Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste: Hyper TX2 vs Evercool Buffalo


Child of Sin

Posts recomendados

Bom galera, como prometí alguns dias atrás em um post, estou postando um rápido teste comparativo entre o Hyper TX2 e o Evercool Buffalo.

Espero que esse teste tire as dúvidas de muitas pessoas que optam por comprar um bom cooler de baixo custo, entre R$50 e R$100.

Só lembrando que quando realizei os testes, a minha configuração estava um pouco diferente, como citado durante o teste.

Primeiro vão algumas imagens e impressões sobre os 2 coolers:

hypertx2buffalojz3.th.jpg hypertx2buffalo2uw0.th.jpg hypertx2buffalo3ty1.th.jpg

Bom, de um modo geral os 2 coolers são muito bem construídos, e ambos possuem distintas especificações que os diferem.

O Hyper TX2 possui 3 Heat Pipes, base de cobre e fan de 100mm. O seu dissipador (constituído pelas aletas de aluminium) é um pouco menor em comparação com o Evercool Buffalo (sendo altura e profundidade iguais, apenas a largura que é menor) sendo constituído por aproximadamente 40 aletas um pouco mais grossas em relação as encontradas no dissipador do Buffalo. Um fato interessante do Hyper TX2 é a sua "asa traseira" que possibilita que parte do ar gerado pelo fan seja destinado a algum dissipador passivo da placa-mãe, como por exemplo o encontrado sobre os reguladores de tensão de alguns modelos de placa mãe. Seu fan pode ser trocado por qualquer outro fan de 92mm.

O Hyper TX 2 possui apenas 1 posição de montagem em soquetes AM2, que vai depender de como o suporte do cooler da placa mãe é montado. De um modo geral, visto na maioria das placas mãe AM2, O Hyper TX2 ficará com o fan direcionado para os soquetes de memória, e destinando a saída do ar quente ao fan traseiro do gabinete.

O Evercool Buffalo possui 2 Heat Pipes, base de cobre ligeiramente mais fina em relação ao Hyper TX2 (que em tese possibilita um contato mais próximo entre os Heat Pipes e o processador) e fan de 100mm. Seu dissipador é um pouco maior em comparação ao visto no Hyper TX2 (sendo altura e profundidade iguais, apenas a largura que é maior), sendo constituído por aproximadamente 60 aletas de alumínium bem finas (sendo necessário um certo cuidado ao manusear o cooler para não entortá-las). O seu fan pode ser trocado por qualquer outro de 92mm.

O Evercool Buffalo também possui apenas 1 posição de montagem em soquetes AM2, que vai depender de como o suporte do cooler da placa mãe é montado. De um modo geral, visto na maioria das placas mãe AM2, o Buffalo ficará com o fan direcionado para a parte de baixo do gabinete, sobre a placa de vídeo, e o ar gerado por ele será destinado a parte de cima de gabinete, sendo jogado para fora do mesmo através do fan da fonte.

Um fator muito analisado e levado em consideração na decisão de qual cooler comprar, é a qualidade de sua base.

Em ambos os coolers, a base é ligeiramente plana e com algumas deformações, como riscos (Hyper TX2) ou um acabamento "areioso" (Buffalo).

Ao efetuar o processo de polimento, notei que ambos não são 100% planos, possuindo as extremidades ligeiramente mais grossas que o centro da base, principalmente o Evercool Buffalo onde esse efeito é mais notado.

Efetuei o mesmo processo de polimento em ambos os coolers, com lixas de 1200mm e 2000mm, procurando obter uma maior igualdade entre os eixos da base.

Em um outro fator, o ruído gerado pelo cooler também é muito analisado.

Com o fan a 100% em ambos (ambos rodam no máximo a aproximadamente 1890 RPM) o Hyper TX2 se mostrou mais silencioso, quase inaudível com o gabinete fechado. Já o Buffalo, gera um ruído grave e um pouco alto, mas nada que incomode muito.

Vale salientar que, apesar de ambos os 2 cooler's possuírem conector de força de 3 pinos, a velocidade de rotação do fan pode ser controlada através de tensão, como a maioria das placas mãe faz hoje em dia.

Testes

Para fazer os testes, apliquei apenas uma pequena gota de Artic Silver 5 no Heatplate do processador, aguardei 1 semana para cobrir o tempo de cura, e só então realizei os testes. Rodei o teste Blend do Prime95 por aproximadamente 20min com o Everest monitorando as temperaturas a cada instante, gerando assim valores de temperaturas mínima, máxima e average.

O meu gabinete é composto por 2 Fans ventiladores de 80mm frontais a 2000 RPM, 1 Fan superior exaustor de 80mm a 2000 RPM, 1 Fan exaustor traseiro de 120mm a 1700 RPM. Para controlar a velocidade dos fans, uso um controlador Zalman ZM-MFC1. Notem nas imagens dos testes que utiliso velocidades diferentes dos fans com o PC em Iddle e Full.

