, selecione o aquivo de configurações que você alterou e clique em restore.

        3- Aguarde o tempo e reze para seu divino.

      

Se seu SRA ta desmarcado, oi fon terá sumido, não aparecerá nada e você estará livre. Se não conseguiu, como ocultamos a rede, aparecerá Outra Rede e quando clicamos terá que digitar o nome da rede (SSID).

Infelizmente só consegui ocultar a minha, espero que vocês tenham melhor sorte que eu.

 

 

Nalteroz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Nalteroz Obrigado pela orientação ! deu certo.
ah, para desativar a opção SRA, e ter êxito, é necessário desconectar o modem da net.

 Na home de configurações do technicolor (antes de desmarcar o SRA):
    1- clique em disconnect, aguarde uns segundos, desmarque o SRA...

Obrigado pela ajuda pessoal.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aee! Obrigado @guidomc, nem tinha pensado em desligar a rede no processo, como sou burro, valeu mesmo!

 

Ai galera!

Juntando o meu tutorial com o @guidomc, Maneria 100% garantida de remover a Oi Fon. Mas devo alertá-los.

    1º - Fazendo isso você impede que a oi tenha controlo sobre seu modem, vocês só terão conectividade.

    2º - Se der algum problema de falta der rede, religuem o sra, porque é uma maneria que a Oi tem de identificar o problema, nem que você tenha que fazer o processo de novo para tirar o encosto que é o Oi Fon. Deixe o arquivo XML com a remoção guardado em um canto do HD.

 

Obrigado e viva la revolución contra empresas manipuladoras!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem, todos falando aqui de emprestar os 10% da sua internet a Oi, pelo menos aqui em Cuiabá contratei o serviço de 15Mb da Oi e eles me mandam 16,5Mb e ativaram o OiFon, bem, ser miserável ao ponto de emprestar 1Mb para outra pessoa é demais né? Sabendo também, que onde vou por aqui tem Oi WiFi e eu conecto livremente. Se é legal usar do outro, porque não ceder? Não sai caro, não diminui velocidade e lembrando que isso é um serviço incluso no seu serviço, ninguém está usando gratuitamente. Não trabalho pra Oi e não a defendo (lembrando que minha internet sempre dá problemas), mas o Oi Fon não tem a necessidade de ser desativado! Se quer usar, deixe que os outros usem também!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu sorte então amigo, e o sistema Oi Fon funciona como deveria pra você. A ideia é boa, se fosse empregado com eficiência, pelo menos no Rio de Janeiro. Moro no Rio e contrato 10 Megabits recebo 9, quando recebo. Menos um do fon, fica 8Mb, isso sem levar em consideração o delay enorme no fluxo de dados ou a baixa segurança da mesma. No meu trajeto mal recebo sinal fon e quando tenho nem sonha em conectar. Então por que eu iria querer fazer parte de um sistema assim? Espero que ninguém passe pelo que passo, mas pelo que pesquisei quase 70% (isso dos que tem ciência do serviço) está no mesmo barco. Então para os como eu que não querem, apresentei minha solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Fala negada!

Eu tenho o modem TD5130v2 da Technicolor e procurei como tirar a maldita fon mas não achei um jeito que funcionasse, então usei o que eu tinha de conhecimento e descobrir algumas coisas. Primeiramente tudo é culpa do maldito SRA da oi. Os mizeraveis programaram isso muito bem. É uma especie de sistema de configuração remota que se desabilitado, automaticamente bloqueia sua internet até você habilitar de novo ou reconfigurar o modem. Desabilitando isso não tem como eles configurarem o seu modem remotamente e você se livra da Fon de vez. Achei uma forma de pelo menos ocultar a maldita Fon para que dificulte pelo menos o acesso a ela e não peguem 10% da sua net, você pode tentar desabilitar o SRA pra ver se eles bloqueiam ou não seu acesso. Boa sorte!

 

Salve as configuraçoes num arquivo xml em Maintenance>>Backup/Restore>>Clique em Backup. Se der ***** você pode desfazer.

 

Desabilitando o SRA:

    1- Advanced >> ADSL Settings >> Desmarque a caixa SRA Enable.

    2- Salve e teste sua internet.

        Se deres sorte, Amém! Mas se bloquearem seu acesso a internet remarque a caixa.

 

Desabilitando a Fon:

    Como o meliante está oculto, você vai ter que mudar as configurações direto na programação como arquivo xml.

        1- Duplique o arquivo de backup que você baixou e renomeie.

        2- Abra-o, preferencialmente com o Notpad++ ou outro similar porque ele tem autoindentação e algoritmo de busca.

        3- Abra o sitema de busca com Ctrl+F e digite o nome ssid da Fon como aparece na lista de redes (Aqui ta Oi WiFi Fon, apenas Oi WiFi basta pra achar).

               Ele deve ter te mandado pro nó <Value Name="ssid" Value="Oi WiFi Fon"/>

        4- Procure no mesmo chain(proximo a onde ele te mandou) por <Value Name="wlanDisabled" Value="0"/>, mude para Value="1", isso desabilitará o Fon. Se você teve sucesso em desabilitar o SRA, trocando o valor e desabilitando o Fon você nunca mais vai ver saporra de novo. Mas se etiver ativo, ele reconfigurará isso para enabe quando eles acessarem seu modem.