No meu gabinete existe um sensor de temperatura interna do mesmo, localizado nas baias de CD/DVD que faz a medição da temperatura e a mostra em um visor localizado na frente dele.

Ambos os cooler's estavam rodando em sua velocidade máxima, de aproximadamente 1890 RPM para ambos.

Vamos agora aos testes:

Prestem bastante atenção a cada detalhe das imagens, como valores de Vcore, velocidade de fans, etc.

Configuração usada:

AMD Athlon X2 6000+ @3,2Ghz - Vcore stock - TDP 125W (C'nQ desabilitado) + Pasta Térmica Artic Silver 5

M2N-E SLI

2x 1gb DDR2 Kingston

ECS 8800GT Dual-Turbo 512MB

Seventeam 550W P-AG

COOLERMASTER HYPER TX2

hypertx22rc3.th.jpg

Iddle com temperatura interna do gabinete em 25ºC no momento do início do teste:

hypertx225cambienteiddlis7.th.jpg

Full load rodando teste Blend do Prime95 por 20 minutos, temperatura interna do gabinete a 26,7ºC no momento em que tirei a Screenshot:

hypertx2267cambientefulhf1.th.jpg

De acordo com as screens, podemos notar que em iddle, os cores ficam em média a 33,5ºC, sendo assim a diferença para a temperatura ambiente de 25ºC seria de aproximadamente 8,5ºC.

Já com os 2 cores em full load, a temperatura média deles fica em 47,5ºC, média de 14ºC acima da temperatura em iddle e média de 20,8ºC acima da temperatura ambiente de 26,7ºC.

EVERCOOL BUFFALO

evercoolbufalo4lk9.th.jpg

Iddle com temperatura interna do gabinete em 24,3ºC no momento do início do teste:

evercoolbuffalo243cambiwz3.th.jpg

Full load rodando teste Blend do Prime95 por 20 minutos, temperatura interna do gabinete a 25,3ºC no momento em que tirei a Screenshot:

evercoolbuffalo253cambixj2.th.jpg

De acordo com as screens, podemos notar que em iddle, os cores ficam em média a 30ºC, sendo assim a diferença para a temperatura ambiente de 24,7 seria de aproximadamente 5,7ºC.

Já com os 2 cores em full load, a temperatura média deles fica em 43,5ºC, média de 13,5ºC acima da temperatura em iddle e média de 18,2ºC acima da temperatura ambiente.

CONCLUSÕES

Bem, como vocês podem ver, realmente o Evercool Buffalo é um pouco melhor quando comparado com o CoolerMaster Hyper TX2. O Evercool Buffalo, com o sistema em Iddle, é cerca de 3ºC mais frio que o Hyper TX2; e com o sistema em Full Load, cerca de 2,6ºC.

Eu diria que de um modo geral, o Evercool Buffalo mantem a temperatura do processador em média de 2ºC a 5ºC abaixo quando comparado com o CoolerMaster Hyper TX2. Ambos os 2 coolers possuem distintas especificações que fazem deles ótimas opções de baixo custo.

Eu diria que a compra depende muito mais do gosto e necessidades do usuário do que com relação ao potencial de refrigeração, já que neste quesito ambos são parecidos:

* a posição de montagem dos 2 é diferente;

* o Hyper TX2 acompanha os retentores tanto para soquetes Intel LGA 775 como para AMD 754/939/AM2, já o Buffalo não;

* o Hyper TX2 ajuda de certa forma a refrigerar a placa mãe, já o Buffalo não;

* o Buffalo possui um desempenho de refrigeração do processador levemente melhor que o Hyper TX2, sendo de 2ºC a 5ºC mais frio;

* o Buffalo é vendido em média a R$ 55,00 já o Hyper TX2 a R$ 75,00.

Desse modo, a escolha da compra fica muito mais a gosto do usuário, levando-se em conta suas espectativas e necessidades de adquirir um novo cooler.

Eu escolhi o Hyper TX2, pois a placa mãe atual que possuo (M3N HT Deluxe Mem/Pipe) possui dissipadores de calor nas bobinas de ferrite e mosfets localizadas logo atrás do soquete do processador, assim o Hyper TX2 auxilia na refrigeração desses componentes:

boardxk9.th.jpg

Então é isso, espero que gostem desse review e, de agora em diante, consigam decidir mais facilmente qual desses 2 cooler's é o melhor para cada um vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.. é bom ver testes feitos por membros, pessoas comuns com suas máquinas mundanas e em condições reais. E não se basear apenas naqueles feitos em equipamentos de teste, em salas com a temperatura ambiente baixíssima, tudo ideal para o cooler ter um bom desempenho hehe.

Mas o Everest é confiável para medir a temperatura ?

E você instalou os coolers em direções diferentes, um na vertical e outro na horizontal ? Não dava pra fazer o teste com os dois na mesma posição ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.. é bom ver testes feitos por membros, pessoas comuns com suas máquinas mundanas e em condições reais. E não se basear apenas naqueles feitos em equipamentos de teste, em salas com a temperatura ambiente baixíssima, tudo ideal para o cooler ter um bom desempenho hehe.

Mas o Everest é confiável para medir a temperatura ?

E você instalou os coolers em direções diferentes, um na vertical e outro na horizontal ? Não dava pra fazer o teste com os dois na mesma posição ?

Sim, pelo menos aqui o Everest é confiável sim.

Não, pois cada cooler possui apenas 1 modo de encaixe, e não é possível nem inverter as presilhas e muito menos o suporte do soquete da placa mãe.

Mas acredito que apesar da diferença de montagem, isso não gera qualquer tipo de diferença de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimo teste. Concordo com você dependendo da necessidade de cada um cada Cooler se encaixa melhor. Também fui com o TX2 devido a flexibilidade de Sockets, da forma como é instalado e da parte de desvio de ar para os reguladores de tensão. Ótimo Cooler.

abraço

P.S: O TX2 pode ser encontrado mais barato que R$75,00, é só dar uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S: O TX2 pode ser encontrado mais barato que R$75,00, é só dar uma pesquisada.

Verdade, Pedro. Eu paguei R$66,00 na coyote e ainda tá o mesmo preço.

http://www.e-coyote.com.br/produtos/detalhes/cooler-coolermaster-hyper-tx2-1

e tem outros lugares:

http://www.evomaster.com.br/produto.php?cod=215

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=182&osCsid=uudcrbhvk3gc5e63eqec8s1706

PESQUISEM!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente review, tenho um buffalo e ele funciona muito bem, como minha mobo não possui dissipadores no circuito de alimentação não preciso da peça plástica pra fazer isso, uma dica pra quem precisa disso e possui um buffalo (ou qualquer outro) é fazer essa peça com cartolina, no tópico do pistolaobr ensina como fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara parabens, me ajudou muito, to tenho uma duvida o bufalo da pra instalar outra FUN no lugar da que vem ?? ou ate mesmo adicionar outra atrás ??

Sim, você pode trocar o fan do buffalo por qualquer outro de 92mm, desde que as laterais do fan sejam "abertas"...tipo o caminho que o parafuso percorre não deve ser fechado entre os 2 lados, entendeu? Mas não recomendo a troca, a não ser por causa de quebra ou queima do fan que acompanha o Buffalo, pois ele é muito bom.

Quanto a usar outra fan em conjunto, fiz uns testes rápidos usando ou fan na parte de trás do Buffalo, puxando o ar quente do dissipador, mas não notei diferenças na temperatura, até porque apesar das aletas, o ar percorre muito bem o seu camninho e sai quase que todo pela parte de trás do dissipador mesmo se um fan adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelente tópico Child. É incrível como sempre surgem tópicos aqui perguntando sobre esses dois coolers, vai ajudar muito. Parabéns pela iniciativa. :D

A minha preferência é para o Hyper TX2 que apesar de ser um pouco mais caro tem a vantagem de ser compatível tanto com sockets AMD quanto com LGA 775.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o teste, já cansei de ver pessoas tecendo comentários infundados como "Hyper TX2 é muito melhor por ter mais heatpipes"! Taí a prova, ele perdeu ainda, mas por margem mínima... nunca testei na mesma config como você fez, mas sempre tive a impressão que refrigeravam a mesmíssima coisa.

Para ficar completo amigo, só faltou dizer que pasta térmica você usou e pela posicão que você pos o TX2, o que na sua mobo ele tava refrigerando, pelo que vi ali são os mosfets, e comparar também o quanto aquela canaleta ajuda a resfriar essa parte, e comparar com o Buffalo, que não joga ar ali.

Outra coisa, o Buffalo versão Intel pode ser usado para os dois processadores se você tiver uma presilha AMD sobrando. Como? As 4 hastes de retenção Intel podem ser desparafusadas e você pega a presilha do seu cooler box velho e passa entre o pino, pronto, serve pro AM2. Senão me engano tá inclusive na caixinha dele desenhado, mas de qualquer forma, a presilha AMD com alavanca você já precisa ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma configuração parecida com a sua, mas meu gabinete e um Elegance da Goldship, ele tem 5 coolers + o da fonte e do processado um Hyper TX2 (Sendo 2 frontais (Vent.)+ 1 superior(Exaust.) + 1 lateral esquerda (Vent.), 80mm + 1 traseiro (Exaust.) de 120mm + um de 120mm(Exaust.) na fonte extream 450real, a duvida e se essa e a posição certa dos coolers, pois mesmo com temperatura ambiente etre 27º e 29º, a temperatura interna e de 30º, placa mãe 38º e Processador 48º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, já cansei de ver pessoas tecendo comentários infundados como "Hyper TX2 é muito melhor por ter mais heatpipes"! Taí a prova, ele perdeu ainda, mas por margem mínima... nunca testei na mesma config como você fez, mas sempre tive a impressão que refrigeravam a mesmíssima coisa.