        Agora vamos ocultar:

        5-  Procure por <Value Name="hidessid" Value="0"/>, mude para Value="1", isso ocultará o Oi WiFi Fon e a pessoa que tentar só terá acesso se digitar exatamente o nome do ssid inteiro. 

        6- Salve o arquivo.

   

    Upando as configurações:

        1- Va em Maintenance>>Backup/Restore.

        2- Em Restore settings, selecione o aquivo de configurações que você alterou e clique em restore.

        3- Aguarde o tempo e reze para seu divino.

      

Se seu SRA ta desmarcado, oi fon terá sumido, não aparecerá nada e você estará livre. Se não conseguiu, como ocultamos a rede, aparecerá Outra Rede e quando clicamos terá que digitar o nome da rede (SSID).

Infelizmente só consegui ocultar a minha, espero que vocês tenham melhor sorte que eu.

 

 

Nalteroz

 

 

@Nalteroz Obrigado pela orientação ! deu certo.

ah, para desativar a opção SRA, e ter êxito, é necessário desconectar o modem da net.

 Na home de configurações do technicolor (antes de desmarcar o SRA):

    1- clique em disconnect, aguarde uns segundos, desmarque o SRA...

Obrigado pela ajuda pessoal.

 

 

Aqui meio que funcionou. Os outros métodos, tanto o /wizardoi quanto o /fon usando o IP do modem não desabilitaram a rede "Oi WiFi Fon". Mas eu queria confirmar com vocês. A parte do SRA está OK, aparentemente, a opção continua desabilitada depois do reboot e consigo navegar sem problemas.

 

GTGA67y.png

 

Meu problema é com a "Oi WiFi Fon", que aparentemente está habilitada mas só não está sendo listada, está ativa. Ou seja, se a pessoa tem uma rede com esse SSID configurada, se ela já usou um WiFi Fon antes ou se configurar manualmente, ele vai conseguir conectar normalmente na "minha" rede WiFi Fon, não? O fato de não estar sendo listada não quer dizer que a rede não existe.

 

2F5MCn7.png

 

Aqui vai a parte do XML da "Oi WiFi Fon"

<chain chainName="MBSSIB_TBL"><Value Name="idx" Value="1"/><Value Name="encrypt" Value="0"/><Value Name="enable1X" Value="0"/><Value Name="wep" Value="1"/><Value Name="wpaAuth" Value="2"/><Value Name="wpaPSKFormat" Value="0"/><Value Name="wpaPSK" Value="0"/><Value Name="wpaGroupRekeyTime" Value="86400"/><Value Name="rsPort" Value="1812"/><Value Name="rsIpAddr" Value="0.0.0.0"/><Value Name="rsPassword" Value=""/><Value Name="wlanDisabled" Value="1"/><Value Name="ssid" Value="Oi WiFi Fon"/><Value Name="wlanMode" Value="2"/><Value Name="authType" Value="2"/><Value Name="cwmp_WLAN_BasicEncry" Value="0"/><Value Name="unicastCipher" Value="2"/><Value Name="wpa2UnicastCipher" Value="2"/><Value Name="bcnAdvtisement" Value="1"/><Value Name="hidessid" Value="1"/><Value Name="userIsolation" Value="1"/><Value Name="wepKeyType" Value="0"/><Value Name="wep64Key1" Value=""/><Value Name="wep128Key1" Value=""/></chain>

De antemão, obrigado pela força e ajuda à comunidade. Eu não teria problema em compartilhar, porém, a Oi vende acesso. Se fosse algo de fato compartilhado, uma mão lavando a outra, "viva a sociedade alternativa", tudo bem, mas como a Oi vende cartões de acesso, para que qualquer pessoa acesse a rede Oi WiFi Fon, que nós clientes formamos (formaríamos, aliás, eu não quero fazer parte disso), eu me recuso a ceder minha internet.

 

É mais por questão de princípio mesmo. Eu prefiro abrir mão, nesse caso. Eu sempre fui a favor de inclusão digital, sempre achei que todo mundo deve ter acesso à internet. Mas enfim, primeiro que só usuário Oi pode usar, até aqui nenhum problema, a gente estaria se ajudado, muito bacana. Mas quando a coisa fica comercial e a no fim das contas é a Oi usando o que ela nos vendeu pra ganhar dinheiro, aí tudo muda. Aqui onde eu moro dificilmente alguém usaria essa rede pagando, muito difícil mesmo, beira o impossível, mas enfim, é o princípio da coisa que me irrita.

 

Novamente, obrigado a todos que compartilham ajuda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

b614ab6dcc71bb1a1662f27c5e5347a4d55079d3

8db65f2a45f327c97c9c54633e403ba51d8c843c

 

 

Boa tarde galera també participo da mesma ideia que o caríssimo colega mizifih , e acho legal o a OI fazer caridade, mas faça tirando do seu bolso, e não me venham com a falácia de que eu vou gostar de usar o do outro, pois aqui no RJ NÃO FUNCIONA.
Isto posto, minha dúvida é a mesma , e ainda pior, pois agora a Oi evoluiu o seu modem para o Technicolor TD5136 V2e não possui nenhuma das especificações expostas anteriormente ( ADVANCED FON..) e outros caminhos que neste novo modem não existem.
Estou perdido e precisdo de ajuda para Desabilitar Oi FON.

Abraço e obrigado a todos que contribuem para leigos como eu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...