Para ficar completo amigo, só faltou dizer que pasta térmica você usou e pela posicão que você pos o TX2, o que na sua mobo ele tava refrigerando, pelo que vi ali são os mosfets, e comparar também o quanto aquela canaleta ajuda a resfriar essa parte, e comparar com o Buffalo, que não joga ar ali.

Outra coisa, o Buffalo versão Intel pode ser usado para os dois processadores se você tiver uma presilha AMD sobrando. Como? As 4 hastes de retenção Intel podem ser desparafusadas e você pega a presilha do seu cooler box velho e passa entre o pino, pronto, serve pro AM2. Senão me engano tá inclusive na caixinha dele desenhado, mas de qualquer forma, a presilha AMD com alavanca você já precisa ter.

Opa bem lembrado, a pasta térmica que utilizei foi a Artic Silver 5, já atualizei o tópico lá.

Quanto a refrigeração dos mosfets, eu não tinha como adquirir valores, já que a M2N-E SLI não possui sensores de temperaturas nos mesmos. Mas a quantidade de vento que é direcionada pela aquela "aba" é considerável.

Com relação a usar a presilha de um cooler Stock AM2 no Buffalo, eu não sei se realmente dá certo. Pelo que pude observar aqui, a presilha do Buffalo possui uma curvadora maior, isso provavelmente por conta diferença de espaço entre a base e a superfície de contato com a presilha ser menor no Buffalo do que em relação com os Stock AM2. Pode até funcionar, mas acredito que a presilha do Stock AM2 não dará pressão suficiente no Buffalo.

Eu tenho uma configuração parecida com a sua, mas meu gabinete e um Elegance da Goldship, ele tem 5 coolers + o da fonte e do processado um Hyper TX2 (Sendo 2 frontais (Vent.)+ 1 superior(Exaust.) + 1 lateral esquerda (Vent.), 80mm + 1 traseiro (Exaust.) de 120mm + um de 120mm(Exaust.) na fonte extream 450real, a duvida e se essa e a posição certa dos coolers, pois mesmo com temperatura ambiente etre 27º e 29º, a temperatura interna e de 30º, placa mãe 38º e Processador 48º.

Olha que coincidéncia, o meu gabinete também é um Goldship Ellegance, muito bonito por sinal.

A minha configuração dos fan's está praticamente igual a sua, com apenas uma importante diferença: eu retirei o fan lateral (vent) ao instalar o Hyper TX-2. Fiz isso pois como ele ventila diretamente sobre o Hyper-TX2, além de jogar o ar quente do dissipador dentro do gabinete, acaba "retornado" parte desse ar diretamente sobre o dissipador e isso dificulta a refrigeração dos Heatpipes.

Verifique também qual o valor do Vcore do processador e qual a rotação que o Hyper TX-2 está operando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, seu tópico me ajudou muito... Tava querendo compra o Buffalor mas meio desconfiado por ser mais barato, mas vi que ele pode até me ajudar, visto que não joga o ar quente para a memória... minha memória está ficando hiperquente porque além do aquecimento normal dela, ainda recebe o ar quente do CPU, visto que meu cooler atual é um "meia boca"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos,

Estou montando uma máquina e já comprei o processador Intel Q9550(box) e para este o cooler Zalman CNPS 9700NT, pois me indicaram como a melhor opção.

Faço então a pergunta de carona neste tópico, esquecendo o "preço", teria feito melhor opção se escolhesse entre esses modelos deste tópico? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meus caros.. Gostaria de fazer uma pergunta com relação ao Evercool Buffalo..

No caso dos processadores INTEL, em que direção fica o fluxo do vento? Quero dizer o seguinte, o FAN fica virado pra placa de video e o vento vai pra fonte? ou eu posso gira-lo para que o FAN fique virado pra frente do gabinete e o vento vá em direção ao fan traseiro que tem em meu gabinete?

A instalação nos INTEL pode ser feita em qualquer direção?

ps.: Desculpem o topico um pouco velho, mas a pergunta é pertinente pois creio que fará diferença na decisão de comprar o buffalo ou o tx2. Estou inclinado a comprar o buffalo por ser mais barato e também porque não preciso de ventilar dissipadores (com a peça plastica do tx2) pois minha placa mãe é uma GA-EP35-DS3R e não tem dissipadores passivos alem dos dissipadores das pontes norte e sul).

Espero que possam me ajudar..

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...